Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Contemporânea >Arte Contemporânea

Arte Contemporânea

Lista de 02 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Contemporânea com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Contemporânea.




01. (Unicentro) A arte contemporânea traz um questionamento a observá-la, confrontá-la e criar novas possibilidades de realidades. É uma tendência artística que se construiu, a partir do pós-modernismo, apresentando expressões e técnicas artísticas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra.

O artista que criou, em 1503, a original desta obra foi

  1. Salvador Dali.
  2. Pablo Picasso
  3. Leonardo da Vinci.
  4. Leonardo Di Caprio.
  5. Claude Monet.

Resposta: C

Resolução: Leonardo da Vinci, um dos maiores artistas renascentistas, criou muitas obras famosas, incluindo "Mona Lisa" e "A Última Ceia," e sua originalidade abriu caminho para muitos desenvolvimentos posteriores na arte.

02. (UEMA) Ao longo de 2018, assistimos à diversas polêmicas sobre arte. Leia o texto para responder à questão.

No passado, como as obras de arte eram únicas e singulares, sem cópias, o público precisava se dirigir a um espaço determinado (igreja, museu ou palácio) em um momento determinado (horário de funcionamento do local onde as obras estavam expostas) para poder contemplá-las. A obra de arte, como a pintura e a escultura, era revestida de uma aura, o que exigia do público certo ritual e atenção. A disposição técnica da sociedade capitalista, no entanto, permitiu a reprodução infinita das obras. Inúmeras cópias foram produzidas e distribuídas não só em instituições museológicas, mas também em livros de arte e, atualmente, na internet. O acesso às obras de arte foi facilitado, tornando-as mais próximas de seus espectadores. Ao mesmo tempo, elas perderam sua singularidade e, consequentemente, sua aura.

Fonte: BELO, Renato dos Santos. Filosofia: história e dilemas. São Paulo: FTD. 2015.

O fato que levou, nos tempos atuais, à perda da aura singular da arte é o seguinte:

  1. a falta de acesso às obras de arte.
  2. a produção individual da arte
  3. a interdição da produção de obras de arte.
  4. a manutenção de acervos particulares da arte.
  5. a reprodução incessante da arte.

Resposta: E

Resolução: O texto menciona que no passado, obras de arte eram únicas e singulares, e o acesso a elas era restrito, exigindo um ritual específico para contemplá-las. No entanto, a sociedade capitalista e os avanços tecnológicos permitiram a reprodução infinita das obras, tornando-as mais acessíveis através de cópias em diversos meios, como livros de arte e a internet. Esse processo de reprodução constante e ampla das obras de arte resultou na perda da sua singularidade e, por consequência, na perda da aura que as envolvia.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp