Escultura
Lista de 22 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Escultura com questões de Vestibulares.
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01. (UEL) Tendo por base a escultura “Três jovens” e seus conhecimentos sobre a obra de Lasar Segall, considere as afirmativas a seguir.
I. A escultura de Lasar Segall reflete a simplicidade de quem vê através de complexo discernimento de um atento desenhista. Os volumes surgem trazendo junto o caráter e a impostação das figuras.
II. O realismo sintético das figuras de Segall faz com que as figuras organizadas em torno de um eixo e nascendo de um único bloco representem ação e serenidade simultaneamente, marcas da obra deste artista.
III. A obra escultórica de Lasar Segall é muito distinta de sua obra pictórica, pois nesta última suas figuras são desproporcionais, estão sempre apáticas e inexpressivas, dando a sensação de que não têm vida.
IV. Segall foi um artista inconstante em suas representações, pois ficar encerrado no ateliê fez com que ele perdesse a noção da relação homem/natureza
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e III são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas
02. (UEL) Em 1961, Lygia Clark ganhou o prêmio de melhor escultura nacional na VI Bienal de São Paulo, com os “Bichos”, que constituem uma série de objetos articuláveis. Com base nos conhecimentos sobre os “Bichos” e a obra de Lygia Clark, considere as afirmativas a seguir.
I. Feito em metal, o material utilizado em “Bichos” permite que o plano seja dobrado, assumindo uma busca da tridimensionalidade e deixando a obra mais próxima do próprio espaço do mundo.
II. Desde que Lygia Clark arrebentou a moldura, invadindo o espaço circundante, sua obra passou a ter grandes dimensões, obrigando-a a utilizar mão-de-obra especializada da indústria metalúrgica.
III. A possibilidade de manuseio, pelo fruidor, dessa obra dependia de inúmeros fatores que nem sempre os museus e as galerias permitiam, o que pode ter dificultado o maior acesso a ela.
IV. Nessa série, os planos de metal são unidos por dobradiças e, apesar de parecerem permitir uma infinidade de movimentos, não podem ser movidos em todas as direções.
Assinale a alternativa correta
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.
03. (Unichristus) Entre os artistas do Barroco italiano, Bernini (1598-1680), sem dúvida, é o mais importante e completo, pois foi arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor.
A obra acima, de Bernini, revela características da escultura barroca como
- o rosto e os gestos das personagens, que evidenciam fortes emoções revelando dramaticidade.
- a ausência de movimento e um equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais.
- uma forte dramaticidade herdada do Renascimento e o equilíbrio entre os aspectos intelectuais e emocionais.
- um forte equilíbrio entre a razão e a fé e uma total ausência de sentimento e dramaticidade.
- a ausência de movimento e de efeitos decorativos revelando todo racionalismo do artista.
04. (Enem 2019) Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da
- reciclagem da matéria-prima original.
- complexidade da combinação de formas abstratas.
- perenidade dos elementos que constituem a escultura.
- mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
- fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.
05. (UNIVESP) Examine a estátua de São Jorge, esculpida pelo artista Donatello em 1416
Típica do período chamado de Renascimento, essa obra
- reproduz a rigidez das esculturas egípcias.
- despreza as características humanas da figura.
- consolida o teocentrismo da cultura medieval.
- expressa uma visão politeísta de mundo.
- retoma valores estéticos da arte greco-romana.
06. (Enem 2012)
(BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.)
Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:
- liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
- credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
- simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
- personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
- singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.
07. (EBMSP) Os ideais de belezas contrastantes, nas figuras, expressam a
- relatividade das concepções de beleza que dependem do tempo, do espaço e das condições concretas em que as obras de arte são produzidas.
- incapacidade mental dos artistas do paleolítico para elaborar peças artísticas refinadas.
- predominância do pensamento pornográfico nas classes artísticas ao longo da história.
- diferença entre as obras de arte produzidas pelas classes populares e pelas classes de cultura erudita.
- superioridade da arte renascentista, fundamentada no ideal de beleza ainda desconhecido das antigas culturas ocidentais.
08. (ENCCEJA) A Galeria Tátil de Esculturas Brasileiras é um recurso multissensorial desenvolvido pelo Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE) da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Nela, a pessoa com deficiência encontra uma possibilidade autônoma de
- ler a arte.
- fazer arte.
- interferir na obra.
- moldar a escultura.
09. (Unichristus) Observe as imagens abaixo.
Qual delas, segundo os estudiosos deduziram, teria a função de reverenciar a fertilidade?
10. (EBMSP) Os artistas da Renascença dedicavam-se a representar as coisas tais como eram ou, pelo menos, como pareciam ser. Parte desse tipo de inspiração também era clássica. O ideal antigo de beleza era o nu belo. A admiração renascentista pela arte antiga fez com que os artistas, pela primeira vez desde a queda de Roma, estudassem anatomia; aprendiam a desenhar o corpo humano, observando modelos que posavam para eles – até hoje uma prática fundamental para o treinamento artístico.
PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. A arte renascentista. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 226. Adaptado.
A precisão anatômica observada em peças artísticas de autores renascentistas põe em evidência
- a predominância dos valores materiais voltados para a satisfação das classes dominantes, em prejuízo de temas religiosos e valores espirituais.
- a articulação entre a arte, o conhecimento científico e a influência filosófica do humanismo na produção daquelas obras.
- a dependência dos artistas renascentistas a modelos, técnicas e temas desenvolvidos pelas antigas civilizações da Grécia e de Roma.
- a força da influência da Igreja Católica na cultura renascentista, comprovada pela totalidade de temas da religiosidade cristã nas obras de pintura e escultura do período.
- o caráter popular da arte renascentista que, ao privilegiar a nudez do corpo humano, procurava atrair o interesse das classes menos favorecidas.
11. (UECE) Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:
- O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
- A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
- Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
- Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.
12. (UFSM) A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final". Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:
- Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
- Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato.
- Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e à glorificação do natural.
- Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
- Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.
13. (UFGD) No que diz respeito à imagem da obra O Pensador, de Auguste Rodin, assinale a alternativa correta.
- Produzida na França Renascentista, seu autor utilizou elementos que refletem a relação do homem com o divino.
- Inspirada na Divina Comédia, de Dante Alighieri, e nas esculturas de Michelangelo, Rodin a compôs em bronze a partir de modelos menores em gesso.
- Esculpida em mármore, figura entre as obras da Antiguidade mais conhecidas de todos os tempos.
- Pertencente ao Período Barroco, essa escultura é um exemplo de complexidade e movimento.
- Na Idade Média, a escultura sofreu com a censura da Igreja, que obrigava os artistas a esconderem a nudez em suas obras
14. (Uece) A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano.
A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido
- à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo, Esparta que valorizava as atividades militares.
- às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino.
- ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz.
- ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo.
- ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.
15. (UEG) Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 a.C., é uma típica escultura da Roma antiga. A diferença dessa escultura em relação às gregas do período clássico está
- na monocromia, indicando maior austeridade dos costumes romanos em comparação com os dos gregos.
- na postura ereta e estática, demonstrando que as esculturas gregas retratavam o movimento dos corpos.
- no caráter político, já que as esculturas gregas priorizavam temas da mitologia religiosa.
- no uso da indumentária militar na composição da obra, uma vez que as esculturas gregas valorizavam o corpo humano.
16. (UEL) Analise as imagens, leia o texto a seguir e responda à questão.
“Diva” (2020), da artista visual Juliana Notari, é uma instalação escultórica em concreto pintada em uma resina de vermelho ardente, medindo 33 metros de comprimento, 16 metros de largura e 6 metros de profundidade colocada na encosta de uma colina suave que torna a obra visível a grandes distâncias. “Diva” [...] está em consonância com obras que marcaram as grandes polêmicas dos últimos séculos. [...] Estamos pensando em “A Origem do Mundo”, a famosa pintura de Gustave Courbet de 1866 [...] exibida no Musée d’Orsay desde 1995, que mostra explicita e frontalmente o ventre e a virilha de uma mulher nua deitada em sua cama.
Adaptado de: //dasartes.com.br
A arte contemporânea, muitas vezes, estabelece relação com obras de outros períodos.
Com base no texto, na imagem da instalação escultórica e nos conhecimentos sobre história da arte e suas relações, assinale a alternativa correta.
- A arte constitui um campo de múltiplas relações com seu tempo, que perpassam o humano e cujos temas são retomados ao longo da história.
- As obras de arte contemporânea, com suas amplas possibilidades técnicas e matéricas, rompem com as questões abordadas pelas obras da tradição artística.
- Ao longo da história da arte, nota-se a manutenção de padrões estéticos que derivam das mesmas técnicas, sendo este o ponto de relação entre a produção do passado e a contemporânea.
- A relação técnica entre a arte contemporânea e a pintura do século XIX define as correspondências entre movimentos artísticos ao longo do tempo.
- Na contemporaneidade, é possível reconhecer grupos específicos de materiais com os quais se descartam os temas da tradição artística.
17. (UFSM) Para a obra Doríforo, criada por Policleto em 450 a.C., foi adotada uma estética que, aliada à ciência, obedecia a padrões de estrutura emque o corpo humano era representado considerando-se a medida de sete vezes o tamanho da cabeça.
Com base na imagem e no texto fornecidos, verifica-se que o método de construção explorado por Policleto considerava a estrutura
- cronológica.
- iconográfica.
- formal.
- iconológica.
- biográfica.
18. (UEA) Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C.
Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo Lancellotti assinala
- a separação entre arte e ciência na Grécia clássica e a criação da ciência anatômica por sábios romanos.
- a ligação da arte grega com as crenças religiosas e a falta de refinamento nas produções artísticas de Roma Antiga.
- a representação da irracionalidade humana no desequilíbrio corporal e o enaltecimento da ética guerreira dos romanos.
- a visão pessimista dos gregos clássicos sobre os destinos da humanidade e a escravização dos gregos pelos conquistadores romanos.
- a concepção de beleza ideal das artes gregas e a presença da cultura grega na sociedade romana da Antiguidade.
19. (UPE SSA) Observe a imagem a seguir:
O escultor pernambucano Abelardo da Hora (1924-2014) foi um grande colaborador do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco.
Nessa escultura, o artista
- criou uma nova maneira de apresentar o estilo de Candido Portinari.
- destacou os diversos problemas morais e valores desconstruídos da estrutura social.
- demonstrou as técnicas artísticas complexas dos escultores pernambucanos.
- apresentou ao mundo técnica de cerâmica de Francisco Brennand.
- denunciou a realidade socioeconômica da população brasileira.
20. (Enem 2021) A crise dos refugiados imortalizada para sempre no fundo do mar
TAYLOR, J. C. A balsa de Lampedusa. Instalação. Museu Atlântico, Lanzarote, Canárias, 2016 (detalhe)
A balsa de Lampedusa, nome da obra do artista britânicos Jason de Caires Taylor, é uma das instalações criadas por ele para compor o acervo do primeiro museu submarino da Europa, o Museu Atlântico, localizado em Lanzarote, uma das ilhas do arquipélago das Canárias.
Lampedusa é o nome da ilha italiana onde a grande maioria dos refugiados que saem da África ou de países como Síria, Líbano e Iraque tenta chegar para conseguir asilo no continente europeu.
As esculturas do Museu Atlântico icam a 14 metros de profundidade nas águas cristalinas de Lanzarote.
Na balsa, estão dez pessoas. Todas têm no rosto a expressão do abandono. Entre elas, há algumas crianças. Uma delas, uma menina debruçada sobre a beira do bote, olha sem esperança o horizonte. A imagem é tão forte que dispensa qualquer palavra. Exatamente o papel da arte.
Disponível em: http://conexaoplaneta.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).
