Cândido Portinari
Lista de 07 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cândido Portinari com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cândido Portinari .
01. (IFSudMinas) Examine a pintura de Cândido Portinari (“Retirantes”, 1944) para responder à questão.
Fonte: Disponível em: <http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/5927>. Acesso em: 22 ago. 2016.
Considerando-se o tema apresentado na tela “Retirantes”, de Portinari, é CORRETO apenas o que se afirma em:
- através de sua tela, o artista eterniza uma visão crítica do estado de degradação e martírio que muitas famílias brasileiras vivenciam.
- a realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil.
- as personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.
- influenciado pelo onirismo e pela fantasia, Portinari idealiza o retrato da família brasileira que permanece no campo.
- a obra artística revela um cenário harmonioso através do qual o bucólico e o pastoril acompanham o estado de espírito das personagens.
02. (Enem 2009, 3ª aplicação) Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista.
Na série de pinturas apresentada, Portinari:
- valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular.
- representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu.
- revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil.
- apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação.
- apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte.
03. (Fuvest) Identifique a alternativa mais adequada para expressar as relações entre arte e sociedade no quadro:
- A obra retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria.
- O quadro critica a incapacidade da SUDENE em propor políticas públicas para a população nordestina.
- A pintura veicula uma mensagem de esperança, ao opor o céu azul aos tons terrosos para designar a aridez da paisagem.
- A imagem do grupo com corpos esquálidos e doentes evidencia uma visão preconceituosa sobre os nordestinos.
- A tela expressa fortes convicções religiosas, ao retratar o calvário dos nordestinos como uma passagem bíblica.
04. (UEA)
A tela, pintada por Cândido Portinari (1903-1962), representa o lavrador como
- proprietário das terras cobertas pelo cafezal e orgulhoso de suas propriedades.
- indivíduo fisicamente frágil e inadaptado ao trabalho contínuo no campo.
- figura de destaque frente à paisagem e com mãos e pés fortalecidos pelo trabalho.
- trabalhador incapaz de modificar o mundo natural e alheio à tecnologia moderna.
- camponês vitimado pela infertilidade da terra e prestes a migrar para a cidade.
05. (UEL) Observe a Figura e responda a questão
Com base na Figura e nos conhecimentos sobre a obra de Portinari, considere as afirmativas.
I. Em Os Retirantes, observa-se uma perspectiva ideológica que traduz a formação artística/estética de Portinari, principalmente nas obras de cunho social.
II. A série Retirantes de Portinari, da qual a obra Os Retirantes faz parte, apresenta dramaticidade, ao expressar a tragédia e o sofrimento humano, revelando, assim, um caráter de denúncia.
III. A maneira como são trabalhados os elementos formais, principalmente no tratamento da figura humana, remete à estética neoclássica, presente no Brasil desde a Missão Francesa.
IV. A obra Os Retirantes está inserida em um período do Modernismo, em que este vive um momento de nova síntese, cujos elementos considerados são, entre outros, o nacionalismo e a arte social.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e III são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
06. (Albert Einstein) Na tela o pintor retrata, além do personagem do lavrador, uma paisagem de fundo integralmente tomada pela lavoura do café. Sobre a prática agrícola, tal como está expressa, é correto dizer que
- com o café plantado em linha, inclusive no morro, preservaram-se os solos, o que facilitou a recuperação do ambiente depois que a onda cafeeira passou.
- no primeiro plano, o lavrador lavra o morro, cujo destino será o do morro de fundo com plantações no seu topo, algo condenável nos dias de hoje.
- a ausência de curvas de nível na lavoura, tal como se percebe no morro, impedia o processo erosivo, pois, exposta a isso, a plantação seria prejudicada.
- lavouras a perder de vista como a retratada, sem nenhuma mancha de mata anterior, de fato não ocorreram; trata-se de uma liberdade do artista
07. (UEMS) Portinari usou a sua arte para mostrar as injustiças sociais, como na série de Retirantes, conforme ilustra a tela a seguir, que pintou na década de 40.
Diante do exposto, a obra retratada apresenta
- a infância do pintor, em Brodósqui.
- uma denúncia da situação subumana dos migrantes nordestinos.
- a utilização da técnica de pintura à óleo sobre tela, com vigorosas pinceladas, sem delineamento das figuras humanas apresentadas.
- traços do movimento artístico surrealista.
- os valores estéticos da obra sem preocupação com a temática e questão social.