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Arte Rupestre

Lista de 24 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Rupestre com questões de Vestibulares.

Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Arte Rupestre.




01. (UFG) As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois

  1. funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração.
  2. expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia.
  3. indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza.
  4. atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem.
  5. registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo.

02. (UFSM) No período Neolítico, os caçadores e coletores já haviam adquirido razoável experiência cultural a fim de identificar animais para a caça e plantas para usos diversos. Nesse tempo, por volta de 10.000 a. C., além de caçar e coletar frutos e sementes, nossos antepassados passaram a ter condição de interferir ainda mais na natureza, domesticando animais e cultivando plantas. Pelos registros existentes, isso teria acontecido primeiramente nas regiões atualmente chamadas de China, América Central, Peru e Oriente Próximo. Essa transformação nas formas de vida no planeta é chamada de revolução

  1. ecológica, por ser o primeiro momento de contato entre os seres humanos e a natureza.
  2. urbana, por haver permitido a fixação e a sedentarização dos humanos.
  3. suméria, por ter sido realizada pelos sumérios antes de qualquer outro povo.
  4. agrícola, por ter permitido maior domínio sobre a natureza e surgimento das aldeias.
  5. iluminista, por ter se difundido rapidamente em todo o mundo como uma luz.

03. (UFPE) Alguns historiadores afirmam que a História iniciou quando a humanidade inventou a escrita. Nessa perspectiva, o período anterior à criação da escrita é denominado Pré-História. Sobre esse assunto assinale a alternativa correta.

  1. A história e a Pré-História só podem se diferenciar pelo critério da escrita. Logo, aqueles historiadores que não concordam com esse critério estão presos a uma visão teológica da História.
  2. Esta afirmação não encontra qualquer contestação dos verdadeiros historiadores, pois ela é uma prova irrefutável de que todas as culturas evoluem para a escrita.
  3. Os historiadores que defendem a escrita como único critério que diferencia a História da Pré-História reafirmam a tradição positivista da História.
  4. A escrita não pode ser vista como critério para distinguir a História da Pré-História, pois o aspecto econômico é considerado um critério muito mais importante.
  5. Os únicos historiadores que defendem a escrita como critério são os franceses, em razão da influência da filosofia iluminista.

04. (UECE) Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período

  1. Glacial.
  2. Paleolítico.
  3. Mesolítico.
  4. Neolítico

05. (UFPE) "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura".

Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta?

  1. Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química.
  2. A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
  3. Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
  4. O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
  5. Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

06. (UEG)A produção artística no Paleolítico se caracteriza pelo

  1. uso de pedras polidas, a partir da descoberta de que, mediante o atrito, as pedras poderiam ser polidas e utilizadas no processo de confecção artística.
  2. naturalismo, pois as imagens da época são naturalistas, ou seja, representam os seres conforme a visão que os homens da época tinham da natureza.
  3. uso dos metais, o que foi possibilitado a partir do domínio do fogo, com o qual os homens derretiam o metal para, depois, trabalharem-no artisticamente.
  4. naturalismo, uma vez que as imagens do período estavam intimamente ligadas à religião, servindo de veículo para propagação de crenças religiosas.
  5. uso de pedras preciosas e de metais nobres, o que propiciou a criação de artefatos imponentes e valiosos, tanto do ponto de vista artístico quanto material.

07. (UFPE) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?

  1. Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
  2. Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
  3. Os homens aprenderam a controlar o fogo.
  4. Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
  5. Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

08. (Fuvest) Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.

André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado.

O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura

  1. favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
  2. possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
  3. proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
  4. difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
  5. era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América.

09. (UEPB) “As Itaquatiaras são gravuras feitas em rochas, pintadas ou não, que circundam leitos de rios. Há exemplares desta técnica em Pernambuco, tanto às margens do São Francisco como nos limites com a Paraíba.”

(Antônio Clarindo Barbosa de Souza e Fábio Gutemberg R. B. Souza – História da Paraíba. EDUFCG p. 19)

Assinale a alternativa correta:

  1. O sítio arqueológico do Ingá de Bacarmate abrange uma área de aproximadamente 82 hectares, sendo considerado o maior do Brasil
  2. As Itaquatiaras do Ingá são formadas por um só bloco de gnaisse, medindo aproximadamente 52 m de comprimento por 10 de largura.
  3. As gravuras do painel (Itaquatiárias do Ingá) representam exclusivamente figuras zoomorfas, não existindo presença de fitomorfos e antropomorfos.
  4. As Itaquatiaras mais famosas do Brasil são as do Ingá, na Paraíba, por serem únicas no mundo em sua forma, constituindo um enigma e desafio para os estudiosos da pré-história.
  5. A importância do sítio arqueológico do Ingá de Bacarmate se dá devido a ser o único do estado da Paraíba e por estar situado na região do Piemonte da Borborema, a 84 km de João Pessoa e 30 km de Campina Grande.

10. (UEL) Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte paleolítica, assinale a alternativa CORRETA.

  1. A pintura feita com guache é uma característica desse período, que consiste na mistura de alguns tipos de terra; tais pinturas serviam para catalogar o que haviam caçado, garantindo a diversidade de espécies nas caças seguintes.
  2. As pinturas e os desenhos foram feitos com pigmentos minerais e vegetais, fixados com gordura animal; tais produções são relacionadas a aspectos mágicos, presentes no cotidiano das organizações pré-históricas.
  3. As pinturas funcionavam como oferenda aos deuses e, pelas dimensões, é possível perceber o nível de reverência; os artistas desse período empenhavam-se na produção de uma arte religiosa com fins decorativos.
  4. As pinturas e os desenhos encontrados nas grutas eram feitos como afrescos e representam figuras híbridas, metade humana e metade animal; os mitos gregos têm suas origens nessas imagens da pré-história.
  5. Nos registros encontrados nas cavernas, as figuras de destaque remetem à flora; para os povos paleolíticos esses desenhos caracterizaram o momento em que deixaram de ser nômades e, para a história, foi o início das catalogações de todas as espécies.

11. (Unesp) Examine duas pinturas produzidas na Caverna de Altamira, Espanha, durante o Período Paleolítico Superior.

Tais pinturas rupestres podem ser consideradas como

  1. manifestação do primitivismo de povos incapazes de representações realistas.
  2. expressão artística infantilizada e insuficiente para fornecer qualquer indício sobre a vida na Pré-História.
  3. comprovação do pragmatismo de povos primitivos, despreocupados de sua alimentação.
  4. representação, em linguagem visual, dos vínculos materiais de um povo com o seu ambiente.
  5. revelação da predominância do pensamento abstrato sobre o concreto nos povos pré-históricos.

12. (UEA) Observe as pinturas rupestres do Parque Estadual de Monte Alegre, no Pará, datadas de aproximadamente 11 200 anos atrás.

As pinturas

  1. demonstram a despreocupação do homem pré-histórico com a sua sobrevivência material.
  2. manifestam a ausência de ligação dos antigos agrupamentos humanos com o meio ambiente.
  3. constituem evidências milenares da escrita fonética nos paredões rochosos de uma região amazônica.
  4. são indícios significativos da presença humana no espaço amazônico desde tempos remotos.
  5. comprovam a inabilidade dos artistas pré-históricos em desenhar as aparências identificáveis das coisas.

13. (UEA) Observe a imagem de uma cerâmica pré-colombiana, de aproximadamente 860 anos atrás, encontrada na floresta de Caxiuanã, no Pará.

Esse artefato assinala

  1. a presença de sociedades humanas com limitada capacidade de compreensão do mundo natural.
  2. a dedicação dos povos pré-históricos amazônicos às tarefas exaustivas da sobrevivência material.
  3. a inexistência de padrões culturais nas sociedades pré-colombianas da bacia do rio Amazonas.
  4. a atuação cultural de agrupamentos humanos na representação de formas identificáveis da natureza.
  5. o nomadismo de comunidades guerreiras dos altiplanos andinos pelo vazio populacional da floresta.

14. (Enem PPL 2011 ) Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes.

Existem vastas áreas nas quais há dominância de uma ou outra técnica no Brasil, o que não impede que ambas coexistam no mesmo espaço. Mas em todas as regiões há mãos, pés, antropomorfos e zoomorfos.

Os grafismos realizados em blocos ou paredes foram gravados por meio de diversos recursos: picoteamento, entalhes e raspados.

(DANTAS, M. Antes: história da pré-história. Brasília: CCBB, 2006)  Gravuras e pinturas são duas modalidades da prática gráfica rupestre, feitas com recursos técnicos diferentes.

Nas figuras que representam a arte da préhistória brasileira e estão localizadas no sítio arqueológico da Serra da Capivara, estado do Piauí, e, com base no texto, identificam-se:

  1. imagens do cotidiano que sugerem caçadas, danças, manifestações rituais.
  2. cenas nas quais prevalece o grafismo entalhado em superfícies previamente polidas.
  3. grafismos rupestres que comprovam que foram realizados por pessoas com sensibilidade estética.
  4. aspectos recentes, cujo procedimento de datação indica o recuo das cronologias da prática pré-histórica.
  5. situações ilusórias na reconstituição da préhistória, pois se localizam em ambientes degradados.

15. (Unichristus) As pinturas rupestres foram feitas em rochedos e paredes de cavernas durante a Pré-História, período que antecedeu a escrita. Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar.

Na pintura rupestre, alguns desenhos sugerem que

  1. também havia a representação de símbolos cosmológicos.
  2. o homem do Paleolítico já usava técnicas modernas.
  3. algumas pinturas eram feitas com tinta a óleo.
  4. algumas pinturas já empregavam a perspectiva renascentista.
  5. a arte rupestre originou as vanguardas europeias.

16. (Enem 2007) A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa

  1. o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
  2. a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
  3. aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
  4. os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
  5. a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

17. (FACERES) Observe a imagem a seguir:

As imagens acima compõem o acervo de pinturas rupestres da região do Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, feitas há aproximadamente 9.000 anos.

