Musgos
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Musgos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Musgos.
01. (CN) Leia o texto abaixo.
"Musgo renasce 1.500 anos depois de ficar congelado na Antártica. Pesquisa descreveu pela 1a vez espécie que sobreviveu por longo tempo.
Um musgo na Antártica renasceu após passar mais de 1.500 anos sob uma camada de gelo, um recorde que marca o maior ciclo vital de qualquer planta conhecida, revelou um estudo feito por cientistas britânicos e divulgado esta semana nos Estados Unidos. Os cientistas capturaram amostras das profundezas de um banco de musgos congelados na Antártica. Eles cortaram os núcleos destas plantas e os colocaram em uma incubadora, a temperaturas e níveis de luz que estimulariam seu crescimento em condições normais. Depois de algumas semanas, o musgo começou a crescer.”
Disponível em: bttp://wmww.sobiologia.com.briconteudos/noticias/noticia18.php
Sobre os musgos é correto afirmar que:
- pertencem ao grupo das pteridófitas, são plantas de grande porte e sua reprodução sexuada não depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino.
- pertencem ao grupo das pteridófitas, são plantas de pequeno porte e sua reprodução sexuada depende de água para levar o gameta feminino ao encontro do gameta masculino.
- pertencem ao grupo das gimnospermas, são plantas de grande porte e sua reprodução sexuada não depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino.
- pertencem ao grupo das briófitas, são plantas de pequeno porte e sua reprodução sexuada depende de água para levar o gameta masculino ao encontro do gameta feminino.
- pertencem ao grupo das briófitas, são plantas de grande porte e sua reprodução sexuada não depende de água para levar o gameta feminino ao encontro do gameta masculino.
Resposta: D
Resolução: Musgos pertencem ao grupo das briófitas, que são plantas de pequeno porte e cuja reprodução sexuada depende de água para que os anterozoides (gametas masculinos) possam alcançar a oosfera (gameta feminino) e realizar a fertilização.
02. (PUC-RS) INSTRUÇÃO: Responda à questão com base nas afirmativas a seguir, acerca das características observadas nos musgos.
I. Apresentam mecanismos de reprodução que dispensam agentes polinizadores, como o vento e os insetos.
II. São desprovidos de clorofila, necessitando permanecer próximos ao solo para absorver nutrientes provenientes da decomposição da matéria orgânica.
III. Apresentam sistema vascular simples mas eficiente, que permite uma rápida distribuição dos nutrientes absorvidos para todo o vegetal.
IV. Apresentam rizóides (raízes não verdadeiras), que têm a função de fixação ao substrato.
Estão corretas apenas as afirmativas
- I e II.
- I e IV.
- II e III.
- III e IV.
- I, II e III.
Resposta: B
Resolução: Musgos têm mecanismos de reprodução que não dependem de polinizadores como o vento e insetos (I) e possuem rizóides que ajudam na fixação ao substrato (IV). Eles não são desprovidos de clorofila e não têm um sistema vascular eficiente (II e III).
03. (UEMG) As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
- Ao habitarem as rochas, as briófitas iniciam o processo de sucessão ecológica secundária, no qual se comportam como espécies-chave no ecossistema.
- A comunidade formada pelas briófitas sobre a rocha pode ser considerada uma comunidade clímax, já que a rocha não pode sofrer alterações.
- As briófitas são consideradas espécies secundárias por conseguirem viver em mais de um tipo de habitat além das rochas.
- O processo de sucessão que ocorre nas rochas nuas é chamado de sucessão primária e as briófitas são as plantas pioneiras nesse habitat.
Resposta: D
Resolução: O processo de sucessão ecológica que ocorre em rochas nuas, onde as briófitas (como musgos) são as plantas pioneiras, é chamado de sucessão primária. Essas plantas iniciam a colonização e contribuem para a formação de solo e desenvolvimento de novos ecossistemas.
04. (UEA - SIS) Pesquisadores descobrem que as fezes de pinguins e elefantes-marinhos fomentam a biodiversidade da Antártida. O nitrogênio contido nesses dejetos fornece nutrientes aos líquens, musgos, animais microscópicos e pequenas criaturas. Os cientistas procuraram o nitrogênio porque seus diversos isótopos tornam relativamente fácil de rastreá-lo do mar até os musgos e líquens que crescem na terra e até os animais que se alimentam disso
(Karen Weintraub. “Fezes de pinguins e elefantes-marinhos nutrem a biodiversidade na Antártida”. Folha de S.Paulo, 16.05.2019. Adaptado.)
O texto descreve a interação entre os seres vivos e o elemento nitrogênio.
O conceito ecológico que define essa interação é o de
- população.
- comunidade.
- ecossistema.
- biosfera.
- biótopo.
Resposta: C
Resolução: O conceito ecológico que descreve a interação entre os dejetos de pinguins e elefantes-marinhos e a biodiversidade na Antártida, incluindo musgos e líquens, é o de ecossistema. Este conceito envolve a interação entre organismos e o meio ambiente, incluindo os fluxos de nutrientes.
