Home > Banco de Questões > Biologia > Botânica >Fisiologia Vegetal

Fisiologia Vegetal

Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fisiologia Vegetal com questões de Vestibulares.






01. (Unifesp) Um botânico tomou dois vasos, A e B, de uma determinada planta. O vaso A permaneceu como controle e no vaso B foi aplicada uma substância que induziu a planta a ficar com os estômatos permanentemente fechados. Após alguns dias, a planta do vaso A permaneceu igual e a do vaso B apresentou sinais de grande debilidade, embora ambas tenham ficado no mesmo local e com água em abundância. Foram levantadas três possibilidades para a debilidade da planta B:

I. A água que ia sendo absorvida pelas raízes não pôde ser perdida pela transpiração, acumulando-se em grande quantidade nos tecidos da planta.

II.A planta não pôde realizar fotossíntese, porque o fechamento dos estômatos impediu a entrada de luz para o parênquima clorofiliano das folhas.

III. A principal via de captação de CO2 para o interior da planta foi fechada, comprometendo a fotossíntese.

A explicação correta corresponde a:

  1. I.
  2. II.
  3. III.
  4. I e II.
  5. II e III.

Resposta: C

Resolução: III é correta, pois os estômatos são essenciais para a entrada de CO2, e seu fechamento compromete a fotossíntese.

02. (Enem 2006) Na transpiração, as plantas perdem água na forma de vapor através dos estômatos. Quando os estômatos estão fechados, a transpiração torna-se desprezível.

Por essa razão, a abertura dos estômatos pode funcionar como indicador do tipo de ecossistema e da estação do ano em que as plantas estão sendo observadas. A tabela a seguir mostra como se comportam os estômatos de uma planta da caatinga em diferentes condições climáticas e horas do dia.

Considerando a mesma legenda dessa tabela, assinale a opção que melhor representa o comportamento dos estômatos de uma planta típica da mata Atlântica.

Resposta: E

Resolução: Plantas da mata Atlântica, um ecossistema úmido e tropical, têm estômatos que abrem e fecham em padrões diferentes das plantas da caatinga, que são adaptadas a condições mais secas. O gráfico que mostra estômatos frequentemente abertos durante o dia e fechados à noite, que é típico para ecossistemas úmidos, representa a planta da mata Atlântica. A opção **E** corresponde a esse padrão.

03. (Enem PPL 2010) A produção de hormônios vegetais (como a auxina, ligada ao crescimento vegetal) e sua distribuição pelo organismo são fortemente influenciadas por fatores ambientais. Diversos são os estudos que buscam compreender melhor essas influências. O experimento seguinte integra um desses estudos.

O fato de a planta do experimento crescer na direção horizontal, e não na vertical, pode ser explicado pelo argumento de que o giro faz com que a auxina se

  1. distribua uniformemente nas faces do caule, estimulando o crescimento de todas elas de forma igual.
  2. acumule na face inferior do caule e, por isso, determine um crescimento maior dessa parte.
  3. concentre na extremidade do caule e, por isso, iniba o crescimento nessa parte.
  4. distribua uniformemente nas faces do caule e, por isso, iniba o crescimento de todas elas.
  5. concentre na face inferior do caule e, por isso, iniba a atividade das gemas laterais

Resposta: A

Resolução: A auxina é um hormônio vegetal que se acumula na parte inferior do caule quando a planta é inclinada, o que promove o crescimento mais rápido dessa parte e faz com que a planta cresça horizontalmente. Assim, a auxina se acumula na face inferior do caule, estimulando um crescimento maior dessa parte, o que faz com que a planta se incline na direção horizontal.

04. (UECE) São classificados como condutores vegetais os seguintes tecidos:

  1. xilema e súber.
  2. xilema e floema.
  3. felogênio e floema.
  4. súber e felogênio.

Resposta: B

Resolução: Os tecidos condutores nas plantas são o xilema e o floema. O xilema transporta água e nutrientes das raízes para as folhas, enquanto o floema transporta os produtos da fotossíntese das folhas para outras partes da planta.

05. (UnB) Todo o crescimento nas plantas se origina de meristemas, que são regiões capazes de adicionar células ao corpo da planta. A esse respeito, assinale a opção correta.

Os meristemas apicais e laterais das plantas estão envolvidos, respectivamente, no crescimento dos tecidos

  1. secundário e apical.
  2. secundário e de espessamento.
  3. primário e secundário.
  4. primário e de comprimento.

Resposta: C

Resolução: Meristemas apicais** estão envolvidos no crescimento primário, que resulta em alongamento da planta. | Meristemas laterais** (ou meristemas secundários) estão envolvidos no crescimento secundário, que resulta no aumento da espessura da planta.

06. (FUVEST) Um organismo multicelular, fotossintetizante, que possui sistema vascular e não possui frutos ou sementes é uma

Hormônios vegetais são substâncias que atuam no desenvolvimento de plantas. Muitas dessas substâncias são utilizadas na indústria do cultivo vegetal para fins comerciais. Sobre esses hormônios, podese afirmar que

  1. as giberelinas estimulam mitoses principalmente em raízes.
  2. o ácido abscísico estimula o crescimento das plantas no inverno.
  3. o eteno tem átomos de carbono em geometria trigonal piramidal.
  4. as auxinas atuam especialmente na dominância apical e no alongamento do caule.

Resposta: D

Resolução: - As auxinas estão envolvidas na dominância apical e no alongamento do caule, ajudando a controlar o crescimento da planta e a sua orientação.

07. (UECE) O hormônio vegetal volátil responsável pela maturação dos frutos é denominado de

  1. giberelina.
  2. citocinina.
  3. etileno.
  4. ácido abscísico.

Resposta: C

Resolução: O etileno é o hormônio responsável pela maturação dos frutos. É um gás que promove mudanças na maturação e amadurecimento dos frutos.

08. (UNICENTRO) Quais das organelas abaixo diferenciam uma célula animal de uma célula vegetal:

  1. Ribossomos, mitocôndrias e complexo de golgi.
  2. Retículo endoplasmático, núcleo e mitocôndrias.
  3. Citoplasma, ribossomos e complexo de golgi.
  4. Núcleo, citoplasma e membrana celular.
  5. Parede celular, plastos e vacúolo.

Resposta: E

Resolução: As células vegetais possuem características exclusivas como parede celular, plastos (cloroplastos, por exemplo) e vacúolos, que não estão presentes nas células animais.

09. (UECE) Em relação às células vegetais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) As células vegetais apresentam vacúolos.

( ) As paredes das células vegetais são dotadas de celulose.

( ) As células vegetais contêm cloroplastos ou outros plastídios.

( ) As células vegetais não apresentam totipotência (capacidade de diferenciar-se em todos os tipos de células especializadas).

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. V, F, V, F.
  2. F, V, F, V.
  3. V, V, V, F.
  4. F, F, F, V.

Resposta: C

Resolução:

Verdadeiro (V)**: As células vegetais possuem vacúolos.

Verdadeiro (V)**: As paredes celulares são dotadas de celulose.

Verdadeiro (V)**: As células vegetais contêm cloroplastos ou outros plastídios.

Falso (F)**: As células vegetais têm a capacidade de totipotência, ou seja, podem diferenciar-se em vários tipos celulares especializados.

10. (PUC-RS) Hormônios vegetais são substâncias que atuam no desenvolvimento de plantas. Muitas dessas substâncias são utilizadas na indústria do cultivo vegetal para fins comerciais. Sobre esses hormônios, podese afirmar que

  1. as giberelinas estimulam mitoses principalmente em raízes.
  2. o ácido abscísico estimula o crescimento das plantas no inverno.
  3. o eteno tem átomos de carbono em geometria trigonal piramidal.
  4. as auxinas atuam especialmente na dominância apical e no alongamento do caule.

Resposta: D

Resolução: As auxinas são responsáveis por regular a dominância apical (inibição do crescimento de gemas laterais) e pelo alongamento do caule.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp