Raiva
Lista de 04 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Raiva com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Raiva.
01. (EMESCAM) A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) confirmou nesta segunda-feira (6) a primeira morte por raiva humana no Estado em 38 anos. A vítima foi uma mulher que morava em Gravatal, no sul do Estado. Ela morava na área rural do município.
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/ noticia/2019/05/santa-catarina-tem-primeiro-caso-de-mortepor-raiva-humana-em-38-anos-cjvd3z12i01h201pey70j6wso. html. Acesso em: 9 maio 2019.
Com relação a essa patologia, assinale a alternativa incorreta.
- O agente etiológico é um adenovírus que é adquirido por contato com a secreção de animais contaminados.
- É uma encefalomielite aguda e progressiva, e recentemente foram descritos raros casos de cura dessa patologia.
- É causada por vírus RNA, filamento único, envelopado, polaridade negativa com 75 nm de diâmetro e 100 nm a 300 nm de comprimento.
- Infecta primariamente os neurônios (neurotropismo), mas há relatos de infecção de astrócitos, microglia e células endoteliais.
Resposta: A
Resolução: A raiva é causada por um vírus RNA, não por um adenovírus. O vírus da raiva pertence à família Raboviridae e ao gênero Rabovirus. A alternativa A está incorreta, pois descreve um adenovírus (que é diferente do vírus da raiva), enquanto o agente etiológico da raiva é o vírus da raiva.
02. (UFGD) Leia o texto a seguir.
De 2010 até agora, 15 pessoas morreram de raiva no Brasil, a maioria no Nordeste. O controle da doença é feito pela vacinação em animais. Em Corumbá, onde o homem foi mordido pelo cão raivoso, uma força tarefa vacinou 23.059 cães e gatos. Em Campo Grande, desde o início do ano foram encontrados quatro morcegos com o vírus da raiva. E os médicos alertam: se for mordido por algum animal, deve ir logo a um posto de saúde se vacinar.
Disponível em: <http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/05/mato-grosso-dosul- tem-primeira-morte-por-raiva-dos-ultimos-20-anos.html> Acesso em: 21 out. 2015.
Percebe-se que algumas doenças consideradas controladas no Brasil têm ressurgido em algumas regiões do país. Os motivos são diversos e as ações de controle e erradicação tiveram que ser redobradas. Tendo em vista esse contexto, considere as informações a seguir.
I. As doenças emergentes são aquelas que surgem com impacto significativo sobre o ser humano, devido à sua gravidade em acometer órgãos e sistemas principais e à sua potencialidade de deixar sequelas limitadoras e até mesmo de levar a óbito a pessoa/o animal acometida/o e, ainda, repercutem socialmente no que se refere à sua prevalência.
II. As doenças reemergentes são as que reaparecem após período de declínio significativo, como cólera e dengue no Brasil, ou ameaçam aumentar em futuro próximo.
III. Pode-se destacar que dentre os fatores que contribuem para a emergência das doenças infecciosas estão: mudanças ecológicas, desenvolvimento econômico e manipulação da terra, adaptação e mudança dos agentes etiológicos, e o estrangulamento nas medidas de saúde pública.
IV. A movimentação internacional de pessoas e produtos, assim como viagens aéreas, contribui para a circulação dos agentes etiológicos entre os diferentes continentes. V. O surgimento de microrganismos resistentes aos antimicrobianos ocorre em velocidade infinitamente maior do que o aumento da capacidade do complexo industrial e de pesquisa biomédica em produzir novos agentes anti-infecciosos.
Está correto apenas o que se afirma em
- I, III e IV
- I e II
- I, II, III e V
- I, II, III e IV
- I, II, III, IV e V
Resposta: E
Resolução: Todas as afirmações estão corretas. As doenças emergentes são aquelas que aparecem de forma repentina e causam grande impacto, enquanto as reemergentes reaparecem após um período de controle. Fatores como mudanças ecológicas, migração internacional e resistência antimicrobiana também contribuem para o surgimento dessas doenças.
03. (UPE) Leia o texto a seguir:
“...Com sua teoria dos micróbios como agentes causadores de doenças e seus preceitos antissépticos, suas vacinas e seu tratamento inovador contra a raiva (que salvou vidas que, do contrário, estariam perdidas), Pasteur não só revolucionou a medicina como se tornou um benfeitor da humanidade. Foi ele, ainda, o principal responsável pela refutação definitiva da teoria da geração espontânea...”
Fonte: Silva, Elias O. Conversando sobre Ciência. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2013. 299p. Adaptado.
Assinale a alternativa que aponta qual experimento e sua respectiva conclusão foram responsáveis pela oposição e refutação da geração espontânea.
- O experimento com balões do tipo pescoço de cisne mostrou que um líquido fervido mantém a “força vital”. Nesse caso, as gotículas de água acumuladas nesse pescoço retêm os micróbios contidos no ar atmosférico que penetram no balão.
- O experimento com balões do tipo pescoço de cisne mostrou que um líquido fervido perde a “força vital”, pois, quando o pescoço do balão é quebrado, após a fervura desse líquido, surgem seres vivos.
- O experimento com balões de vidro fechados com rolhas mostrou que um líquido fervido está isolado do ar atmosférico. Nesse caso, um líquido fervido não perde a “força vital”, sendo responsável pelo surgimento de novas formas vivas.
- O experimento com balões de vidro hermeticamente fechados mostrou que um líquido fervido, por duas vezes, destrói a “força vital” e torna o ar desfavorável ao aparecimento de vida.
- O experimento com balões de vidro com gargalos derretidos no fogo mostrou que um líquido fervido por muito tempo mantém a “força vital”, reestabelecida pela entrada de ar fresco, mas torna o ar desfavorável ao aparecimento de vida.
Resposta: A
Resolução: O experimento com balões do tipo pescoço de cisne, que demonstrou que, ao ferver um líquido e mantê-lo em um balão com pescoço curvado, o líquido permanecia livre de micróbios. Quando o pescoço era quebrado, o ar externo podia entrar, permitindo a contaminação do líquido, provando que a vida não surgia de forma espontânea.
04. (UPE) Louis Pasteur ficou conhecido pelos seus experimentos, realizados por volta de 1860, reforçando a hipótese da biogênese, contribuindo, principalmente, para a Microbiologia e Medicina.
Sobre suas contribuições, analise os itens a seguir:
I. Observou, como primeiro cientista, a existência de micro-organismos, que, posteriormente, passou a se chamar bactéria, usando um microscópio de lente simples projetado por ele mesmo.
II. Descobriu que a raiva era transmitida por um agente que não podia ser visto pelo microscópio, revelando assim o mundo dos vírus.
III. Introduziu mudanças nas práticas hospitalares, minimizando a disseminação de doenças provocadas por micróbios.
IV. Desenvolveu técnicas para vacinar cachorros contra a raiva e tratar pessoas mordidas por cães contaminados.
V. Descobriu que as mutações são mecanismos que permitem a seleção natural em bactérias e fungos causadores de doenças.
Estão CORRETOS:
- I e III.
- II e V.
- II, III e IV.
- I, II e III.
- III, IV e V.
Resposta: C
Resolução: Louis Pasteur fez importantes descobertas sobre a transmissão da raiva (II), implementou mudanças nas práticas hospitalares para prevenir infecções (III), e desenvolveu a vacina contra a raiva (IV). A alternativa C é a correta, pois as afirmações I e V estão incorretas: Pasteur não foi o primeiro a observar bactérias e não fez descobertas sobre mutações em microrganismos.