Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Contemporânea >



Lista de 10 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema com questões de Vestibulares.






D

01. (Unicentro) Leia o texto a seguir. Aquilo que se atrofia na era da reprodutibilidade técnica na obra de arte é a sua aura. [...] Formulado de modo geral, a técnica reprodutiva desliga o reproduzido do campo da tradição. Ao multiplicar a reprodução, ela substitui sua existência única por uma existência massiva. (BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2021. p. 57.) Sobre a situação da obra de arte no mundo contemporâneo, considere as afirmativas a seguir. I. Com sua reprodução técnica, a obra de arte é disponibilizada ao espectador na situação particular deste. II. A aura de uma obra de arte está relacionada à sua aparição singular. III. A aura da obra de arte manifesta-se em uma distância que esta conserva em relação ao espectador. IV. A sociedade de massas é caracterizada por um afastamento em relação aos objetos, incluindo a arte. Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
A

16. (Unicentro) O pensador italiano Ricciotto Canudo, em 1912, escreveu o chamado Manifesto das Sete Artes. Segundo ele, os sete tipos de arte são: Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura e Cinema.

A partir dos conhecimentos sobre as Artes e suas características, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) Música é a combinação harmoniosa e expressiva de sons, que, com suas características próprias, dão forma à música, por meio de seus elementos formais, ritmos, melodias, harmonia, timbre, duração, intensidade, altura e densidade. Com esses elementos, os músicos são capazes de criar sua produção artística.

( ) Escultura é uma forma de manifestação artística desde os pré-históricos com as pinturas rupestres feitas em cavernas ou rochas. É uma técnica de empregar pigmentos em uma superfície estabelecendo a relação entre cor, forma e espaço.

( ) Pintura é uma das formas de arte mais antiga e consiste na representação da tridimensionalidade/terceira dimensão, que representa imagens em relevo/forma/volume e que se relaciona com o espaço físico, transformando a matéria bruta em objetos de significado.

( ) Teatro é considerado a sétima arte surgida a partir da fotografia, uma arte que traz a imagem e o som para efeitos de comunicação. Projeta fotografias/imagens em movimento, como forma de registrar acontecimentos ou narrar histórias.

( ) Dança é uma das mais antigas manifestações artísticas, quando os homens primitivos a utilizavam para manifestações em seus rituais, cerimoniais, e tem como características a expressão por meio dos movimentos corporais com ou sem ligação musical.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, V, F, F, F.
  2. V, F, F, F, V.
  3. F, V, F, F, V.
  4. F, F, V, V, F.
  5. F, F, V, F, V.
A

18. (Unicentro) Leia o texto a seguir.

[...] a arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela necessidade do espírito, não pela carência da matéria. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo tirânico a humanidade caída. A utilidade é o grande ídolo do tempo; quer ser servida por todas as forças e cultuada por todos os talentos. Nesta balança grosseira o mérito espiritual da arte nada pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece do ruidoso mercado do século.

(SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Trad. Roberto Schwarz e Marcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1989. p. 21-22.)

Sobre a teoria estética de Schiller, considere as afirmativas a seguir.

I. A educação estética valoriza o belo, formando sentidos e sentimentos, sem visar ao útil.

II. Ao valorizar a utilidade na arte, desconsidera-se a liberdade que estimula a criação artística.

III. O artista deve almejar a utilidade e não o significado da arte.

IV. O ideal da arte pela arte e a valorização da utilidade são o objetivo da educação estética.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
C

01. (PUC-Campinas) Para responder a questão baseie-se no texto abaixo.

[A integridade da arte]

Suponhamos que um crítico de arte, diante de um quadro, se pusesse a raspar com a unha as várias tintas que o compõem e, através da análise química das amostras assim colhidas, chegasse ao veredito sobre o valor estético da obra. Tal procedimento, além de insólito, seria inteiramente inadequado à natureza do conhecimento a ser obtido: o nível de beleza ali representada.

Um quadro, ao nível de sua emergência estética, é um fenômeno unitário, global. Sua essência reside exatamente nessa totalidade e nessa globalidade. Se o quisermos compreender esteticamente a partir da análise química de suas tintas, estaremos desrespeitando a integridade do fenômeno que temos diante dos olhos.

O ser humano é liberdade encarnada, é corpo e matéria integrados num todo por eles sustentado, mas cujo significado os transcende. Sem tela e sem tinta não há pintura nem quadro, mas a tela e a tinta não constituem, por si mesmas, a verdade do quadro, nem esta pode a elas ser reduzida.

(PELLEGRINO, Hélio. Lucidez embrigada. São Paulo: Editora Planeta, 2004, p. 26-27)

Ao refletir sobre a natureza artística de um quadro, o autor do texto considera que

  1. a materialidade mesma de tudo o que em qualquer época compõe uma pintura é já a comprovação física de seu valor original.
  2. somente a análise das matérias que compõem a construção de um quadro pode ajuizar sobre ser ou não uma obra de arte.
  3. a verdade de uma pintura transcende a particularidade de cada elemento material que a componha, manifestando-se no efeito de sua totalização.
  4. o sentido de uma tela artística independe da materialidade de cada um dos elementos de que se vale o pintor para sua composição.
  5. a liberdade de que desfruta um artista criativo é já a garantia de que em sua obra ele superará a necessidade de materializá-la de modo especial.

05. ()

06. ()

07. ()

08. ()

09. ()

10. ()


Cadastrar Atividades

Os Dados Ficam Salvos Em Seu Navegador Até o Envio; Apenas os Comentários São Editáveis











Tempo de Estudo



Número de Questões



Número de Acertos






Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp