Reino Fungi
Lista de 15 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Reino Fungi com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Reino Fungi.
1. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que apresenta uma característica ausente no reino Fungi.
- Reprodução assexuada.
- Respiração anaeróbia.
- Célula procariótica.
- Nutrição heterotrófica.
- Relação mutualística.
Resposta: C
Resolução: Os fungos possuem células eucarióticas, ou seja, têm núcleo delimitado por membrana e organelas membranosas, características que excluem a possibilidade de serem organismos procarióticos. As outras características mencionadas (reprodução assexuada, respiração anaeróbia, nutrição heterotrófica e relações mutualísticas) são típicas dos fungos.
2. (UFRGS) Sobre os fungos utilizados pela espécie humana, é correto afirmar que:
- a maioria apresenta flagelos em algum estágio do ciclo de vida.
- o levedo de cerveja e o fermento de padaria formam esporos sexuais.
- o fermento de padaria é multicelular e apresenta hifas cenocíticas.
- os cogumelos e os parasitas de mucosas, como, por exemplo, a Candida albicans, são da mesma classe.
- a penicilina é obtida de um fungo que não apresenta corpo de frutificação.
Resposta: B
Resolução: O levedo de cerveja e o fermento de padaria, ambos fungos do gênero Saccharomyces, formam esporos sexuais durante sua reprodução, caracterizando a afirmação como verdadeira. As demais alternativas contêm informações incorretas, como a presença de flagelos ou incorreções sobre a classificação de fungos.
3. (Cesumar-PR) Os fungos são seres representados pelos cogumelos, leveduras, orelhas-de-pau e vários tipos de bolores. São importantes na cadeia alimentar, pois constituem um dos agentes decompositores de matéria orgânica, sendo úteis também na alimentação humana, na indústria e na medicina. Sobre esses seres, podemos dizer corretamente que:
- são heterótrofos e possuem grande quantidade de cloroplastos em suas células.
- são na maioria autótrofos e responsáveis pela devolução de matéria inorgânica ao ambiente.
- possuem amido como substância de reserva e todos são microscópicos.
- muitas espécies são causadoras de doenças como a malária, o tétano e a tuberculose.
- são heterótrofos e aclorofilados
Resposta: E
Resolução: Os fungos são organismos heterótrofos (não produzem seu próprio alimento) e não possuem clorofila, sendo classificados como aclorofilados. Eles obtêm nutrientes por absorção, característica que os diferencia de organismos autotróficos.
4. (UFPB) Sobre os representantes do reino Fungi, pode-se afirmar:
I. Ascomicetos possuem hifas cenocíticas e não possuem ascocarpo (estrutura de frutificação).
II. Basidiomicetos, além das fases haplóide e diplóide, apresentam uma terceira fase dicariótica.
III. Ascomicetos e Basidiomicetos apresentam ciclo de vida haplobionte haplonte.
Está(ão) correta(s) apenas:
-
II e III
- I e II
- I e III
- I
- II
Resposta: A
Resolução: II. Basidiomicetos têm uma fase dicariótica em seu ciclo de vida, além das fases haplóide e diplóide. Correto.
III. Ascomicetos e Basidiomicetos possuem ciclo de vida haplobionte haplonte, com predominância da fase haplóide. Correto.
I. Errado, pois Ascomicetos possuem hifas septadas e geralmente apresentam ascocarpos como estruturas de frutificação.
5. (PUC-RIO) Assinale a opção que NÃO apresenta uma característica dos seres pertencentes ao Reino Fungi.
- São autotróficos e realizam fotossíntese.
- Produzem antibióticos.
- São capazes de realizar fermentação.
- Realizam decomposição de matéria orgânica.
- Suas células não possuem cloroplastos.
Resposta: A
Resolução: Os fungos não realizam fotossíntese, pois não possuem cloroplastos nem clorofila. Todas as outras características mencionadas (produção de antibióticos, fermentação, decomposição de matéria orgânica e ausência de cloroplastos) são típicas do reino Fungi.
6. (UDESC) Os fungos são organismos que integram o Reino Fungi e que apresentam as seguintes características:
- células procariontes, fotossintetizantes e reserva de amido.
- células eucariontes, autotróficas e reserva de amido.
- células procariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.
- células eucarionte, heterotróficas e reserva de amido
- células eucariontes, nutrição heterotrófica e reserva de glicogênio.
Resposta: E
Resolução: Os fungos possuem células eucariontes, nutrição heterotrófica (não produzem seu alimento) e utilizam o glicogênio como substância de reserva energética, assim como os animais. Essa é uma característica única dos fungos dentro do contexto das alternativas apresentadas.
07. (FATEC) Assim como as bactérias, os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, possibilitando que outros seres vivos reaproveitem os elementos químicos da matéria decomposta. Além disso, alguns fungos, popularmente conhecidos como cogumelos, crescem perto de plantas. As hifas, filamentos microscópicos desses fungos, desenvolvem-se no solo, onde se enrolam e, às vezes, penetram nas raízes das árvores, formando as chamadas micorrizas.
Estudos recentes mostram que as plantas se beneficiam dessa associação, especialmente se o solo for pobre nos minerais de que elas necessitam, principalmente, porque esses fungos
- atuam como decompositores e estabelecem com as plantas relações de parasitismo na troca de nutrientes.
- realizam fotossíntese e liberam, para o meio ambiente, a matéria orgânica presente em suas hifas clorofiladas.
- estabelecem um tipo específico de associação ecológica, o comensalismo, em que ambos os organismos se prejudicam com a interação.
- liberam antibióticos, substâncias que matam as bactérias do solo e que impedem a absorção dos sais minerais pelas raízes das plantas.
- aumentam a capacidade de as raízes absorverem os minerais do solo e se beneficiam pela obtenção de substâncias produzidas pelos vegetais.
Resposta: E
Resolução: Os fungos que formam micorrizas ajudam as plantas a aumentar a absorção de nutrientes do solo, especialmente minerais como fósforo, enquanto obtêm carboidratos das plantas. Essa relação é um exemplo de mutualismo, beneficiando ambos os organismos.
08. (URCA) São exemplos de doenças causadas por fungos:
- Candidíase e pano branco
- Furunculose e leishmaniose
- Paracoccidiose e asma
- Hanseníase e hidrofobia
- Amigdalite e toxoplasmose
Resposta: A
Resolução: Candidíase e pano branco são doenças causadas por fungos. Outras opções mencionam doenças causadas por bactérias, vírus ou protozoários, que não pertencem ao Reino Fungi.
09. (UEMA) A produção de bebidas alcoólicas é realizada por meio da fermentação de diferentes ingredientes. O vinho, por exemplo, é fabricado a partir da fermentação da uva; já a cerveja é produzida pela fermentação da cevada. Tal processo se dá devido ao fato de alguns organismos obterem energia pela quebra do açúcar, produzindo gás carbônico (CO2) e álcool etílico (C2H5OH), na ausência de oxigênio (O2). Esses seres vivos preferem se desenvolver em ambientes úmidos, podem apresentar quitina em sua parede celular, glicogênio como produto de reserva, são eucariontes, heterotróficos e contêm o maior potencial enzimático encontrado no planeta.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia em contexto. 1. Ed. São Paulo: Moderna, 2013.
Pelas caraterísticas descritas, conclui-se que esses organismos são denominados
- bactérias.
- protozoários.
- leveduras.
- cianobactérias.
- dinoflagelados.
Resposta: C
Resolução: As leveduras são fungos unicelulares que realizam fermentação alcoólica, produzindo álcool etílico e gás carbônico. Essa característica está associada à produção de bebidas como vinho e cerveja.
10. (UEG) Os fungos representam o segundo maior grupo de organismos existentes no planeta Terra, sendo suplantados apenas pelos insetos. O impacto ecológico destes seres vivos é fundamental, haja vista que são um dos principais decompositores da biosfera. Pertencentes ao Reino Fungi, compreendem os bolores, os cogumelos, as orelhas-de-pau e as leveduras. Pode-se afirmar que estes organismos são
- eucariontes, heterotróficos e, geralmente, multicelulares.
- procariontes, auxotróficos e, geralmente, unicelulares.
- procariontes, heterotróficos e, nunca, multicelulares.
- eucariontes, auxotróficos, e, nunca, unicelulares.
Resposta: A
Resolução: Os fungos são eucariontes, possuem nutrição heterotrófica e incluem formas multicelulares (como cogumelos) e unicelulares (como leveduras). Essa combinação de características é exclusiva dessa alternativa.
11. (PUC-SP) Os fungos são organismos importantes para a humanidade sob vários aspectos. São vilões, quando provocam doenças ou decompõem alimentos armazenados, e mocinhos, quando são utilizados na produção de alimentos. Dentre as diferentes espécies de fungos, é comum encontrar as seguintes características, EXCETO
- autotrofia.
- unicelularidade.
- reprodução sexuada.
- reprodução assexuada.