05. (Unitau) Quanto ao ciclo reprodutivo das briófitas, do tipo musgo, podemos afirmar que:
- os esporos (2n) são eliminados da cápsula, para germinarem e produzirem esporófitos femininos (n) e masculinos (n).
- o esporófito apresenta cápsula onde ocorrerá meiose para formação dos esporos.
- os anterozoides só alcançam a oosfera feminina com o auxilio do vento, denominado processo de anemofilia.
- da união entre anterozoides e oosfera resultará o gametófito (n).
- são plantas sexuadas aquelas cujo gametófito produzem esporos que germinam em solo úmido.
Resposta: B
Resolução: No ciclo reprodutivo dos musgos, o esporófito possui uma cápsula onde ocorre a meiose para formar esporos. Esses esporos são liberados para germinar e formar novos gametófitos, e não esporófitos femininos ou masculinos.
06. (IFRR) Representadas principalmente pelos musgos, o porte geralmente reduzido das briófitas pode ser atribuído:
- A falta de um sistema vascular de condução de seiva.
- Ao fato de o esporófito não realizar a respiração.
- A presença de estômatos nos talos
- A reprodução sexuada de seus gametas
- A predominância do ambiente aquático onde vivem
Resposta: A
Resolução: O porte reduzido das briófitas, como os musgos, é devido à ausência de um sistema vascular eficiente para conduzir água e nutrientes. Sem esse sistema, elas não podem crescer muito e permanecem pequenas.
07. (ENEM PPL) Surtsey é uma ilha vulcânica situada perto da costa sul da Islândia. A erupção vulcânica que lhe deu origem ocorreu na década de 1960, o que faz dela, seguramente, a ilha mais nova do Oceano Atlãntico. As primeiras espécies que aí se fixaram foram musgos e liquens. À medida que as aves foram fixando-se na ilha, as condições do solo foram melhorando e espécies vegetais mais complexas puderam iniciar a colonização do território. Em 1988 foi observada a presença do primeiro arbusto.
Disponível em: www.nacopadasarvores.blogspot.com.br. Acesso em: 25 maio 2012 (fragmento).
O conjunto das alterações ocorridas no ambiente descrito é exemplo de
- nicho ecológico.
- eficiência ecológica
- sucessão ecológica.
- irradiação adaptativa.
- resistência ambiental.
Resposta: C
Resolução: O conjunto de alterações no ambiente descrito é um exemplo de sucessão ecológica. A sucessão ecológica refere-se ao processo de mudança gradual e previsível na estrutura de uma comunidade ecológica ao longo do tempo.
08. (FCMS/JF) Musgos são vegetais de pequeno porte cujo ciclo reprodutivo só se efetua em ambiente úmido. Neste caso, a presença de água é fundamental para:
- O crescimento do esporófito.
- O deslocamento dos anterozoides.
- A diferenciação sexual do gametófito.
- A disseminação dos esporos.
Resposta: B
Resolução: A presença de água é fundamental para o deslocamento dos anterozoides (gametas masculinos) nos musgos. Eles precisam de água para se moverem e alcançar a oosfera (gameta feminino) durante a reprodução sexuada.
09. (UNESP) Em uma aula de campo, os alunos encontraram, crescendo sobre um tronco caído na mata, organismos conhecidos como orelhas-de-pau. O fato que chamou a atenção dos alunos foi que alguns desses organismos eram de cor verde, como mostra a figura. Paula afirmou que o organismo observado era um fungo fotossintetizante e portanto autótrofo.
Gilberto concordou que seria um fungo fotossintetizante, mas, por estar crescendo em um tronco em decomposição, seria heterótrofo necessariamente.
Ricardo sugeriu que o organismo observado, na verdade, eram dois organismos, um autótrofo e outro heterótrofo. Tiago complementou a ideia de Ricardo, afirmando tratar- -se de um musgo, que é uma associação entre um fungo e uma alga.
Fernanda discordou de Tiago, afirmando tratar-se de um líquen, no qual o fungo fornece os carboidratos necessários para o crescimento da alga.
A explicação correta para o fato foi dada por
- Fernanda.
- Gilberto.
- Ricardo.
- Paula.
- Tiago.
Resposta: C
Resolução: O organismo descrito é um líquen, que é uma associação entre um fungo e uma alga. O fungo fornece um ambiente protegido e nutrientes, enquanto a alga realiza a fotossíntese e fornece carboidratos ao fungo.
10. (UPF) Em relação a musgos e samambaias, as afirmações abaixo estão corretas, exceto:
- Musgos não têm soros.
- Somente em musgos o esporófito é preso ao gametófito.
- Ambos são criptógamos.
- Nas samambaias, a fase assexuada é mais vistosa.
- Os órgãos de ambas são apenas: raízes, caules e folhas.
Resposta: E
Resolução: Musgos e samambaias têm diferentes estruturas e características. Musgos não têm soros (estruturas que abrigam esporos), apenas samambaias possuem soros. A afirmação correta é que os órgãos de ambas não se limitam apenas a raízes, caules e folhas; por exemplo, samambaias têm frondes e musgos têm filidios.