Funk Nacional
Lista de 01 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Funk Nacional com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Funk Nacional.
01. (FGV-SP)
São quase 23h30, e carros de som e barracas de bebida enchem a rua Herbert Spencer. Os meninos geralmente chegam em grupos e ficam à beira da calçada. Muitas motos fazem manobras e barulho, o chamado “bololó” – quando se retira o filtro do escapamento para aumentar o ruído do motor. Assim é a atmosfera de um dos principais eventos do mundo funk paulista: o fluxo, o baile de rua, algo cada vez mais comum nos bairros da periferia da cidade.
Adaptado de http://especiais.g1.globo.com/sao-paulo/o-mundo-funk-paulista/.
As afirmações a seguir caracterizam corretamente o fenômeno do funk, à exceção de uma.
Assinale-a.
- É uma marca identitária que se manifesta também na indumentária e no modo de vida de uma boa parte de jovens urbanos da periferia.
- É o gênero mais influente e consumido entre jovens da periferia e tematiza geralmente a sexualidade, o seu cotidiano de exclusão e violência e os desejos de consumo.
- Contribui para a autorrepresentação dos jovens das periferias das grandes cidades, que adotam uma atitude confiante e de orgulho da própria negritude.
- Reúne multidões em eventos e bailes organizados longe dos olhares da mídia, da indústria fonográfica e das classes média e alta da cidade.
- Provoca extremos de aceitação e de repúdio, sendo, para seus detratores, um gênero responsável pelo declínio moral e cultural da música brasileira.