Citoplasma
Lista de 12 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citoplasma com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Citoplasma.
1. (UFPB) Uma célula secretora do pâncreas contém, em seu ápice, diversos grânulos de secreção, repletos de proteínas, que irão atuar na digestão de alimentos. As cadeias primárias dessas proteínas foram sintetizadas em polissomos
- livres no citoplasma celular.
- ligados ao envoltório nuclear.
- ligados ao retículo endoplasmático rugoso
- do Complexo de Golgi.
- ligados aos mesossomos.
Resposta: C
Resolução: As cadeias primárias das proteínas são sintetizadas nos ribossomos, que podem estar ligados ao retículo endoplasmático rugoso. O retículo endoplasmático rugoso é responsável pela síntese de proteínas que serão secretadas ou incorporadas à membrana celular.
2. (Unesp) Leia as descrições seguintes.
I. Organela constituída por numerosos sáculos interligados, normalmente localizada nas proximidades do núcleo e do retículo endoplasmático granuloso.
II. Organela do tipo vacúolo, rica em enzimas.
III. Rede de canais delimitados por membranas lipoprotéicas.
Pode-se afirmar corretamente que o item
- I refere-se ao retículo endoplasmático não-granuloso, que tem a função de transporte de substâncias dentro das células.
- I e o item III referem-se, respectivamente, ao complexo golgiense e ao retículo endoplasmático, os quais estão particularmente desenvolvidos em células com função de secreção.
- II refere-se aos lisossomos, que são vacúolos responsáveis pela produção de proteínas.
- II e o item III referem-se, respectivamente, aos lisossomos e ao complexo golgiense, os quais são responsáveis pelo processo de fagocitose dentro da célula.
- III refere-se aos centríolos, que são responsáveis pela formação de cílios e flagelos celulares.
Resposta: B
Resolução: O item I descreve o complexo de Golgi, e o item III descreve o retículo endoplasmático. O complexo de Golgi é responsável pela modificação, empacotamento e distribuição de proteínas e lipídios. O retículo endoplasmático é uma rede de canais e sáculos onde ocorre a síntese e o transporte de proteínas e lipídios.
3. (Mack) Células musculares, células glandulares e células de um microorganismo de água doce, deverão ter bem desenvolvidas as seguintes organelas, respectivamente:
- cloroplastos, mitocôndrias e centríolos.
- complexo de Golgi, retículo endoplasmático liso e lisossomos.
- mitocôndrias, complexo de Golgi e vacúolo contrátil.
- retículo endoplasmático rugoso, mitocôndrias e complexo de Golgi.
- centríolos, vacúolo contrátil e lisossomos.
Resposta: C
Resolução: Células musculares têm muitas mitocôndrias para produzir energia; células glandulares possuem o complexo de Golgi bem desenvolvido para secretar proteínas; e microorganismos de água doce possuem vacúolos contráteis para regular a pressão osmótica.
04. (UFPR) Um experimento foi realizado para demonstrar a atividade da enzima catalase, também conhecida como peroxidase: em um recipiente foi colocado um pedaço de fígado bovino fresco (condição A), enquanto em outro foi colocado um pedaço de fígado bovino cozido (condição B). A seguir, peróxido de hidrogênio (água oxigenada) foi adicionado a cada um dos recipientes. Na condição A, muitas bolhas foram observadas saindo do pedaço de fígado; na condição B não foi observada a formação de bolhas. A partir dessas informações, assinale a alternativa correta.
- As bolhas que apareceram na condição A são consequência da formação de vitamina C pela reação conhecida como peroxidação hepática.
- A catalase aumentou a energia de ativação da reação do peróxido de hidrogênio, produzindo calor e consequentemente as bolhas no fígado fresco.
- As bolhas formadas na condição A são de gás hidrogênio, produzido pelo contato do peróxido de hidrogênio com o ar.
- A catalase está ativa na condição A, promovendo a formação de gás oxigênio pela quebra do peróxido de hidrogênio.
- A água oxigenada foi convertida em gases na condição A e convertida em água pura na condição B.
Resposta: D
Resolução: A catalase, uma enzima encontrada no fígado, decompõe o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. As bolhas observadas são de oxigênio liberado pela reação enzimática. O fígado cozido perdeu sua atividade enzimática, por isso não houve formação de bolhas.
05. (Vunesp-SP) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.
As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema estão corretamente listadas em:
- absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
- fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
- fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
- absorção de oxigênio, respiração celular e eliminação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.
- fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisossomos
Resposta: B
Resolução: A fagocitose é o processo de engolfar macromoléculas, seguido pela digestão dessas substâncias no lisossomo e a egestão dos resíduos. O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi participam do transporte e processamento de macromoléculas.
06. (Uece) Os isótopos radioativos permitem que se marque o trajeto de uma substância no interior da célula pela técnica da radioautografia. Considerando a ordem cronológica, um aminoácido marcado radioativamente, ao ser acompanhado no interior da célula, encontrar-se-á em primeiro lugar no:
- lisossomo, onde o aminoácido faz parte das proteínas envolvidas na digestão celular.
- ribossomo, onde o aminoácido é ligado à cadeia polipeptídica da proteína.
- complexo de Golgi, onde o aminoácido pertence a proteínas que serão preparadas para exportação ou utilização no interior da célula.
- retículo endoplasmático, que realiza o transporte do aminoácido acoplado à cadeia polipeptídica da proteína.
- mitocôndria, onde será usado na produção de enzimas da respiração celular.
Resposta: B
Resolução: A síntese de proteínas ocorre nos ribossomos, onde os aminoácidos são incorporados às cadeias polipeptídicas. Depois, as proteínas seguem para o retículo endoplasmático e o complexo de Golgi.
07. (UFF-RJ) As células animais, vegetais e bacterianas apresentam diferenças estruturais relacionadas às suas características fisiológicas
A tabela a seguir mostra a presença ou ausência de algumas dessas estruturas.
Analisando as informações apresentadas, é correto afirmar que
- tanto os vegetais quanto as bactérias são autótrofos devido à presença da parede celular.
- o citoplasma de todas as células são iguais.
- as bactérias não possuem cromossomos por não possuírem núcleo.
- a célula animal é a única que realiza divisão celular com fuso mitótico com centríolos nas suas extremidades.
- todos os plastos estão envolvidos na fotossíntese.
Resposta: D
Resolução: Células animais possuem centríolos que ajudam na formação do fuso mitótico durante a divisão celular. Células vegetais e bacterianas têm estruturas diferentes para divisão celular.
08. (Mack-SP) As células produtoras de saliva retiram, do sangue, as substâncias necessárias para a síntese dessa secreção. Essas substâncias são, inicialmente, transferidas para I, em que ocorre a II. Em seguida, são encaminhadas para III de onde são secretadas
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas I, II e III.
- as mitocôndrias; produção de ATP; o retículo endoplasmático liso.
- o retículo endoplasmático liso; produção de proteínas; o centríolo.
- o complexo de Golgi; produção de carboidratos; as mitocôndrias.
- o retículo endoplasmático granular; produção de enzimas; o complexo de Golgi.
- os centríolos; produção de carboidratos; o complexo de Golgi.
Resposta: D
Resolução: O retículo endoplasmático rugoso (granular) é onde ocorre a síntese de proteínas (enzimas). Essas proteínas são processadas e modificadas no complexo de Golgi antes de serem secretadas.
09. (UFRGS-RS) Considere o diagrama a seguir
No diagrama, as letras A, B e C substituem, respectivamente,
- o peroxissomo, os ribossomos e o retículo endoplasmático não granuloso.
- o citoesqueleto, os centríolos e o retículo endoplasmático granuloso.
- o complexo golgiense, os ribossomos e o retículo endoplasmático granuloso.
- o peroxissomo, os vacúolos e o retículo endoplasmático não granuloso.
- o complexo golgiense, os vacúolos e o cloroplasto
Resposta: C
Resolução: O complexo golgiense é responsável pela modificação e empacotamento de proteínas, os ribossomos são responsáveis pela síntese de proteínas, e o retículo endoplasmático rugoso (granuloso) está associado à síntese de proteínas.
10. (UFMG) A doença de Tay-Sachs é hereditária e provoca retardamento mental grave e morte do paciente na infância. Essa doença é devida à incapacidade das células de digerir uma substância cujo acúmulo é responsável pelas lesões no sistema nervoso central. Com base nessas informações, pode-se afirmar que a organela celular cuja função está alterada nessa doença é:
- a mitocôndria.
- o complexo de Golgi.
- o lisossomo.
- o retículo endoplasmático rugoso.
Resposta: C
Resolução: A doença de Tay-Sachs é causada por um defeito na função dos lisossomos, que não conseguem degradar certos lipídios, levando ao acúmulo de substâncias tóxicas no sistema nervoso central.
11. (Cesgranrio-RJ) Uma célula jovem cresce à custa de proteínas por ela sintetizadas. Essas proteínas são sintetizadas:
- no retículo endoplasmático liso.
- na superfície externa do retículo endoplasmático rugoso.
- no interior do retículo endoplasmático rugoso.
- no aparelho de Golgi.
- nos ribossomos livres do citoplasma
Resposta: E
Resolução: Ribossomos livres no citoplasma são responsáveis pela síntese de proteínas que permanecem no citoplasma. O retículo endoplasmático rugoso e o aparelho de Golgi também participam da síntese e processamento de proteínas, mas o local inicial é o ribossomo.
12. (Fuvest-SP) Células animais, quando privadas de alimento, passam a degradar partes de si mesmas como fonte de matéria-prima para sobreviver. A organela citoplasmática diretamente responsável por essa degradação é:
- o aparelho de Golgi.
- o centríolo.
- o lisossomo
- a mitocôndria.
- o ribossomo.
Resposta: C
Resolução: Os lisossomos contêm enzimas que degradam macromoléculas e partes da célula, um processo importante quando a célula está privada de nutrientes.