Taxonomia

Lista de 13 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Taxonomia com questões de Vestibulares.






1. (Enem) No mapa, é apresentada a distribuição geográfica de aves de grande porte e que não voam. No mapa, é apresentada a distribuição geográfica de aves de grande porte e que não voam.

Há evidências mostrando que essas aves, que podem ser originárias de um mesmo ancestral, sejam, portanto, parentes. Considerando que, de fato, tal parentesco ocorra, uma explicação possível para a separação geográfica dessas aves, como mostrada no mapa, poderia ser:

  1. a grande atividade vulcânica, ocorrida há milhões de anos, eliminou essas aves do Hemisfério Norte.
  2. na origem da vida, essas aves eram capazes de voar, o que permitiu que atravessassem as águas oceânicas, ocupando vários continentes.
  3. o ser humano, em seus deslocamentos, transportou essas aves, assim que elas surgiram na Terra, distribuindo-as pelos diferentes continentes.
  4. o afastamento das massas continentais, formadas pela ruptura de um continente único, dispersou essas aves que habitavam ambientes adjacentes.
  5. a existência de períodos glaciais muito rigorosos, no Hemisfério Norte, provocou um gradativo deslocamento dessas aves para o Sul, mais quente.

Resposta: D

Resolução: O afastamento das massas continentais, como a separação da Pangeia, pode ter levado à dispersão das aves que habitavam um único continente e se separaram em diferentes áreas geográficas. Isso explica a distribuição geográfica observada no mapa.

2. (UFPEL) Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra "Systema Naturae", propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de "unidade básica de classificação" ou ESPÉCIE. Como exemplo, a ave conhecida popularmente como quero-quero é classificada, segundo o modelo de Lineu, como 'Vanellus chilensis'. Carl von Linné (1707-1778), denominado Lineu, em Português, através de sua obra Systema Naturae, propôs uma forma de denominar os seres vivos por intermédio do que chamou de unidade básica de classificação ou ESPÉCIE.

De acordo com esses conceitos, analise as afirmativas a seguir.

I. O nome específico de um organismo é sempre composto de duas palavras: a primeira designa o gênero e a segunda, a espécie.

II. O nome específico do quero-quero é 'chilensis' e o nome genérico é 'Vanellus'.

III. O nome específico do quero-quero é binominal, e 'Vanellus' é seu epíteto específico.

IV. O nome específico do quero-quero é binominal, e Chilensis, assim escrito, é seu epíteto específico.

V. A espécie 'Vanellus chilensis' inclui o gênero seguido de seu epíteto específico: 'chilensis'.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. II e III.
  2. IV e V.
  3. II e IV.
  4. I e III.
  5. II e V.

Resposta: E

Resolução:

I. Correto. O nome binomial é composto pelo gênero e pela espécie.

II. Incorreto. 'chilensis' é o epíteto específico, e 'Vanellus' é o gênero.

III. Incorreto. 'Vanellus' é o gênero e 'chilensis' é o epíteto específico.

IV. Incorreto. Chilensis deve ser escrito com inicial minúscula e é o epíteto específico, não a primeira palavra do nome binomial.

V. Correto. 'Vanellus chilensis' é o nome binomial, com o gênero seguido pelo epíteto específico.

3. (Unesp) No ano de 1500, os portugueses já se referiam ao Brasil como a “Terra dos Papagaios”, incluindo nessa designação os papagaios, as araras e os periquitos. Estas aves pertencem a uma mesma família da ordem Psittaciformes. Dentre elas, pode-se citar: O grupo de aves relacionadas compreende:

O grupo de aves relacionadas compreende:

  1. 3 espécies e 3 gêneros.
  2. 9 espécies e 3 gêneros.
  3. 3 espécies de uma única família.
  4. 9 espécies de um mesmo gênero.
  5. 3 espécies de uma única ordem

Resposta: B

Resolução: A questão afirma que há 9 espécies e 3 gêneros no grupo de aves relacionadas mencionadas. Isso é indicado pela tabela apresentada.

4. (UNIP) A sequência hierárquica das categorias taxonômicas é:

  1. filo, classe, ordem, família, gênero;
  2. gênero, família, ordem, filo, classe;
  3. filo, classe, família, ordem, gênero;
  4. classe, filo, gênero, família, ordem;
  5. ordem, classe, filo, gênero, família.

Resposta: A

Resolução: A sequência correta das categorias taxonômicas do mais geral para o mais específico é filo, classe, ordem, família, gênero.

5. (FAG) "Em uma área de transição entre a mata atlântica e o cerrado, são encontrados o pau-d'arco ('Tabebuia serratifolia'), a caixeta ('Tabebuia cassinoides') e alguns ipês ('Tabebuia aurea', 'Tabebuia alba', 'Cybistax antisyphillitica'). O cipó-de-são-joão ('Pyrostegia venusta') é também freqüente naquela região".

Considerando os critérios da classificação biológica, no texto são citados:

  1. 3 gêneros e 3 espécies.
  2. 3 gêneros e 4 espécies.
  3. 3 gêneros e 6 espécies.
  4. 4 gêneros e 4 espécies.
  5. 4 gêneros e 6 espécies.

Resposta: C

Resolução: A lista de plantas inclui 3 gêneros diferentes (Tabebuia e Cybistax) e 6 espécies no total.

6. (Vunesp) Três populações de insetos, X, Y e Z, habitantes de uma mesma região e pertencentes a uma mesma espécie, foram isoladas geograficamente. Após vários anos, com o desaparecimento da barreira geográfica, verificou-se que o cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Y produzia híbridos estéreis. O cruzamento dos indivíduos da população X com os da população Z produzia descendentes férteis, e o dos indivíduos da população Y com os da população Z não produzia descendentes. A análise desses resultados permite concluir que:

  1. X, Y e Z continuaram pertencendo à mesma espécie.
  2. X, Y e Z formaram três espécies diferentes.
  3. X e Z tornaram-se espécies diferentes e Y continuou a pertencer à mesma espécie.
  4. X e Z continuaram a pertencer á mesma espécie e Y tornou-se uma espécie diferente.
  5. X e Y continuaram a pertencer à mesma espécie e Z tornou-se uma espécie diferente

Resposta: D

Resolução: Se X e Z podem cruzar e produzir descendentes férteis, e Y não pode cruzar com X nem Z com descendência fértil, isso sugere que Y se tornou uma espécie diferente enquanto X e Z ainda pertencem à mesma espécie.

7. (UFBA) Crassostrea rhizophora, Rhizophora mangle e Crassostrea brasiliana são os nomes científicos de três espécies vegetais.

Com base nos princípios da nomenclatura biológica, pode-se concluir que:

  1. há maior grau de parentesco entre Crassostrea rhizophora e Crassostrea brasiliana que entre Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle.
  2. há maior grau de parentesco entre Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle que entre Crassostrea rhizophora e Crassostrea brasiliana.
  3. entre Crassostrea brasiliana e Rhizophora mangle evidencia-se uma relação de parentesco ao nível de ordem.
  4. entre Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle evidencia-se uma relação de parentesco ao nível de gênero.
  5. Crassostrea brasiliana e Crassostrea rhizophora são aparentadas, embora pertençam a famílias diferentes.

Resposta: A

Resolução: Crassostrea rhizophora e Crassostrea brasiliana pertencem ao mesmo gênero, portanto, têm um grau de parentesco mais próximo em comparação com Rhizophora mangle, que pertence a um gênero diferente.

8. (PUC-RJ) Um entomólogo estudando a fauna de insetos da Mata Atlântica encontrou uma espécie cujos caracteres não se encaixavam naqueles característicos dos gêneros de sua família.

Isso levará o cientista a criar:

  1. uma nova família com um novo gênero.
  2. somente uma nova espécie.
  3. um novo gênero com uma nova espécie.
  4. uma subespécie.
  5. uma nova ordem com uma nova família.

Resposta: C

Resolução: Se a nova espécie não se encaixa em nenhum gênero existente, o cientista criaria um novo gênero e a nova espécie.

9. (Unifesp) Amostras de duas plantas chegaram a um centro de toxicologia acompanhadas de um parecer médico e do seguinte laudo técnico:

Paciente 1 Paciente 2
Quadro Intoxicação por ingestão de raízes de mandioca-brava: Manihot utilissima Intoxicação por ingestão de raízes de mandioca-brava: Manihot dulcis
Procedência da amostra Mato Grosso Rio Grande do Sul

Verificou-se que havia pequenas diferenças na composição química de cada amostra, embora o mecanismo de ação de ambas fosse muito parecido e os sintomas da intoxicação, os mesmos. Tal resultado é:

  1. esperado, pois, embora ambas pertençam ao mesmo gênero, trata-se de espécies diferentes.
  2. esperado, pois, embora se trate da mesma espécie, as plantas provêm de locais diferentes.
  3. inesperado, já que se trata de dois gêneros diferentes com o mesmo nome comum.
  4. inesperado, já que se trata da mesma espécie e, portanto, os resultados deveriam ser iguais.
  5. inesperado, pois trata-se do mesmo gênero e espécie, com nome comum semelhante.

Resposta: A

Resolução: A diferença nas composições químicas entre as duas espécies de mandioca, apesar de terem efeitos semelhantes, é esperada pois são espécies diferentes dentro do mesmo gênero.

10. (Enem) Os Bichinhos e O Homem

Arca de Noé

Toquinho & Vinicius de Moraes

Nossa irmã, a mosca

É feia e tosca

Enquanto que o mosquito

É mais bonito

Nosso irmão besouro

Que é feito de couro

Mal sabe voar

Nossa irmã, a barata

Bichinha mais chata

É prima da borboleta

Que é uma careta

Nosso irmão, o grilo

Que vive dando estrilo

Só pra chatear

MORAES, V. A arca de Noé: poemas infantis.

São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1991.

O poema acima sugere a existência de relações de afinidade entre os animais citados e nós, seres humanos. Respeitando a liberdade poética dos autores, a unidade taxonômica que expressa a afinidade existente entre nós e estes animais é

  1. o filo.
  2. o reino.
  3. a classe.
  4. a famı́lia.
  5. a espécie.

Resposta: B

Resolução: A afinidade entre seres humanos e os animais citados no poema é expressa no nível do reino, que é uma das categorias taxonômicas mais amplas.

11. (UPE) Dentre as categorias taxonômicas apresentadas abaixo, assinale aquela na qual os indivíduos apresentam maior grau de características semelhantes.

  1. ordem
  2. classe
  3. família
  4. reino
  5. gênero

Resposta: E

Resolução: Entre as categorias listadas, o gênero representa o nível onde os indivíduos têm maior grau de características semelhantes em comparação com ordem, classe, família e reino.

12. (Mack-SP) Na figura abaixo, que mostra a filogenia de alguns grupos de primatas, incluindo o homem, é incorreto afirmar que:

  1. os quatro grupos tiveram um ancestral comum.
  2. o homem evoluiu a partir do chimpanzé.
  3. o chimpanzé é mais próximo (evolutivamente) do homem do que do gorila.
  4. o chimpanzé é mais próximo (evolutivamente) do homem do que do orangotango.
  5. o gorila é mais próximo (evolutivamente) do orangotango do que do chimpanzé.

Resposta: B

Resolução: O homem não evoluiu a partir do chimpanzé. Ambos compartilham um ancestral comum, mas o homem e o chimpanzé têm uma relação evolutiva mais recente entre eles do que com outros primatas como o gorila ou o orangotango.

13. (UFRGS-RS) Considere os quatro táxons a seguir relacionados.

1. Bufo dorbignyi

2. Lystrophis dorbignyi

3. Didelphis albiventris

4. Didelphis marsupialis

Em relação a eles, é correto afirmar que:

  1. todos pertencem à mesma espécie.
  2. há, entre os quatro táxons, apenas duas espécies diferentes.
  3. os táxons 1 e 2 são de gêneros diferentes, mas da mesma espécie.
  4. os táxons 3 e 4 são de espécies diferentes, mas do mesmo gênero.
  5. os táxons 1 e 2 são da mesma subespécie.

Resposta: D

Resolução: Os táxons 3 e 4 são do mesmo gênero (Didelphis) e representam espécies diferentes.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp