História da Arte no Renascimento
Lista de 23 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema História da Arte no Renascimento com questões de Vestibulares.
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01. (CPS) A pintura do teto da Capela Sistina, obra do mestre Michelangelo Buonarroti, foi realizada no início do século XVI. Veja uma pequena parte dessa obra.
Analisando as características da pintura apresentada, é correto concluir que se trata de uma obra
- medieval e cavalheiresca.
- medieval e teocêntrica.
- classicista e modernista.
- renascentista e antropocêntrica.
- renascentista e ateísta.
02. (Upe) Observe a imagem a seguir:
Ela reproduz um detalhe dos afrescos pintados por Michelangelo na Capela Sistina. Sobre a imagem e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.
- Encomendados pelo papa Júlio II, os afrescos da Capela Sistina trazem como tema primordial a cultura clássica, em especial sua rica mitologia.
- Passagens do Velho Testamento também aparecem representadas na obra, segundo atesta a imagem.
- Parte dos afrescos do teto da Capela Sistina foi destruída por um terremoto, no fim do século XIX.
- Esses afrescos constituem a obra máxima de Michelangelo cuja produção artística se limitava à pintura.
- A pintura da abóbada da capela nunca foi finalizada por Michelangelo.
03. (Uel) Com base nos conhecimentos sobre a pintura no período do Renascimento e na obra de Sandro Botticelli considere as afirmativas a seguir.
I. Há, nessa obra renascentista, a preocupação com o naturalismo, a proporção e o efeito de profundidade, sendo o pintor florentino Sandro Botticelli um dos principais representantes do Quattrocento.
II. Essa obra marca o início da Arte Moderna na Itália ao retratar o conflito entre o homem e a natureza, expresso na ação do vento que afeta os principais elementos da composição.
III. Essa obra tem como temática um episódio mitológico que aborda o nascimento de uma deusa, apresentando a movimentação do ar como um importante elemento para expressar leveza.
IV. O Renascimento é um período histórico caracterizado pelo teocentrismo e a obra O Nascimento de Vênus é emblemática por apresentar o sopro divino como temática da composição.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e III são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
04. (Uff)
O quadro de Leonardo da Vinci revela uma das facetas do grande artista do Renascimento que durante a vida transformou sua experiência de mundo em arte, sempre pronto a inovar.
Essa criatividade levou Leonardo da Vinci a ser conhecido como um homem que
- transformou a arte da escultura ao expressar através dela a grandeza da vida espiritual.
- abdicou de sua riqueza para se dedicar à pintura de personagens da Corte de Florença.
- se envolveu com a natureza, com a sociedade e com todos os ramos de artes, de modo tão intenso que passou a ser conhecido como um artista-cientista.
- se dedicou às artes e às ciências através da teoria do direito divino, aplicada nos seus exercícios de anatomia.
- participou de várias sociedades secretas que tinham por objetivo reescrever os textos bíblicos com o intuito de apresentar a verdadeira face de Jesus.
05. (Unesp) A pintura representa no martírio de Cristo os seguintes princípios culturais do Renascimento italiano:
- a imitação das formas artísticas medievais e a ênfase na natureza espiritual de Cristo.
- a preocupação intensa com a forma artística e a ausência de significado religioso do quadro.
- a disposição da figura de Cristo em perspectiva geométrica e o conteúdo realista da composição.
- a gama variada de cores luminosas e a concepção otimista de uma humanidade sem pecado.
- a idealização do corpo do Salvador e a noção de uma divindade desvinculada dos dramas humanos.
06. (IFSP) Leia o trecho e analise a figura abaixo.
“A Última Ceia, obra-prima de Leonardo Da Vinci, retrata uma época, um movimento artístico e um avanço histórico em termos de perspectiva, olhar dramático, técnica e ciência.”
ROMES, 2008.
Assinale a alternativa que apresenta a qual período histórico a obra acima pertence.
- Iluminismo.
- Renascimento.
- Feudalismo.
- Cruzadas.
- Reforma.
07. (UFN) A primeira imagem apresenta a escultura Pietá (Compaixão), de Michelangelo, feita em 1499, e mostra a Virgem Maria segurando nos braços o corpo do filho morto. A escultura é visitada por milhões de pessoas anualmente no Vaticano; a segunda foto, vencedora do World Press Photo, maior prêmio mundial de fotojornalismo, retrata a mãe que ampara o filho ferido, em outubro de 2011, em protestos de rua, no Iêmen. A foto poderia falar por uma região inteira: o Iêmen, a Tunísia, a Líbia, a Síria e por tudo o que ocorreu na Primavera Árabe.
Fonte: www.worldpressphoto.org
A partir do texto, das figuras e nos conhecimentos sobre cultura, etnias e conflitos, é correto afirmar:
- Os dois autores evidenciam as diferenças religiosas e políticas existentes entre o mundo Ocidental e o mundo Oriental.
- As duas figuras sugerem a universalidade de sentimentos básicos do ser humano, que se sobrepõem às diferenças de nacionalidades, credos e ideologias.
- O fotógrafo procura demonstrar que a violência e o conflito são específicos de países pobres e islâmicos.
- A escultura retrata um patrimônio cultural imaterial, muito expressivo para o turismo no Vaticano.
- Michelangelo mostra que a condição de vida dos países da Europa é melhor que a dos países árabes.
08. (UNICAMP) Leia o texto a seguir e observe a figura do Homem Vitruviano.
Ao longo da vida, cada vez mais, Leonardo da Vinci passou a perceber que a matemática era a chave para transformar suas observações em teorias. Não existe certeza na ciência em que a matemática não possa ser aplicada, declarou.
(Adaptado de Walter Isaacson, Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017, p. 52.)
Assinale a alternativa que expressa adequadamente a correlação entre o texto e a imagem.
- Figura emblemática do Renascimento, Leonardo da Vinci destaca-se pela sua obra pictórica e por seu desenho do Homem Vitruviano. Para ele, arte e ciência se baseavam nas relações análogas entre homem e natureza preconizadas pela alquimia.
- O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci condensa uma série de estudos do artista, e mesmo a leitura de uma cópia manuscrita da obra de Vitrúvio. O desenho sintetiza uma relação harmônica entre homem e mundo pautada pela analogia geométrica.
- Na linhagem dos artistas-arquitetos-engenheiros renascentistas, Leonardo da Vinci dedicou-se ao estudo da perspectiva e especialmente da aritmética, buscando harmonizar as relações entre o homem e Deus no Homem Vitruviano.
- Leitor assíduo da física newtoniana, Leonardo da Vinci reconhecia que tanto a aritmética quanto a geometria poderiam ser usadas na arte, arquitetura e engenharia. Na elaboração do desenho do Homem Vitruviano, ele comprovou esta hipótese.
09. (UFRGS) Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.
A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.
Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.
- O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa.
- O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo.
- O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços.
- A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento.
- A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.
10. (IF Sertão) Observe a imagem:
O “Homem Vitruviano” é uma obra de Leonardo Da Vinci, artista que marcou o período conhecido na História como Renascimento. O trabalho foi inspirado em uma passagem de “De Architectura”, do romano Marcus Vitruvius Pallio (1 a.C.), na qual são tratadas as proporções do corpo humano masculino. O desenho é emblemático da simetria básica do corpo, mostrando também o conceito da divina proporção, baseado na existência dos quatro sólidos geométricos perfeitos: o tetraedro, hexaedro, octaedro e icosaedro. As posições dos braços e das pernas são apresentadas em quatro posturas diferenciadas inscritas em um círculo, sendo que o umbigo é o centro da figura. A obra também é uma expressão da beleza humana.
Como base nas informações, assinale a alternativa correta sobre o período.
- O Renascimento foi um momento na Europa Oriental marcado profundamente pela influência dos povos bárbaros da Normandia.
- As Reformas Religiosas influenciaram profundamente o movimento renascentista na Itália a época da Dinastia Médici.
- Em 1550, Giorgio Vasari publicou “Vidas dos mais excelentes arquitetos, pintores e escultores italianos”, onde foi empregada pela primeira vez a palavra “renascimento” ou “renascença” para exprimir a renovação das artes que ocorria nas cidades da península Itálica.
- Leonardo Da Vinci, Aleijadinho, Erasmo de Rotterdam, Michelangelo foram artistas do período.,
- O ateísmo foi a filosofia que dominou os artistas e intelectuais renascentistas na Itália e na Alemanha no século XV.
11. (UEA) A pintura a óleo de Rafael Sânzio, de 1513, artista do Renascimento italiano, pode ser vista como ilustração da concepção clássica de beleza, na medida em que
- apresenta um quadro simétrico de peso e de cores.
- infunde no observador um sentimento religioso intenso.
- representa uma cena dramática sem participação de figuras humanas.
- veicula uma visão de distanciamento entre homens e deuses.
- materializa princípios religiosos compartilhados pela humanidade.
12. (UNIMONTES) Observe, com atenção, as telas “Nascimento de Vênus”, dos pintores Sandro Botticelli e Di Cavalcanti, respectivamente.
Assinale a alternativa INCORRETA, a respeito da comparação entre as telas.
- Na obra de Sandro Botticelli, vê-se que Vênus é representada como uma deusa, que ocupa o centro da tela; no quadro de Di Cavalcanti, Vênus parece mais humanizada.
- A nudez de Vênus, nas duas telas, expressa a liberdade dos pintores em contradizerem as tendências estéticas de sua época.
- As três figuras humanas que circundam Vênus, nas duas telas, convergem para ela suas atenções e olhares, como a referendar o tema da pintura.
- Pode-se concluir que a tela de Di Cavalcanti é uma releitura abrasileirada e modernista da tela de Sandro Botticelli.
13. (UEA) A pintura mural de Leonardo da Vinci, obra-prima do Renascimento italiano, manifesta concepções filosóficas da sociedade do período e traços artísticos da Renascença, como
- a organização matemática da composição em que se distinguem a visão em profundidade e a simetria.
- a composição dramática e exaltada do sofrimento de Cristo por meio de sua gesticulação grandiloquente e teatral.
- a contraposição dos desenhos do salão e da mesa em grandes dimensões com os tamanhos reduzidos das personagens.
- a representação do incorpóreo e do abstrato no uso das linhas verticais no desenho dos corpos e da arquitetura.
- a impressão de afastamento ou de distanciamento das reações dos apóstolos em relação às atitudes humanas.
14. (EBMSP) Os artistas da Renascença dedicavam-se a representar as coisas tais como eram ou, pelo menos, como pareciam ser. Parte desse tipo de inspiração também era clássica. O ideal antigo de beleza era o nu belo. A admiração renascentista pela arte antiga fez com que os artistas, pela primeira vez desde a queda de Roma, estudassem anatomia; aprendiam a desenhar o corpo humano, observando modelos que posavam para eles – até hoje uma prática fundamental para o treinamento artístico.
PERRY, Marvin. Civilização Ocidental. A arte renascentista. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 226. Adaptado.
A precisão anatômica observada em peças artísticas de autores renascentistas põe em evidência
- a predominância dos valores materiais voltados para a satisfação das classes dominantes, em prejuízo de temas religiosos e valores espirituais.
- a articulação entre a arte, o conhecimento científico e a influência filosófica do humanismo na produção daquelas obras.
- a dependência dos artistas renascentistas a modelos, técnicas e temas desenvolvidos pelas antigas civilizações da Grécia e de Roma.
- a força da influência da Igreja Católica na cultura renascentista, comprovada pela totalidade de temas da religiosidade cristã nas obras de pintura e escultura do período.
- o caráter popular da arte renascentista que, ao privilegiar a nudez do corpo humano, procurava atrair o interesse das classes menos favorecidas.
15. (UEL) Texto VIII
A invenção da perspectiva matemática, ou “perspectiva exata”, em que todos os pontos do espaço retratado obedecem a uma norma única de projeção, a técnica do “olho fixo”, possibilita observar o espaço como que através de um instrumento ótico e define as proporções dos objetos e do espaço entre eles em relação a esse foco visual.
(Adaptado de: SEVCENKO, N. O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Unicamp, 1985. p. 30.)
Com base no texto VIII e nos conhecimentos sobre a perspectiva matemática, assinale a alternativa correta.
- A utilização da perspectiva linear permite maior liberdade de criação em relação à dinâmica da vida representada na obra.
- Na perspectiva renascentista, quanto maior a distância dos objetos da linha do horizonte, menor eles figuram no quadro.
- O artista renascentista cria imagens em movimento para descrever a realidade em um único plano compositivo.
- As racionalizações do espaço e das figuras pintadas demonstram o controle matemático do artista na criação da obra renascentista.
- O artista renascentista afasta-se dos ideais clássicos da antiguidade por não considerá-los aptos a representar fielmente a natureza.
16. (UPE) Analise a imagem a seguir:
O quadro O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli, é uma das grandes realizações da arte renascentista.
Sobre essa obra e seu contexto histórico, assinale a alternativa CORRETA.
- A temática pagã da obra, baseada na mitologia greco-romana, constituiu-se numa ousadia que destoava do restante da produção artística do Renascimento.
- A nudez representada no quadro também aparece em obras de outros artistas da época, como Michelangelo.
- Botticelli, personagem símbolo do ideal humanista, também foi arquiteto, engenheiro, músico e poeta.
- O nascimento de Vênus, assim como a Última Ceia de Da Vinci, é uma pintura de temática bíblica.
- Botticelli destacou-se por sua produção em escultura.
17. (UnirG) Analise a imagem a seguir.
O quadro apresentado é um dos representantes da arte renascentista.
Uma das características do Renascimento contida nessa obra é a
- crítica aos símbolos cristãos, expressa na figura dos anjos que sopram a deusa para longe do mar.
