Home > Banco de Questões > Biologia > Botânica >Plantas Epífitas

Plantas Epífitas

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Plantas Epífitas (Orquídeas, Bromélias e Samambaias) com questões de Vestibulares.






01. (UEA) As lianas, cipós e trepadeiras são plantas enraizadas no solo, cujo caule se desenvolve sobre troncos de árvores, visando sustentação e maior obtenção de luz. Diversas orquídeas e bromélias fixam suas raízes nos troncos das árvores, de onde extraem superficialmente, muitas vezes por meio de associações com micorrizas, água e nutrientes originados da decomposição da matéria orgânica.

Tendo em vista as relações ecológicas citadas no texto, é correto afirmar que

  1. as micorrizas são parasitas das árvores.
  2. as orquídeas e as bromélias são epífitas das árvores.
  3. as lianas, os cipós e as trepadeiras são mutualísticas das árvores.
  4. as orquídeas e as bromélias são parasitas das árvores.
  5. as micorrizas são comensais das orquídeas e bromélias.

Resposta: B

Resolução: Orquídeas e bromélias são epífitas, o que significa que elas vivem sobre outras plantas (como as árvores) para obter luz e outros recursos. Elas não são parasitas porque não retiram nutrientes diretamente dos tecidos das árvores; ao invés disso, elas captam água e nutrientes do ambiente ao seu redor, incluindo a decomposição da matéria orgânica

02. (UERR) As relações ecológicas se referem às interações estabelecidas entre os seres vivos de uma comunidade. Como exemplo, podemos citar as bromélias (epífitas) que se prendem aos troncos e galhos de árvores crescendo sobre os mesmos e se beneficiando, principalmente, com o acesso à luz solar.

A relação ecológica citada acima é classificada como:

  1. comensalismo.
  2. mutualismo.
  3. parasitismo.
  4. protocooperação.
  5. competição.

Resposta: A

Resolução: No comensalismo, uma espécie se beneficia sem causar dano ou beneficiar a outra. As bromélias se beneficiam ao obter luz e água, mas não afetam negativamente a árvore, tornando essa interação um exemplo de comensalismo

03. (Enem 2017) A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).

Essas espécies captam água do(a)

  1. organismo das plantas vizinhas.
  2. solo através de suas longas raízes.
  3. chuva acumulada entre suas folhas.
  4. seiva bruta das plantas hospedeiras.
  5. comunidade que vive em seu interior.

Resposta: C

Resolução: Epífitas como bromélias e orquídeas captam água principalmente da chuva que se acumula entre suas folhas ou em suas estruturas especializadas, e não do solo ou seiva das plantas hospedeiras

04. (ETEC) Nas interações ecológicas, os seres vivos se entrelaçam numa teia de relações tanto entre membros da própria espécie como entre indivíduos de espécies diferentes. Assim, por exemplo, as orquídeas, bromélias e muitas samambaias, conhecidas como epífitas, vivem no interior das matas e sobre plantas maiores que lhes servem de suporte, permitindo que consigam obter maior suprimento de luz para a fotossíntese.

A associação descrita no texto entre diferentes plantas é um tipo de relação ecológica denominada

  1. simbiose.
  2. predação.
  3. inquilinismo.
  4. canibalismo.
  5. parasitismo.

Resposta: C

Resolução: Inquilinismo é uma relação onde uma espécie vive em ou sobre outra sem causar dano direto. As epífitas, como orquídeas e bromélias, vivem sobre as árvores para obter luz e não causam danos às plantas hospedeiras, sendo um exemplo de inquilinismo

05. (UERR) As plantas epífitas são denominadas:

  1. Inquilinas
  2. Invasoras
  3. Parasitas
  4. Predadoras
  5. Hospedeiras

Resposta: A

Resolução: As plantas epífitas são chamadas de inquilinas porque vivem sobre outras plantas sem causar-lhes danos. Elas usam suas hospedeiras como suporte, mas não como fonte direta de nutrientes

06. (FGV-SP) Um estudante, ao observar uma árvore frondosa, percebeu a existência de orquídeas, bromélias e líquens habitando densamente seus galhos. Constatou também que algumas folhas estavam sendo devoradas por lagartas, as quais eram capturadas por pássaros e saguis.

Com relação às interações ecológicas observadas, está correto deduzir que

  1. bromélias, orquídeas e líquens competem por espaço e luz, pássaros e saguis competem por alimento.
  2. orquídeas, bromélias e líquens são parasitas da árvore e competidoras por recursos entre si.
  3. as árvores são parasitadas pelas lagartas e são mutualísticas em relação aos pássaros e saguis.
  4. pássaros e saguis competem pelas lagartas, as quais realizam predação com relação à árvore.
  5. os líquens são organismos mutualísticos, já os pássaros e saguis são parasitas em relação às lagartas.

Resposta: A

Resolução: As bromélias, orquídeas e líquens competem por espaço e luz nas árvores, enquanto pássaros e saguis competem por alimento, como lagartas. Essas relações mostram competição entre diferentes espécies para recursos limitados

07. (UECE) No período reprodutivo das samambaias, formam-se pontinhos escuros, na superfície inferior das folhas, denominados soros. Esses soros são formados para a produção de

  1. esporos, pelos esporângios.
  2. anterozoides, pelos arquegônios.
  3. oosferas, pelos esporângios.
  4. esporos, pelos anterídios.

Resposta: A

Resolução: Nas samambaias, os esporos são produzidos nos esporângios localizados nos soros (pontinhos escuros) na superfície inferior das folhas.

08. (Insper) Elídio é proprietário de um sítio localizado dentro do bioma Mata Atlântica e, desobedecendo a legislação, periodicamente remove algumas espécies de orquídeas e bromélias presentes nos troncos das árvores próximo à sua casa, alegando que tais plantas causam prejuízos às árvores nativas que deseja preservar.

Com base na classificação das interações ecológicas, as orquídeas e as bromélias removidas por Elídio são exemplos de

  1. ectoparasitismo, uma vez que obtêm seus nutrientes minerais e orgânicos a partir dos tecidos condutores das árvores nativas.
  2. epifitismo, uma vez que obtêm seus nutrientes minerais a partir da absorção direta na superfície do tronco das árvores nativas.
  3. mutualismo, uma vez que obtêm seus nutrientes orgânicos a partir da associação com algas microscópicas presentes nos troncos das árvores nativas.
  4. comensalismo, uma vez que obtêm seus nutrientes orgânicos a partir de resíduos não utilizados e eliminados pelos troncos das árvores nativas.
  5. amensalismo, uma vez que obtêm seus nutrientes minerais a partir da absorção pelas raízes no mesmo local das árvores nativas.

Resposta: B

Resolução: Orquídeas e bromélias são epífitas porque vivem em outras plantas (como árvores) para obter suporte e acesso à luz, sem causar danos diretos às árvores. Eles obtêm seus nutrientes principalmente do ambiente, não dos tecidos da planta hospedeira

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp