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Arte Gótica

Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Gótica com questões de Vestibulares.


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01. (UFPR) “No coração da obra, esta ideia: Deus é luz. Desta luz inicial, incriada e criadora, participa cada criatura. Cada criatura recebe e transmite a iluminação divina segundo a sua capacidade, isto é, segundo o lugar que ocupa na escala dos seres, segundo o nível em que o pensamento de Deus hierarquicamente o situou.”

(DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Lisboa: Estampa, 1979. p. 105.)

A citação resume o princípio norteador do estilo gótico, que predominou na arquitetura e na escultura religiosas da Europa Ocidental no século XIII. Sobre esse estilo e seus ideais, assinale a alternativa correta.

  1. A luminosidade das catedrais góticas representa uma tentativa dos arquitetos da época de identificar os espaços sagrados com o entusiasmo predominante no século XIII, decorrente das boas condições de vida que se instauravam com a conjuntura de crescimento urbano, mercantil e agrícola que predominava naquele contexto. Com isso, a Igreja mantinha atualizados seu discurso e presença como convinha ao otimismo da época.
  2. A necessidade de luminosidade levou ao desenvolvimento de técnicas cada vez mais apuradas de sustentação de grandes candelabros nas altas abóbadas, a fim de garantir, com velas de cera, a luz no interior da construção, visto que a luz natural é escassa na maior parte do ano nas regiões setentrionais da Europa.
  3. Na Idade Média, todos os pensadores que discordavam do pensamento oficial da Igreja tinham que buscar espaços alternativos para a manifestação de suas ideias. As catedrais góticas, construídas nas cidades, são um exemplo desse tipo de espaço.
  4. Como as catedrais eram construídas por mestres pedreiros, ferreiros, vitraleiros e carpinteiros, entre outros, a arquitetura das altas igrejas e a aparência de poder e verticalidade das construções decorriam das aspirações desses membros das corporações de ofícios de conquistarem o poder dentro das cidades.
  5. Os vitrais representavam cenas ocorridas durante a construção das catedrais, que demoravam décadas até estarem concluídas, e apresentavam sobretudo cenas do trabalho dos mestres e trabalhadores manuais.

02. (UNESP) Observe a imagem.

A Catedral de Notre-Dame, em Paris, parcialmente destruída por um incêndio em abril de 2019, é um exemplo da arquitetura

  1. gótica, expressa na verticalidade e no emprego de arcos e vitrais.
  2. românica, expressa no desenho do teto e da abóbada principal.
  3. clássica, expressa na composição simétrica e na presença de colunas dóricas.
  4. art nouveau, expressa na utilização de elementos geométricos decorativos.
  5. eclética, expressa no pastiche entre elementos barrocos e neoclássicos.

03. (Unesp) A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):

  1. esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.
  2. multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.
  3. deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.
  4. difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.
  5. decadência do ensino urbano seguido de sua ruralização.

04. (UFSM) No princípio do século XII, teve início na Europa uma economia fundada no comércio, e o centro da vida social deslocou-se do campo para as cidades, surgindo uma nova classe social: a burguesia urbana. Também resultado desse processo, a arte românica passou a ser abandonada em favor de umnovo estilo, a arte gótica, a qual apresentava as seguintes características arquitetônicas:

  1. colunas jônicas, capitéis e relicários.
  2. contrastes de luz e sombras, abóbadas e tetos altos.
  3. vitrais coloridos, muito espaço interno e paredes maciças.
  4. fachadas pesadas, pouco espaço interno e rosáceas.
  5. arcobotantes, arcos ogivais e vitrais.

05. (Fac. Cultura Inglesa-SP) A catedral é uma igreja urbana. Ela domina a cidade e observa tudo o que se produz e se troca em uma aglomeração que fora dela é só emaranhado de ruelas, de cloacas e de imundícies. A cidade é concentrada, estreita. A catedral é toda aberta. Ela é uma demonstração de autoridade. Ela fala da soberania do Cristo-Rei por meio de suas fachadas que têm a aparência de fortalezas e por meio de suas torres que prolongam as fachadas. A catedral é a afirmação que a salvação é alcançada na ordem e na disciplina, sob o controle do poder do bispo.

(Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1984. Adaptado.)

O excerto refere-se ao renascimento das cidades na Idade Média europeia e à emergência

  1. da construção de igrejas e do surgimento de novas religiões cristãs.
  2. da arte gótica e do fortalecimento do poder da hierarquia eclesiástica.
  3. da igreja românica e da confirmação do poder dos senhores feudais.
  4. da arquitetura barroca e da catequização cristã dos povos pagãos.
  5. da basílica neoclássica e do retorno do cristianismo às suas origens.

06. (Santa Casa) Observe a reprodução do Retábulo dos Sete Sacramentos (1445) de Rogier van der Weyden.

A pintura, pertencente ao Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica, reproduz uma arquitetura tipicamente

  1. renascentista, considerando a utilização de colunas de mármore.
  2. clássica, considerando os arcos redondos de inspiração românica.
  3. maneirista, considerando a fusão de estilos construtivos diversos.
  4. barroca, considerando a oposição entre as figuras e o espaço.
  5. gótica, considerando as linhas ascensionais da construção.

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