Aterosclerose
Lista de 02 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Aterosclerose com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Aterosclerose.
01. (PUC-PR) Leia o texto a seguir.
Doenças cardiovasculares causam quase 30% das mortes no País
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, como os já citados infarto e acidente vascular cerebral, e também arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. A principal característica das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, acúmulo de placas de gorduras nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/doencas-cardiovasculares-causam-quase-30-das-mortes-no-pais - Acesso: 04 de maio de 2016.
Dentre as principais causas da aterosclerose, destacam-se fatores genéticos, obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão e colesterol alto.
Se for considerado isoladamente o fator colesterol, conclui-se que
- uma redução de HDL e um aumento de LDL reduzem o risco de infarto.
- atividade física e ingestão de gorduras de origem vegetal aumentam a quantidade de LDL reduzindo o risco de infarto.
- alimentação equilibrada e atividade física reduzem o HDL e aumentam o risco de infarto.
- proporção de HDL e LDL não tem relação direta com a alimentação, pois são moléculas de origem endógena.
- uma redução de HDL e um aumento de LDL aumentam o risco de infarto.
Resposta: E
Resolução: O colesterol no sangue é composto por diferentes tipos de lipoproteínas, principalmente HDL (lipoproteína de alta densidade) e LDL (lipoproteína de baixa densidade). O HDL é conhecido como "bom colesterol" porque ajuda a remover o LDL, conhecido como "mau colesterol", das artérias, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Portanto, níveis baixos de HDL e altos de LDL são associados a um aumento do risco de infarto, pois o excesso de LDL pode se acumular nas artérias e formar placas que obstruem o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de eventos cardíacos.
02. (Universidade do Extremo Sul Catarinense) Leia o texto abaixo:
COLESTEROL FIQUE DE OLHO NO SEU
Níveis elevados de colesterol estão associados com aterosclerose e doenças coronarianas. As recomendações dietéticas habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.
O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:
- Colesterol Total - abaixo de 200mg/dL de sangue;
- Bom Colesterol (HDL) - acima de 35mg/dL de sangue;
- Mau Colesterol (LDL) - abaixo de 130mg/dL de sangue.
Fonte: Disponível em: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23618. Acesso em: 12 out. 2013.
De acordo com o texto acima o colesterol não é só vilão, em quantidades ideais é um importante componente celular. Sobre as funções desta molécula podemos afirmar que:
- Formam os fosfolípideos, componentes necessários para formação das membranas biológicas.
- São capazes de formar polissacarídeos essenciais para fornecimento de energia para célula.
- Compõem proteínas com importante atividade enzimática em uma célula.
- Formam os glicolípideos, componentes das membranas biológicas de vegetais.
- Compõem os esteróis, importantes na produção de hormônios sexuais dos vertebrados.
Resposta: E
Resolução: O colesterol é uma molécula essencial para várias funções biológicas. Um de seus papéis importantes é ser um precursor na biossíntese dos esteróides, que incluem hormônios sexuais como estrogênios, progesterona e testosterona. Além disso, o colesterol também é um componente fundamental das membranas celulares e é usado para formar sais biliares e vitamina D. As outras opções apresentadas na questão referem-se a processos ou componentes que não são diretamente relacionados ao colesterol.