Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema com questões de Vestibulares.
01. (Unicentro) Leia o texto a seguir. Aquilo que se atrofia na era da reprodutibilidade técnica na obra de arte é a sua aura. [...] Formulado de modo geral, a técnica reprodutiva desliga o reproduzido do campo da tradição. Ao multiplicar a reprodução, ela substitui sua existência única por uma existência massiva. (BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2021. p. 57.) Sobre a situação da obra de arte no mundo contemporâneo, considere as afirmativas a seguir. I. Com sua reprodução técnica, a obra de arte é disponibilizada ao espectador na situação particular deste. II. A aura de uma obra de arte está relacionada à sua aparição singular. III. A aura da obra de arte manifesta-se em uma distância que esta conserva em relação ao espectador. IV. A sociedade de massas é caracterizada por um afastamento em relação aos objetos, incluindo a arte. Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
16. (Unicentro) O pensador italiano Ricciotto Canudo, em 1912, escreveu o chamado Manifesto das Sete Artes. Segundo ele, os sete tipos de arte são: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura e Cinema.
A partir dos conhecimentos sobre as Artes e suas características, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Música é a combinação harmoniosa e expressiva de sons, que, com suas características próprias, dão forma à música, por meio de seus elementos formais, ritmos, melodias, harmonia, timbre, duração, intensidade, altura e densidade. Com esses elementos, os músicos são capazes de criar sua produção artística.
( ) Escultura é uma forma de manifestação artística desde os pré-históricos com as pinturas rupestres feitas em cavernas ou rochas. É uma técnica de empregar pigmentos em uma superfície estabelecendo a relação entre cor, forma e espaço.
( ) Pintura é uma das formas de arte mais antiga e consiste na representação da tridimensionalidade/terceira dimensão, que representa imagens em relevo/forma/volume e que se relaciona com o espaço físico, transformando a matéria bruta em objetos de significado.
( ) Teatro é considerado a sétima arte surgida a partir da fotografia, uma arte que traz a imagem e o som para efeitos de comunicação. Projeta fotografias/imagens em movimento, como forma de registrar acontecimentos ou narrar histórias.
( ) Dança é uma das mais antigas manifestações artísticas, quando os homens primitivos a utilizavam para manifestações em seus rituais, cerimoniais, e tem como características a expressão por meio dos movimentos corporais com ou sem ligação musical.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- V, V, F, F, F.
- V, F, F, F, V.
- F, V, F, F, V.
- F, F, V, V, F.
- F, F, V, F, V.
18. (Unicentro) Leia o texto a seguir.
[...] a arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela necessidade do espírito, não pela carência da matéria. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade caída. A utilidade é o grande ídolo do tempo; quer ser servida por todas as forças e cultuada por todos os talentos. Nesta balança grosseira o mérito espiritual da arte nada pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece do ruidoso mercado do século.
(SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Trad. Roberto Schwarz e Marcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1989. p. 21-22.)
Sobre a teoria estética de Schiller, considere as afirmativas a seguir.
I. A educação estética valoriza o belo, formando sentidos e sentimentos, sem visar ao útil.
II. Ao valorizar a utilidade na arte, desconsidera-se a liberdade que estimula a criação artística.
III. O artista deve almejar a utilidade e não o significado da arte.
IV. O ideal da arte pela arte e a valorização da utilidade são o objetivo da educação estética.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
01. (PUC-Campinas) Para responder a questão baseie-se no texto abaixo.
[A integridade da arte]
Suponhamos que um crítico de arte, diante de um quadro, se pusesse a raspar com a unha as várias tintas que o compõem e, através da análise química das amostras assim colhidas, chegasse ao veredito sobre o valor estético da obra. Tal procedimento, além de insólito, seria inteiramente inadequado à natureza do conhecimento a ser obtido: o nível de beleza ali representada.
Um quadro, ao nível de sua emergência estética, é um fenômeno unitário, global. Sua essência reside exatamente nessa totalidade e nessa globalidade. Se o quisermos compreender esteticamente a partir da análise química de suas tintas, estaremos desrespeitando a integridade do fenômeno que temos diante dos olhos.
O ser humano é liberdade encarnada, é corpo e matéria integrados num todo por eles sustentado, mas cujo significado os transcende. Sem tela e sem tinta não há pintura nem quadro, mas a tela e a tinta não constituem, por si mesmas, a verdade do quadro, nem esta pode a elas ser reduzida.
(PELLEGRINO, Hélio. Lucidez embrigada. São Paulo: Editora Planeta, 2004, p. 26-27)
Ao refletir sobre a natureza artística de um quadro, o autor do texto considera que
- a materialidade mesma de tudo o que em qualquer época compõe uma pintura é já a comprovação física de seu valor original.
- somente a análise das matérias que compõem a construção de um quadro pode ajuizar sobre ser ou não uma obra de arte.
- a verdade de uma pintura transcende a particularidade de cada elemento material que a componha, manifestando-se no efeito de sua totalização.
- o sentido de uma tela artística independe da materialidade de cada um dos elementos de que se vale o pintor para sua composição.
- a liberdade de que desfruta um artista criativo é já a garantia de que em sua obra ele superará a necessidade de materializá-la de modo especial.
05. ()
06. ()
07. ()
08. ()
09. ()
10. ()