Romantismo
Lista de 13 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Romantismo com questões de Vestibulares.
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01. (UFSC)
O quadro acima é do pintor francês Eugène Delacroix (1798 – 1863) e é intitulado “A Liberdade guiando o povo”, datado de 1830. Este quadro tornou-se uma das representações mais famosas da Revolução Francesa, pois:
- nele podemos observar todas as características do simbolismo, bem como a representação de todas as classes que participaram da fase inicial do movimento, com destaque para a bandeira tricolor criada pelos revolucionários, levada pela figura que lembra a participação intensa e fundamental das mulheres no processo.
- utiliza uma linguagem de fácil entendimento, onde é possível depreender todas as fases da Revolução Francesa numa só imagem, situando a obra no contexto da arte impressionista.
- tornou-se também um ícone do estilo rococó, do qual Delacroix é um dos fundadores e permite observar o caráter violento da Revolução.
- sintetiza, com traços pertencentes ao romantismo francês, as ideias fundamentais da revolução, representadas pela bandeira revolucionária, levada pela mulher que constitui a personificação da liberdade, e pela presença de personagens que representam a burguesia e os sans-culottes, linha de frente do movimento antimonárquico.
02. (Fuvest) Em seu contexto de origem, o quadro acima corresponde a uma
Quadro de Victor Meirelles (Foto: Reprodução/Fuvest)
- denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
- denúncia política das guerras entre as populações indígenas brasileiras.
- crítica republicana à versão da história do Brasil difundida pela monarquia.
- defesa da evangelização dos índios realizada pelas ordens religiosas no Brasil.
- concepção de inferioridade civilizacional dos nativos brasileiros em relação aos indígenas da América Espanhola.
03. (UFSM) A tela de Doré, ao representar o desespero de Andrômeda (princesa da mitologia grega que enfurece Poseidon), expressa o arrebatamento sentimental que constitui a sensibilidade romântica do século XIX. Sobre isso, pode-se afirmar:
- o ideário romântico invade o campo político, predispondo os homens a reconhecer a liberdade dos povos como condutora dos Estados Nacionais.
- o romantismo não interfere nas ações políticas dos homens do século XIX, pois se restringe ao campo das artes.
- o ideário romântico não colabora na formação identitária dos Estados Nacionais nem nas lutas por liberdade e democracia.
- o exagero sentimental dos românticos produz um desinteresse em relação à Natureza, especialmente quanto às matas tropicais.
- o romantismo se constitui, ao longo do século XIX, na ideologia que justifica o desenvolvimento burguês na indústria e no comércio internacional.
04. (UNICAMP)
Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.
- Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.
- O quadro evoca temas da Revolução Francesa, como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique.
- O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.
- No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.
05. (ESPM)
I-Juca Pirama
(Gonçalves Dias)
No meio das tabas de amenos verdores,
Cercado de troncos – coberto de flores,
Alteiam-se os tetos d’altiva nação;
São muitos seus filhos, e nos ânimos fortes,
Temíveis na guerra, que em densas coortes
Assombram das matas a imensa extensão.
São rudos, severos, sedentos de glória,
Já prélios incitam, já cantam vitória,
Já meigos atendem à voz do cantor:
São todos Timbiras, guerreiros valentes!
Seu nome lá voa na boca das gentes,
Condão de prodígios, de glória e terror!
Fundado pelo regente Araújo Lima, o Instituto Histórico e Geográfico contou com intenso apoio de D. Pedro II, que presidiu mais de 500 de suas sessões. Empenhado na construção da “identidade nacional”, o Instituto Histórico e Geográfico, sob a influência do Romantismo europeu, criou na poesia, na pintura, na literatura de ficção um mito a que se deu o nome de:
- Bandeirismo;
- Medievalismo;
- Ascetismo;
- Tropicalismo;
- Indianismo.
06. (UEA) Observe o quadro O viajante sobre o mar de névoa, de Caspar David Friedrich, elaborado em 1818, e atualmente exposto na cidade de Hamburgo, na Alemanha.
A pintura exprime a concepção estética do Sublime, considerando que o viajante
- contempla com serenidade uma paisagem infinda, pouco visível, oposta a sua dimensão corporal reduzida.
- examina a imensidão do universo com a apreensão e o temor da provável conflagração dos elementos da natureza.
- desvenda as leis do movimento da natureza, por meio de procedimentos empíricos disponibilizados pela ciência de sua época.
- observa uma paisagem apaziguada e disposta pelo Criador divino ao usufruto econômico e ao prazer do gênero humano.
- descobre na paisagem montanhosa, coberta por cores celestiais, o significado de sua existência aventureira e errante.
07. (UPE) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa CORRETA.
- Machado de Assis, principal escritor do Modernismo brasileiro, foi autor de várias obras que tiveram ampla aceitação popular, o que lhe proporcionou, inclusive, fama no exterior.
- As pinturas de Pedro Américo refletiam um tom romântico e nacionalista, retratando, inclusive, acontecimentos históricos pátrios.
- Aluísio de Azevedo, grande expoente do romantismo literário no Brasil, sofreu com a censura imperial, em relação a sua obra.
- Castro Alves, grande símbolo do chamado ‘mal do século’, foi autor de poesias que tiveram ampla repercussão nacional.
- A produção teatral de Artur de Azevedo era marcada por uma dramaturgia de conotações trágicas.
08. (UERJ)
O romance Iracema, de José de Alencar, publicado em 1865, influenciou artistas, como José Maria de Medeiros, que nele encontraram inspiração para representar imagens do Brasil e do povo brasileiro no período imperial (1822-1889).
Na construção da identidade nacional durante o Império do Brasil, identifica-se a valorização dos seguintes aspectos:
- clima ameno / índole guerreira dos ameríndios
- grandeza territorial / integração racial das etnias
- extensão litorânea / sincretismo religioso do povo
- natureza tropical / herança cultural dos grupos nativos
09. (UFPE) Alguns movimentos intelectuais, inovações técnicas e científicas bem como obras artísticas literárias e políticas são considerados representativos do século XIX. A este respeito, analise as proposições a seguir.
( ) O Romantismo foi um movimento literário e artístico desenvolvido pela aristocracia e outros conservadores, em oposição aos burgueses que passaram a dominar a nova sociedade.
( ) Gauss inventou o telégrafo elétrico; Braille criou um alfabeto para os deficientes visuais; e Daguerre desenvolveu trabalhos que possibilitaram o aparecimento da fotografia.
( ) Na literatura, alguns autores se colocaram contra as condições sub-humanas de trabalho, criando uma oposição ao Romantismo: Víctor Hugo ("Os Miseráveis"), Stendhal ("O Vermelho e o Negro") e Balzac ("A Comédia Humana").
( ) Na pintura, são nomes de expressão para o século XIX, Claude Monet e Renoir. Na escultura, Auguste Rodin e Camile Claudel.
( ) No Brasil, nomes como o de Joaquim Nabuco, abolicionista e monarquista, Machado de Assis, escritor, e Carlos Gomes, compositor, revelam para o mundo a expressão da cultura do Brasil.
- VVVFF
- VFVFV
- VVFVV
- FFVVV
- VVFFF
10. (Enem Libras)
Pertencente ao Romantismo, a obra de Victor Meirelles caracteriza-se como uma
- descrição dramática da guerra.
- inclinação ao retrato nacionalista.
- estilização das revoltas populares.
- construção da identidade brasileira.
- representação das obras francesas.
11. (UFU) No final do século XVIII e durante o século XIX, a cultura europeia sofreu importantes transformações, sobretudo no campo da pintura e da literatura. A respeito deste contexto, podemos afirmar que
I - O Romantismo, marcado pela emoção, pelo sentimento e pela individualidade, criticava as regras acadêmicas e propunha a liberdade de expressão e a espontaneidade, nele se destacando o poeta inglês Lord Byron e o romancista e poeta francês Victor Hugo.
II - O Realismo pretendia realizar uma volta ao classicismo e ao barroco, retratando a imponência das fábricas, a riqueza das cidades e o progresso da civilização, por meio do avanço tecnológico, nele se destacando os pintores Pablo Picasso e Eugene Delacroix.
III - Os seguidores do Impressionismo defendiam uma reprodução da realidade conforme as impressões recolhidas pelos sentidos, enfatizando o uso da luz e das cores, nele se destacando os pintores Monet e Renoir.
IV- O Naturalismo, cujos maiores representantes foram Charles Dickens e Dostoievski, promovia a identidade nacional e a valorização da cultura burguesa, em contraposição ao multiculturalismo pregado pelos realistas.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I e III são corretas.
- Apenas I e IV são corretas.
- Apenas III e IV são corretas.
- Apenas II e III são corretas.
12. (Universidade de Vassouras) A tela do pintor Eugène Delacroix, considerada obra-prima do Romantismo, é uma referência à Revolução de 1830, na França.
Essa tela está associada à valorização dos ideais representativos da corrente de pensamento denominada:
- liberal
- socialista
- anarquista
- monarquista
13. (Enem 2021) Nessa obra, que retrata uma cena de Caramuru, célebre poema épico brasileiro, a filiação à estética romântica manifesta-se na
MEIRRELES, V. Moema, Óleo sobre tela, 129 cm x 190 cm. Masp, São Paulo, 1866.
Disponível em: www.masp.art.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).
- exaltação do retrato fiel da beleza feminina.
- tematização da fragilidade humana diante da morte.
- ressignificação de obras do cânone literário nacional.
- representação dramática e idealizada do corpo da índia.
- oposição entre a condição humana e a natureza primitiva.