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Cubismo

Lista de 27 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cubismo com questões de Vestibulares.


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01. (FACASPER) O quadro Guernica foi pintado em 1937 pelo pintor espanhol Pablo Picasso. A temática do quadro é a Guerra Civil Espanhola e o sofrimento da população do povoado de Guernica, que foi bombardeado por aviões alemães que apoiavam o regime do General Franco, cuja morte, em 2015, completa 40 anos.

A respeito dessa obra, pode-se afirmar que

  1. a cena cotidiana retratada reproduz hábitos corriqueiros do povo espanhol no contexto da guerra.
  2. o quadro retrata aspectos épicos do franquismo, fazendo uma leitura apologética do regime do General Franco.
  3. o painel monumental pintado por Picasso é realista e narrativo, descrevendo uma cena presenciada pelo pintor.
  4. as figuras humanas aparecem marcadas pela dor, com corpos dilacerados, retratando o pânico causado pela guerra.
  5. o quadro de Picasso é desprovido de simbolismo, constituindo um retrato fiel e literal dos efeitos da guerra.

02. (Enem 2019) Na obra Cabeça de touro, o material descartado torna-se objeto de arte por meio da

  1. reciclagem da matéria-prima original.
  2. complexidade da combinação de formas abstratas.
  3. perenidade dos elementos que constituem a escultura.
  4. mudança da funcionalidade pela integração dos objetos.
  5. fragmentação da imagem no uso de elementos diversificados.

03. (URCA) Observe a imagem abaixo e assinale a alternativa correta:

  1. Guernica, cidade que inspirou o quadro, é uma das mais antigas cidades das províncias bascas e importante centro de sua cultura, foi bombardeada pelos países defensores da Democracia, contra o General Franco;
  2. O quadro é tradicionalmente interpretado como resultado da consternação de Picasso diante do ataque à cidade de Guernica, resultante da Guerra Civil espanhola entre os republicanos e os fascistas;
  3. O quadro ficou no exílio no Museu do Louvre, Paris, após o General Franco assumir o poder na Espanha, voltando ao museu do Prado logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando se restabeleceu a democracia na Espanha;
  4. Guernica, cidade do Sul da França, às margens do Mar Mediterrâneo, foi palco de um dos combates mais sangrentos da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães se apossaram de quase todo território francês;
  5. O quadro é uma representação da morte de um toureiro e os sofrimentos das pessoas que estavam presentes na cena e tornou-se uma das principais obras de Salvador Dalí, pintor espanhol que ficou conhecido por seus quadros exóticos que representavam as mortes nas arenas de touradas.

04. (Enem PPL 2017) Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que:

PICASSO, P. Guitar, Sheet Music, and Glass, Fall. Papel colado, guache e carvão, 48 x 36,5 cm. McNay Art Museum, San Antonio, Texas, 1912.

(FOSTER, H. et al. Art since 1900: Modernism, Antimodernism,Postmodernism. Nova York: Thames & Hudson, 2004)

Inovando os padrões estéticos de sua época, a obra de Pablo Picasso foi produzida utilizando características de um movimento artístico que:

  1. dispensa a representação da realidade.
  2. agrega elementos da publicidade em suas composições.
  3. valoriza a composição dinâmica para representar movimento.
  4. busca uma composição reduzida e seus elementos primários de forma.
  5. explora a sobreposição de planos geométricos e fragmentos de objetos.

05. (UEA) Essa vanguarda artística rompe com a profundidade, empregando linhas e planos cortantes e angulosos. A deformação do objeto se dá, sobretudo, por meio da geometrização.

A vanguarda artística em questão pode ser ilustrada pela seguinte pintura:

06. (Enem PPL 2016)  A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista.

(PICASSO, P. Les desmoiselles d’Avignon. Óleo sobre tela, 243,9 x 233,7 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1907)

A obra Les desmoiselles d’Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao Primitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por:

  1. produção de máscaras ritualísticas africanas.
  2. rituais de fertilidade das comunidades celtas.
  3. festas profanas dos povos mediterrâneos.
  4. culto à nudez de populações aborígenes.
  5. danças ciganas do sul da Espanha

07. (CESMAC) As mudanças trazidas pela modernidade renovaram a arte. No século XX, a atuação de Picasso contribuiu para repensar alguns valores estéticos. Sobre Picasso, podemos afirmar que:

  1. foi um artista que se envolveu com questões políticas, mas não conseguiu se filiar ao partido comunista.
  2. passou a maior para de sua vida em Madri, defendendo a monarquia e o parlamentarismo.
  3. transformou concepções tradicionais e se envolveu com questões políticas importantes contra o franquismo.
  4. seguiu o Impressionismo e suas técnicas mais sofisticadas, consagrando-se diante do público europeu.
  5. imitou a pintura clássica, embora tenha-se destacado pelos seus quadros cubistas e pela ligação com o surrealismo.

08. (Enem 2015) As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à:

(Máscara senufo, Mati. Madeira e fibra vegetal. Acervo do MAE/USP)

As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à:

  1. preservação da proporção.
  2. idealização do movimento.
  3. estruturação assimétrica.
  4. sintetização das formas.
  5. valorização estética.

09. (UNIFOR) Uma das características das artes do século XX é a aproximação de todas as artes, uma influenciando a outra e concorrendo todas para a popularização de novas técnicas e linguagens. Legítimo representante do estilo cubista, Pablo Picasso foi um gênio criador, que se movia entre a tradição e as regras por ele mesmo inventadas.

Com base na reflexão feita, assinale a opção que não apresenta uma obra do pintor espanhol.

10. (Enem 2014) Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha.

Na criação do texto, o chargista Iotti usa criativamente um intertexto: os traços reconstroem uma cena de Guernica, painel de Pablo Picasso que retrata os horrores e a destruição provocados pelo bombardeio a uma pequena cidade da Espanha. Na charge, publicada no período de carnaval, recebe destaque a figura do carro, elemento introduzido por Iotti no intertexto. Além dessa figura, a linguagem verbal contribui para estabelecer um diálogo entre a obra de Picasso e a charge, ao explorar:

  1. uma referência ao contexto, “trânsito no feriadão”, esclarecendo-se o referente tanto do texto de Iotti quanto da obra de Picasso.
  2. uma referência ao tempo presente, com o emprego da forma verbal “é”, evidenciando-se a atualidade do tema abordado tanto pelo pintor espanhol quanto pelo chargista brasileiro.
  3. um termo pejorativo, “trânsito”, reforçando-se a imagem negativa de mundo caótico presente tanto em Guernica quanto na charge.
  4. uma referência temporal, “sempre”, referindose à permanência de tragédias retratadas tanto em Guernica quanto na charge.
  5. uma expressão polissêmica, “quadro dramático”, remetendo-se tanto à obra pictórica quanto ao contexto do trânsito brasileiro.

11. (UEFS)

O famoso quadro de Pablo Picasso, Guernica, de 1937, traduz a visão do artista sobre a

  1. sangrenta disputa entre Espanha e Portugal pelo controle do estreito de Gibraltar, ponto estratégico para as operações navais da Primeira Grande Guerra.
  2. luta das colônias espanholas do norte da África para alcançarem sua independência.
  3. destruição de fábricas espanholas por bombardeios autorizados pelo governo fascista da Inglaterra.
  4. guerra civil espanhola, da qual resultou a implantação do fascismo no país, também conhecido como franquismo.
  5. expansão do nazismo na Europa e a resistência dos países ibéricos em aderir aos seus métodos racistas.

12. (Enem 2012) O quadro Les Demoiselles d’Avignon (1907), de Pablo Picasso, representa o rompimento com a estética clássica e a revolução da arte no início do século XX.  A obra Les desmoiselles d’Avignon<, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista.

(Picasso, O. Les Demoiselles d'Avignon. Nova York, 1907)

Essa nova tendência se caracteriza pela:

  1. pintura de modelos em planos irregulares.
  2. mulher como temática central da obra.
  3. cena representada por vários modelos.
  4. oposição entre tons claros e escuros.
  5. nudez explorada como objeto de arte.

13. (UnB)

[1] Desde o século XIX, depois da invenção da fotografia, do incremento do jornal, do surgimento do cinema e da
explosão da publicidade, passo a passo, a era de Gutenberg foi

[4] cedendo seu espaço exclusivo ― de alta cultura e de linguagem tão próxima quanto possível da pureza de meios (a escrita) ―
para linguagens cada vez mais híbridas, das quais o cinema e,

[7] então, a televisão são exemplos. Durante mais de três quartos do século XX, de um lado, o texto escrito mantinha-se como
detentor dos valores da ciência, do conhecimento e do saber,

[10] enquanto, de outro lado, os meios de informação e entretenimento, marcados pela explosão do som e da imagem,
tomavam crescentemente conta da paisagem cultural. Entre

[13] ambos, a arte mantinha sua sabedoria sobre o reino da sensibilidade. O advento da web e da linguagem que nela
circula, a hipermídia, trouxe, entretanto, intensas

[16] transformações nessa distribuição de papéis e funções culturais.

Tudo começou a misturar-se.

Lúcia Santaella. A ecologia pluralista da comunicação: conectividade, mobilidade, ubiquidade. São Paulo: Paulus, 2010, p. 64 (com adaptações).

Considerando o texto e a imagem apresentados, julgue o item.

A partir dos quadros da obra Film Ballet Mécanique, de Fernand Léger, artista cubista, e do texto de Lúcia Santaella, assinale a opção correta.

  1. A obra apresentada evidencia que Léger produziu experimentações com cinema que não apresentam semelhanças com a estética cubista.
  2. O cinema nasceu associado à multiplicação, que resulta em múltiplas cópias de uma mesma matriz e expansão do conceito de multiplicidade da imagem.
  3. A técnica cinematográfica utilizada na obra Film Ballet Mécanique aproxima-se da técnica pictórica, pois cada quadro do filme é pintado manualmente.
  4. O uso de técnica cinematográfica nas artes plásticas valorizou virtudes consagradas da obra de arte, como a originalidade e a autenticidade.

14. (Enem PPL 2011) Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à Revolução Industrial e ao pós I Guerra Mundial e explora Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros.

  1. a forma robótica dada aos operários, privilegiando os aspectos triangulares.
  2. as formas retilíneas e mecanizadas, sem valorização da questão espacial.
  3. a força da máquina na vida do trabalhador pelo jogo de formas, luz/sombra.
  4. os recursos oriundos de um mesmo plano visual para dar sentido a sua proposta.
  5. as formas delicadas e sutis, para humanizar o operário da indústria têxtil.

15. (UFSM) Observe a figura:

Cândido Portinari “retratou pessoas de suas relações de amizade, desenvolveu cenas de retirantes nordestinos, de infância e tipos populares em Brodosqui, sua cidade Natal, e de conteúdo social e histórico” (PROENÇA, 2010, p. 309-310). Esse artista sofreu influências de diversos estilos modernistas. A obra apresentada, Café, retrata trabalhadores em várias etapas do cultivo do café, desdea colheita até o transporte do grão. Ao observar essa obra, é possível reconhecer características do movimento

  1. impressionista.
  2. cubista.
  3. dadaísta.
  4. abstracionista.
  5. futurista.

16. (Enem PPL 2011) Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar.

Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro:  (Enem) Vicente do Rego Monteiro foi um dos pintores, cujas telas foram expostas durante a Semana de Arte Moderna. Tal como Michelangelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém com um estilo peculiar.

  1. demonstrou irreverência ao retratar a cena bíblica.
  2. optou por fazer uma escultura minimalista, diferentemente de Michelangelo.
  3. estava preocupado em retratar detalhes da cena.
  4. deu aos personagens traços cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Michelangelo.
  5. reproduziu o estilo da famosa obra de Michelangelo, uma vez que retratou a mesma cena bíblica.

17. (Enem PPL 2011) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam. Com base nos conceitos vanguardistas, entre eles o de exploração de formas geometrizadas do Cubismo, no início do século XX, o quadro Soldados jogando cartas explora uma: (Enem) As vanguardas europeias não devem ser vistas isoladamente, uma vez que elas apresentam alguns conceitos estéticos e visuais que se aproximam.

  1. abordagem sentimentalista do homem.
  2. imagem plana para expressar a industrialização.
  3. aproximação impossível entre máquina e homem.
  4. uniformidade de tons como crítica à industrialização.
  5. mecanização do homem expressa por formas tubulares.

18. (Unichristus)

A Colagem, uma derivação da tendência cubista, introduziu na pintura letras, palavras, números, pedaços de madeira, jornais, vidro e metal, isto é, fragmentos, reais ou representados, de objetos retirados diretamente do cotidiano vivido pelas pessoas.

Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e de

  1. ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também sensações táteis no observador.
  2. limitar a percepção do observador somente às sensações visuais, evidenciando que não pode haver sensação tátil na pintura.
  3. transformar a pintura em uma expressão artística meramente tátil, inviabilizando a sensação visual do observador.
  4. reafirmar os cânones da arte acadêmica europeia, retratando a realidade de forma idealizada.
  5. transformar o observador em coautor da obra, estimulando o público a participar da recriação da obra de arte.

19. (UEA - SIS) O quadro acima está identificado com

  1. o Cubismo, que rompia com as noções de realismo e perspectiva, decompondo as formas e justapondo diferentes pontos de vista.
  2. o Romantismo, que pretendia dar mais liberdade à arte, negando a submissão a regras pré-concebidas.
  3. o Futurismo, que louvava a modernidade, a industrialização, a velocidade e as máquinas.
  4. o Naturalismo, que tinha a intenção de fazer crítica social a partir do retrato de realidades cruas.
  5. o Dadaísmo, que propunha a destruição dos valores burgueses, usando imagens abstratas e sem qualquer sentido para criticar a sociedade.

20. (UFG)

A comparação entre as pinturas de Renoir e Picasso revela uma mudança fundamental na concepção artística, no início do século XX. Essa mudança pode ser identificada na

  1. ausência de perspectiva, trazendo as figuras representadas para o primeiro plano do quadro.
  2. desconsideração da forma, resultando em uma estética degenerada dos corpos.
  3. recusa na imitação realística das formas, instituindo a representação abstrata das figuras.
  4. utilização do sombreamento, ampliando a percepção acerca dos detalhes pictóricos.
  5. escolha temática das obras artísticas, permeadas pela emoção e pela exploração do universo privado.

21. (Unichristus) Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso. Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e foi produzida em 1937. Atualmente, a tela está em exposição no “Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia”, em Madrid, na Espanha. Pensando no contexto histórico em que a obra foi pintada, é pertinente afirmar que ela trata do(a)

  1. bombardeio da Itália Fascista durante a Guerra Civil Basca.
  2. violento conflito entre os comunistas e os nacionalistas na Espanha.
  3. horror provocado pelo bombardeio nazista na cidade de Guernica.
  4. violenta invasão nazista à Polônia iniciando a Segunda Guerra Mundial.
  5. bombardeio comandado pelo general Franco à capital espanhola em 1937.

22. (Enem 2011) O pintor espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome.

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalandose no MoMA, de onde sairia apenas em 1981.

Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo:

  1. painel ideográfico, monocromático, que evoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
  2. horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
  3. uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
  4. esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
  5. uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográfica livre de sentimentalismo.

23. (UEL) Analise as imagens a seguir

A obra Guernica, de Picasso, e o painel Guerra da obra Guerra e Paz, de Portinari, são dois dos trabalhos mais conhecidos desses artistas.

Com base nas imagens e nos conhecimentos sobre as obras de Picasso e Portinari, assinale a alternativa correta.

  1. A obra Guernica apresenta características expressionistas percebidas na composição e nas formas utilizadas por Picasso; o painel de Portinari foi concebido no contexto do movimento fauvista.
  2. A obra Guernica apresenta uma paleta de cores contrastantes para evidenciar a violência da guerra; no painel de Portinari são utilizadas cores fortes e quentes, contrastes e delineamento das figuras para retratar o sofrimento.
  3. A obra Guernica minimiza o sofrimento humano ao enfocar uma perspectiva mais objetiva e realista; o painel de Portinari apresenta o horror da guerra de forma fotográfica por meio de uma perspectiva clássica.
  4. A obra Guernica apresenta personagens sem sentimentalismos e representados de forma tridimensional; o painel de Portinari revela preocupação com a nitidezeorealismo das figuras e dos temas.
  5. A obra Guernica retrata o bombardeio à cidade basca durante a guerra civil espanhola; o painel Guerra retrata a guerra, de uma forma geral, como algo que sempre existiu e continuará existindo na humanidade.

24. (UNICENTRO) Observe a imagem a seguir.

O pintor espanhol Pablo Picasso (Málaga, 1881 – Mougins, 1973), é autor da obra Les demoiselles d’Avignon (1907). Determinadas características com as quais a obra foi construída são consideradas um marco na história da arte ocidental.

Sobre a obra Les demoiselles d’Avignon, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

( ) A presença da geometria e da fragmentação dos corpos assim como os rostos esquematizados já anunciam o cubismo.

( ) Os padrões da perspectiva renascentista foram privilegiados na construção da obra.

( ) O uso de máscaras na composição demonstra influência da arte africana sobre o processo de criação da obra.

( ) A obra cubista traz oposição à ideia da arte como imitação da natureza.

( ) Ao utilizar máscaras africanas na composição da obra, Picasso pretende trazer os escultores negros ao âmbito da arte universal.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

  1. V, V, V, F, F.
  2. V, V, F, V, F.
  3. V, F, V, V, F.
  4. F, V, F, F, V.
  5. F, F, V, F, V.

25. (Unieva) Observe a imagem e leia os versos a seguir para responder às questão.

Quando, seu moço, nasceu meu rebento

Não era o momento dele rebentar

Já foi nascendo com cara de fome

E eu não tinha nem nome pra lhe dar

Como fui levando não sei lhe explicar

Fui assim levando ele a me levar

E na sua meninice, ele um dia me disse

Que chegava lá

Olha aí! Olha aí!

Olha aí!

Ai, o meu guri, olha aí!

[...]

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro

Chave, caderneta, terço e patuá

Um lenço e uma penca de documentos

Pra finalmente eu me identificar

[...]

Chega no morro com carregamento

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Rezo até ele chegar cá no alto

Essa onda de assaltos está um horror

Eu consolo ele, ele me consola

Boto ele no colo pra ele me ninar

De repente acordo, olho pro lado

E o danado já foi trabalhar

[...]

Chega estampado, manchete, retrato

Com venda nos olhos, legenda e as iniciais

Eu não entendo essa gente, seu moço

Fazendo alvoroço demais

O guri no mato, acho que tá rindo

Acho que tá lindo de papo pro ar

Desde o começo eu não disse, seu moço!

Ele disse que chegava lá [...].

BUARQUE, Chico. O meu guri (1981). Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/letras/omeuguri_81.htm Acesso em: 14 ago. 2017

Verifica-se, entre a pintura e o trecho da música apresentados, uma relação de

  1. distanciamento, considerando-se que as duas produções apontam para referentes distintos e não intercambiáveis.
  2. equanimidade, haja vista que tanto a letra da canção quanto a pintura apontam para eventos de cunho espiritual e religioso.
  3. complementaridade, haja vista que ambas as produções só têm seus sentidos completados mediante uma análise que as articule.
  4. homologia, considerando-se que as duas produções, cada qual a seu modo, apresentam um tema coincidente.

26. (Unieva) Observe a imagem e leia os versos a seguir para responder às questão.

Quando, seu moço, nasceu meu rebento

Não era o momento dele rebentar

Já foi nascendo com cara de fome

E eu não tinha nem nome pra lhe dar

Como fui levando não sei lhe explicar

Fui assim levando ele a me levar

E na sua meninice, ele um dia me disse

Que chegava lá

Olha aí! Olha aí!

Olha aí!

Ai, o meu guri, olha aí!

[...]

Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro

Chave, caderneta, terço e patuá

Um lenço e uma penca de documentos

Pra finalmente eu me identificar

[...]

Chega no morro com carregamento

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Rezo até ele chegar cá no alto

Essa onda de assaltos está um horror

Eu consolo ele, ele me consola

Boto ele no colo pra ele me ninar

De repente acordo, olho pro lado

E o danado já foi trabalhar

[...]

Chega estampado, manchete, retrato

Com venda nos olhos, legenda e as iniciais

Eu não entendo essa gente, seu moço

Fazendo alvoroço demais

O guri no mato, acho que tá rindo

Acho que tá lindo de papo pro ar

Desde o começo eu não disse, seu moço!

Ele disse que chegava lá [...].

BUARQUE, Chico. O meu guri (1981). Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/letras/omeuguri_81.htm Acesso em: 14 ago. 2017

O modo como as mães retratadas na pintura e na canção se posicionam perante seus filhos pode ser definido, respectivamente, pelo seguinte par de palavras:

  1. consciência - alienação
  2. orgulho - decepção
  3. alienação - consciência
  4. decepção - alienação

27. (Unichristus) A Colagem, uma derivação da tendência cubista, introduziu na pintura letras, palavras, números, pedaços de madeira, jornais, vidro e metal, isto é, fragmentos, reais ou representados, de objetos retirados diretamente do cotidiano vivido pelas pessoas.

Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artista de criar novos efeitos plásticos e de

  1. ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também sensações táteis no observador.
  2. limitar a percepção do observador somente às sensações visuais, evidenciando que não pode haver sensação tátil na pintura.
  3. transformar a pintura em uma expressão artística meramente tátil, inviabilizando a sensação visual do observador.
  4. reafirmar os cânones da arte acadêmica europeia, retratando a realidade de forma idealizada.
  5. transformar o observador em coautor da obra, estimulando o público a participar da recriação da obra de arte.

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