Além de apresentar ao público a obra A balsa de Lampedusa, essa reportagem cumpre, paralelamente, a função de chamar a atenção para
- a ilha de Lanzarote, localizada no arquipélago das Canárias, com vocação para o turismo.
- as muitas vidas perdidas nas travessias marítimas em embarcações precárias ao longo dos séculos.
- a inovação relativa à construção de um museu no fundo do mar, que só pode ser visitado por mergulhadores.
- a construção do museu submarino como um memorial para as centenas de imigrantes mortos nas travessias pelo mar.
- a arte como perpetuadora de episódios marcantes da humanidade de que têm de ser relembrados para que não tomem a acontecer.
21. (UEL) Escultura é a arte da tridimensionalidade, pois transforma a forma em volume e faz a relação entre o espaço físico e a forma com volume, altura e profundidade.
Com base nos conhecimentos sobre as características gerais da escultura, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) As esculturas gregas são estáticas e têm função decorativa; baseiam-se em cânones religiosos, na valorização da nobreza, despreocupadas com a beleza física e com o realismo em suas representações.
( ) As esculturas renascentistas apresentam a beleza absoluta, características da escultura clássica, expressando o pensamento humanista e a tridimensionalidade profunda.
( ) As esculturas impressionistas rompem com os padrões estabelecidos, desvalorizam o aspecto externo de acabamento e deixam as obras em estado bruto dando a impressão de figuras surgindo naquele momento.
( ) As esculturas concretas rompem com as propostas das vanguardas artísticas, trazendo uma tridimensionalidade estática, sem movimento ou interferência do espectador.
( ) As esculturas contemporâneas possibilitam o abandono de suportes tradicionais, liberdade e subjetividade na produção, efemeridade das obras e mesclam diferentes estilos e materiais.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- V, V, F, F, V.
- V, F, V, F, F.
- F, V, V, V, F.
- F, V, V, F, V.
- F, F, F, V, V.
22. (Unichristus)
Bernini esculpiu no mármore seu notável “Davi”. Diferentemente de Michelangelo com seu “Davi” em que a força é puxada para cima, Bernini extrai da pedra o movimento tensional e captura o momento de torção máxima. Mordendo os lábios num esforço violento, o “Davi” de Bernini transmite a força prestes a ser libertada, causando em quem está diante da estátua um ímpeto de se esquivar. Essa energia explosiva, dinâmica,
- sintetiza a arte barroca e envolve o espectador em seu movimento e emoção.
- representa a arte romântica buscando um diálogo emotivo e sensorial com o observador.
- antecipa a arte moderna que busca romper com os padrões da arte renascentista.
- reflete a emoção e o desequilíbrio da arte acadêmica europeia, principalmente, da arte italiana.
- exemplifica a sobriedade, a perfeição formal e a obediência clássica da arte realista.
09. (Unicentro) A escultura, enquanto obra de arte, surgiu no período Paleolítico e é considerada uma das Artes Clássicas. É uma forma de expressão artística das Artes Visuais que traz o diálogo entre os elementos espaço e volume na criação de formas tridimensionais. Com base nas imagens e na história da escultura, relacione as imagens com seus respectivos períodos históricos.
- I-B, II-A, III-E, IV-C, V-D.
- I-B, II-D, III-A, IV-E, V-C.
- I-C, II-D, III-B, IV-A, V-E.
- I-D, II-C, III-E, IV-A, V-B.
- I-D, II-E, III-A, IV-B, V-C.
10. (UPE) Observe a imagem a seguir:
O escultor pernambucano Abelardo da Hora (1924-2014) foi um grande colaborador do Movimento de Cultura Popular de Pernambuco.
Nessa escultura, o artista
- criou uma nova maneira de apresentar o estilo de Candido Portinari.
- destacou os diversos problemas morais e valores desconstruídos da estrutura social.
- demonstrou as técnicas artísticas complexas dos escultores pernambucanos.
- apresentou ao mundo técnica de cerâmica de Francisco Brennand.
- denunciou a realidade socioeconômica da população brasileira.