Resposta: A
Resolução: Fungos não são autotróficos, pois não possuem clorofila ou capacidade de realizar fotossíntese. Eles são heterotróficos, obtendo nutrientes por absorção. As outras características (unicelularidade, reprodução sexuada e assexuada) podem ocorrer em algumas espécies de fungos.
12. (UFPA) Não seria uma surpresa se lêssemos um rótulo de uma lata de fermento e percebêssemos que o ingrediente mais importante presente no seu conteúdo fosse um grupo de seres vivos empregados na fabricação do pão. Sem a sua utilização, seria impossível obtermos o pão como o conhecemos hoje, de massa leve e macia. O fermento, ou "fermento biológico" como é mais conhecido, nada mais é do que uma grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisae, um microorganismo muito utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas, pães, bolos, biscoitos, etc.
Informações disponíveis em: http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/ingredientes/ing_fermento01_e.htm. Acesso em: 22 abr. 2012.
Esses microorganismos fazem parte de um grupo de seres vivos denominados:
- protozoários.
- moluscos.
- bactérias.
- moneras.
- fungos.
Resposta: E
Resolução: O Saccharomyces cerevisiae, popularmente conhecido como levedura, é um fungo unicelular amplamente utilizado em fermentações alcoólicas e na panificação. Não se enquadra em nenhum outro grupo listado, como protozoários ou bactérias.
13. (URCA) Os fungos são seres que em alguns casos, morfologicamente se parecem com plantas, mas fisiologicamente e citologicamente são distantes dessas. Sobre os fungos é correto afirmar:
- Possuem cloroplastos do tipo discoide.
- Tem parede celular de lignina.
- Tem parede celular de quitina.
- Não possuem centríolos.
- São todos fermentadores.
Resposta: C
Resolução: Os fungos possuem parede celular composta por quitina, diferentemente das plantas (celulose) e bactérias (peptidoglicano). As outras opções estão incorretas porque os fungos não possuem cloroplastos ou lignina, e nem todos são fermentadores.
14. (MULTIVIX) “Amazonas tem potencial para produzir cogumelos.
Ainda pouco explorada no Brasil, a produção de cogumelos comestíveis no Amazonas pode resultar em um negócio lucrativo, segundo a pesquisadora Ceci Sales-Campos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)... A carne bovina, em geral, tem 14% de proteína. Já o fungo shimeji tem de 34% a 36% em 100g do produto desidratado, além de ser rico em fibras altamente valiosas que evitam o câncer do colo do reto. Ou seja, é um alimento completo que auxilia tanto no seu organismo em termos nutricionais, mas também em termos medicinais em virtude destas propriedades farmacológicas”, explica a pesquisadora.
(FONTE: http://www.emtempo.com.br, 31/08/2013)
Sobre os fungos é CORRETO afirmar:
- A celulose é a substância presente na parede das hifas fúngicas.
- Desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica e têm papéis fundamentais nas trocas e ciclo de nutrientes.
- Apresentam produção autotrófica de substâncias orgânicas para consumo de outros seres.
- A associação entre hifas fúngicas e raízes de plantas, em solos carentes de nutrientes, promove uma relação competitiva entre ambos.
- São organismos clorofilados e procariontes e que, juntamente com as bactérias, são os principais “lixeiros” da natureza.
Resposta: B
Resolução: Fungos são decompositores fundamentais no ecossistema, quebrando matéria orgânica e contribuindo para os ciclos de nutrientes. Eles não produzem substâncias autotróficas nem estabelecem relações competitivas com as plantas. Além disso, são organismos heterotróficos e eucariontes, não clorofilados.
15. (UDESC) Analise as proposições com relação aos fungos e às doenças nos seres humanos na Irlanda.
I. Os fungos são exclusivamente agentes patogênicos, sendo parasitas obrigatórios.
II. Doenças como o tifo e o cólera, que afetaram os irlandeses, são originadas por fungos patogênicos.
III. A associação entre os fungos e as raízes nas batatas forma as micorrizas, as quais foram a provável causa da destruição das plantações de batatas.
IV. Os fungos podem ser unicelulares ou pluricelulares.
Assinale a alternativa correta.
- Somente a afirmativa III é verdadeira.
- Somente a afirmativa IV é verdadeira.
- Somente a afirmativa II é verdadeira.
- Somente a afirmativa I é verdadeira.
- Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Resposta: B
Resolução: I: Fungos não são exclusivamente patogênicos, muitos têm funções ecológicas essenciais.
II: Tifo e cólera são causados por bactérias, não por fungos.
III: Micorrizas são associações benéficas entre fungos e plantas, não a causa da destruição de plantações de batatas.