Home > Banco de Questões > Geografia > Geografia Humana >Jihadismo

Jihadismo

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Jihadismo com questões de Vestibulares.






01. (UEMA) Jihadista convoca muçulmanos para destruir Esfinge e Pirâmides do Egito

Um líder jihadista egípcio convocou a população muçulmana para destruir a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, informa o site árabe Al Arabiya. Murgan Salem al-Gohary, que afirma ter ligações com o Talibã, pediu que os egípcios repetissem o que foi feito no Afeganistão, quando estátuas de Buda foram removidas após a chegada dos fundamentalistas ao poder.

“A destruição da memória, da História, do passado é algo terrível para uma sociedade”.

Jacques Le Goff, Revista Veja. A destruição de patrimônios históricos da Humanidade, como as estátuas de Buda no Afeganistão, e a ameaça à Esfinge de Gizé e às Pirâmides não se restringem aos conflitos político-religiosos que assolam o Oriente Médio há séculos, mas fazem parte de um processo maior de reconfiguração da Memória e da História da sociedade.

O processo acima descrito está diretamente relacionado ao (à)

  1. uso da Memória e da História como campo de disputa e de construção de identidades coletivas.
  2. tentativa de uso da Memória e da História como estratégias para reforçar identidades coletivas passadas.
  3. destruição dos bens culturais construídos ao longo da dominação imperialista sobre a região do Oriente Médio.
  4. ataque aos Patrimônios Culturais como forma de destruição de símbolos ocidentais que representam o domínio estrangeiro.
  5. projeto de diluição das fronteiras culturais por meio da tentativa de imposição de uma única memória coletiva aos demais povos do Oriente Médio.

02. (UNIFOR) O Estado Islâmico (EI) é uma organização jihadista (lutadora, guerreira) do Oriente Médio cujo líder é Abu Bakr al-Baghdadi. Desde que surgiu, o grupo assumiu a autoria de diversos ataques terroristas e se tornou conhecido pela violência no tratamento de membros de religiões diversas. A respeito desta organização, analise as afirmativas abaixo.

I. O EI afirma autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo e aspira tomar o controle de outras regiões de maioria islâmica, a começar pelo território da região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e Hatay, uma área no sul da Turquia.

II. O EI é uma organização de membros xiitas que defende que as pessoas que vivem nas áreas por ele controladas sejam obrigadas a se converterem ao islamismo, além de viverem de acordo com a interpretação xiita da religião.

III. Sunitas e xiitas são muçulmanos que divergem sobre diversos aspectos relacionados à doutrina, rituais, lei, teologia e organização religiosa. A divergência teve origem em uma disputa sobre quem deveria liderar a comunidade muçulmana logo após a morte do profeta Maomé. Apesar de esses dois grupos corresponderem a vertentes distintas da religião islâmica, eles compartilham crenças e práticas fundamentalistas, como a fé no Alcorão.

IV. O EI assumiu a autoria de diversos ataques terroristas, como o ataque ao jornal Charlie Hebdo, na França, em 2015, e o ataque às torres gêmeas, em Nova York, em 2001.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. III.
  2. I e II.
  3. I e III.
  4. III e IV.
  5. I, II e III.

03. (UNESP) O terrorismo atual utiliza as técnicas do espetáculo produzindo vídeos e montagens por vezes muito bem elaborados. O controle dos meios de difusão de conteúdo é certamente outra novidade, possibilitada pelo advento da internet [...]. Por mais chocante que possa ser o conteúdo difundido pelo Estado Islâmico, sua forma é já reveladora de que a violência está subordinada a uma lógica espetacular.

(Gabriel F. Zacarias. No espelho do terror: jihad e espetáculo, 2018.)

O texto caracteriza o terrorismo atual como peculiar, pois este

  1. promove a inclusão digital de populações pobres e amplia o acesso às novas ferramentas de comunicação e divulgação.
  2. combate a centralização do poder financeiro no Ocidente e direciona sua propaganda apenas aos seguidores e simpatizantes.
  3. rejeita a cultura ocidental do espetáculo e reitera valores e princípios originários de sociedades tradicionais do Oriente próximo.
  4. recorre a estratégias de ação de forte impacto visual e divulga suas atividades por meio das novas tecnologias.
  5. valoriza a violência como instrumento de transformação política e rejeita a adesão de pessoas nascidas no Ocidente.

04. (UFAM PSC) “Na noite da sexta-feira do 13/11/2015, a cidade de Paris, França, sofreu uma série de ataques coordenados, com explosões e tiroteios em 6 (seis) diferentes locais da metrópole. Paris confirmou 130 mortos e 352 feridos, sendo 99 em situação crítica de saúde. O Estado Islâmico (EI ou ISIS) assumiu a autoria dos atentados. Em nota, o grupo jihadista diz que a França é ‘a capital da abominação e da perversão’ e que ‘o país e todos aqueles que seguem seu caminho devem saber que permanecem o principal alvo’ dos terroristas”.

(DELLAGNEZZE, René. O Estado Islâmico, o terrorismo, a violação dos direitos humanos e da soberania dos estados, 2016)

Na perspectiva do texto anterior, conclui-se que:

  1. o terrorismo procura eliminar figuras estratégicas do regime que combate, evitando atingir inocentes.
  2. a principal finalidade dos atos terroristas, na atualidade, não é controlar algum território, e sim causar pânico, desestabilizar as instituições e suscitar mudanças radicais.
  3. o terrorismo se caracteriza por ser um conflito armado em que se opõem formações irregulares de combatentes e forças armadas regulares de um Estado.
  4. em geral, os terroristas atacam alvos militares e pontos estratégicos do Estado contra o qual lutam.
  5. o atentado terrorista é, principalmente, realizado através de um grupo armado que almeja a posse de um território.

05. (Unioeste) No Oriente Médio, um califado foi proclamado em 29 de junho de 2014. Abu Bakr al-Baghdadi foi nomeado como seu califa e o grupo passou a se chamar Estado Islâmico. Sobre o Estado Islâmico, leia atentamente as proposições abaixo.

I- O autodenominado grupo jihadista Estado Islâmico surgiu no Norte do Iraque, onde está fortemente implantado e, atualmente, exerce influência sobre vastas partes do Norte e Leste da Síria.

II - Apesar do fanatismo, intolerância e atos de crueldade praticados pelo Estado Islâmico, esse tem atraído a simpatia de jovens da Europa ocidental, nem sempre descendentes de árabes ou de religião muçulmana.

III - O Estado Islâmico é um importante aliado do presidente Basar al-Assad na guerra em curso na Síria. IV - A Faixa de Gaza é um território pertencente ao Estado Islâmico, mas no interior daquele território existem vários colonatos judeus.

V - O Estado Islâmico obriga as pessoas que vivem nas áreas que ele controla a se converterem ao Islamismo.

Assinale o conjunto de alternativas CORRETAS.

  1. As alternativas corretas são I, II e IV.
  2. As alternativas corretas são II e III.
  3. As alternativas corretas são I, III e V.
  4. As alternativas corretas são I, II e V.
  5. As alternativas corretas são III, IV e V.

06. (UERJ) A rota até os Jihadistas

Componentes produzidos por 51 empresas caem em poder do Estado Islâmico

Mais de 50 empresas de 20 países, entre elas uma brasileira, foram identificadas na cadeia de suprimentos dos dispositivos explosivos improvisados usados pelo Estado Islâmico em centenas de atentados terroristas. Além de mercadorias controladas, itens tão simples quanto ligas de alumínio, celulares ou fertilizantes, que podem parecer inofensivos à primeira vista, estariam na lista dos mais de 700 componentes encontrados em um levantamento realizado ao longo de 20 meses pelo Instituto de Pesquisa de Conflito Armado.

A estratégia de ação do Estado Islâmico mencionada na reportagem apresenta semelhança com a seguinte prática das corporações empresariais contemporâneas:

  1. padronização das tecnologias
  2. incorporação dos fornecedores
  3. desterritorialização da produção
  4. superexploração da mão de obra

07. (UFRR) Decapitações, crucificações, execuções sumárias: o horror imposto pelos jihadistas no Oriente Médio.

Nem mesmo crianças são poupadas da fúria selvagem dos jihadistas no Oriente Médio. O avanço do grupo terrorista obrigou os Estados Unidos a atacarem o território iraquiano pela primeira vez desde a retirada das tropas, em 2011. Execuções sumárias, decapitações, amputações e crucificações compõem um modus operandi de brutalidade incomensurável, que faz empalidecer até mesmo a violência da Al Qaeda.

Fonte: www.veja.abril.com. Acessado em 07/09/2014.

O novo grupo jihadista e os respectivos países em que eles atuam com tanta violência são respectivamente:

  1. IRA na Irlanda e na Inglaterra;
  2. Talebans no Afeganistão e no Paquistão;
  3. Estado Islâmico no Iraque e na Síria;
  4. ETA na Espanha e Portugal;
  5. Al Qaeda nos Estados Unidos e na Inglaterra.

08. (FATEC) Leia o texto.

O Estado Islâmico no Iraque e no Levante, ou apenas Estado Islâmico (EI), é atualmente a organização terrorista jihadista mais poderosa do mundo em termos de efetivos e rendas e que prega a jihad armada. O objetivo prioritário do EI é instaurar um Estado regido pela lei islâmica, a xaria, e governado por um só chefe político e religioso.

Em 29 de junho de 2014, ao destruir simbolicamente com escavadeiras o muro de areia que separa a Síria do Iraque, o EI anunciou ter atingido a sua meta.

(FOTTORINO, Éric (org.). Quem é o Estado Islâmico? Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 115 e 116. Adaptado.)

Atualmente, essa organização possui o controle territorial de

  1. cidades isoladas, em sua maioria no vale do rio Eufrates, não configurando, portanto, um país.
  2. vastas áreas ao sul do Sahel, na África Subsaariana, favorecidas pelo apoio dos Estados Unidos.
  3. quase metade do território da Líbia e possui o reconhecimento formal da maioria dos países do mundo.
  4. todo o Oriente Médio e, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), vem reconstruindo o seu califado.
  5. importantes áreas no Irã e na China, explorando imensas jazidas de petróleo, comercializado no mercado paralelo.

09. (FGV-RJ) O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou neste sábado (9/08) que os ataques aéreos americanos contra os jihadistas que estão tomando o Curdistão iraquiano, no norte do país, continuarão enquanto for necessário.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2014/08/09/ obama-assegura-que-seguira-bombardeando-jihadistas-enquanto-for-necessario.htm

Sobre essa intervenção estadunidense no Iraque, é correto afirmar:

  1. Os ataques aéreos tiveram início imediatamente após a derrubada do ditador Sadam Husseim, em 2003, e devem prosseguir enquanto a insurreição sunita ameaçar instalações e pessoas estadunidenses.
  2. Os ataques aéreos visam a combater o crescimento do autodenominado Estado Islâmico (EI), assim como a ameaça que ele representa para diversas minorias religiosas e para cidadãos estadunidenses.
  3. O governo iraquiano condenou duramente os ataques aéreos, alegando que eles beneficiam o separatismo curdo e representam o prolongamento da ocupação militar do país.
  4. Os ataques aéreos têm como objetivo proteger os soldados estadunidenses, cuja presença em solo americano vem aumentando progressivamente desde a ocupação decidida por George W. Bush, em 2003.
  5. Com os ataques aéreos, os Estados Unidos pretendem impedir a fundação de um lar nacional para os islamitas no califado do norte do Iraque, projeto que agrega todas as comunidades muçulmanas do mundo.

10. (UPE) “O Exército luta para retomar a cidade de Tikrit no norte do país, realizando combates contra os insurgentes. A cidade foi tomada pelos jihadistas em 11 de junho, depois de uma rápida e violenta investida.(...) Os insurgentes sunitas proclamaram, nesta segunda-feira, a criação de um Estado islâmico nos territórios sob seu controle no país.”

(Notícias publicadas no site da revista VEJA, no dia 30/06/2014 e adaptadas)

Observe o mapa a seguir e assinale a alternativa que indica o numeral referente ao país a que se reporta a revista.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp