Home > Banco de Questões > Biologia > Microbiologia >Bacteriófago

Bacteriófago

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Bacteriófago com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Bacteriófago.




01. (UECE) Sobre os bacteriófagos, é correto afirmar que são vírus

  1. que usam seu próprio metabolismo para destruir células hospedeiras humanas.
  2. de DNA ou de RNA que infectam organismos procariotos.
  3. cuja reprodução ou replicação, diferente dos demais vírus, ocorre no exterior de uma célula hospedeira.
  4. que causam catapora nos humanos e parasitam bactérias.

Resposta: B

Resolução: Bacteriófagos são vírus que infectam bactérias, organismos procariotos. Eles podem ter DNA ou RNA como material genético. A opção B é a correta porque reflete a natureza dos bacteriófagos.

02. (Unit-SE)

Analisando-se os possíveis ciclos de replicação do bacteriófago, é correto afirmar que

  1. a célula de replicação do bacteriófago pode ser qualquer uma do reino animal.
  2. se nota a ativação do genoma viral após a formação de novos capsídeos, durante o ciclo lítico.
  3. ocorre a amplificação do genoma viral, no ciclo lisogênico, a cada reprodução bacteriana.
  4. os novos bacteriófagos, imediatamente liberados na replicação lítica, apresentam metabolismo catabólico.
  5. a replicação do bacteriófago prescinde de um reconhecimento prévio para o início de sua proliferação.

Resposta: C

Resolução: No ciclo lisogênico, o DNA viral se integra ao DNA bacteriano e é replicado junto com ele durante as divisões celulares. Portanto, a opção C é correta.

03. (UFVJM) Os vírus bacteriófagos apresentam basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Esses ciclos são iniciados quando os vírus aderem à superfície da célula hospedeira e introduzem nela o material genético viral.

O ciclo lisogênico é caracterizado por:

  1. transcrição do DNA viral em RNAm viral.
  2. manutenção do metabolismo e reprodução celular.
  3. controle do metabolismo bacteriano pelo DNA viral.
  4. degradação do DNA da célula hospedeira e lise celular.

Resposta: B

Resolução: No ciclo lisogênico, o DNA viral é integrado ao DNA da bactéria sem causar destruição imediata da célula. A célula hospedeira continua sua atividade normal, e o DNA viral se replica junto com o DNA bacteriano. Portanto, a opção B é a correta

04. (FCMSJF) Sua descoberta na década de 70 revolucionou a biologia molecular. Inicialmente foram identificadas como sendo responsáveis pela proteção de bactérias contra mecanismos de infecção de bacteriófagos. Atualmente podem ser purificadas e comercializadas por diversos laboratórios pelo mundo e funcionam através de um mecanismo que corta o DNA em segmentos específicos contribuindo significativamente nos estudos de biologia molecular.

O texto se refere a:

  1. DNA ligase
  2. DNA polimerase
  3. Telomerase
  4. Endonucleases de restrição

Resposta: D

Resolução: As endonucleases de restrição são enzimas que cortam o DNA em locais específicos e foram descobertas para proteger as bactérias de fagos. Elas são fundamentais na biologia molecular. Portanto, a opção D é correta

05. (UESB) O esquema representa, de forma simplificada, um tipo de ciclo de vida de um bacteriófago (fago).

A respeito das características inerentes a esse tipo de ciclo de vida, é correto afirmar:

  1. O ciclo lisogênico se caracteriza pela duplicação intensa do material genético viral que se mantém inativo durante todo o processo.
  2. Os fagos penetram ativamente na bactéria hospedeira durante a etapa de infecção, ao introduzir o seu RNA ao material genético da célula.
  3. A bactéria hospedeira utiliza os seus equipamentos citoplasmáticos para a montagem dos novos fagos durante as várias infecções virais que ocorrem ao longo do seu ciclo de vida.
  4. No ciclo lítico, o material genético permanece ativo durante a montagem de novos vírus, destruindo a bactéria hospedeira no momento de liberação dos novos fagos produzidos.
  5. A inoculação do DNA viral na bactéria hospedeira ativa o sistema de defesa bacteriano, que expulsa do ambiente citoplasmático os fagos introduzidos no seu interior.

Resposta: D

Resolução: No ciclo lítico, o bacteriófago usa a maquinaria da célula hospedeira para produzir novos vírus, e a célula é destruída na liberação dos novos fagos. Portanto, a opção D é correta.

06. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Além de difundir o conhecimento, o biólogo deve gerar novos conhecimentos. Isto é, deve investigar e descobrir como funciona a vida em todos os seus níveis de organização, para que essas informações venham a compor os conteúdos dos livros didáticos de biologia. A questão relaciona-se a pesquisas na área da Biologia. Para resolvê-las, leia as informações a seguir.

A pesquisa 2 investigou qual a porção viral que infectava as bactérias. Para isso, uma quantidade de vírus bacteriófagos teve seu capsídeo proteico marcado com fluorescência vermelha, e seu DNA, com fluorescência azul. As células foram então infectadas por esses vírus e, após, analisadas.

O processo de infecção mostrou que _________ das bactérias havia ficado _________.

  1. o citoplasma vermelho
  2. o citoplasma azul
  3. o núcleo vermelho
  4. a parede celular azul
  5. a parede celular vermelha

Resposta: B

Resolução: O DNA viral, marcado com fluorescência azul, deveria estar no citoplasma da bactéria, pois é onde o material genético viral é encontrado durante a infecção. Portanto, a opção B é a correta

07. (UEFS)

O esquema ilustra um tipo de ciclo de vida presente em bacteriófagos.

Considerando-se as características inerentes a esse tipo de ciclo, é correto afirmar:

I. Durante este ciclo, o vírus é capaz de produzir novas unidades virais, levando à inexorável morte da bactéria hospedeira.

II. O bacteriófago infecta a célula ao injetar o seu material genético no interior do citoplasma bacteriano.

III. O ciclo representado é do tipo lisogênico por favorecer a produção de cópias do material genético do vírus a partir do processo de reprodução das bactérias.

IV. Os bacteriófagos se utilizam da maquinaria presente nas células humanas para produção das novas proteínas virais. Dessas afirmativas, estão corretas as indicadas em

  1. apenas I e II.
  2. apenas II e III.
  3. apenas III e IV.
  4. apenas II, III e IV.
  5. I, II, III e IV.

Resposta: B

Resolução: O ciclo lisogênico não causa a morte imediata da célula e envolve a integração do material genético viral ao DNA bacteriano, que se replica junto com o DNA da bactéria. O bacteriófago não usa maquinaria das células humanas, mas sim das células bacterianas. Portanto, a opção B é correta

08. (UESB) Os bacteriófagos T-pares são tipos de vírus que estão constituídos por uma molécula de DNA protegida por uma cápsula de proteínas. Existem diversos tipos de fagos T-pares, que diferem entre si quanto ao DNA e ao tipo de proteína constituinte da cápsula. Os microbiologistas conseguem construir, em laboratório, um tipo de bacteriófago com DNA de uma cepa e proteínas da cápsula de outra. Em um experimento, foi construído um vírus com DNA do fago T4 e proteínas da cápsula de T2.

Pode-se prever que a descendência desse vírus apresentará

  1. cápsula de T4 e DNA de T2.
  2. cápsula e DNA, ambos de T4.
  3. cápsula de T2 e DNA de T4.
  4. cápsula e DNA, ambos de T2.
  5. mistura de cápsulas e DNA de T2 e T4.

Resposta: B

Resolução: Os descendentes quanto ao DNA e a cápsula serão: DNA como fator dominante e tanto cápsula quanto DNA serão T2.

O fator dominante DNA será o que determinará as características das células e vírus. Na geração produzida pelo cientista terá DNA do T2 e cápsula do T4, mas como nas próximas gerações irão ser transmitidas apenas uma cópia do DNA, nessas gerações se encontrarão cápsulas T2. O DNA do bacteriófago apenas repassará as características próprias.

09. (EMESCAM) Alguns bacteriófagos, ao infectarem uma bactéria, podem incorporar o seu material genético ao cromossomo bacteriano, caracterizando a formação de um provírus ou profago.

Entretanto, para certos vírus, o DNA viral não se integra ao genoma da célula hospedeira, permanecendo livre e inativo no citoplasma quando, então, é denominado

  1. nucleossomo.
  2. plasmossomo.
  3. plasmídio.
  4. epissomo.
  5. cariossomo.

Resposta: D

Resolução: O DNA viral que permanece livre no citoplasma é denominado epissomo. Portanto, a opção D é a correta.

10. (UNIVAG) Bactérias foram mantidas em meio de cultura com aminoácidos radioativos. Em seguida, essas bactérias foram expostas a bacteriófagos com o objetivo de se investigar o mecanismo de infecção desses vírus. Após a replicação dos bacteriófagos, é esperado encontrar aminoácidos radioativos

  1. na membrana plasmática viral.
  2. no capsídeo viral.
  3. no DNA viral.
  4. no RNA viral.
  5. nos ribossomos virais.

Resposta: B

Resolução: Aminoácidos radioativos são incorporados nas proteínas, que estão no capsídeo viral. Portanto, a opção B é a correta.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp