Ácaros e Carrapatos
Lista de 08 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Ácaros e Carrapatos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Ácaros e Carrapatos.
01. (UECE) Atente ao que se diz sobre carrapatos.
I. São ectoparasitas hematófagos que vivem na superfície do corpo de seus hospedeiros.
II. São insetos pertencentes à Classe Arachnida.
III. Possuem grande importância como agentes patogênicos, pois funcionam como vetores de protozoários, bactérias e vírus, para animais domésticos, silvestres e mesmo para os humanos.
Está correto o que se afirma em
- I, II e III.
- I e II apenas.
- I e III apenas.
- II e III apenas.
Resposta: C
Resolução: A alternativa II está errada porque carrapatos não são insetos, embora pertençam à classe Arachnida, como as aranhas e escorpiões. Insetos têm 3 pares de patas e corpo dividido em cabeça, tórax e abdome, enquanto carrapatos têm 4 pares de patas e não têm essa divisão.
02. (UNESP) Em alguns estados dos Estados Unidos, a doença de Lyme é um problema de saúde pública. Cerca de 30 mil casos são notificados por ano. A doença é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida ao homem por carrapatos que parasitam veados. Porém, um estudo de 2012 descobriu que a incidência da doença de Lyme nas últimas décadas não coincidiu com a abundância de veados, mas com um declínio na população de raposas-vermelhas, que comem camundongos-de-patas-brancas, uma espécie oportunista que prospera com a fragmentação de florestas devido à ocupação humana.
(Scientific American Brasil, dezembro de 2013. Adaptado.)
É correto inferir do texto que
- a bactéria Borrelia burgdorferi está provocando um declínio na população de raposas-vermelhas.
- as raposas-vermelhas adquirem a doença de Lyme quando comem os camundongos-de-patas-brancas.
- a doença de Lyme acomete o homem, os veados e as raposas-vermelhas, mas não os camundongos-de-patas-brancas, por esta ser uma espécie oportunista.
- os carrapatos que parasitam os veados também parasitam os camundongos-de-patas-brancas.
- a fragmentação das florestas leva à abundância de veados, responsáveis pelo aumento na incidência da doença de Lyme entre os humanos.
Resposta: D
Resolução: O texto mostra que a relação entre camundongos (reservatórios da bactéria) e os carrapatos é crucial. Os carrapatos Ixodes podem se alimentar de veados e camundongos, e ao parasitar o camundongo infectado, carregam a bactéria e a transmitem ao ser humano.
03. (UNESP) Considere os dois textos seguintes.
Confirmadas mais mortes por febre maculosa no Estado de São Paulo. O IBAMA autorizou pesquisadores a capturar e abater capivaras. Esses animais serão utilizados em estudos sobre a febre maculosa. A capivara é um dos principais hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da doença. Os pesquisadores querem descobrir por que as capivaras não morrem ao serem picadas pelo inseto.
Na região nordeste dos Estados Unidos, o carrapato-doscervos transmite a doença de Lyme ao homem. Depois que o minúsculo carrapato Ixodes suga o sangue de um animal infectado, a bactéria se aloja permanentemente no corpo do inseto. Quando o carrapato mais tarde pica outro animal ou uma pessoa, ele pode transmitir a bactéria para a corrente sanguínea da vítima. O principal reservatório local da bactéria causadora dessa doença é um rato silvestre (Peromyscus leucopus). O roedor também é hospedeiro de carrapatos.
Sobre essas doenças e quanto às informações apresentadas nos textos, pode-se afirmar que
- o agente causador de ambas as doenças é uma bactéria que pode se alojar em roedores silvestres, no caso brasileiro, a capivara.
- os agentes causadores de ambas as doenças são os carrapatos, corretamente classificados nos textos como insetos.
- os agentes causadores de ambas as doenças são os carrapatos, erroneamente classificados nos textos como insetos.
- o agente causador da febre maculosa é um vírus e o da doença de Lyme, uma bactéria, ambos transmitidos ao homem por carrapatos.
- os agentes causadores de ambas as doenças são vírus, o que indica uma informação incorreta apresentada no segundo texto.
Resposta: A
Resolução: - O agente causador da febre maculosa e da doença de Lyme são bactérias, e não os carrapatos ou vírus.
No caso da febre maculosa, ela é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que utiliza os carrapatos como vetores de transmissão.
Já na doença de Lyme, o agente causador é a bactéria Borrelia burgdorferi, transmitida também pelos carrapatos.
Os carrapatos mencionados não são insetos, mas aracnídeos, e funcionam como vetores, ou seja, organismos que transmitem os patógenos ao homem ou aos animais.
Portanto, a alternativa correta esclarece que o agente causador de ambas as doenças é uma bactéria e reconhece a relação com hospedeiros como a capivara e o rato silvestre (Peromyscus leucopus) respectivamente.
04. (UPE) O Brasil é um país megabiodiverso, pois quase todo o seu território está inserido numa zona tropical, quente e úmida, propiciando a abundância de muitas espécies da fauna e da flora. Entretanto, parte das nossas florestas foram substituídas por áreas urbanas e agrícolas, permitindo a aproximação humana e a dos animais domésticos ou domesticados com os animais silvestres e seus habitats. Assim, com o decorrer do tempo, as modificações impostas pela atividade humana como também o aumento populacional e a poluição fizeram disseminar agentes infecciosos em quase todo o território brasileiro, chegando até aos ambientes mais preservados.
Sobre isso, observe a tabela a seguir:
A- I. Febre maculosa
B- Capivaras
C- Por meio de picadas de carrapatos, possivelmente do gênero Amblyomma spp.
A- II. Leptospirose
B- Roedores silvestres
C- Por meio de contato de mucosas ou pele com água, alimentos ou outras formas contaminadas pela urina de animais.
A- III. Tuberculose
B- Primatas
C- Por meio da inalação de esporos no meio ambiente, principalmente fechado.
A- IV. Doença de Chagas
B- Preguiças e tamanduás
C- Pelo contato com as fezes dos vetores biológicos (hemípteros), principalmente dos gêneros Triatoma, Panstrongylus e Rhodnius contendo tripomastigotas.
A- V. Leishmaniose tegumentar
B- Gatos e cachorros do mato
C- Pelo solo contaminado com ovos do parasita e através da pele (larvas).
Os itens que relacionam CORRETAMENTE a zoonose (A) com as principais fontes de infecção (B) reservatórios e a via de transmissão (C) são, apenas, os seguintes:
- II e IV.
- I, IV e V.
- II, III e V.
- I, II e III.
- I e IV.
Resposta: D
Resolução: As três primeiras zoonoses estão corretamente relacionadas com seus reservatórios e formas de transmissão.
05. (EMESCAM) “Dezenove casos suspeitos de febre maculosa transmitida pela picada do carrapato-estrela em função do grande número de capivaras no Rio Doce, principal hospedeiro do inseto, levou a Secretaria Municipal de Saúde de Colatina a disparar ontem um alerta contra a doença, que pode provocar a morte...”. A Tribuna - 10 de setembro de 2013.
Acerca dos carrapatos, assinale a alternativa incorreta:
- são animais artrópodes, do subfilo Chelicerata, classe Arachnida, considerados como ectoparasitas que se alimentam de sangue, sendo, portanto, hematófagos.
- possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, apresentam quatro pares de pernas e vivem em ambientes de terra firme, como touceiras, capim ou diretamente no chão.
- dependendo da espécie, podem pertencer ao gênero Loxosceles, como as aranhasmarrons, ao gênero Lycosa, como as aranhas-de-jardim ou ao gênero Latrodectus, como as aranhas-viúvas-negras.
- sua carapaça é constituída por quitina, na forma de um exoesqueleto, bem resistente e firme em relação à sua pequena espessura.
- geralmente possuem forma oval e, quando em jejum, são achatados no sentido dorsoventral, mas quando alimentados assumem uma forma convexa ou até esférica.
Resposta: C
Resolução: A alternativa C está incorreta porque menciona que os carrapatos podem pertencer aos gêneros Loxosceles, Lycosa e Latrodectus. No entanto, esses gêneros são de aranhas, não de carrapatos.
06. (UECE) As pulgas encontradas em gatos, os carrapatos encontrados em cães, os ácaros encontrados em colchões e os piolhos encontrados em crianças são parasitas denominados de
- aracnídeos.
- hematófagos.
- insetos.
- artrópodes.
Resposta: D
Resolução: Todos os organismos citados pertencem ao filo dos Artrópodes, que inclui: Insetos (pulgas, piolhos) Aracnídeos (carrapatos, ácaros)
07. (UECE) Os inoportunos carrapatos e ácaros são artrópodes que pertencem à classe
- arachnida.
- merostomata.
- pycnogonida.
- insect
Resposta: A
Resolução: Carrapatos e ácaros pertencem à classe Arachnida, a mesma das aranhas e escorpiões. Eles têm 4 pares de patas e corpo dividido em cefalotórax e abdome.
08. (UEA - SIS) O corpo de um boi é um exemplo de relações ecológicas variadas. Nele pode-se encontrar vários carrapatos da mesma espécie em uma pequena área da orelha, todos aderidos à pele e próximos entre si. Da mesma forma, pode-se encontrar várias bactérias em duas das quatro câmaras estomacais desse animal.
A relação ecológica entre o carrapato e o boi, entre o boi e as bactérias e entre os carrapatos são exemplos, respectivamente, de
- amensalismo, inquilinismo e canibalismo.
- parasitismo, protocooperação e competição interespecífica.
- parasitismo, mutualismo e competição intraespecífica.
- amensalismo, mutualismo e protocooperação.
- predatismo, inquilinismo e protocooperação.
Resposta: C
Resolução: Carrapato e boi: relação de parasitismo, pois o carrapato se alimenta do sangue do boi, prejudicando-o.
Boi e bactérias: mutualismo, pois as bactérias do rúmen ajudam na digestão da celulose e, em troca, têm alimento e abrigo.
Carrapatos entre si: competição intraespecífica, pois são da mesma espécie e competem pelo mesmo recurso (sangue do boi).