Acromatopsia
Lista de 03 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Acromatopsia com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Acromatopsia.
01. (Albert Einstein) Acromatopsia é uma doença autossômica recessiva rara determinada por um par de alelos. Pessoas com essa doença pouco distinguem cores ou não as distinguem, podendo enxergar uma só cor. No heredograma, o avô de Renan e Bárbara apresenta a acromatopsia.
A probabilidade de Renan e Bárbara gerarem um menino com a acromatopsia será de
- 1/16.
- 1/8.
- 1/32.
- 1/64.
- 1/4.
Resposta: C
Resolução:
02. (UFRR) A acromatopsia congênita é uma doença de herança autossômica recessiva, caracterizada por cegueira total às cores, miopia e catarata. Essa doença ocorre em uma frequência muito mais alta (entre 4 e 10%) em duas ilhas no Oceano Pacífico, do que em outras populações mundiais (frequência entre 1/20.000 e 1/50.000). A população atual dessas ilhas é descendente de cerca de 20 sobreviventes que restaram após sua devastação por um tufão por volta de 1780. Entre os sobreviventes, havia um indivíduo portador do gene para a acromatopsia.
(adaptado de Borges-Osorio, M. R. & Robinson, W. M.. Genética Humana 3ª edição Porto Alegre: Artmed, 2013).
Assinale a alternativa que explica corretamente a alta incidência de acromatopsia na população dessas ilhas.
- A explicação para alta frequência da acromatopsia nessas ilhas é a deriva genética, com um forte gargalo genético na população, combinado com o isolamento geográfico e cultural de seus habitantes.
- A modificação do ambiente, após a ocorrência do tufão, permitiu que a seleção natural agisse nessas ilhas, possibilitando a maior sobrevivência de indivíduos portadores do alelo para a acromatopsia
- Nessas ilhas, ocorreram mutações em outros genes que permitiram a adaptação dos indivíduos com acromatopsia ao ambiente, ocasionando um aumento da frequência desses indivíduos na população.
- Nessas ilhas, o alelo para a acromatopsia apresenta um valor adaptativo maior do que em outras populações, ocasionando um aumento de sua frequência na população das ilhas.
- Dificuldades no atendimento do sistema de saúde causadas pela ocorrência do tufão, ocasionaram maior incidência de contaminação da população das ilhas pelo agente causador da acromatopsia.
Resposta: A
Resolução:
1. Deriva Genética: Após o tufão, a população foi reduzida a um número muito pequeno de indivíduos, o que pode causar um "gargalo genético." Isso significa que a frequência de certos genes pode mudar drasticamente devido ao tamanho reduzido da população.
2. Isolamento Geográfico: O isolamento geográfico e cultural pode impedir a introdução de novos alelos, mantendo a alta frequência do gene recessivo na população.
A deriva genética é uma explicação adequada para a alta frequência de acromatopsia devido à redução do tamanho da população e ao isolamento.
03. (UNIFAE) A acromatopsia é uma doença em que a pessoa enxerga em preto e branco (ou cinzento) e é determinada por alelos autossômicos recessivos. A fenilcetonúria, que pode causar deficiência mental, é outra doença determinada também por alelos autossômicos recessivos. Já a polidactilia, doença caracterizada por dedos extranumerários, é determinada por um alelo autossômico dominante. Considere que uma mulher com polidactilia e normal para as duas outras doenças, tem o pai com fenilcetonúria. Ela casa-se com um homem com fenilcetonúria e normal para as duas outras características. Eles tiveram uma filha apenas com acromatopsia. Caso esse casal tenha outra criança, a probabilidade de ela nascer normal para as três características é de
- 1/16
- 3/8
- 3/16
- 9/32
- 1/8
Resposta: C
Resolução: