Arte Medieval
Lista de 17 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Medieval com questões de Vestibulares.
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1. (UNESP) Observe a imagem.
A Catedral de Notre-Dame, em Paris, parcialmente destruída por um incêndio em abril de 2019, é um exemplo da arquitetura
- gótica, expressa na verticalidade e no emprego de arcos e vitrais.
- românica, expressa no desenho do teto e da abóbada principal.
- clássica, expressa na composição simétrica e na presença de colunas dóricas.
- art nouveau, expressa na utilização de elementos geométricos decorativos.
- eclética, expressa no pastiche entre elementos barrocos e neoclássicos.
2. (UFSM) Observe as imagens.
Nas obras acima, de dois artistas italianos – um representando a arte medieval; outro, a arte do início dos tempos modernos –, pode-se inferir as mudanças que ocorreram na Itália, no final do medievo e início da Idade Moderna. Nesse período, aconteceu:
I → uma ruptura em relação ao predomínio dos temas religiosos na arte, em decorrência do crescimento do comércio e das manufaturas nas cidades italianas.
II → uma mudança no tratamento dos temas religiosos, no sentido de uma representação das figuras sagradas mais próximas a modelos humanos naturalizados.
III → uma nova orientação cultural, que modificou os valores do mundo medieval e priorizou o racionalismo, o naturalismo e o hedonismo.
Está(ão) correta(s)
- apenas I.
- apenas II.
- apenas I e II.
- apenas I e III.
- apenas II e III.
3. (UFPR) Sobre a iluminura abaixo, é INCORRETO afirmar:
- Revela a supremacia da união entre guerreiros e trabalhadores sobre os membros do clero.
- Representa a sociedade trifuncional tal qual foi concebida pelo bispo Adalberão de Laon, no século XI.
- Expressa uma concepção de sociedade no medievo.
- Representa uma configuração social baseada na cooperação e no serviço para a harmonia social no medievo.
- Não expressa a sociedade medieval em sua configuração social variada.
04. (Unesp) A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):
- esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.
- multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.
- deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.
- difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.
- decadência do ensino urbano seguido de sua ruralização.
05. (UEL) Nos museus estão presentes obras de arte que nos convidam ao “olhar”. Um dos elementos que compõem a obra e que são captados pelo olhar são as cores. A palavra “cor” vem do latim color e significa cobrir, ocultando a superfície e definindo a forma.
Sobre as manifestações artísticas, no que se refere ao elemento visual “cor”, assinale a alternativa correta.
- A arte egípcia antiga possui como principais características as paisagens de fundo, as figuras humanas e o uso de cores próximas da realidade, por meio da tinta a óleo, a centralização das imagens e a ilusão de profundidade.
- A arte contemporânea surgiu na França e nela a cor reflete a qualidade e a intensidade da luz, sem a utilização do contorno-linha. As sombras são luminosas e coloridas e as misturas, feitas diretamente na pintura.
- A arte medieval foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. As pinturas são plenas em luminosidade e em cores puras, além do ouro, da prata e do branco.
- A arte impressionista surgiu no pós-primeira guerra e, neste contexto, a cor remete as expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras, priorizando acima do objeto artístico a ideia e o conceito.
- A arte renascentista caracterizava-se pelo racionalismo na qual a maior parte das suas esculturas e pinturas eram coloridas e presentes no interior dos templos. Nela as cores apresentavam não apenas uma função decorativa, mas eram carregadas de simbolismo.
06. (Fuvest) Esta imagem integra o manuscrito de uma das mais notáveis obras da cultura medieval. A alternativa que melhor caracteriza o documento é:
- Fábula que enuncia o ideal eclesiástico, mescla a aventura cavalheiresca, o amor romântico e as aspirações religiosas que simbolizaram o espírito das cruzadas
- Poema inacabado que narra a viagem de formação de um cavaleiro e a busca do cálice sagrado; sua composição mistura elementos pagãos e cristãos
- Cordel muito popular, elaborado com base nos épicos celtas e lendas bretãs, divulgado para a conversão de fiéis durante a expansão do Cristianismo pelo Oriente
- Peça teatral que serviu para fortalecer o espírito nacionalista da Inglaterra, unindo a figura de um governante invencível a um símbolo cristão
- Romance que condensa vários textos, empregado pela Igreja para encorajar a aristocracia a assumir uma função idealizada na luta contra os inimigos de Deus
07. (ENEM Libras)
A exploração dos contrastes entre o claro e o escuro é própria da arte barroca, como é o caso da obra Judite e Holoferne.
O tratamento de luminosidade empregado por Caravaggio nessa obra
- cria uma atmosfera de sonho e imaginação, por deixar algumas regiões do quadro na obscuridade.
- oculta os corpos na penumbra, eliminando do quadro qualquer traço de sensualidade.
- produz um envolvimento místico e distanciado da experiência cotidiana.
- enfatiza o drama e o conflito, conjugando realismo e artificialidade.
- recorta as figuras contra o fundo escuro, negando a profundidade.
08.(Fuvest) Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que:
- corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo;
- aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo;
- surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica;
- corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento;
- foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.
09. (UFAM PSC)
As imagens representam, respectivamente, o esboço das fachadas da catedral de Modena, na Itália e da catedral de Chartres, na França. Ao considerar as imagens, analise as afirmativas a seguir:
I. A imagem 1 trata-se de um exemplo da arquitetura românica, surgida durante a Alta Idade Média na Europa Ocidental.
II. A imagem 2 exemplifica o estilo gótico, nascido na Europa entre os séculos XI e XII, em plena dinâmica do sistema feudal .
III. Os elementos góticos da imagem 2 são produtos de uma sociedade efervescente, em que novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio estão em ascensão.
IV. Na arte românica, representada pela figura 1 foram utilizados elementos tanto romanos e germânicos como também bizantinos, islâmicos e armênios, a fim de criar algo essencialmente original.
V. Tanto a imagem 1 como a imagem 2 evocam o poder da Igreja, cuja sólida organização centralizada e rigidamente hierarquizada dominou o medievo europeu. Assinale a alternativa correta:
- Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
- Somente as afirmativas II, III e IV estão corre
- Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas
- Todas as afirmativas estão corretas
- Todas as afirmativas estão erradas
10. (Unip) Leia o texto a seguir:
“Oriundo da técnica de pintura sobre paredes úmidas. A sutileza desse trabalho é a realização do painel com a argamassa ainda molhada. A preparação inicial ocorria da seguinte forma: aplicava-se uma camada de cal na superfície e, em seguida, era coberta com gesso fino e bem liso. Com a adesão do pigmento à parede, essa combinação daria o efeito desejado. A especificidade da técnica se distingue com a pintura se incorporando à argamassa ao secar, tendo como efeito a impressão de uma película aplicada sobre o fundo.”
A técnica descrita no texto acima é o:
- Sfumato.
- Serigrafia.
- Litografia.
- Xiiografla.
- Afresco.
11. (UFSM) No princípio do século XII, teve início na Europa uma economia fundada no comércio, e o centro da vida social deslocou-se do campo para as cidades, surgindo uma nova classe social: a burguesia urbana. Também resultado desse processo, a arte românica passou a ser abandonada em favor de umnovo estilo, a arte gótica, a qual apresentava as seguintes características arquitetônicas:
- colunas jônicas, capitéis e relicários.
- contrastes de luz e sombras, abóbadas e tetos altos.
- vitrais coloridos, muito espaço interno e paredes maciças.
- fachadas pesadas, pouco espaço interno e rosáceas.
- arcobotantes, arcos ogivais e vitrais.
12. (Unip) A escultura_________________ era subordinada à arquitetura. As obras eram elaboradas sobre colunas, portas ou outros elementos arquitetônicos, e estavam presentes nos interiores e nos exteriores das edificações.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
- Românica.
- Gótica.
- Bizantina.
- Renascentista.
- Islâmica.
13. (UEA)
A pintura afresco de Ambroggio Lorenzetti, uma das mais importantes e características do Pré-Renascimento italiano, representa a vida cotidiana em um burgo medieval da Itália do século XIV. Atividades de lazer e de trabalho transcorrem pacificamente no interior dos muros da cidade. Observandose esse pormenor, algumas atividades econômicas podem ser identificadas no detalhe:
- indústrias de grande porte e salas amplas dedicadas ao comércio.
- formação de exércitos de mercenários e manufaturas de armas de fogo.
- trabalhos artesanais e chegada de produtos transportados por muares.
- fabricações de instrumentos musicais e escolas de alfabetização de crianças.
- tráfico de trabalho humano e sistema de transporte coletivo de pessoas.
14. (Fac. Cultura Inglesa-SP) A catedral é uma igreja urbana. Ela domina a cidade e observa tudo o que se produz e se troca em uma aglomeração que fora dela é só emaranhado de ruelas, de cloacas e de imundícies. A cidade é concentrada, estreita. A catedral é toda aberta. Ela é uma demonstração de autoridade. Ela fala da soberania do Cristo-Rei por meio de suas fachadas que têm a aparência de fortalezas e por meio de suas torres que prolongam as fachadas. A catedral é a afirmação que a salvação é alcançada na ordem e na disciplina, sob o controle do poder do bispo.
(Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1984. Adaptado.)
O excerto refere-se ao renascimento das cidades na Idade Média europeia e à emergência
- da construção de igrejas e do surgimento de novas religiões cristãs.
- da arte gótica e do fortalecimento do poder da hierarquia eclesiástica.
- da igreja românica e da confirmação do poder dos senhores feudais.
- da arquitetura barroca e da catequização cristã dos povos pagãos.
- da basílica neoclássica e do retorno do cristianismo às suas origens.
15. (UFPR) “No coração da obra, esta ideia: Deus é luz. Desta luz inicial, incriada e criadora, participa cada criatura. Cada criatura recebe e transmite a iluminação divina segundo a sua capacidade, isto é, segundo o lugar que ocupa na escala dos seres, segundo o nível em que o pensamento de Deus hierarquicamente o situou.”
(DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Lisboa: Estampa, 1979. p. 105.)
A citação resume o princípio norteador do estilo gótico, que predominou na arquitetura e na escultura religiosas da Europa Ocidental no século XIII. Sobre esse estilo e seus ideais, assinale a alternativa correta.
- A luminosidade das catedrais góticas representa uma tentativa dos arquitetos da época de identificar os espaços sagrados com o entusiasmo predominante no século XIII, decorrente das boas condições de vida que se instauravam com a conjuntura de crescimento urbano, mercantil e agrícola que predominava naquele contexto. Com isso, a Igreja mantinha atualizados seu discurso e presença como convinha ao otimismo da época.
- A necessidade de luminosidade levou ao desenvolvimento de técnicas cada vez mais apuradas de sustentação de grandes candelabros nas altas abóbadas, a fim de garantir, com velas de cera, a luz no interior da construção, visto que a luz natural é escassa na maior parte do ano nas regiões setentrionais da Europa.
- Na Idade Média, todos os pensadores que discordavam do pensamento oficial da Igreja tinham que buscar espaços alternativos para a manifestação de suas ideias. As catedrais góticas, construídas nas cidades, são um exemplo desse tipo de espaço.
- Como as catedrais eram construídas por mestres pedreiros, ferreiros, vitraleiros e carpinteiros, entre outros, a arquitetura das altas igrejas e a aparência de poder e verticalidade das construções decorriam das aspirações desses membros das corporações de ofícios de conquistarem o poder dentro das cidades.
- Os vitrais representavam cenas ocorridas durante a construção das catedrais, que demoravam décadas até estarem concluídas, e apresentavam sobretudo cenas do trabalho dos mestres e trabalhadores manuais.
16. (UNICAMP)
Na Europa medieval cristã, prevalecia a ideia de que a morte era a transição para uma vida espiritual plena. Os ritos fúnebres buscavam assegurar uma passagem organizada para esse outro plano e evita-se mostrar o processo de decomposição dos corpos. A chegada da peste negra rompeu com essa concepção. De acordo com a historiadora Juliana Schmitt, a doença deixava marcas no corpo, as pessoas morriam de repente, algumas em locais públicos. A ideia apaziguadora da morte, na concepção cristã, foi substituída pela ideia de morte caótica, causada pela peste. As imagens cotidianas relacionadas ao surto da doença passaram a ser reapresentadas no campo das imagens e na literatura, no que hoje se conhece como “estética macabra”. O que caracteriza as obras macabras é a ênfase dada aos processos de decomposição do corpo. A estética é anterior ao período medieval, mas foi impulsionada pela peste negra.
(Adaptado de Christina Queiroz, Pandemia como alegoria. Revista Pesquisa Fapesp. Edição 294. ago. 2020.)
Com base na imagem e no excerto, assinale a alternativa correta:
- A peste negra, enfrentada pela Europa do século XIV, afetou as representações da morte nas artes visuais, propondo reflexões sobre o potencial das ciências modernas para a resolução da peste à época.
- A estética do macabro, criada na Idade Média, é acionada pelas artes visuais como elemento valorizador da vida, gerando a negação dos contextos sanitários marcados pela peste e pela morte.
- A estética do macabro declinou no período medieval, ficando restrita a um ambiente religioso, católico e temente ao juízo final, como apresenta a obra através das figuras dos reis e das autoridades religiosas.
- A peste negra tornou-se uma referência presente na estética do macabro, que faz alusão a caveiras e cadáveres entre os vivos, compondo um ambiente festivo e aterrador.
17. Como as obras de arte eram consideradas objetos úteis, a sociedade medieval, até o século XV, confundia o artista com o artesão. Ela tinha o artesão como o simples executor de um projeto elaborado por um “mestre”, prelado ou príncipe. A autoridade eclesiástica argumentava que não cabia aos pintores inventar imagens; a Igreja já as havia inventado e propagado. Cabia a eles, simplesmente, realizá-las por meio de procedimentos técnicos.
(Georges Duby. Art et Société au Moyen Age, 1997. Adaptado.)
O excerto traz informações significativas sobre a Idade Média Ocidental, podendo-se destacar, entre elas,
- a relação dos artistas com os governantes burgueses das cidades.
- o escasso desenvolvimento cultural da sociedade europeia.
- o predomínio das artes visuais sobre os textos escritos.
- a produção de visões de mundo pelos poderes instituídos.
- a ausência de refinamento no acabamento de objetos de culto.