Agropecuária
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Agropecuária com questões de Vestibulares.
01. (UEL) O Brasil é líder mundial no consumo de agrotóxicos, com 7,3 litros por ano para cada habitante, e o número de veneno no prato do brasileiro aumentou consideravelmente nos últimos três anos (de 2016 a 2018). O Brasil caminha para a liberação do aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins, ficando na contramão de países europeus e dos EUA.
Evolução do número de novos registros de agrotóxicos e afins no Brasil
Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre a utilização dos agrotóxicos, considere as afirmativas a seguir.
I. O aumento do número de novos registros de agrotóxicos e afins entre os anos de 2015 e 2018 foi de 363%, contribuindo qualitativamente com a segurança alimentar e a biodiversidade.
II. Em função da aplicação dos agrotóxicos, há a contaminação das águas e dos horizontes do solo, afetando a biota, podendo até tornar o solo estéril.
III. Algumas classes de pesticidas promovem a desorientação espacial e a morte das abelhas, prejudicando a polinização de determinadas lavouras e causando a queda na produção.
IV. A opção por um modelo de desenvolvimento baseado em latifúndios monocultores voltados para a exportação, aliada a políticas de redução e isenção de impostos, incentiva o uso desses produtos.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I e II são corretas.
- Somente as afirmativas I e IV são corretas.
- Somente as afirmativas III e IV são corretas.
- Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
- Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
02. (UEFS) Este tipo de agricultura foi introduzido pelos europeus em suas colônias tropicais a partir do século XVI. Com as transformações na agricultura, passou a ser um sistema intensivo de capitais, mas continua a ser um sistema latifundiário e monocultor de produtos tropicais, voltados para a exportação.
O texto se refere ao sistema agrícola
- rotação de terras.
- agricultura familiar.
- plantation.
- rotação de culturas.
- agricultura de jardinagem.
03. (PUC-RS) Ampliando-se o público, ampliaram-se os jornais e as revistas em circulação. Fundaram-se associações artísticas e musicais em várias cidades. Aumentou a sociabilidade. Atenuou-se a disciplina rígida do patriarcalismo que segregava no lar a mulher de classe média e alta. A crescente diversificação ocupacional nos grandes centros urbanos tornou mais complexa a estrutura social.
(VIOTTI DA COSTA, Emília. Da monarquia à República. Momentos decisivos. São Paulo: Grijaldo, 1977).
Considerando o texto acima, é correto afirmar que, no contexto do final do século XIX, na região sudeste do Brasil, a urbanização estava associada às mudanças econômicas e sociais de uma/do _________ para uma/a _________, baseada na mão de obra _________
- economia agrícola de exportação do café – economia industrial – livre
- economia agrícola de subsistência – economia comercial da cana de açúcar e do algodão – escrava
- economia agrícola comercial diversificada – economia agrícola de exportação do café – escrava
- extrativismo mineral – agricultura de subsistência – livre imigrante
04. (UERJ)
Uma característica econômica comum aos quatro cultivos brasileiros nos quais os agrotóxicos são mais utilizados é a expressiva:
- relevância na pauta de exportação
- participação na absorção de mão de obra
- centralidade na alimentação da população
- influência na desconcentração da propriedade
05. (UFRN) Desde as últimas décadas do século XX, o Brasil avança no processo de modernização no campo, o que levou alguns autores a identificar a configuração de um “novo rural”, representado especialmente pelo agronegócio, que
- designa toda uma cadeia de produção que tem como atividade básica a agropecuária com elevada produtividade da terra, resultante da aplicação de tecnologias avançadas e do forte investimento de capitais.
- prioriza basicamente a agropecuária e, assim, promove uma subordinação da cidade ao campo, em decorrência do elevado emprego de tecnologias avançadas e do forte investimento de capitais.
- designa toda uma cadeia de produção que se realiza efetivamente no campo, tendo a agropecuária como foco, e, sendo assim, apresenta baixa capacidade de articular as relações entre o rural e o urbano.
- prioriza basicamente a agropecuária e, assim, enfrenta dificuldades de expansão tendo em vista a intensificação dos processos de urbanização e de crescimento do setor terciário que ocorrem nas diferentes regiões do país.
06. (FATEC) O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities do mundo.
Chamamos de commodities produtos de base
- primária, principalmente pesqueira e do setor têxtil.
- primária, principalmente agrícola e de extração mineral.
- secundária, principalmente industrial e eletroeletrônica.
- secundária, principalmente siderúrgica e metalúrgica.
- terciária, principalmente bancária e de produtos hospitalares.
07. (UECE) A economia do Ceará registrou retração de 5,32% no segundo trimestre de 2015, desempenho muito inferior ao registrado no segundo trimestre de 2014, com relação ao mesmo período de 2013, quando foi verificado um crescimento de 3,04%. No acumulado do ano, observa-se uma queda de 2,14%. Os números do Produto Interno Bruto (PIB) cearense, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado e que serve para medir o comportamento da economia cearense foram divulgados nesta quinta-feira (10), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado (Ipece).
Economia do Ceará tem retração de 5,32% no segundo trimestre, diz Ipece. http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/09/economia-doceara-tem-retracao-de-532-no-primeiro-trimestre-dizipece.html
Dentre as causa desse processo de recessão da economia cearense encontra-se
- o aumento das importações de roupas e calçados, artigos tradicionalmente produzidos no Ceará.
- as dificuldades enfrentadas pelo setor pesqueiro que representa a principal indústria do Ceará.
- a retração de setores como agropecuária, indústria e serviços, acompanhando a tendência brasileira.
- a diminuição da arrecadação de impostos pelo governo estadual e pelos municípios.
08. (UEA) Principal grão do Brasil, foi introduzido no país em 1914. A partir da década de 1970, o setor registrou alto crescimento graças à migração de produtores do Sul, com o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e do uso de pesticidas. “Os preços aumentavam e os produtores do Sul não tinham terra suficiente para desenvolver. Muitos se instalaram no Cerrado, onde transformaram terras baratas, que eram inóspitas para o plantio da oleaginosa”, disse Amélio Dall’Agnol, da Embrapa.
(www.afp.com, 15.06.2019. Adaptado.)
O grão e a região brasileira que abrigou a sua primeira frente de expansão são
- a soja e o Sudeste.
- o milho e o Sudeste.
- o milho e o Centro-Oeste.
- a soja e o Centro-Oeste.
- a soja e o Norte.
09. (USP) É preocupante a detecção de resíduos de agrotóxicos no planalto mato-grossense [Planaltos e Chapada dos Parecis], onde nascem o rio Paraguai e parte de seus afluentes, cujos cursos dirigem-se para a Planície do Pantanal. Em termos ecológicos, o efeito crônico da contaminação, mesmo sob baixas concentrações, implica efeitos na saúde e no ambiente a médio e longo prazos, como a diminuição do potencial biológico de espécies animais e vegetais.
Dossiê Abrasco – Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. Adaptado.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar:
- No Mato Grosso do Sul, prevalece a criação de caprinos nas chapadas, ocasionando a contaminação dos lençóis freáticos por resíduos de agrotóxicos
- No Mato Grosso, ocorre grande utilização de agrotóxicos, em virtude, principalmente, da quantidade de soja, milho e algodão nele cultivada
- Em Goiás, com o avanço do cultivo da laranja transgênica voltada para exportação, aumentou a contaminação a montante do rio Cuiabá
- No Mato Grosso, estado em que há a maior área de silvicultura do país, há predominância da pulverização aérea de agrotóxicos sobre as florestas cultivadas
- No Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de feijão, trigo e maçã do país, verificase significativa contaminação do solo por resíduos de agrotóxicos
10. (UEMG) Sobre a Estrutura Fundiária Brasileira, assinale a alternativa correta.
- As pequenas propriedades rurais são em maior número e ocupam mais da metade das terras do território brasileiro.
- A maior parte dos latifúndios está situada em áreas de expansão das fronteiras agrícolas, pecuárias e de exploração mineral.
- A média propriedade rural é numericamente predominante na Região Sul, nomeadamente nos Estados do Paraná e de Santa Catarina.
- A Sub-região do Nordeste, o Agreste, é caracterizada pela predominância quantitativa das médias e grandes propriedades rurais.