Clonagem, PCT e Terapia Gênica
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Clonagem, PCT e Terapia Gênica com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Clonagem, PCT e Terapia Gênica.
01. (UFGD) A clonagem é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. De acordo com Webber (1903), um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original e entre elas. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos, que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica a partir de uma célula somática diferenciada.
ZATZ, M. Clonagem e células-tronco. Estudos Avançados. v. 18 n.51, p. 247-256, 2004.
Sobre os princípios básicos de clonagem e embriologia humana, é correto afirmar que
- todas as células do nosso corpo possuem 46 cromossomos.
- a grande novidade sobre a clonagem da ovelha Dolly foi a descoberta de que uma célula do corpo, não diferenciada, poderia ser reprogramada ao estágio inicial e voltar a ser totipotente.
- o corpo humano possui 23 pares de cromossomos: 22 pares de cromossomos autossômicos e 1 par de cromossomos sexuais.
- a molécula de DNA é encontrada somente no núcleo das células.
- gêmeos univitelinos se originam da fecundação de dois óvulos.
Resposta: C
Resolução: O corpo humano possui 23 pares de cromossomos: 22 pares são autossômicos e 1 par é de cromossomos sexuais (XX ou XY).
02. (FCMSJF) Usando técnicas de engenharia genética um cientista obteve quatro clones de um mesmo rato.Enquanto dois recebiam uma ração normal, os outros dois eram submetidos a uma dieta enriquecida com suplementos vitamínicos. Após algum tempo, observou-se que a segunda dupla de ratos havia crescido mais do que a primeira. Considerando estes fatos, é possível concluir que, ao final do procedimento, as duas duplas de ratos apresentavam:
- Genótipos e fenótipos iguais.
- Genótipos e fenótipos diferentes.
- Genótipos iguais e fenótipos diferentes.
- Genótipos diferentes e fenótipos iguais.
Resposta: C
Resolução: Apesar de os quatro ratos serem clones e, portanto, terem o mesmo genótipo, a diferença na dieta resultou em fenótipos diferentes. Isso mostra que o fenótipo (como os ratos cresceram) pode variar com a dieta e outras condições ambientais, mesmo quando o genótipo é o mesmo.
03. (FCMSC-SP) Colocando o núcleo de uma célula da pele de um paciente doente dentro de um óvulo anucleado, criamos um embrião, que pode ser cultivado em laboratório até chegar ao estágio de blastocisto. As células do botão embrionário darão origem às células que agora podem se diferenciar, tornando-se o tipo celular adequado para tratar a doença do próprio paciente.
(Lygia da Veiga Pereira. Células-tronco, promessas e realidades, 2013. Adaptado.)
O procedimento descrito no texto compreende a técnica de
- DNA recombinante, pois há mistura do genoma do paciente com o genoma mitocondrial do óvulo anucleado.
- transgenia, pois há transferência do genoma do paciente para o óvulo anucleado de outra pessoa.
- terapia gênica, uma vez que novos genes inativados foram inseridos no óvulo anucleado.
- reprodução assistida, já que são usados óvulos anucleados para a geração de um novo embrião sem a doença.
- clonagem terapêutica, uma vez que as células do blastocisto são clones do próprio paciente.
Resposta: E
Resolução: A técnica descrita é clonagem terapêutica, onde um embrião é gerado a partir de uma célula somática do paciente e um óvulo anucleado. As células do embrião, sendo clones do paciente, podem ser usadas para tratamentos, tornando-se um tipo de clonagem terapêutica.
04. (UFGD) Engenharia Genética ou Tecnologia do DNA Recombinante é um conjunto de técnicas que permite aos cientistas identificar, isolar, multiplicar e expressar genes de quaisquer organismos.
Observe o esquema a seguir e assinale a alternativa correta.
- Por meio das técnicas de DNA Recombinante, é possível a clonagem de genes de interesse para expressão e produção de insulina, hormônio de crescimento ou plantas transgênicas, por exemplo.
- Clonagem refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem Molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos. Esse fenômeno ocorre somente em ambiente laboratorial.
- As enzimas de restrição ou endonuclease de restrição são proteínas que reconhecem e clivam o DNA em pontos específicos, geralmente em sequências de 4, 6 e 8 bases – palíndromas. Uma endonuclease de restrição é como uma ferramenta que permite cortar moléculas de DNA de forma desordenada e reprodutível.
- A Tecnologia do DNA Recombinante, também conhecida como clonagem gênica ou clonagem molecular, compreende processos de transferência de células de um mesmo organismo.
- A geração de moléculas recombinantes pela clonagem molecular não deve ser diferenciada daquelas obtidas por outros processos como, por exemplo, o de crossing-over que ocorre entre cromossomos homólogos de eucariotos.
Resposta: A
Resolução: A clonagem molecular permite criar cópias de genes, que podem ser usados para produzir proteínas como insulina, ou para criar plantas transgênicas. A clonagem pode ocorrer tanto em nível de genes quanto de células e organismos, e envolve técnicas laboratoriais.
05. (FCMMG) A clonagem é vista por alguns pesquisadores como uma alternativa para salvar animais ameaçados de extinção. Desde o início de 2000, pesquisas vêm sendo feitas em vários países, incluindo o Brasil. Para muitos especialistas, porém, esse processo reprodutivo está longe de ser uma alternativa viável para salvar as mais de 20 mil espécies ameaçadas.
No que diz respeito ao uso desse recurso para reduzir a extinção de espécies ameaçadas no planeta, é INCORRETO dizer que a clonagem
- é uma ferramenta emergencial no caso de uma multiplicação necessária, quando há poucos indivíduos, mas ela dificilmente irá recuperar ou salvar uma espécie.
- nada pode fazer para impedir a destruição de habitats naturais, causada pela interferência humana. É imprescindível proteger as espécies em seu habitat natural.
- tem na dificuldade reprodutiva um dos fatores determinantes para ser excluída das alternativas para aumentar a população de animais ameaçados em seu habitat natural.
- continua sendo um processo muito complexo, apesar dos avanços científicos, mas os clones são aptos para se reproduzir. A expectativa de vida de clones é baixa, mas com resultados sempre satisfatórios.
Resposta: D
Resolução: A clonagem é complexa e os clones frequentemente enfrentam problemas de saúde e expectativa de vida reduzida. A clonagem não resolve problemas de destruição de habitats, que é uma questão ambiental crucial para a preservação das espécies.
06. (Faculdade de Medicina do Vale do Aço) Em um trabalho publicado na revista Cell, pesquisadores da Universidade de Saúde e Ciências do Oregon relatam a produção dos primeiros embriões humanos clonados do mundo, dos quais foram obtidas as primeiras linhagens de células-tronco embrionárias humanas clonadas...
Fonte: www.em.com.br: acesso em 25 maio 2013.
A despeito de grande polêmica que envolve o tema da clonagem, o fato é que tal processo ocorre na espécie humana. Isto pode ser verificado pela:
- existência de irmãos gêmeos bivitelinos.
- ocorrência de quelóides na pele.
- ocorrência de transferência de embriões.
- existência de irmãos gêmeos monozigóticos.
Resposta: D
Resolução: A existência de irmãos gêmeos monozigóticos (ou idênticos) é uma forma natural de clonagem que ocorre na espécie humana. Eles são geneticamente idênticos porque se originam de um único óvulo fertilizado que se divide em dois embriões.
07. (UEG) A clonagem terapêutica é um possível recurso para o tratamento de vários tipos de doenças. Sobre o uso de células-tronco, pode-se concluir:
- as células transplantadas nos pacientes são obrigatoriamente pouco diferenciadas.
- células clonadas do próprio paciente oferecem reduzido risco de indução do sistema imune.
- forma-se o zigoto com gametas do paciente e de um doador para originar a célula-tronco.
- um óvulo anucleado é fecundado pelo núcleo gamético de um doador saudável.
Resposta: B
Resolução: As células-tronco clonadas do próprio paciente têm um menor risco de serem rejeitadas pelo sistema imunológico do paciente, porque são geneticamente idênticas. Isto é uma vantagem na clonagem terapêutica.
