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Arte Africana

Lista de 05 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Africana com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Africana.




01. (USS) A Grande Mesquita de Porto Novo, em Benin, na África Ocidental, é um símbolo da arquitetura afro-brasileira, com seus muros multicoloridos e um minarete que recorda o campanário de uma igreja. A partir do final do século XVIII, Porto Novo se converteu em um dos pontos de chegada dos antigos escravos libertados, que decidiram voltar ao país de seus ancestrais. Suas ruas recordam as de Salvador, na Bahia, e conservam a história deste “período afro-brasileiro”, crucial para a história do continente africano. Porém, como o resto do centro histórico, a igreja corre um grande risco de desaparecer.

Adaptado de oglobo.globo.com

A relação observada entre a Grande Mesquita em Porto Novo e as igrejas do Brasil é explicada pelo seguinte processo histórico-cultural:

  1. sincretismo da religião cristã
  2. aculturação das tribos nativas
  3. rejeição dos padrões europeus
  4. circularidade das técnicas de construção

Resposta: D

Resolução: A relação entre a Grande Mesquita em Porto Novo e as igrejas do Brasil é explicada pela circularidade das técnicas de construção.

02. (Enem 2021) TEXTO I

HAZOUMÉ, R. Nanawax. Plástico e tecido. Galerie Gagosian, 2009.

Disponível em: www.actuart.org. Acesso em 19 jun. 2019

TEXTO II

As máscaras não foram feitas para serem usadas; elas se concentram apenas nas possibilidades antropomórficas dos recepientes plásticos descartados e, ao mesmo tempo, chamam a atenção para a quantidade de lixo que se acumula em quase todas as cidades ou aldeias africanas.

FARTHINGS, S. Tudo sobre arte

Romuald Hazoumé costuma dizer que sua obra apenas manda de volta ao oeste o refugode uma sociedade de consumo cada vez mais invasiva. A obra desse artista africano que vive no Benin denota o(a)

  1. empobrecimento do valor artístico pela combinação de diferentes matérias-primas.
  2. reposicionamento estético de objetos por meio da mudança de função.
  3. convite aos espectadores para interagir e completar obras inacabadas.
  4. militância com temas da ecologia que marcam o continente africano.
  5. realidade precária de suas condições de produção artística.

Resposta: B

Resolução: Ao utilizar materiais descartados como lixo, para criar obras artísticas que representam máscaras, o artista plástico Romuald Hazoumé ressignifica esses mate - riais, dando-lhes uma nova função, nesse caso, estética, para criticar o consumo e o descarte do lixo. (Fonte: Objetivo)

03. (UPE) Leia o texto a seguir:

As danças africanas desenvolvidas no Brasil têm também suas matrizes no binômio África Ocidental e África Banta (centro-oeste africano). Dos africanos ocidentais, principalmente dos iorubas, a cultura brasileira herdou as danças dos orixás, ricas em mímica e teatralidade. E dos bantos, chegaram-nos, principalmente, as danças em círculo e em cortejo, que geralmente expressam um enredo, um drama, sendo, por isso, denominadas “danças dramáticas”.

LOPES, Nei. Heranças Culturais. In: ______. História e Cultura africanas e afro-brasileira. São Paulo: Barsa Planeta, 2011, p. 86.

As danças africanas contribuíram significativamente para as manifestações culturais de Pernambuco, que estão quase sempre associadas aos principais ciclos festivos. Sobre esse assunto e de acordo com o texto, assinale a alternativa que indica uma dança pernambucana de herança banta.

  1. Coco de roda
  2. Baião
  3. Quadrilha
  4. Frevo
  5. Caboclinho

Resposta: A

Resolução: A dança "Coco de Roda" é uma forma tradicional e animada de dança brasileira que faz parte do gênero musical conhecido como "coco". Ela é originária da região nordeste do Brasil e é caracterizada por seus movimentos vigorosos e enérgicos, que são executados em uma formação circular, conhecida como "roda".

Na dança "Coco de Roda", os participantes formam uma roda e batem os pés no chão em sincronia com a música, criando uma percussão rítmica que acompanha a melodia. A roda pode ser composta por dançarinos individuais ou casais, dependendo da tradição e da ocasião.

Os movimentos da dança "Coco de Roda" são frequentemente acompanhados por palmas, cantoria e instrumentos musicais tradicionais, como pandeiros, tambores e atabaques. Os dançarinos podem executar passos acrobáticos, giros e movimentos que representam elementos da cultura nordestina.

04. (Enem PPL 2021) A harpa congolesa representada na fotografia é um instrumento musical que faz parte de tradições africanas.

Sua classificação acústica tem correspondência com o

  1. berimbau, já que ambos produzem som por meio de corda vibrante.
  2. agogô, uma vez que a matriz africana é comum aos dois instrumentos.
  3. atabaque, levando em conta a pele esticada que cobre o corpo do instrumento.
  4. reco-reco, considerando-se a madeira como elemento de base para sua construção.
  5. xilofone, em função de ser encontrado em diversas culturas de miscigenação africana.

Resposta: A

Resolução: Berimbau: O berimbau é um instrumento de origem brasileira que utiliza uma corda vibrante, assim como a harpa congolesa, mas eles são cultural e fisicamente distintos.

Agogôo: O agogô é um instrumento de percussão de matriz africana, mas a sua classificação acústica é diferente da harpa congolesa, que é um instrumento de corda.

Atabaqueo: O atabaque é um tambor com pele esticada, enquanto a harpa congolesa é um instrumento de cordas, portanto, a correspondência acústica não é precisa.

Reco-recoo: O reco-reco é um instrumento de raspagem, geralmente feito de madeira, e não tem correspondência acústica com a harpa congolesa.

Xilofoneo: O xilofone é um instrumento de percussão que consiste em barras de madeira que são percutidas para produzir som. Apesar de também ser encontrado em várias culturas africanas, sua classificação acústica não corresponde à harpa congolesa, que é um instrumento de cordas.

05. (Enem 2009) Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.

MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:

Resposta: A

Resolução: Nem o mosaico (expressão artística de origem clássica) da alternativa E, nem o caráter urbano (de placas de trânsito e automóveis) da alternativa C, nem mesmo o uso abstrato de formas geométricas nas alternativas B e D representam a arte brasileira de origem negro-africana. Pelo contrário, ela é ilustrada pela alternativa A, uma vez que a representação de figuras que lembram os signos litúrgicos da umbanda e do candomblé vale-se de uma geometria rigorosa para apresentar elementos da cultura afro-brasileira. (Fonte: Globo Educação)

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