Ácidos nucleicos
Lista de 14 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ácidos nucleicos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ácidos nucleicos.
1. (UFMT) A molécula de DNA possui dois filamentos de polinucleotídios ligados um ao outro pelas bases nitrogenadas formadas por uma hélice dupla.
Assinale a alternativa que apresenta o pareamento típico da base que tem como primeira sequência:
CAACTCGTA
- GTTATGCAT
- GAAGAGCTA
- GTTGAGCAT
- ATTGAGCAT
- AAAGAGCAT
Resposta: C
Resolução: O DNA é composto por duas cadeias complementares, e a complementaridade das bases é: Adenina (A) com Timina (T) e Citosina (C) com Guanina (G). Para a sequência CAACTCGTA, a cadeia complementar é GTTGAGCAT, portanto a alternativa correta é a C.
2. (Unaerp-SP) A análise de um segmento de DNA, com 1500 pares de bases nitrogenadas, indicou que 15% eram de timina (T). A quantidade de guanina nesse segmento deverá ser de:
- 450
- 900
- 750
- 1050
- 1500
Resposta: D
Resolução: Se 15% das bases são timina, então 15% também são adenina, pois A e T são pares. Isso deixa 70% das bases para citosina (C) e guanina (G). Como C e G são pares, 35% serão citosina e 35% guanina. Então, 35% de 1500 é 525. Portanto, a quantidade de guanina é 525. A resposta correta deve ser a alternativa que indica a quantidade correta de guanina, mas parece que houve um erro, pois nenhuma das alternativas corresponde a esse valor, então é importante revisar o enunciado.
3. (UFPI) Sabe-se que a leucina é um aminoácido que pode ser sintetizado pela sequência de bases AAC da molécula do DNA. Logo, espera-se que as sequências de base do RNAm e RNAt envolvidos na síntese sejam, respectivamente
- TTG e AAC
- UUG e AAC
- UTG e ACC
- AAC e TTG
- AAC e UUG
Resposta: B
Resolução: A sequência de DNA para leucina é AAC. No processo de transcrição, essa sequência será convertida para o RNAm como UUG (pois o RNA substitui T por U). O RNAt terá a sequência
04. (PUC-RJ) Com o advento da Biologia Molecular, o ser humano conseguiu realizar inúmeras façanhas como identificar pessoas que estiveram em determinados locais, realizar testes de paternidade e determinar a relação filogenética entre diferentes seres vivos, através do sequenciamento e homologia dos ácidos desoxirribonucleicos de cada indivíduo. Esse ácido tem como característica ser uma molécula polimérica de fita
- simples, composta por pentoses, bases nitrogenadas e fosfato.
- dupla, composta de pentoses, bases nitrogenadas e fosfato.
- dupla, composta por hexoses, aminoácidos e nitrogênio.
- dupla, composta por nucleotídeos ligados por pontes de enxofre.
- simples, composta por nucleotídeos ligados por pontes de hidrogênio.
Resposta: B
Resolução: O DNA é uma molécula de fita dupla composta por pentoses (desoxirribose), bases nitrogenadas (adenina, timina, citosina e guanina) e fosfato. Assim, a alternativa correta é a B.
05. (Ufla-MG) Na tabela a seguir são apresentadas as quantidades de bases nitrogenadas de quatro espécies.
Considerando essas informações, o tipo de ácido nucleico de cada espécie é, respectivamente:
- DNA, RNA, DNA, DNA
- DNA, RNA, DNA, RNA
- RNA, RNA, DNA, DNA
- DNA, RNA, RNA, DNA
Resposta: B
Resolução: No DNA, a quantidade de adenina é aproximadamente igual à de timina, e a de citosina é aproximadamente igual à de guanina. No RNA, não há timina, mas uracila. Portanto, analisando as quantidades dadas, é possível identificar o tipo de ácido nucleico para cada espécie. A resposta correta é a alternativa que reflete a distribuição típica de bases para DNA e RNA, correspondente à alternativa B.
06. (Fuvest-SP) Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.
O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:
- DNA; 8.
- DNA; 24.
- DNA; 12.
- RNA; 8.
- RNA; 24.
Resposta: D
Resolução: O número de aminoácidos codificados por um segmento de RNA é dado pela quantidade de códons (sequências de 3 bases), menos um para o códon de parada. Se há 24 bases e o códon de parada está no 50º códon, isso indica 24 códons menos o codão de parada. Portanto, o número de aminoácidos será 8. Assim, a alternativa correta é a D.
07. (Ufla-MG) Analise as seguintes proposições em relação à replicação e transcrição do DNA e ao processo de tradução e, a seguir, marque a alternativa CORRETA.
I - Nos processos de replicação e transcrição as principais enzimas envolvidas são a RNA polimerase e a DNA polimerase, respectivamente.
II - O processo de tradução ocorre no citoplasma.
III - A replicação do DNA é conservativa.
- Apenas as proposições II e III estão corretas.
- Apenas as proposições I e III estão corretas.
- Apenas a proposição II está correta.
- As proposições I, II e III estão corretas.
Resposta: C
Resolução: A proposição I está incorreta pois a RNA polimerase é responsável pela transcrição e a DNA polimerase pela replicação. A proposição II está correta, pois a tradução ocorre no citoplasma. A proposição III está incorreta, pois a replicação é semiconservativa, não conservativa. Assim, apenas a proposição II está correta.
08. (PUC-RJ) Como consequência de uma mutação hipotética em uma molécula de RNA mensageiro, podemos esperar que ocorram diversas mudanças, à exceção de alterações:
- na transcrição reversa desse RNA para DNA.
- na autoduplicação do DNA que o originou.
- na tradução dessa molécula de RNA.
- moleculares em proteínas estruturais originadas desse RNA.
- funcionais em proteínas enzimáticas originadas desse RNA.
Resposta: B
Resolução: A autoduplicação do DNA é um processo separado do RNA e não é afetada diretamente por mutações no RNA mensageiro. As outras opções, como a transcrição reversa, tradução e alterações em proteínas, podem ser influenciadas por mutações no RNA mensageiro. Portanto, a alternativa B é a correta.
09. (Fuvest-SP) Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira “universal” é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum.
Morgante & Meyer, Darwin e a Biologia. O Biólogo 10:12–20, 2009
O termo “código genético” refere-se
- ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas, cada trinca correspondendo a um determinado aminoácido.
- ao conjunto de todos os genes dos cromossomos de uma célula, capazes de sintetizar diferentes proteínas.
- ao conjunto de proteínas sintetizadas a partir de uma sequência específica de RNA.
- a todo o genoma de um organismo, formado pelo DNA de suas células somáticas e reprodutivas.
- à síntese de RNA a partir de uma das cadeias do DNA, que serve de modelo.
Resposta: A
Resolução: O código genético refere-se ao conjunto de trincas de bases nitrogenadas (códons) que codificam aminoácidos. Essas trincas determinam quais aminoácidos são adicionados durante a tradução. Portanto, a alternativa correta é A
10. (UFF-RJ) “Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter, o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica.”
(O Globo on-line, 22/05/2010)
A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida.
Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar
- nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; DNA e RNA polimerase.
- nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e DNA polimerase.
- nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Adenina; e DNA polimerase.
- nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina e Uracila; e RNA polimerase.
- nucleotídeos de Timina, Citosina, Guanina, Uracila e Adenina; e DNA polimerase
Resposta: C
Resolução: Para a síntese de DNA, são necessários nucleotídeos de adenina, timina, citosina e guanina, e DNA polimerase. Uracila não é utilizada, pois é específica do RNA. Portanto, a alternativa correta é a C.
11. (UEPB) Uma molécula de DNA, com sequência de bases GCATGGTCATAC, permite a formação de um RNA mensageiro com a seguinte sequência de bases:
- CGTACCAGTAGT.
- CGUACCAGUAUG.
- GCUAGGACUATU.
- CGTACCTACTCA.
- GCATGGTCATAC.
Resposta: B
Resolução: A sequência de DNA fornecida é GCATGGTCATAC. A transcrição para o RNA mensageiro substitui T por U, resultando em CGUACCAGUAUG. Portanto, a alternativa correta é a B.
12. (UEL-PR) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específico de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético. Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
- A dupla-hélice original permanece intacta e uma nova dupla-hélice é formada.
- Os dois filamentos da dupla-hélice original se separam e cada um serve como molde para uma nova fita.
- Ambos os filamentos da dupla-hélice original se fragmentam e servem como moldes para síntese de novos fragmentos.
- Um dos filamentos da dupla-hélice original serve de cópia para as duas fitas de DNA.
- Os filamentos da dupla-hélice original permutam as suas fitas para servirem de cópias de DNA.
Resposta: B
Resolução: No processo semiconservativo, cada fita da dupla-hélice original serve como molde para uma nova fita. Assim, cada nova molécula de DNA contém uma fita original e uma nova. Portanto, a alternativa correta é B.
13. (Unicamp-SP) Em um experimento, um segmento de DNA que contém a região codificadora de uma proteína humana foi introduzido em um plasmídeo e passou a ser expresso em uma bactéria. Considere que o 50º códon do RNA mensageiro produzido na bactéria a partir desse segmento seja um códon de parada da tradução. Nesse caso, é correto afirmar que:
- A proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 50 aminoácidos.
- A proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 49 aminoácidos.
- A proteína resultante da tradução desse RNA mensageiro possui 150 aminoácidos.
- Nenhuma proteína é formada, pois esse RNA mensageiro apresenta um códon de parada.
Resposta: B
Resolução: Um códon de parada termina a tradução, resultando em uma proteína com um número de aminoácidos menor que o número total de códons antes do códon de parada. Portanto, a proteína terá 49 aminoácidos. Assim, a alternativa correta é B.
14. (UPE) Ao final da década de 70, um grupo de cientistas postulou a hipótese de que a origem da vida está no RNA. Um RNA diferente e capaz de se duplicar sem ajuda de enzimas. A proposta do estudo “O mundo do RNA” vem ganhando apoio, embora não tenha uma ampla aceitação. Sobre essa molécula, assinale a alternativa que descreve corretamente a sua estrutura
- O RNA é uma molécula grande, formada de nucleotídeos e com os mesmos constituintes fundamentais do DNA.
- Um nucleotídeo de RNA é formado por uma molécula de ácido fosfórico, uma molécula de açúcar, que é a desoxirribose, e uma base nitrogenada.
- As bases nitrogenadas do RNA são as mesmas do DNA: adenina, guanina, timina e citosina.
- A molécula de RNA possui aspecto de dupla hélice, e, tal como ocorre no DNA, as duas cadeias de nucleotídeos são mantidas unidas por pontes de hidrogênio.
- O RNA origina-se por um processo de transcrição, no qual o trecho da molécula de DNA, que contém um gene a ser transcrito, se abre pela ação da enzima DNA polimerase.
Resposta: A
Resolução: O RNA é uma molécula composta por nucleotídeos, semelhante ao DNA, mas com ribose ao invés de desoxirribose e uracila ao invés de timina. Ele não tem estrutura de dupla hélice como o DNA. Portanto, a alternativa correta é A.