- manutenção de interditos sexuais, expressa nas partes íntimas da deusa cobertas pelos longos cabelos.
- volta aos temas culturais da Antiguidade Clássica, expressa na representação da deusa romana.
- perda da tutela da autoridade, expressa no ato de sair da concha protetora e experimentar a vida.
18. (Fuvest) A imagem é considerada uma das referências do movimento artístico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente.
Essa imagem pode ser considerada renascentista porque
- representa as personagens de forma simbólica e recorre a temas da doutrina crista.
- reforça a perspectiva teocêntrica, ao representar a Virgem Maria no centro da composição pictórica.
- retoma o tema da pureza da alma feminina estabelecendo uma releitura da narrativa sobre o pecado original.
- adota o contraste dramático entre tons claros e escuros em sintonia com as tensões religiosas do período.
- utiliza a técnica da perspectiva tridimensional, que provoca a ilusão de profundidade e de espaço.
19. (UNESP) Observe a imagem.
A Pietà, escultura de Michelangelo Buonarotti, foi produzida nos últimos anos do século XV e revela uma característica importante da arte renascentista:
- o delineamento preciso das formas do corpo humano, realizado a partir dos estudos de anatomia pelo artista.
- o teocentrismo, explicitado na inexpressividade e no estatismo da representação das figuras humanas.
- a desproporcionalidade entre os tamanhos dos corpos, para evidenciar a grandiosidade da figura de Cristo.
- a influência da arte religiosa medieval, manifesta na tridimensionalidade e na carência de perspectiva da peça.
- o prevalecimento de temática bíblica, com recriação precisa e fiel de um trecho do Evangelho segundo Lucas.
20. (PUC-Rio) A imagem abaixo é uma reprodução da obra A Última Ceia de Leonardo da Vinci (1452-1519)
Ao fazer essa representação, o artista
- colocou o Cristo em uma situação comum e popular, demonstrando as ideias políticas do igualitarismo revolucionário do Renascimento.
- indicava as propostas dos pensadores renascentistas na direção de uma profunda reforma nas bases teológicas da Igreja Católica.
- utilizou a geometria para criar o efeito de perspectiva na representação de uma cena bíblica, associada ao antropocentrismo característico do período.
- retratou o Cristo no centro da obra, indicando que a visão de mundo de seu tempo se mantinha fiel ao teocentrismo pregado pela Igreja e pelas tradições intelectuais e políticas medievais.
21. (FMJ) A pintura “O nascimento de Vênus” apresenta os seguintes princípios culturais do Renascimento nas artes plásticas:
- representação da imagem de forma estática e ausência de proporção.
- temática religiosa cristã e representação fiel da anatomia humana.
- noção de profundidade e valorização de temas da Antiguidade greco-romana.
- frontalidade das imagens e representação hierárquica das divindades.
- valorização de contrastes e predomínio da representação de emoções.
22. (Santa Casa) Analise o afresco A escola de Atenas, elaborado entre 1509 e 1512 por Rafael Sânzio. A obra encontra-se no Palácio Apostólico do Vaticano, em Roma.
O afresco sintetiza princípios do Renascimento italiano, tais como
- a representação da arquitetura gótica e a expressão da espiritualidade cristã por meio da luz.
- a sugestão do espaço tridimensional em superfície plana e a ordem simétrica na distribuição das figuras.
- a visão pessimista da existência humana e a crise do catolicismo com os movimentos de contestação da autoridade papal.
- a ausência de realismo no desenho das figuras humanas e a desproporção entre os indivíduos e o espaço.
- a ruptura do mundo cristão com a cultura pagã e o surgimento de novas concepções sobre o conhecimento filosófico.
23. (UFRGS) Considere as imagens abaixo, em que é representada, de formas distintas, a crucificação de Cristo.
A comparação entre as duas pinturas mostra uma transformação fundamental na história da arte do Ocidente, que teve no chamado Renascimento italiano do século XV um de seus momentos principais.
Assinale a alternativa que apresenta a principal característica do Renascimento italiano.
- O desaparecimento das representações de anjos, indicando o advento do racionalismo filosófico e o abandono da metafísica religiosa.
- O aprimoramento do realismo estético na representação humana, afirmando o predomínio do humanismo em detrimento do antropocentrismo.
- O desenvolvimento da teoria da perspectiva geométrica, marcada pelo princípio do “ponto de fuga”, que favorecia a representação em profundidade dos espaços.
- A representação de colunas jônicas, mostrando que o interesse em relação à Antiguidade grega ocorreu apenas a partir do Quattrocento.
- A interiorização da cena representada, assinalando o desinteresse da arte renascentista pelas paisagens da natureza.