Home > Banco de Questões > História da Arte > Idade Contemporânea >Cândido Portinari

Cândido Portinari

Lista de 07 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Cândido Portinari com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Cândido Portinari .




01. (IFSudMinas) Examine a pintura de Cândido Portinari (“Retirantes”, 1944) para responder à questão.

Fonte: Disponível em: <http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/5927>. Acesso em: 22 ago. 2016.

Considerando-se o tema apresentado na tela “Retirantes”, de Portinari, é CORRETO apenas o que se afirma em:

  1. através de sua tela, o artista eterniza uma visão crítica do estado de degradação e martírio que muitas famílias brasileiras vivenciam.
  2. a realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil.
  3. as personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.
  4. influenciado pelo onirismo e pela fantasia, Portinari idealiza o retrato da família brasileira que permanece no campo.
  5. a obra artística revela um cenário harmonioso através do qual o bucólico e o pastoril acompanham o estado de espírito das personagens.

02. (Enem 2009, 3ª aplicação) Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo. Sua vasta e variada obra é um dos valiosos patrimônios da cultura brasileira. A seguir, são apresentadas pinturas desse grande artista. Cândido Portinari, nascido em 1903, em uma fazenda de café em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo, é um dos ícones das artes plásticas no Brasil e no mundo.

Na série de pinturas apresentada, Portinari:

  1. valoriza o folclore brasileiro com a representação de tradicionais brincadeiras infantis, fenômeno da cultura popular.
  2. representa cenas de sua cidadezinha do interior e de sua infância de menino pobre, mas livre, que pertencem a um passado que se perdeu.
  3. revela seu apego à cultura rural, mediante imagens impressionistas de tipos regionais remanescentes em algumas áreas do Brasil.
  4. apresenta uma maneira própria de ver a arte, à medida que usa traços, luzes, formas, texturas, com impressões de seu estado de espírito no momento da criação.
  5. apresenta figuras humanas em estilo tradicionalmente acadêmico, com técnica de óleo sobre tela, uma influência europeia em sua arte.

03. (Fuvest) Identifique a alternativa mais adequada para expressar as relações entre arte e sociedade no quadro:

  1. A obra retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria.
  2. O quadro critica a incapacidade da SUDENE em propor políticas públicas para a população nordestina.
  3. A pintura veicula uma mensagem de esperança, ao opor o céu azul aos tons terrosos para designar a aridez da paisagem.
  4. A imagem do grupo com corpos esquálidos e doentes evidencia uma visão preconceituosa sobre os nordestinos.
  5. A tela expressa fortes convicções religiosas, ao retratar o calvário dos nordestinos como uma passagem bíblica.

04. (UEA)

A tela, pintada por Cândido Portinari (1903-1962), representa o lavrador como

  1. proprietário das terras cobertas pelo cafezal e orgulhoso de suas propriedades.
  2. indivíduo fisicamente frágil e inadaptado ao trabalho contínuo no campo.
  3. figura de destaque frente à paisagem e com mãos e pés fortalecidos pelo trabalho.
  4. trabalhador incapaz de modificar o mundo natural e alheio à tecnologia moderna.
  5. camponês vitimado pela infertilidade da terra e prestes a migrar para a cidade.

05. (UEL) Observe a Figura e responda a questão

Com base na Figura e nos conhecimentos sobre a obra de Portinari, considere as afirmativas.

I. Em Os Retirantes, observa-se uma perspectiva ideológica que traduz a formação artística/estética de Portinari, principalmente nas obras de cunho social.

II. A série Retirantes de Portinari, da qual a obra Os Retirantes faz parte, apresenta dramaticidade, ao expressar a tragédia e o sofrimento humano, revelando, assim, um caráter de denúncia.

III. A maneira como são trabalhados os elementos formais, principalmente no tratamento da figura humana, remete à estética neoclássica, presente no Brasil desde a Missão Francesa.

IV. A obra Os Retirantes está inserida em um período do Modernismo, em que este vive um momento de nova síntese, cujos elementos considerados são, entre outros, o nacionalismo e a arte social.

Assinale a alternativa correta.

  1. Somente as afirmativas I e II são corretas.
  2. Somente as afirmativas I e III são corretas.
  3. Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  4. Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
  5. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

06. (Albert Einstein) Na tela o pintor retrata, além do personagem do lavrador, uma paisagem de fundo integralmente tomada pela lavoura do café. Sobre a prática agrícola, tal como está expressa, é correto dizer que

  1. com o café plantado em linha, inclusive no morro, preservaram-se os solos, o que facilitou a recuperação do ambiente depois que a onda cafeeira passou.
  2. no primeiro plano, o lavrador lavra o morro, cujo destino será o do morro de fundo com plantações no seu topo, algo condenável nos dias de hoje.
  3. a ausência de curvas de nível na lavoura, tal como se percebe no morro, impedia o processo erosivo, pois, exposta a isso, a plantação seria prejudicada.
  4. lavouras a perder de vista como a retratada, sem nenhuma mancha de mata anterior, de fato não ocorreram; trata-se de uma liberdade do artista

07. (UEMS) Portinari usou a sua arte para mostrar as injustiças sociais, como na série de Retirantes, conforme ilustra a tela a seguir, que pintou na década de 40.

Diante do exposto, a obra retratada apresenta

  1. a infância do pintor, em Brodósqui.
  2. uma denúncia da situação subumana dos migrantes nordestinos.
  3. a utilização da técnica de pintura à óleo sobre tela, com vigorosas pinceladas, sem delineamento das figuras humanas apresentadas.
  4. traços do movimento artístico surrealista.
  5. os valores estéticos da obra sem preocupação com a temática e questão social.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp