Arte Gótica
Lista de 06 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Gótica com questões de Vestibulares.
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01. (UFPR) “No coração da obra, esta ideia: Deus é luz. Desta luz inicial, incriada e criadora, participa cada criatura. Cada criatura recebe e transmite a iluminação divina segundo a sua capacidade, isto é, segundo o lugar que ocupa na escala dos seres, segundo o nível em que o pensamento de Deus hierarquicamente o situou.”
(DUBY, Georges. O tempo das catedrais. Lisboa: Estampa, 1979. p. 105.)
A citação resume o princípio norteador do estilo gótico, que predominou na arquitetura e na escultura religiosas da Europa Ocidental no século XIII. Sobre esse estilo e seus ideais, assinale a alternativa correta.
- A luminosidade das catedrais góticas representa uma tentativa dos arquitetos da época de identificar os espaços sagrados com o entusiasmo predominante no século XIII, decorrente das boas condições de vida que se instauravam com a conjuntura de crescimento urbano, mercantil e agrícola que predominava naquele contexto. Com isso, a Igreja mantinha atualizados seu discurso e presença como convinha ao otimismo da época.
- A necessidade de luminosidade levou ao desenvolvimento de técnicas cada vez mais apuradas de sustentação de grandes candelabros nas altas abóbadas, a fim de garantir, com velas de cera, a luz no interior da construção, visto que a luz natural é escassa na maior parte do ano nas regiões setentrionais da Europa.
- Na Idade Média, todos os pensadores que discordavam do pensamento oficial da Igreja tinham que buscar espaços alternativos para a manifestação de suas ideias. As catedrais góticas, construídas nas cidades, são um exemplo desse tipo de espaço.
- Como as catedrais eram construídas por mestres pedreiros, ferreiros, vitraleiros e carpinteiros, entre outros, a arquitetura das altas igrejas e a aparência de poder e verticalidade das construções decorriam das aspirações desses membros das corporações de ofícios de conquistarem o poder dentro das cidades.
- Os vitrais representavam cenas ocorridas durante a construção das catedrais, que demoravam décadas até estarem concluídas, e apresentavam sobretudo cenas do trabalho dos mestres e trabalhadores manuais.
02. (UNESP) Observe a imagem.
A Catedral de Notre-Dame, em Paris, parcialmente destruída por um incêndio em abril de 2019, é um exemplo da arquitetura
- gótica, expressa na verticalidade e no emprego de arcos e vitrais.
- românica, expressa no desenho do teto e da abóbada principal.
- clássica, expressa na composição simétrica e na presença de colunas dóricas.
- art nouveau, expressa na utilização de elementos geométricos decorativos.
- eclética, expressa no pastiche entre elementos barrocos e neoclássicos.
03. (Unesp) A vida cultural europeia, na Baixa Idade Média (do XI ao XV séculos), pode ser caracterizada pelo(a):
- esforço de Ptolomeu para estruturar os conceitos geográficos.
- multiplicação das Universidades e difusão da arquitetura gótica.
- deslocamento, de Córdoba para Paris, do centro de gravidade da cultura muçulmana.
- difusão do dogma escolástico baseado na negação da união entre a fé e a razão para a busca da verdade.
- decadência do ensino urbano seguido de sua ruralização.
04. (UFSM) No princípio do século XII, teve início na Europa uma economia fundada no comércio, e o centro da vida social deslocou-se do campo para as cidades, surgindo uma nova classe social: a burguesia urbana. Também resultado desse processo, a arte românica passou a ser abandonada em favor de umnovo estilo, a arte gótica, a qual apresentava as seguintes características arquitetônicas:
- colunas jônicas, capitéis e relicários.
- contrastes de luz e sombras, abóbadas e tetos altos.
- vitrais coloridos, muito espaço interno e paredes maciças.
- fachadas pesadas, pouco espaço interno e rosáceas.
- arcobotantes, arcos ogivais e vitrais.
05. (Fac. Cultura Inglesa-SP) A catedral é uma igreja urbana. Ela domina a cidade e observa tudo o que se produz e se troca em uma aglomeração que fora dela é só emaranhado de ruelas, de cloacas e de imundícies. A cidade é concentrada, estreita. A catedral é toda aberta. Ela é uma demonstração de autoridade. Ela fala da soberania do Cristo-Rei por meio de suas fachadas que têm a aparência de fortalezas e por meio de suas torres que prolongam as fachadas. A catedral é a afirmação que a salvação é alcançada na ordem e na disciplina, sob o controle do poder do bispo.
(Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1984. Adaptado.)
O excerto refere-se ao renascimento das cidades na Idade Média europeia e à emergência
- da construção de igrejas e do surgimento de novas religiões cristãs.
- da arte gótica e do fortalecimento do poder da hierarquia eclesiástica.
- da igreja românica e da confirmação do poder dos senhores feudais.
- da arquitetura barroca e da catequização cristã dos povos pagãos.
- da basílica neoclássica e do retorno do cristianismo às suas origens.
06. (Santa Casa) Observe a reprodução do Retábulo dos Sete Sacramentos (1445) de Rogier van der Weyden.
A pintura, pertencente ao Museu Real de Belas Artes de Antuérpia, na Bélgica, reproduz uma arquitetura tipicamente
- renascentista, considerando a utilização de colunas de mármore.
- clássica, considerando os arcos redondos de inspiração românica.
- maneirista, considerando a fusão de estilos construtivos diversos.
- barroca, considerando a oposição entre as figuras e o espaço.
- gótica, considerando as linhas ascensionais da construção.