É possível dizer que a imagem representa:

  1. Um ritual canibalístico no qual seres primitivos se alimentam de carne humana – o que era muito comum na época.
  2. Um ritual fúnebre, no qual os indivíduos enterram um familiar zoomorfo, enquanto os outros oferecem flores em sua tumba.
  3. Uma cena de caça, na qual dois indivíduos abatem um animal, enquanto os demais aguardam a carne com recipientes e instrumentos de coleta.
  4. Um ritual religioso de adoração ao deus Anúbis, o principal no panteão politeísta da pré-história brasileira.
  5. Estas pinturas não podem ser interpretadas, pois aqueles seres humanos não escreviam, o que torna impossível a compreensão da sua história.

18. (UPE) Observando os grafismos, assinale a alternativa CORRETA.

  1. Não havia animais nesse período específico.
  2. Essas manifestações culturais não podem ser consideradas arte.
  3. Nada sabemos sobre essas populações humanas.
  4. Inexistiam técnicas para produção de pigmentos.
  5. Há grande relevância histórica e artística.

19. (Enem 2009) A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa. A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana.

(FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45 - adaptado)

Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de:

  1. dar ao homem a sensação de domínio da natureza e no desenvolver as relações sociais.
  2. dotar o ser humano de ferramentas de trabalho que servissem para caçar presas, na luta pela sobrevivência.
  3. desenvolver uma atividade individual, por meio de signos, imagem e palavras, destacando a importância do artista em relação ao grupo social.
  4. transformar magicamente a natureza pelo esforço do trabalho coletivo, como uma arma de defesa da coletividade humana.
  5. guiar o ser humano em suas atividades de trabalho coletivo.

20. (UFMS PASSE) A Arte Rupestre é considerada como a mais antiga representação artística na história do homem. De acordo com Janson (1996), entre os historiadores há argumentos que indicam que as imagens da arte rupestre teriam um caráter mágico, com a finalidade de ritualizar os embates entre homens e animais. Os mais antigos indícios desse processo de representação, expressão e comunicação datam do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.).

Quais são as características da Arte Rupestre?

  1. Expressão artística de caráter puramente religioso, em que a qualidade gráfica das representações definia, principalmente em função de sua qualidade cromática, a hierarquização dos vencedores entre rivais nas disputas territoriais durante todo o período do Paleolítico Superior.
  2. Representações da natureza em suas vestes, como possibilidade de deleite estético para os grandes períodos de inverno a serem compartilhados dentro das cavernas.
  3. Representações por meio de desenhos, pinturas de símbolos e sinais, produzidos em paredes e tetos de cavernas e superfícies de rochas.
  4. Representações gráficas em suportes produzidos a partir de fibras naturais.
  5. Registros pictóricos de batalhas tribais, para garantir conquistas sociais nas lutas de classe.

21. (Enem 2020) A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.

KI-ZERBO, J A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org) História geral da África, |: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.

De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)

  1. transmissão dos saberes acumulados.
  2. expansão da propriedade individual.
  3. ruptura da disciplina hierárquica.
  4. surgimento dos laços familiares.
  5. rejeição de práticas exógenas.

22. (Unicentro) O termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. Funções e características comparáveis às da arte, como hoje é largamente entendida, embora haja uma tendência recente de substituir a denominação "arte" por "registro", considerando a incerteza que cerca seu significado. Permanece, de todo modo, como testemunho precioso de culturas que exercem grande fascínio contemporaneamente, mas são ainda pouco conhecidas.

Sobre o poder da imagem, essa representação refere-se a

  1. artes visuais.
  2. pinhole.
  3. cenografia.
  4. pintura rupestre.
  5. art nouveau.

23. (Enem 2011) O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas.

Toca do Salitre — Piauí Disponível em: http://www.fumdham.org.br. Acesso em: 27 jul. 2010. (Foto: Reprodução/Enem) O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas.

Arte Urbana. Foto: Diego Singh Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010. (Foto: Reprodução/Enem)

O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como:

  1. a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
  2. a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.
  3. o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
  4. a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
  5. o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.

24. (Unichristus) Observe esta obra.

A principal característica dos desenhos e das pinturas do período Paleolítico é o naturalismo: o artista representava os seres do modo como os via de determinada perspectiva, isto é, reproduzia a natureza tal qual sua visão captava. Outro aspecto que chama a atenção nas pinturas rupestres é a capacidade de o artista interpretar a natureza.

Assim, ele utiliza imagens carregadas de

  1. simbolismo que, normalmente, retratava seres imaginários que surgiam em seus sonhos e em seus delírios.
  2. traços fortes que expressam a ideia de vigor para representar os animais que temia ou os grandes animais que caçava.
  3. traços suaves que expressam a ideia de desejo para representar os animais que temia ou os grandes animais que não conseguia caçar.
  4. ritualismo e fantasia para retratar os animais que idealizava e com os quais sonhava sempre após os rituais tribais.
  5. estilização com poucos traços e poucas cores, buscando retratar o ser humano em sua atividade cotidiana e coletiva.

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