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Arte Grega

Lista de 12 exercícios de História da Arte com gabarito sobre o tema Arte Grega com questões de Vestibulares.


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01. (UFPE) As artes foram um ponto de destaque na Grécia, sobretudo a Arquitetura, em Atenas, em que se destacaram estilos arquitetônicos gregos, representados pelas figuras a seguir: Em qual das alternativas estão indicados os três estilos?

  1. O dório, o jônio e o coríntio.
  2. O sofista, o platônico e o socrático.
  3. O alexandrino, o maneirista e o barroco.
  4. O dório, o gótico e o alexandrino.
  5. O helênico, o romântico e o helenístico.

02. (UECE) Considerando a arte egípcia e grega, na Antiguidade, especialmente a escultura, podemos afirmar corretamente:

  1. O Mediterrâneo, situado entre a Europa e a Ásia, impediu qualquer influência artística entre essas sociedades.
  2. A escultura egípcia configurava uma visão idealizada do homem.
  3. Os egípcios, assim como os gregos, rejeitaram associar a arte às concepções religiosas e ao poder.
  4. Os egípcios foram professores dos gregos na arte da escultura, fornecendo-lhes a inspiração e, mais importante, a técnica.

03. (Fuvest) "Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo."

Flávio Arriano. "Anabasis Alexandri" (séc. I d.C.).

Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender:

  1. o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
  2. a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
  3. a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
  4. a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
  5. o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

04. (UFSM) A estátua "Lacoonte e seus filhos", produto do helenismo, foi desenterrada em Roma, em 1506, impressionou Michelangelo (1475-1564) e influenciou seu trabalho artístico em "Juízo Final". Com base no trabalho de Michelangelo, pode-se considerar correta a seguinte afirmação:

  1. Sua arte restaura os valores da pólis grega: a exaltação da razão, a morte dos deuses, a hegemonia da assembléia popular.
  2. Sua obra rompe com o naturalismo e inaugura as formas da arte moderna: a ênfase no abstrato.
  3. Seu modo de representar a figura humana se opõe ao hedonismo e à glorificação do natural.
  4. Seu trabalho glorifica o divino e o extraterreno em oposição ao humano e natural.
  5. Sua colaboração artística se insere no movimento intelectual que forma os valores modernos: naturalismo e individualismo.

05. (Uece) A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano.

A arte grega livre de imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido

  1. à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo, Esparta que valorizava as atividades militares.
  2. às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino.
  3. ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz.
  4. ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo.
  5. ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.

06. (Unesp) Dentre os legados dos gregos da Antigüidade Clássica que se mantêm na vida contemporânea, podemos citar:

  1. a concepção de democracia com a participação do voto universal.
  2. a promoção do espírito de confraternização por intermédio do esporte e de jogos.
  3. a idealização e a valorização do trabalho manual em todas suas dimensões.
  4. os valores artísticos como expressão do mundo religioso e cristão.
  5. os planejamentos urbanísticos segundo padrões das cidades-acrópoles.

07. (Espm) "A Olimpíada de Atenas é a chance que os gregos pediram a Zeus para expor aos olhos do mundo, no curto espaço de 17 dias, uma queixa que já dura 2 séculos. A queixa é de furto. E diz respeito aos extraordinários frisos de mármore esculpidos por Fídias no Partenon - que está entre os 5 dos mais imponentes monumentos ainda preservados da Antiguidade clássica. Os mármores de Elgin, assim é chamada a preciosidade, duvidoso tributo ao homem que a surrupiou em 1836, e olimpicamente a despachou para casa - isto é, para a Inglaterra. Desde 1816 elas repousam no British Museum"

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

O texto menciona o Partenon, cuja imagem você pode ver neste exercício. Sobre o Partenon é correto afirmar que:

  1. Foi erguido nos tempos homéricos, estando sua construção descrita na Ilíada e na Odisseia;
  2. Foi um conjunto arquitetônico erguido durante o período arcaico, sendo sua construção descrita por Homero;
  3. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Péricles, no período clássico, com obras de Fídias, um dos maiores escultores daquele tempo;
  4. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir por Alexandre da Macedônia e representava o estilo grandioso da arquitetura helenística;
  5. Foi um conjunto arquitetônico mandado construir pelos romanos, quando a região da Grécia sofreu forte influência da arquitetura dos etruscos.

08. (Unesp) É certo que as civilizações da Antiguidade legaram à posteridade um respeitável acervo cultural. No entanto, para superar equívoco, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. A pintura egípcia revela belos exemplos de descrição de movimento, sendo a figura humana representada com a cabeça e os pés de perfil.
  2. Entre as Civilizações Mesopotâmicas que se desenvolveram no vale dos rios Tigre e Eufrates, predominou, durante certo tempo, a forma asiática de produção.
  3. No período denominado Homérico, houve a dissolução das comunidades gentílicas e a formação gradativa das Cidades-Estado da Grécia.
  4. A escrita egípcia era em caracteres cuneiformes.
  5. O Direito Romano, sujeito a novas interpretações, tornou-se parte importante do Código de Justiniano, influenciou juristas da Idade Média e até das fases históricas subseqüentes.

09. (Fuvest) Escreveram peças para teatro, durante o "Século de Péricles" (séc.V a.C.):

  1. Homero, Tucídides, Heródoto e Xenofonte
  2. Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes
  3. Sócrates, Protágoras, Platão e Aristóteles
  4. Eratóstenes, Arquimedes, Euclides e Pitágoras
  5. Píndaro, Alceu, Safo e Hesíodo

10. (EBMSP) A arte, na Grécia Antiga, era de fundamental importância na sociedade e, por ter poder de desenvolver a criatividade, promover discussões, aprimorar habilidades e ainda permitir a comunicação verbal em que os sentimentos e os conhecimentos são expressos, é atemporal.

Sobre a arte e sua utilização, pode-se inferir:

  1. Permite análises exatas das transformações sociais, mas não dos fenômenos naturais.
  2. Está a serviço do capitalismo porque só representa a burguesia.
  3. Utiliza conceitos abstratos, inviabilizando seu uso em análises geográficas.
  4. Tem grande valor informativo, pois só retrata fatos reais.
  5. Favorece a interpretação do espaço geográfico, destacando as características do espaço representado.

11. (UEG) Augusto de Prima Porta, esculpida por volta de 19 a.C., é uma típica escultura da Roma antiga. A diferença dessa escultura em relação às gregas do período clássico está

  1. na monocromia, indicando maior austeridade dos costumes romanos em comparação com os dos gregos.
  2. na postura ereta e estática, demonstrando que as esculturas gregas retratavam o movimento dos corpos.
  3. no caráter político, já que as esculturas gregas priorizavam temas da mitologia religiosa.
  4. no uso da indumentária militar na composição da obra, uma vez que as esculturas gregas valorizavam o corpo humano.

12. (UFSM) Para a obra Doríforo, criada por Policleto em 450 a.C., foi adotada uma estética que, aliada à ciência, obedecia a padrões de estrutura emque o corpo humano era representado considerando-se a medida de sete vezes o tamanho da cabeça.

Com base na imagem e no texto fornecidos, verifica-se que o método de construção explorado por Policleto considerava a estrutura

  1. cronológica.
  2. iconográfica.
  3. formal.
  4. iconológica.
  5. biográfica.

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