Leishmaniose
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Leishmaniose com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Leishmaniose.
01. (FMC) Maurren Maggi, campeã olímpica de salto em distância nas Olimpíadas de Pequim (2008), contraiu leishmaniose durante a participação em um reality show, que foi gravado na República Dominicana.
Disponível em: https://istoe.com.br/maurren-maggi-temleishmaniose-confirmada-apos-participacao-em-reality/. Publicado em 03/01/18 e Acesso em: 16 set. 2018. Adaptado.
A leishmaniose é uma doença transmitida por um inseto e o seu agente etiológico é um
- nematódeo.
- protozoário.
- platelminto.
- fungo.
- vírus.
Resposta: B
Resolução: A leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania. Os protozoários são organismos unicelulares e não se enquadram nas categorias de nematódeos, platelmintos, fungos ou vírus.
02. (PUC-Campinas) Cogumelo matador
Dores, mal-estar, enjoo e problemas generalizados no fígado, rins e coração são os sintomas não de uma doença, mas do tratamento mais usado na leishmaniose. A doença, que pode infectar o fígado e levar à morte, atinge 14 a cada 100 mil brasileiros. Hoje, os medicamentos são tóxicos e a cura não é garantida: são derivados do antimônio, um semimetal que, em altas concentrações, provoca todos esses maléficos efeitos colaterais. Um novo remédio para tratar a doença está sendo pesquisado no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais e tem base em um fungo, popularmente conhecido como cogumelo do sol. Além de não apresentar efeito colateral em humanos, o cogumelo tem aprovação da ANVISA e da FDA, nos Estados Unidos. Das cerca de 100 substâncias presentes no extrato bruto do fungo, obtido após a desidratação e maceração, já se conseguiu sintetizar cinco, que provaram ser altamente eficazes contra a doença. As substâncias matam o Leishmania sem afetar o funcionamento dos macrófagos, as células do sistema imunológico humano em que eles se hospedam.
(Adaptado: Revista Galileu, junho de 2011, p. 20)
Um outra doença que também é uma preocupação constante em algumas regiões do Brasil é a malária, que tem em comum com a leishmaniose o fato de serem
- transmitidas por triatomídeos.
- causadas por protozoários.
- tratadas com semimetais.
- erradicadas no hemisfério norte.
- periodicamente epidêmicas no Brasil.
Resposta: B
Resolução: Tanto a leishmaniose quanto a malária são doenças causadas por protozoários. A malária é causada pelo gênero Plasmodium, enquanto a leishmaniose é causada pelo gênero Leishmania.
03. (ACAFE) Novo parasita causa morte em Sergipe com caso similar à leishmaniose
Pesquisadores identificaram em pacientes atendidos no Hospital Universitário de Sergipe, em Aracaju, uma nova espécie de parasita capaz de causar uma doença semelhante à leishmaniose visceral, porém refratária aos tratamentos disponíveis. Os dados da análise filogenômica indicam que o protozoário recém-descoberto não pertence ao gênero Leishmania.
Fonte: Revista Exame, 01/10/2019. Disponível em: https://exame.abril.com.br (adaptado)
Acerca das informações contidas no texto e nos conhecimentos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta.
- O agente etiológico da doença de Chagas, o Trypanossoma cruzi, é um protozoário flagelado transmitido, principalmente, pela picada de insetos hematófagos, comumente chamados barbeiros e pertencentes à família Triatomidae.
- A Leishmaniose Tegumentar é uma doença infecciosa, contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas. Essa doença é causada por protozoários do gênero Leishmania.
- A toxoplasmose é uma doença causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário rizópoda que invade, preferencialmente, as células do sistema fagocítico mononuclear, os leucócitos e as células parenquimatosas.
- A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar à morte. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha.
Resposta: D
Resolução: A Leishmaniose Visceral é uma zoonose causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida por picadas de flebotomíneos, e pode levar a problemas graves e até morte se não for tratada adequadamente.
04. (CESMAC) Em situações de pandemia, é comum os governos iniciarem uma corrida pelo desenvolvimento de novas vacinas. Contudo, uma série de doenças, tais como a leishmaniose visceral, continuam negligenciadas.
Sobre esta enfermidade, é correto afirmar:
- é altamente contagiosa.
- provoca aumento do fígado e do coração.
- é transmitida para o homem através da mordedura de cães infectados.
- promastigotas representam as formas do protozoário infectantes.
- vetores flebotomíneos, tais como Aedes aegypti, participam do ciclo da doença.
Resposta: D
Resolução: Os promastigotas são as formas flageladas do protozoário Leishmania que infectam os flebotomíneos e, posteriormente, são transmitidos para o homem.
05. (FATEC) A leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada por parasitas, que são transmitidos por vetores hematófagos, conhecidos por mosquito-palha ou birigui. O vetor se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita às pessoas e animais sadios.
Existem dois tipos de leishmaniose, a tegumentar (conhecida como úlcera de bauru) e a visceral (conhecida como calazar), capazes de causar sérios danos às pessoas afetadas.
A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele e nas mucosas das vias aéreas superiores.
A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.
Atualmente, existem cerca de 12 milhões de pessoas infectadas por leishmaniose em 88 países. Um deles é o Brasil, o mais afetado ao lado da Índia, Etiópia e Sudão. A doença está entre as mais negligenciadas no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), atingindo em sua maioria, as populações mais pobres.
https://tinyurl.com/y3elt26u Acesso em: 17.06.2019. Adaptado.
Em relação a essa doença, é correto que
- pode apresentar, em alguns casos, picos de febre alta, entre 39°C e 40°C, que coincidem com a ruptura de órgãos afetados e a consequente liberação de novos vírus no sangue.
- pode ser prevenida evitando a proliferação dos transmissores, usando mosquiteiros ao redor das camas e telas nas portas e janelas.
- é causada por bactérias que atacam células do sangue (hemácias) e órgãos, como o fígado, o baço e a medula vermelha dos ossos.
- é transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados com cistos dos agentes etiológicos.
- caracteriza-se por ser uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Trypanosoma.
Resposta: B
Resolução: A prevenção da leishmaniose inclui evitar a proliferação dos mosquitos transmissores, o uso de mosquiteiros e telas. A doença não é causada por bactérias nem transmitida por ingestão de água ou alimentos contaminados.
06. (FAMERP) A leishmaniose visceral humana é uma doença que afeta o baço e o fígado, provocando problemas imunológicos e quadros hemorrágicos. Em casos mais graves, pode causar a morte. Uma pessoa pode adquirir essa doença quando
- é picada por fêmeas do mosquito Lutzomyia sp.
- entra em contato com fezes contaminadas de percevejos.
- nada em águas contaminadas com cercárias.
- anda descalça em solos úmidos com larvas de vermes.
- ingere verduras contaminadas com ovos de parasitas.
Resposta: A
Resolução: A leishmaniose visceral é transmitida pela picada de fêmeas do mosquito do gênero Lutzomyia, e não por fezes contaminadas, águas com cercárias, ou contato com solos ou alimentos contaminados.
07. (PUC-RS) A leishmaniose constitui-se em doença parasitária de difícil tratamento, na medida em que as drogas empregadas exibem elevada toxicidade.
Todas as alternativas abaixo apresentam informações corretas sobre a leishmaniose, EXCETO:
- A leishmaniose é transmitida por mosquitos flebotomíneos.
- A leishmaniose é causada por um protozoário do gênero Leishmania.
- Em ambiente urbano, os cães representam o maior reservatório da doença.
- Em áreas rurais, o mosquito Aedes aegypti é o vetor mais importante da doença.
Resposta: D
Resolução: Em áreas rurais, o mosquito Aedes aegypti não é o principal vetor da leishmaniose. O vetor correto é o mosquito do gênero Lutzomyia.
08. (UFPR) Leia a notícia abaixo:
Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina
Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.
Revista Veja São Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago.2013.
A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita
- na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida.
- nas fezes e pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados.
- nas fezes e pode ser transmitido pela penetração ativa através da pele.
- no sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato.
- no sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito.
Resposta: E
Resolução: O parasita da leishmaniose é transmitido ao homem pela picada de um mosquito. Os cães infectados têm o parasita no sangue, que pode ser transmitido pelo mosquito.
09. (FAMECA) A leishmaniose tegumentar é uma importante parasitose com incidência anual de mais de 20 000 casos no Brasil. Essa doença é causada por uma espécie de
- bactéria e é transmitida por um mosquito do gênero Phlebotomus.
- vírus e é transmitida por um mosquito do gênero Aedes.
- bactéria e é transmitida por um percevejo do gênero Triatoma.
- protozoário e é transmitida por um mosquito do gênero Culex.
- protozoário e é transmitida por um mosquito do gênero Lutzomyia.
Resposta: E
Resolução: A leishmaniose tegumentar é causada por protozoários do gênero Leishmania e é transmitida por mosquitos do gênero Lutzomyia, e não por bactérias ou outros vetores.
10. (CESGRANRIO) Com 2,5 milhões de habitantes, Belo Horizonte é uma das maiores cidades brasileiras em que a leishmaniose visceral é endêmica – surgiram 1.255 casos entre 2001 e 2011. Causada por um parasita de uma só célula – o protozoário Leishmania infantum ou chagasi – [...] pode ser letal se não tratada.
BUENO, Daniel. Infecções silenciosas. Revista Pesquisa FAPESP. São Paulo, n. 204, fev. 2013, p. 12.
A doença parasitária à qual o texto acima se refere tem como profilaxia
- controlar a população de ratos através do saneamento básico e melhoria das galerias pluviais.
- cozinhar os alimentos e lavar cuidadosamente as frutas, as verduras e as mãos antes de comer.
- usar preservativos durante as relações sexuais e utilizar agulhas e seringas esterilizadas ou descartáveis.
- evitar o consumo de alimentos enlatados em que a lata esteja em mau estado de conservação ou estufada.
- combater os mosquitos com inseticidas e evitar objetos que acumulem água onde as larvas desses insetos se desenvolvem.
Resposta: E
Resolução: A profilaxia para a leishmaniose visceral inclui combater os mosquitos com inseticidas e evitar a proliferação de larvas, diferentemente das medidas preventivas para outras doenças.