Arte Figurativa
Lista de 11 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Figurativa com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Figurativa.
01. (Enem PPL) Sem formação acadêmica específica em artes visuais, Heitor dos Prazeres, que também é compositor e instrumentista, é reconhecido artista popular do Rio de Janeiro. Suas pinturas de perspectivas imprecisas e com traços bem demarcados são figurativas e sugerem movimento. Essa obra retrata
- a confraternização de uma população socialmente marginalizada.
- o inconformismo da população de baixa renda da capital.
- o cotidiano da burguesia contemporânea da capital.
- a instabilidade de uma realidade rural do Brasil.
- a solidariedade da população nordestina.
Resposta: A
Resolução: A obra de Heitor dos Prazeres expressa a confraternização de negros a partir da dança e de um determinado gênero musical, que pode ser evidenciada pelo movimento das saias das mulheres, a presença de um pandeiro e do chocalho, remetendo ao ritmo musical samba, que é um gênero musical marginalizado no país por ter influências da cultura africana. Fonte: Descomplica
02. (INSPER) Os artistas atribuem à sua produção diferentes funções, atendendo a demandas pessoais e sociais.
A pintura de Courbet, reproduzida acima, ilustra o conceito de arte como
- reprodução fiel de uma realidade que se pretende incentivar.
- trabalho formal, no qual a técnica deve se sobressair em relação ao conteúdo.
- manifestação de uma visão subjetiva, a qual interfere de forma definitiva na representação.
- uma espécie de janela para o mundo, minimizando as marcas do sujeito criador.
- reprodução objetiva e imparcial dos costumes sociais.
Resposta: D
Resolução: O Realismo buscava retratar a realidade de maneira objetiva e direta, minimizando as influências subjetivas do artista e apresentando a realidade como ela é. A pintura de Courbet sugere uma abordagem em que o artista age como um observador neutro, apresentando o mundo sem adicionar interpretações pessoais significativas.
03. (ETEC) A pintura do teto da Capela Sistina, obra do mestre Michelangelo Buonarroti, foi realizada no início do século XVI. Veja uma pequena parte dessa obra.
Analisando as características da pintura apresentada, é correto concluir que se trata de uma obra
- medieval e cavalheiresca.
- medieval e teocêntrica.
- classicista e modernista.
- renascentista e antropocêntrica.
- renascentista e ateísta.
Resposta: D
Resolução: Na Idade Média, a arte existia como manifestação religiosa a Deus e era um instrumento muito utilizado pela Igreja Católica para evangelização e fins catequéticos.
A arte renascentista, por outro lado, retoma a exaltação do homem e dos corpos humanos, sendo recurso de valorização da beleza, do corpóreo e do conhecimento do homem.
Com isso, o Renascimento foi um movimento artístico, filosófico e literário que enaltecia a imagem do homem em face à imagem divina, reconhecendo que o homem é detentor do conhecimento e determinando a virada antropológica na história.
04. (UNICAMP) Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.
- Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.
- O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique.
- O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.
- No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.
Resposta: C
Resolução: A Liberdade guiando o povo" é uma representação icônica de Delacroix que celebra o espírito de liberdade e revolução. A figura central da Liberdade erguendo a bandeira tricolor é acompanhada por pessoas de diferentes classes sociais, simbolizando a união do povo em busca da liberdade e da justiça. A obra faz referência tanto ao ideário da Revolução Francesa de 1789 quanto às lutas políticas que ocorreram em 1830 na França, quando Delacroix criou a obra. Portanto, a alternativa correta é a terceira.
05. (UFGD) Com base na obra Narciso de Caravaggio (1571-1610) e em sua releitura sem título, reproduzidas abaixo, é correto afirmar:
- A primeira pertence ao período barroco italiano e alude a um mito da antiguidade clássica sobre a criação do homem à imagem e semelhança das águas.
- Tanto a primeira quanto a segunda fazem referência ao abuso de equipamentos tecnológicos na sociedade contemporânea.
- A segunda pode ser considerada uma paródia da primeira e sugere uma leitura atual do individualismo e do amor à autoimagem.
- A primeira é uma obra de arte renascentista e apresenta uma crítica ao sistema de tratamento de água na Idade Média.
- A primeira serviu de modelo à segunda, porém, a ideia do reflexo não foi preservada na imitação.
Resposta: C
Resolução: A primeira imagem retrata a obra "Narciso" de Caravaggio, que é conhecida por mostrar o mito de Narciso, um jovem que caiu no amor por seu próprio reflexo na água. A segunda imagem, mencionada como uma releitura sem título, provavelmente aborda de forma paródica o mesmo tema, sugerindo uma leitura mais contemporânea sobre o narcisismo, individualismo e obsessão pela autoimagem. Portanto, a alternativa 3 faz uma interpretação adequada das imagens apresentadas.
06. (UFV) A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, é uma das obras-primas da pintura holandesa do século XVII, que gradativamente define um estilo próprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situações da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns.
A vida urbana e comercial é o cenário dessa nova forma de representação do mundo, que caracteriza a cristalização de uma cultura burguesa.
Das características a seguir, assinale aquela que NÃO se aplica à cultura burguesa urbana da era moderna.
- A estética barroca, caracterizada por uma representação do mundo saturada de excessos e movimento.
- A atribuição de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com raízes na religião reformada.
- O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho.
- A vida doméstica centrada na definição de uma esfera privada restrita à família nuclear.
- A aversão ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral.
Resposta: A
Resolução: Importante notar que a estética barroca surgiu no século XVIII tendo em vista se parte de um movimento de contrarreforma que surgiu na época tendo como líder a igreja católica.
07. (UNESP) Analise a tela Marat assassinado, pintada por Jacques-Louis David em 1793.
Essa pintura apresenta estilo
- gótico, expresso no confronto entre claro e escuro, e representa uma importante passagem bíblica.
- barroco, expresso no contraste entre os objetos retratados, e valoriza a importância da leitura e da escrita.
- romântico, expresso no conteúdo religioso da cena, e representa o predomínio da emoção sobre a razão.
- neoclássico, expresso na modelação da musculatura do corpo, e representa um episódio político da época.
- moderno, expresso na imprecisão das formas e dos contornos do desenho, e representa o cotidiano do homem da época.
Resposta: D
Resolução: Jacques-Louis David foi um grande pintor e retratista da Revolução Francesa e de Napoleão Bonaparte. A obra representa o líder montanhês morto em sua banheira após o ataque da jovem Charlotte Corday e rapidamente se tornou uma peça de propaganda política ao apresentar um mártir da causa revolucionária, trabalhando incansavelmente na divulgação de seus princípios. Fonte: ETAPA
08. (UniAtenas) A pintura é uma poesia muda e a poesia uma pintura cega; e tanto uma quanto a outra tentam imitar a natureza segundo seus limites, e tanto uma quanto a outra permitem demonstrar diversas atitudes morais, como fez Apeles na sua Calúnia.
DA VINCI apud LICHTENSTEIN, 2005, p. 19-20
Observe a pintura de Gustave Coubert, Mulheres peneirando trigo, e assinale a alternativa que corresponde a CORRETA relação entre o estilo literário e a pintura de Coubert.
- A presença da mulher em primeiro plano torna-a idealizada o que aproxima a pintura do ROMANTISMO.
- A pintura retrata apenas aquilo que vê sem exaltação ou sentimentalismo como é próprio do REALISMO.
- A pintura retrata a vida tranquila e feliz no campo representando assim o ARCADISMO.
- A dificuldade da vida no sertão é retratada através dessa pintura mostrando o engajamento social da 2ª GERAÇÃO MODERNISTA.
- A imagem busca simbolizar a libertação da mulher, sua independência representando assim a 1ª GERAÇÃO MODERNISTA.
Resposta: B
Resolução: Segundo a análise da obra Moças peneirando trigo de Gustave Coubert, sabe-se que se trata de uma valorização das histórias do povo como uma forma de denúncia contra a burguesia. Alternativa B.
A tela é parte da fase realista do autor, onde há uma oposição aos traços perfeitos e bem delimitados do romantismo, pois se vê um retrato das atividades praticadas pelas classes mais baixas e sua configuração ao se expôr sua casa em estado precário, e o cansaço pelo trabalho que se executa.