08. (Universidade de Taubaté) A técnica de Clonagem está bastante difundida no mundo. No Brasil, diversos centros de pesquisa vêm trabalhando com a técnica, focando principalmente a produção de bovinos. As justificativas para a produção de clones de bovinos são principalmente a preservação e a gestão genética de indivíduos de importância econômica. Para que um clone bovino seja produzido, faz-se necessária:
- a união do núcleo da célula do bovino que se deseja clonar e de um oócito nucleado, formando um heterocárion, o qual será inserido no útero da fêmea que será a “barriga de aluguel” para o desenvolvimento do clone.
- a inserção do núcleo de uma célula somática do bovino que se deseja clonar em um oócito anucleado de uma fêmea de mesma espécie, e posterior colocação no útero de uma fêmea, a qual gestará o clone.
- a inserção do espermatozoide do bovino que se deseja clonar em um oócito de uma fêmea de mesma espécie, e posterior colocação da célula no útero da fêmea.
- a injeção do núcleo de uma célula sexual do bovino que se deseja clonar em um oócito de uma fêmea da mesma espécie, e posterior desenvolvimento do clone in vitro.
- a injeção do núcleo de um oócito que se deseja clonar no útero de uma fêmea da mesma espécie para desenvolvimento do clone.
Resposta: B
Resolução: Para criar um clone bovino, o núcleo de uma célula somática é inserido em um óvulo anucleado da mesma espécie. Este óvulo é então implantado em uma fêmea que servirá como “barriga de aluguel”.
09. (EMESCAM) Em 1977, através de um trabalho conjunto de cientistas americanos e europeus, obteve-se, pela primeira vez, a síntese de um peptídeo humano - a somatostatina, incorporando-se a um plasmídeo bacteriano um segmento de DNA capaz de codificar 14 aminoácidos.
Essa técnica da produção de uma molécula de DNA recombinante (clonagem molecular) envolve, pelo menos, a participação das enzimas
- endonuclease de restrição e ligase.
- ligase e RNA polimerase.
- transcriptase e endonuclease de restrição.
- aminoaciltransferase e endonuclease de restrição.
- ligase e adenililciclase.
Resposta: A
Resolução: A clonagem molecular usa enzimas de restrição para cortar o DNA em locais específicos e a ligase para unir os fragmentos de DNA, formando moléculas recombinantes. A RNA polimerase e outras enzimas não são diretamente envolvidas na clonagem molecular.
10. (C.U São Camilo) Reino Unido tem primeiro filhote de cachorro clonado - Cão da raça Dachshund foi clonado por R$ 220 mil na Coreia do Sul. Procedimento foi considerado 'desperdício de dinheiro' por cientistas.
Segundo o jornal britânico "Daily Mirror", a clonagem foi feita a partir de uma amostra do tecido de "Winnie" armazenada em nitrogênio líquido e enviada para Seul, onde ocorreu o procedimento.
Na Coreia do Sul, os cientistas introduziram as células de "Winnie" em óvulos de um cão doador da mesma raça, para criar um embrião clonado que, posteriormente, foi implantado em outra cadela, que fazia a função de "barriga de aluguel" [...].
Disponível em: <http: //g1.globo.com/ciencia-e-saude/ noticia/2014/04/reino-unido-tem-primeiro-filhote-de-cachorroclonado-por-us-100-mil.html>.
Com relação ao conceito de clonagem, esse caríssimo filhote:
- é geneticamente idêntico à “Winnie”, mas não há garantias de que terá a mesma personalidade da cachorra.
- é geneticamente igual à cadela que teve função de “barriga de aluguel”.
- tem seu patrimônio genético herdado tanto da “Winnie” quanto da cadela “barriga de aluguel”.
- não tem o material genético da “Winnie”, já que apenas algumas de suas células foram usadas para a clonagem.
- é 100% igual à “Winnie”, tanto geneticamente quanto em termos de personalidade.
Resposta: A
Resolução: O filhote clonado é geneticamente idêntico à “Winnie”, mas a personalidade e outros aspectos não podem ser garantidos como idênticos, já que fatores ambientais e experiências também desempenham um papel importante.