Região Nordeste
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Região Nordeste com questões de Vestibulares.
01. (UECE) Considere as seguintes descrições de sub-regiões nordestinas:
I. Considerada a área de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia úmida, possui sua economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura, destacando-se como área de modernização o complexo que integra o porto de Itaqui à Serra de Carajás.
II. Área em que predomina uma estrutura baseada em minifúndios. A policultura e a pecuária semi-intensiva contribuem para o abastecimento do mercado regional.
III. É a sub-região mais povoada e a mais industrializada. Foi considerada a principal região econômica do país durante o Brasil colonial.
Pode-se afirmar corretamente que as descrições I, II e III acima correspondem respectivamente a:
- Cerrado, Sertão e Zona da Mata.
- Meio-norte, Zona da Mata e Sertão.
- Cerrado, Agreste e Meio-norte.
- Meio-norte, Agreste e Zona da Mata.
02. (UNICAMP) No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:
- investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.
- investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.
- investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transporte rodoviário e ferroviário da região.
- investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.
03. (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...
- Agreste, zona localizada entre a Zona da Mata e o meio norte, que é uma área de transição com elevada densidade demográfica e grande urbanização.
- A Zona da Mata que apresenta devastação florestal, entretanto, o intenso reflorestamento impede a degradação da floresta original.
- O Sertão, área pobre, seca, tem baixas densidades demográficas, mas com intensa mecanização na agricultura, que é sua principal atividade.
- A faixa litorânea, área mais importante da região, onde estão os principais centros urbanos, aglomerados industriais e zonas portuárias.
- Meio-norte que engloba Maranhão e Piauí, área de latifúndios, pastagens naturais e intensa atividade agrícola.
04.(PUC-RIO) Em relação à diversidade fisiográfica de cada estado federado da região Nordeste brasileira, as unidades político-administrativas mais e menos sertanejas são, respectivamente:
- Bahia e Pernambuco;
- Bahia e Sergipe;
- Ceará e Maranhão;
- Ceará e Sergipe;
- Bahia e Alagoas.
05. (ADVISE) Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:
I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira;
II. Do ponto de vista sócio-econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos;
III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;
IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.
São itens incorretos:
- I, II e IV;
- Apenas o item IV;
- Apenas II e III;
- II, III e IV;
- I, II e III.
06. (UnB) Leia o texto a seguir e assinale a alternativa INCORRETA sobre o Nordeste semiárido brasileiro:
"Existem na América do Sul três grandes áreas semiáridas - a região Guajira, na Venezuela e Colômbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noções do ensino médio herdadas um pouco por todos nós restaram observações pontuais e desconexas sobre o universo físico e ecológico do Nordeste Seco."
(Aziz Nacib Ab Saber, "Ciência Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.)
- O semiárido nordestino caracteriza-se por baixos níveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitações ao longo dos anos.
- Um dos fatores marcantes da região é a inexistência de rios perenes e caudalosos. Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigação na área.
- Apesar de predominantemente seco, no semiárido, encontram-se algumas áreas de mata úmida, alimentadas por chuvas orográficas. Essas áreas são conhecidas, regionalmente, como "brejos".
- Ao contrário do que se imagina, o Nordeste seco não é o "império" das chapadas. Em 85% do seu território predominam depressões interplanálticas, situadas entre maciços antigos e chapadas localizadas.
07. (UFPA) O Meio-Norte ou Nordeste Ocidental é uma região:
- onde os "brejos" ocupam as encostas das chapadas e se transformam em áreas de agricultura de subsistência.
- de transição entre a Amazônia e o Nordeste, com economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional de algodão e arroz.
- de relevo suave, verdadeira extensão da Planície Amazônica, que tem na pecuária leiteira e de corte a sua principal atividade.
- de clima tropical úmido, onde se concentram atividades ligadas às "plantations" de cacau.
- de grandes latifúndios, com ocorrências de elevadas densidades demográficas, devido à necessidade de numerosa mão-de-obra.
08. (PUC)
I. A região Nordeste é a maior região do país, concentrando mais de 50% da população brasileira.
II. A sub-região nordestina do Sertão é caracterizada pelo clima semiárido, com a predominância de rios intermitentes.
III. A transposição do Rio São Francisco tem causado muita polêmica, pois há temor de que a transferência das águas possa destruir de vez esse ecossistema.
IV. Os maiores problemas sociais do Nordeste estão no Agreste, onde há concentração de miséria associada a subemprego e a baixos salários, principalmente nas metrópoles, como Recife e Salvador.
As afirmativas corretas são, apenas,
- I e II.
- I e III.
- I e IV.
- II e III.
- II, III e IV.
09. (PUC-SP) "Aproximadamente 600 pessoas integrantes de diversos movimentos sociais ocupam, desde ontem pela manhã, o prédio da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevast) em Bom Jesus da Lapa (BA). Os manifestantes são contra o projeto do governo federal de transposição das águas do Rio S. Francisco [...] O comando da ação está a cargo da Articulação Popular pela Revitalização do Rio São Francisco."
(In: Correio da BAHIA. 'Manifestantes ocupam sede da Codevasf'. 17/04/2007, Aqui Salvador, p. 3)
Um argumento contra a obra de transposição das águas do Rio São Francisco é que é mais importante revitalizá-lo. O rio estaria comprometido por transformações em sua bacia. Sobre essas transformações pode ser dito que
- na região do médio São Francisco em direção a sua foz ha a presença dinâmica do agronegócio, grande consumidor das águas do rio.
- o regime de chuvas, em razão do aquecimento global, já foi alterado na região da bacia do São Francisco, provocando uma diminuição do volume das águas.
- o rio, sobrecarregado com o uso de suas águas pelo agronegócio, sobrevive graças aos cuidados com as matas ciliares do seu curso e de seus afluentes.
- uma reserva de vitalidade para o rio são as represas, como de Sobradinho, que terminam funcionando como depósitos de águas despoluídas.
- a grande industrialização nas margens e na Bacia do Rio São Francisco, que se dirige para seu baixo curso, resulta num aumento da descarga poluente.
10. (UEM) A região destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre outros fatores por:
- apresentar uma estrutura agrária exclusivamente de latifúndios dedicados à lavoura de cana-de-açúcar.
- dedicar-se à pecuária extensiva, lembrança da principal atividade desenvolvida no período colonial.
- aproveitar suas terras mais úmidas para a fruticultura, não necessitando, desta forma, de irrigação.
- englobar a maior produção de arroz de toda a região nordestina.
- fornecer mão de obra temporária para as plantações de cana-de-açúcar da Zona da Mata.