Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema com questões de Vestibulares.
01. (PUC) A indústria japonesa desenvolveu-se aceleradamente no Pós-Segunda Guerra Mundial. Entre outros motivos, esse fato deveu-se:
- aos grandes investimentos de capitais norte-americanos em grupos industrializados japoneses;
- à presença, no país, de grandes reservas de carvão, petróleo e minério de ferro;
- à existência de grande mercado comprador representado pela China e pela Coreia do Sul;
- à localização privilegiada do país em relação aos mercados americanos e europeus;
- à existência, no país, de enormes reservas de ouro que permitiram elevadas exportações de capitais.
02. (FATEC) O Japão é um dos países mais industrializados do mundo. Esse país passou por momentos de abertura e fechamento de suas fronteiras, chegando a ficar quase 200 anos isolado. Quando reabriu os portos, no século XIX, teve início o seu processo de industrialização, que contou com importantes investimentos estatais em educação, preparando mão de obra barata e disciplinada. Os investimentos também ocorreram no setor de infraestrutura, principalmente em portos e vias de circulação. Outro fator do processo de industrialização do Japão foram os zaibatsus, que tinham grande influência sobre o governo e obtinham diversas vantagens. Sobre os zaibatsus, podemos afirmar corretamente que eram
- Tigres Asiáticos que alavancaram a industrialização do Japão no pós-Primeira Guerra Mundial até a década de 1970, quando migraram para Coreia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong.
- empresas europeias de grande porte que, para conseguir maiores lucros, dominaram o processo de industrialização do Japão, desde a assinatura do Tratado de Kanagawa até a década de 1960.
- grupos industriais e financeiros que se organizaram como conglomerados, atingindo grande tamanho e poder na economia japonesa entre a Era Meiji (1868-1912) e o final da Segunda Guerra Mundial.
- pequenos industriais que foram favorecidos com a instituição da “lei das indústrias”, durante o governo do Conselho Supremo das Potências Aliadas, comandado pelo general Douglas MacArthur, que durou até 1952.
- membros do partido nacionalista japonês que incentivaram o desenvolvimento endógeno da economia ao assinar, no fim do século XIX, a emenda Sakoku, que proibia a instalação de empresas estrangeiras no país.
03. (UEA) Considerando as lideranças econômicas na atual ordem mundial, é correto afirmar que o Japão se destaca como
- um grande produtor de combustíveis refinados.
- uma expressiva economia socialista de mercado.
- uma potência industrial de alta tecnologia.
- um importante exportador de commodities.
- um significativo exportador de recursos naturais.
04. (Mack) Até o início da década de 1990, no Japão, adotava-se uma prática, na qual cada empresa tinha sua própria política de licença maternidade, quando tinha alguma. A maior parte se contentava em conceder às gestantes algumas semanas de folga, quase sempre não remuneradas. Hoje, as empresas são obrigadas, legalmente, a conceder, às funcionárias, catorze semanas de licença maternidade (seis antes do parto e oito depois), seguidas da opção de retornar ao trabalho ou de ficar em casa, recebendo 50% do salário, até que o bebê faça um ano.
Com base no texto, considere as afirmações abaixo.
I. Essas significativas e importantes mudanças se devem ao fato de o Japão estar praticamente inserido na transição demográfica avançada, que já ameaça a reposição, a médio e a longo prazo, da mão-de-obra ativa, no mercado de trabalho.
II. Foi necessária a alteração desses direitos, para que houvesse uma homogeneização de uma mesma política trabalhista em todas as unidades empresariais japonesas, reflexo da globalização e da ocidentalização de sua economia, em virtude das fusões empresariais com grupos europeus, sul-asiáticos e americanos.
III. Contribui, para essas mudanças, o atual nacionalismo e isolacionismo japonês, que vê riscos na diminuição populacional de seu mercado consumidor interno e como forma de o Japão se proteger das ameaças estrangeiras.
Está correto o que se afirma em
- I, apenas.
- II, apenas.
- I e II, apenas.
- II e III, apenas.
05. (PUC) O Japão atualmente se destaca como país de alto desenvolvimento industrial. Observando o mapa nas áreas industriais do arquipélago japonês, vamos reconhecer que sua maior concentração e expansão está:
- ao norte;
- a nordeste;
- a sudeste;
- ao sul;
- a oeste.
06. (Unesp) Pelas características geográficas, o Japão tem sérias dificuldades para suprir suas necessidades de energia e matérias-primas industriais. Esta realidade fez com que o país procurasse desenvolver, sobretudo:
- produção de carvão vegetal junto às usinas siderúrgicas.
- agroindústrias localizadas na zona rural.
- grandes usinas siderúrgicas localizadas próximas às jazidas minerais.
- grandes reservatórios para produção de energia hidrelétrica nas proximidades dos centros industriais.
- indústrias de tecnologia avançada, como eletrônica, óptica e informática, em novos polos industriais.
07. (UFU) Terceira maior economia mundial da atualidade, o Japão observou um processo de desaceleração econômica, acentuadamente na década de 1990. A principal causa desse processo deve-se
- à queda nas exportações dos produtos japoneses destinados a seus vizinhos asiáticos, aos Estados Unidos e à Europa.
- ao endividamento excessivo das famílias e das empresas, o que produziu um aumento artificial dos imóveis e de outros ativos no final de 1980.
- à concorrência tecnológica e industrial imposta por países como Vietnã, Malásia e Tailândia, que passaram a dominar o mercado consumidor europeu.
- ao crescimento demográfico excessivo e à falta de alimentos necessários à população crescente, aumentando a importação de gêneros agrícolas.
08. (MACK) O Japão tem necessidade de importar a maior parte das matérias-primas, determinando o intenso movimento comercial com diversos países. O Brasil exporta para esse país grandes quantidades de:
- urânio
- bauxita
- ferro
- cobre
- carvão
09. (UNIRIO) Mesmo contrariando algumas expectativas, o Japão cresceu, e seu poderio internacional é bastante grande. Sobre a situação socioeconômica do Japão e seu processo de crescimento é INCORRETO afirmar que:
- o arranque industrial do Japão provocou um déficit na balança comercial dos EUA, que nos últimos anos importam muito mais daquele país do que exportam para lá.
- a construção de grandes complexos industriais-portuários no Japão está associada não só às características do seu espaço natural, mas também à sua dependência da importação de matérias-primas e fontes de energia.
- as intensas relações entre as três grandes metrópoles japonesas - Tóquio, Osaka e Nagoya - resultaram na maior concentração urbana do mundo, formando uma verdadeira megalópole.
- apesar das melhorias salariais e dos níveis de consumo alcançados nos últimos anos, o crescimento da indústria japonesa foi impulsionado pela exploração da força de trabalho que, além de receber baixos salários, cumpria um elevado número de horas de trabalho.
- diferentemente do que ocorreu nos EUA, no Japão a intervenção do Estado na economia é praticamente nula, e cada empresa faz a sua política particular de investimentos, pesquisa, etc.
10. (Mack) Nos últimos anos os novos centros industriais do Japão têm se instalado no interior do país, longe das tradicionais áreas portuário-industriais. Este deslocamento é explicado pela:
- descoberta de importantes jazidas minerais na região.
- necessidade de atender à demanda interna, concentrada no interior do país.
- instalação de indústrias de alta tecnologia, menos dependentes de matérias primas.
- carência de mão-de-obra nas áreas litorâneas.
- mudança do perfil exportador da economia japonesa, agora voltado para os mercados dos "tigres asiáticos".