Home > Banco de Questões > Biologia > Evolução >Evolução Humana

Evolução Humana

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Evolução Humana com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Evolução Humana.




1. (Enem) O assunto na aula de Biologia era a evolução do Homem. Foi apresentada aos alunos uma árvore filogenética, igual à mostrada na ilustração, que relacionava primatas atuais e seus ancestrais.

Após observar o material fornecido pelo professor, os alunos emitiram várias opiniões, a saber:

I - Os macacos antropóides (orangotango, gorila e chimpanzé e gibão) surgiram na Terra mais ou menos contemporaneamente ao Homem.

II - Alguns homens primitivos, hoje extintos, descendem dos macacos antropóides.

III - Na história evolutiva, os homens e os macacos antropóides tiveram um ancestral comum.

IV - Não existe relação de parentesco genético entre macacos antropóides e homens.

Analisando a árvore filogenética, você pode concluir que:

  1. todas as afirmativas estão corretas.
  2. apenas as afirmativas I e III estão correta
  3. apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
  4. apenas a afirmativa II está correta.
  5. apenas a afirmativa IV está correta.

Resposta: B

Resolução: A afirmativa I está correta porque os macacos antropóides e os humanos compartilham um ancestral comum, o que implica que seus surgimentos foram próximos em termos evolutivos.

A afirmativa III está correta, pois a árvore filogenética confirma que homens e macacos antropóides descendem de um ancestral comum.

As afirmativas II e IV estão incorretas: a II sugere que os humanos descendem diretamente de macacos antropóides, o que não é verdadeiro, e a IV contradiz a relação de parentesco genético claramente estabelecida.

2. (Enem) Foram feitas comparações entre DNA e proteínas da espécie humana com DNA e proteínas de diversos primatas. Observando a árvore filogenética, você espera que os dados bioquímicos tenham apontado, entre os primatas atuais, como nosso parente mais próximo o:

  1. Australopithecus.
  2. Chimpanzé.
  3. Ramapithecus.
  4. Gorila.
  5. Orangotango.

Resposta: B

Resolução: Entre os primatas atuais, o chimpanzé é o parente mais próximo do ser humano, com quem compartilha cerca de 98% do material genético. Estudos bioquímicos e árvores filogenéticas apontam essa proximidade, enquanto outras espécies (como o gorila e o orangotango) estão mais distantes na escala evolutiva.

3. (Enem) Se fosse possível a uma máquina do tempo percorrer a evolução dos primatas em sentido contrário, aproximadamente quantos milhões de anos precisaríamos retroceder, de acordo com a árvore filogenética apresentada, para encontrar o ancestral comum do homem e dos macacos antropóides (gibão, orangotango, gorila e chimpanzé)?

  1. 5
  2. 10
  3. 15
  4. 20
  5. 25

Resposta: C

Resolução: A análise de árvores filogenéticas sugere que o ancestral comum entre os humanos e os macacos antropóides existiu há aproximadamente 15 milhões de anos. Essa estimativa é baseada em estudos paleontológicos e genéticos.

04. (UFPI) A evolução biológica, amplamente aceita pelos cientistas, é a melhor explicação para a enorme variação dos organismos vivos. No entanto, muitas pessoas leigas ainda se sentem confusas em relação à Teoria da Evolução. Assinale a alternativa que melhor responderia, com base na Teoria de Darwin, à seguinte indagação cética: "Se o homem veio do macaco, por que ainda existem macacos hoje?

  1. Algumas espécies de macacos sofreram pressões seletivas diferentes, porém certamente convergirão também para a espécie humana.
  2. O homem não evoluiu dos macacos modernos, mas compartilhou com eles um ancestral comum, uma espécie que não existe mais.
  3. Os macacos modernos, apesar de pertencerem a espécies diferentes da humana, possuem carga genética muito semelhante.
  4. Os macacos modernos são produtos de uma evolução inacabada enquanto o homem já atingiu seu ápice.
  5. Os macacos modernos certamente não chegaram a cruzar com os humanos

Resposta: B

Resolução: Essa é a explicação correta com base na Teoria da Evolução de Darwin. Humanos e macacos modernos têm um ancestral comum que viveu no passado e, a partir desse ponto, divergiram em diferentes linhagens evolutivas. Não é correto dizer que os humanos descendem diretamente dos macacos que conhecemos hoje.

05. (UFES) Ao longo do processo evolutivo do homem, várias mudanças adaptativas ocorreram. As afirmativas a seguir se referem a algumas delas. Indique a INCORRETA.

  1. A adoção da postura ereta e o aperfeiçoamento das mãos possibilitaram o uso regular de instrumentos para obtenção de alimentos.
  2. As modificações nos dentes, na arcada dentária e nos hábitos alimentares contribuíram para o aumento da capacidade de adaptação.
  3. A postura bípede foi decorrente de um aumento do cérebro e da inteligência, acompanhado de alterações no esqueleto.
  4. As alterações no ritmo do desenvolvimento dos humanos resultaram na necessidade de um período mais prolongado de cuidados maternais.
  5. O aumento da capacidade craniana e o desenvolvimento dos centros da inteligência propiciaram um aumento na capacidade de comunicação e de comportamento comunitário organizado.

Resposta: C

Resolução: Essa afirmativa é incorreta porque a postura bípede surgiu antes do aumento significativo do cérebro humano. A postura ereta foi uma adaptação associada a mudanças no ambiente, como a necessidade de caminhar em savanas abertas, enquanto o aumento do cérebro ocorreu mais tarde, associado a habilidades cognitivas avançadas.

06. (FUVEST) Pesquisadores descobriram na Etiópia fósseis que parecem ser do mais antigo ancestral da humanidade. Como a idade desses fósseis foi estimada entre 5,2 e 5,8 milhões de anos, pode-se dizer que esses nossos ancestrais viveram

  1. em época anterior ao aparecimento dos anfíbios e dos dinossauros.
  2. na mesma época que os dinossauros e antes do aparecimento dos anfíbios.
  3. na mesma época que os dinossauros e após o aparecimento dos anfíbios
  4. em época posterior do desaparecimento dos dinossauros, mas antes do surgimento dos anfíbios.
  5. em época posterior ao surgimento dos anfíbios e ao desaparecimento dos dinossauros.

Resposta: E

Resolução: Os fósseis mencionados viveram após o surgimento dos anfíbios (há cerca de 370 milhões de anos) e após o desaparecimento dos dinossauros (há cerca de 65 milhões de anos). Portanto, a época dos fósseis é posterior a ambos esses eventos.

07. (UNESP) A especiação do Homo sapiens tem pouca chance de ocorrer, considerando-se a atual condição da espécie humana. Assinale a afirmação que MELHOR sustenta essa hipótese.

  1. A ciência moderna tem eliminado as mutações humanas.
  2. Os medicamentos atuais diminuem a incidência de doenças.
  3. Os postulados de Darwin não se aplicam à espécie humana.
  4. As alterações ambientais que favorecem a especiação são cada vez menores.
  5. Os meios de locomoção e de comunicação têm diminuído ou eliminado os isolamentos geográficos.

Resposta: E

Resolução: Os avanços em transporte e comunicação eliminaram barreiras geográficas, tornando menos provável o isolamento populacional necessário para a especiação.

08. (FGV) É comum que os livros e meios de comunicação representem a evolução do Homo sapiens a partir de uma sucessão progressiva de espécies, como na figura.

Coloca-se na extrema esquerda da figura as espécies mais antigas, indivíduos curvados, com braços longos e face simiesca. Completa-se a figura adicionando, sempre à direita, as espécies mais recentes: os australopitecus quase que totalmente eretos, os neandertais e finaliza-se com o homem moderno.

Essa representação é

  1. adequada. A evolução do homem deu-se ao longo de uma linha contínua e progressiva. Cada uma das espécies fósseis já encontradas é o ancestral direto de espécies mais recentes e modernas.
  2. adequada. As espécies representadas na figura demonstram que os homens são descendentes das espécies mais antigas e menos evoluídas da família: gorila e chimpanzé.
  3. inadequada. Algumas das espécies representadas na evolução do homem seriam mais bem representada inserindo-se lacunas entre uma espécie e outra, mantendo-se na figura apenas as espécies ainda existentes.
  4. inadequada. Algumas das espécies representadas na figura podem não ser ancestrais das espécies seguintes. A evolução do homem seria melhor representada como galhos de um ramo, com cada uma das espécies ocupando a extremidade de cada um dos galhos.
  5. inadequada. As espécies representadas na figura foram espécies contemporâneas e, portanto, não deveriam ser representadas em fila. A evolução do homem seria melhor representada com as espécies colocadas lado a lado.

Resposta: D

Resolução: A representação linear da evolução humana é inadequada, pois algumas espécies representadas não são ancestrais diretos de outras. A evolução seria melhor representada como uma árvore com galhos, mostrando relações divergentes.

09. (UNESP) Há cerca de 40.000 anos, duas espécies do gênero Homo conviveram na área que hoje corresponde à Europa: H. sapiens e H. neanderthalensis. Há cerca de 30.000 anos, os neandertais se extinguiram, e tornamo-nos a única espécie do gênero. No início de 2010, pesquisadores alemães anunciaram que, a partir de DNA extraído de ossos fossilizados, foi possível sequenciar cerca de 60% do genoma do neandertal. Ao comparar essas sequências com as sequências de populações modernas do H. sapiens, os pesquisadores concluíram que de 1 a 4% do genoma dos europeus e asiáticos é constituído por DNA de neandertais. Contudo, no genoma de populações africanas não há traços de DNA neandertal.

Isto significa que:

  1. Os H. sapiens, que teriam migrado da Europa e Ásia para a África, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
  2. Os H. sapiens, que teriam migrado da África para a Europa, lá chegando entrecruzaram com os H. neanderthalensis.
  3. O H. sapiens e o H. neanderthalensis não têm um ancestral em comum.
  4. A origem do H. sapiens foi na Europa, e não na África, como se pensava.
  5. A espécie H. sapiens surgiu independentemente na África, na Ásia e na Europa.

Resposta: B

Resolução: análise do DNA sugere que o cruzamento entre Homo sapiens e Homo neanderthalensis ocorreu na Europa, para onde os Homo sapiens migraram vindos da África.

10. (PUC-MG) Recentes análises do DNA de chimpanzés permitiram concluir que o homem é mais aparentado com eles do que com qualquer outro primata. Isso permite concluir que:

  1. O chimpanzé é ancestral do homem.
  2. O chimpanzé e o homem têm um ancestral comum.
  3. O homem e o chimpanzé são ancestrais dos gorilas.
  4. A evolução do homem não foi gradual.
  5. Os chimpanzés são tão inteligentes quanto o homem.

Resposta: B

Resolução: O DNA mostra que humanos e chimpanzés compartilham um ancestral comum, mas isso não implica que um seja ancestral direto do outro.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp