Síndrome Edematos
Lista de 01 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Síndrome Edematos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Síndrome Edematos.
01. (Faculdade de Ciências Médicas-MG) (...) ”O resultado é péssimo se os anticorpos da mãe começam a entrar na circulação do feto. Normalmente são anticorpos incompletos, extremamente ativos, que causarão a hemólise. Apesar da anemia secundária, e eliminação do principal metabólito da hemoglobina (isto é, bilirrubina), aumenta a concentração dela no sangue até uns níveis de 18 mg%, o que, geralmente causará icterícia nuclear (o tecido nervoso tendo uma grande afinidade para a bilirrubina).
Parece que somente a bilirrubina indireta é tóxica para os neurônios, impedindo a oxigenação deles. Desse jeito, a hipóxia, junto com a ação das aglutininas sobre os endotélios, causa um aumento da permeabilidade dos endotélios, extravasão de proteínas e síndrome edematoso.” (...)
(http://www.misodor.com/DHPN.html)
O fragmento de texto acima está relacionado com todas as indicações abaixo, EXCETO:
- Incompatibilidade sanguínea materno-fetal.
- Gestação de filhos Rh- por mães Rh+.
- Doença hemolítica do recém nascido.
- Eritroblastose fetal.
Resposta: B
Resolução: A incompatibilidade sanguínea materno-fetal geralmente se refere a situações onde o sangue da mãe e do feto não são compatíveis, como ocorre no sistema Rh ou ABO. Quando a mãe é Rh-negativa e o feto é Rh-positivo, o sistema imunológico da mãe pode produzir anticorpos contra os glóbulos vermelhos do feto, levando a condições como a doença hemolítica do recém-nascido (também conhecida como eritroblastose fetal).