Gastrulação
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Gastrulação com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Gastrulação.
01. (UTFPR) Nos organismos multicelulares, após a fecundação, tem início o desenvolvimento embrionário (a embriogênese) que dará origem ao novo indivíduo. Durante esse desenvolvimento, é correto afirmar que:
- a primeira fase do desenvolvimento denomina-se organogênese, originando a mórula.
- todos os órgãos serão formados por apenas um único tipo de tecido.
- por ocorrerem, durante o desenvolvimento, mitoses e meioses, haverá órgãos haploides e órgãos diploides.
- uma das fases do desenvolvimento denomina-se gastrulação, que se caracteriza pela formação de folhetos embrionários, do arquêntero e do blastóporo.
- em todos os animais, na organogênese, ocorre a formação da notocorda.
Resposta: D
Resolução: A fase de gastrulação é caracterizada pela formação dos folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma), do arquêntero (cavidade embrionária) e do blastóporo (abertura da gástrula).
02. (Unioeste) Organismos pluricelulares, ao longo de seu desenvolvimento, passam por um processo relativamente lento de mudanças progressivas, as quais chamamos de desenvolvimento. No reino animal existe uma variedade considerável de tipos embrionários, mas a maioria dos padrões de embriogênese compreende variações em três etapas principais que se iniciam após o processo de fertilização e a consequente formação do zigoto. Considerando essas etapas ou fases da embriogênese animal, a gastrulação é caracterizada
- por sucessivas divisões mitóticas do zigoto, que se iniciam após a fertilização e dão origem a inúmeras células denominadas blastômeros.
- por intensa movimentação e reorganização celular, as quais originam os três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma.
- pela formação do blastocisto, o qual, na espécie humana, estará totalmente implantado no útero materno ao final da segunda semana de gestação.
- pela formação do tubo neural, a partir da mesoderme, e migração de células da crista neural.
- por ser um processo evolutivamente conservado que acontece por um único mecanismo de migração celular denominado embolia ou invaginação.
Resposta: B
Resolução: A gastrulação é um processo em que ocorre intensa movimentação e reorganização celular, originando os três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma).
03. (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) A gastrulação é o processo formativo pelo qual as três camadas germinativas são estabelecidas no embrião. A gastrulação é o inicio da morfogênese; desenvolvimento da forma do corpo. Cada uma das três camadas germinativas; ectoderma, mesoderma e endoderma dá origem a tecidos e órgãos específicos. O ectoderma embrionário dá origem a que tipo de tecido e órgãos?
- Epiderme, sistema nervoso central e periférico, a retina do olho.
- Revestimentos epiteliais das vias respiratórias e do trato gastrintestinal.
- Músculo liso, fonte de células sanguíneas e medula óssea.
- Órgãos de excreção e sistema cardiovascular.
- Esqueleto e músculos estriados.
Resposta: A
Resolução: O ectoderma dá origem à epiderme, ao sistema nervoso central e periférico, além da retina do olho, como parte do desenvolvimento embrionário.
04. (Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba) A gastrulação é o período pelo qual as três camadas germinativas – o ectoderma, mesoderma e endoderma – são estabelecidas nos embriões, é o inicio da morfogênese, evento mais importante da terceira semana do desenvolvimento humano. Em relação a cada uma das três camadas germinativas originar tecidos e órgãos específicos, coloque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, e em seguida marque a alternativa CORRETA.
I. O ectoderma embrionário dá origem à epiderme, ao sistema nervoso central e periférico, olhos e ouvidos internos. ( )
II. O ectoderma embrionário é a fonte dos revestimentos epiteliais dos sistemas respiratório e digestório, incluindo fígado e pâncreas. ( )
III. O mesoderma embrionário dá origem apenas aos músculos esqueléticos, as células sanguíneas e órgãos dos sistemas genitais. ( )
IV. O mesoderma embrionário é a fonte de todos os tecidos conjuntivos incluindo cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. ( )
V. O endoderma embrionário é a fonte dos revestimentos epiteliais dos sistemas respiratório e digestório, incluindo fígado e pâncreas. ( )
Marque a alternativa CORRETA:
- F, V, V, V, e V
- V, F, V, V, e F
- V, F, F, V, e V
- V, F, V, F, e V
- V, V, V, V, e F
Resposta: C
Resolução: I. Verdadeira (O ectoderma dá origem à epiderme, ao sistema nervoso central e periférico, olhos e ouvidos internos). II. Falsa (O ectoderma não origina os sistemas respiratório e digestório). III. Falsa (O mesoderma origina mais do que os músculos esqueléticos, células sanguíneas e órgãos genitais). IV. Verdadeira (O mesoderma dá origem aos tecidos conjuntivos, incluindo cartilagens, ossos, tendões e ligamentos). V. Verdadeira (O endoderma origina os revestimentos dos sistemas respiratório e digestório, além de fígado e pâncreas).
05. (UEFS) A gastrulação é o processo em que as células embrionárias sofrem um profundo rearranjo, originando uma estrutura totalmente remodelada, a gástrula.
Considerando-se esse informação, é correto afirmar:
- Ocorre a formação de três folhetos germinativos, o ectoderma, o mesoderma e o endoderma, os quais, posteriormente, originarão, respectivamente, a epiderme, os músculos e o revestimento interno do tubo digestório.
- Nessa fase, os animais são classificados em protostômios, se a abertura do arquêntero denominada blastóporo originar o ânus, ou deuterostômios, se o blastóporo originar a boca.
- O início dessa fase ocorre com a segmentação do ovo, originando os micrômeros e macrômeros, que sofrerão múltiplas divisões, resultando no arquêntero.
- Essa fase é caracterizada pela formação do tubo nervoso a partir do blastóporo formado por células do mesoderma dorsal e do endoderma anterior.
- Essa fase inicia-se após a fase de mórula, com a formação do disco germinativo.
Resposta: A
Resolução: A gastrulação é marcada pela formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma), que darão origem à epiderme, aos músculos e ao revestimento interno do tubo digestório, respectivamente.
06. (EMESCAM) Em determinada fase do desenvolvimento embrionário, o embrião possui a forma de um disco diblástico e está constituído pelo epiblasto e hipoblasto (endoderma primitivo). A partir das células do epiblasto, na gastrulação, são originados os três folhetos embrionários: o ectoderma, o mesoderma e o endoderma.
Acerca do exposto, assinale a alternativa incorreta:
- o mesoderma origina todas as variedades de tecidos conjuntivos, como o sangue e a linfa.
- os sistemas reprodutor e excretor são originados a partir do endoderma e ectoderma, respectivamente.
- o ectoderma origina a epiderme da pele e os componentes derivados do tubo neural: encéfalo e medula espinhal.
- o endoderma origina todo o revestimento epitelial do tubo digestório e da árvore respiratória.
- o tecido cartilaginoso, o tecido ósseo e o tecido adiposo são originados a partir da célula mesenquimatosa, diferenciada a partir do mesoderma.
Resposta: B
Resolução: O endoderma origina o revestimento epitelial do tubo digestório e da árvore respiratória, mas os sistemas reprodutor e excretor não se originam do endoderma. O sistema reprodutor deriva do mesoderma, enquanto o sistema excretor é originado pelo mesoderma, especificamente do mesênquima.
07. (UFT) Durante a gastrulação dos vertebrados, formam-se três folhetos germinativos. Esses se diferenciam primeiramente em massas celulares primordiais e depois em órgãos e tecidos específicos. A tabela abaixo traz a relação dos folhetos germinativos e seus derivados.
Aponte abaixo a alternativa que substitui CORRETAMENTE os derivados dos folhetos germinativos representados por I, II e III, respectivamente:
- Revestimento da uretra; rins e gônodas; hipófise.
- Tecido ósseo; gânglios sensoriais; glândulas salivares.
- Glândulas epiteliais; pelos e unhas; tireóide e paratireóide.
- Revestimento da boca; sistema cardiovascular; glândulas mucosas.
- Glândulas estomacais; gânglios simpáticos; revestimento interno do tubo digestório.
Resposta: D
Resolução: A relação dos folhetos germinativos com seus derivados é: - I (Ectoderma): Revestimento da boca (epitélio oral) - II (Mesoderma): Sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) - III (Endoderma): Glândulas mucosas (como as glândulas salivárias). Esses derivados correspondem aos sistemas de tecidos que se desenvolvem a partir dos três folhetos germinativos.
08. (EMESCAM) Durante o fenômeno da gastrulação, com a formação do endoderma, que ocorre com embriões de ouriço-do-mar, observa-se um dobramento de uma região do blastocisto para o interior do embrião, através de um processo semelhante ao esvaziamento de uma bola de borracha espremendo-a com o punho fechado.
A esse fenômeno denomina-se
- migração.
- delaminação.
- involução.
- embolia.
- epibolia.
Resposta: D
Resolução: O fenômeno descrito, em que uma região do blastocisto se dobra para o interior do embrião, é conhecido como involução. Esse processo ocorre durante a gastrulação, quando o endoderma é formado.
09. (UECE) Ingressão é o nome dado à migração de células da camada celular na superfície do embrião para sua parte interna. Esse tipo de movimento na gastrulação acontece na formação das células nervosas de drosófila. Sabe-se que nos insetos e na maioria dos artrópodes, o zigoto é classificado como uma célula-ovo do tipo
- centrolécito.
- telolécito.
- heterolécito.
- isolécito.
Resposta: A
Resolução: O zigoto dos insetos e artrópodes é classificado como centrolécito, onde a gema está concentrada no centro do ovo. Esse tipo de ovo facilita a divisão celular centralizada.
10. (UFPR) Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e por intensos movimentos morfogenéticos:
- Gastrulação
- Clivagem
- Morfogênese
- Fecundação
- Apoptose
Resposta: A
Resolução: A gastrulação é a fase do desenvolvimento embrionário em que os três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) são formados e intensos movimentos morfogenéticos acontecem.