A crítica social é uma das marcas principais do realismo, no que toca a vida simples das pessoas em razão do favorecimento de uma classe específica, ou seja, a burguesia, pois enquanto alguns faziam um trabalho mais duro, outros se beneficiavam com a folga.
09. (UEL) Observe a figura e leia os textos a seguir.
O impressionismo substituiu o enfoque conceitual da natureza pelo enfoque perceptual, baseado na experiência de fato.
(Adaptado de: DENVIR, B., 1974. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.249.)
Os pintores neoimpressionistas são aqueles que instauraram e, depois de 1886, desenvolveram a técnica de divisão, empregando como meio de expressão a mistura óptica de tons e tintas. Para estes pintores, o ritmo, a medida, o contraste foram conduzidos a esta técnica, atendendo ao seu desejo de um máximo de luminosidade, coloração e harmonia.
(Adaptado de: SIGNAC, P., 1899. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.250.)
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo e o Neoimpressionismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Exploração de novos parâmetros e concepções a partir das descobertas sobre a fotografia, a óptica, a física e o funcionamento da visão.
( ) Enfoque perceptual que destaca os elementos visuais, como ponto, luz e cor, baseado na experiência visual.
( ) Ênfase nos padrões acadêmicos dos salões oficiais e preferência pela representação naturalista da figura humana.
( ) Recusa dos hábitos de ateliê, como iluminar modelos e começar com o desenho de contornos para depois passar ao claro-escuro e à cor, dando preferência ao trabalho ao ar livre.
( ) Recusa da pesquisa sobre a percepção óptica quanto à decomposição da luz em componentes cromáticos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- V, V, F, V, F.
- V, F, V, F, V.
- V, F, F, F, V.
- F, V, F, V, F.
- F, F, V, F, V.
Resposta: A
Resolução: O impressionismo e o neoimpressionismo são movimentos artísticos que visavam a exploração de novas concepções e novos parâmetros a partir do surgimentos de novas ferramentas e novos conhecimentos científicos.
A física e a ótica eram muito utilizadas, logo as percepções visuais das obras impressionistas e neoimpressionistas eram muito importantes para sua total contemplação.
A luz artificial era deixada de lado em busca da luz natural para que as cores reais pudessem ser observadas e reproduzidas nas obras.
10. (UPE) Observe a imagem a seguir:
Ela reproduz um detalhe dos afrescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.
- Encomendados pelo papa Júlio II, os afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em especial sua rica mitologia.
- Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.
- Parte dos afrescos do teto da Capela Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.
- Esses afrescos constituem a obra máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.
- A pintura da abóbada da capela nunca foi finalizada por Michelangelo.
Resposta: B
Resolução: O contexto histórico em que a obra "A criação de Adão" foi pintada por Michelangelo nos remete à grande religiosidade e poder da Igreja Católica no início da Idade Moderna, visto que a obra foi pintada no teto da Capela Sistina, em Roma.
A Igreja Católica foi uma das maiores incentivadoras da arte Renascentista, ainda que os pintores e pensadores da época fossem contra as suas concepções e doutrinações radicais.
11. (FAAP) Observe atentamente a pintura de Caspar David Friedrich, O viajante sobre o mar de névoa, para responder à questão seguinte.
O trecho da carta de Ludwig van Beethoven que se relaciona com a pintura em destaque é o seguinte:
- “Tu concordarás comigo, tanto mais que conheces a minha fidelidade, e que nunca nenhuma outra possuirá meu coração; nunca, nunca…”.
- “Todavia, na cama se multiplicam os meus pensamentos em ti, minha amada imortal; tão alegres como tristes, esperando ver se o destino quer ouvir-nos.”
- “Quero ir bem longe até que possa voar para os teus braços e sentir-me num lugar que seja só nosso, podendo enviar a minha alma ao reino dos espíritos envolta contigo.”
- “Oh, Deus! Por que viver separados, quando se ama assim?”
- “Viver sozinho é-me possível, ou inteiramente contigo, ou completamente sem ti.”
Resposta: C
Resolução: A carta de Beethoven, com a referência ao desejo de estar junto e a sensação de um lugar próprio e íntimo, parece se relacionar com a sensação de isolamento e a busca por uma conexão espiritual e emocional que a pintura de Friedrich evoca.