Home > Banco de Questões > Geografia > Geografia Econômica >

Lista de 15 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema com questões de Vestibulares.






01. (Unioeste) A Copa do Mundo de 2018 despertou a atenção para o país-sede, a Rússia, de dimensão continental e que apresenta inúmeros aspectos geográficos instigantes. Sobre a geografia russa e temas relacionados, analise as proposições abaixo:

I - A Rússia é o maior país do mundo em dimensão territorial. Em função da área que abrange, apresenta diversos tipos de vegetação, tais como a tundra, a floresta boreal, as estepes, dentre outros.

II - A ampla faixa latitudinal que a Rússia ocupa resulta em diferentes fusos horários, em que se considera uma hora a cada 15º de latitude. Dessa forma, enquanto são 8 horas da manhã em Moscou, no extremo norte serão 9 horas do mesmo dia.

III - O Volga é um dos mais importantes rios da Rússia e, assim como outros sistemas fluviais do mundo, é utilizado para diversos fins tais como navegação, geração de energia elétrica e também sofre com diferentes tipos de impactos ambientais.

IV – O extenso território da Rússia favorece a diversidade das atividades agropecuárias. No extremo norte do país, onde há a vegetação de tundra, ocorrem solos férteis em função do degelo e da presença de matéria orgânica decomposta, o que faz dessa região a principal produtora de grãos.

V – A Rússia é um país que possui províncias ricas em petróleo e gás. A maior parte dos oleodutos e gasodutos estão na parte ocidental e abastecem a Rússia assim como outros países da Europa.

Sobre os enunciados acima, assinale a alternativa que apresente os itens CORRETOS.

  1. Estão corretas as alternativas I, III e V.
  2. Estão corretas as alternativas III e IV.
  3. Estão corretas as alternativas I, II e III.
  4. Estão corretas as alternativas I, II e V.
  5. Estão corretas as alternativas II e IV.

02. (FGV-SP) A construção do Grande Canal Interoceânico, na Nicarágua, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico, promete ser a maior rede de transporte hidroviário do hemisfério ocidental e poderá desafiar o controle dos EUA sobre a região. A nova hidrovia irá se estender por 286 km, contra os atuais 81,5 km do Canal do Panamá. A principal vantagem da rota é sua largura de 83 metros e a profundidade de 27,5 m, o que permitirá a navegação de embarcações de classe superpesada, com porte de até 270 mil toneladas.

(Folha de S.Paulo, 2.07.2014)

A construção do canal é um projeto conjunto entre Nicarágua, Rússia e

  1. Cuba, que idealizou e custeará todo o projeto.
  2. China, que fornecerá o maior investimento financeiro.
  3. Venezuela, que lucrará com a diminuição dos custos de exportação do petróleo.
  4. EUA, que colaborará com amplos e variados recursos tecnológicos.
  5. Alemanha, pela redução dos custos de transporte de suas exportações para os países asiáticos.

03. (Mackenzie) Com o colapso da União Soviética, as transformações na ordem mundial e, a partir da década de 1990, o fim da Guerra Fria, a Rússia passou a participar de uma nova agenda internacional tanto no campo político como no militar. Atualmente, o país busca maior participação no contexto internacional e afirma-se como potência. Apesar de enfrentar uma etapa difícil de transição da economia centralmente planejada para uma economia de mercado – capitalista – às voltas com crises econômico-financeiras, aumento da pobreza e da corrupção, concentração de renda e guerras separatistas, em finais da década de 1990, a Rússia passou a integrar o G8.

LUCCI, BRANCO e MENCONÇA. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 261.

Considere as seguintes afirmações a respeito da Rússia.

I. É uma grande potência nuclear e seu imenso território dispõe de grandes reservas minerais, entre elas petróleo e gás natural.

II. Apresenta invernos rigorosos, sobretudo em sua porção setentrional.

III. É um dos componentes dos chamados BRICS.

IV. É uma forte opositora do regime iraniano e tem evitado estreitar relações políticas com a China.

É correto o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. III e IV, apenas.
  3. I, II e III, apenas.
  4. II, III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV.

04. (UEFS) O complexo processo de desestatização da economia na União Soviética, na década de 90 do século XX, fez parte da crise geral da qual resultou sua desagregação.

Entre os novos comportamentos e problemas então vividos pela população da Rússia, inclui-se

  1. a volta da corrida armamentista e das viagens espaciais tripuladas.
  2. o congelamento dos preços dos aluguéis e das mensalidades escolares.
  3. a importação de carros de luxo produzidos na Europa Ocidental.
  4. o deslocamento das populações urbanas para as áreas rurais.
  5. a inflação e o desemprego.

05. (UFN) São Petersburgo, cidade russa, fundada pelo czar Pedro I, o Grande, admirador da marinha e da arquitetura, apreciava cidades como Veneza e Amsterdã, com dutos de água para circulação e transporte.

Observe o mapa de localização de São Petersburgo e a figura que evidencia a ponte sobre o Rio Neva, que banha a cidade.

Com base nesses dados, considere as afirmativas abaixo, assinalando V(verdadeiro) ou F (falso).

( ) São Petersbugo é um dos maiores centros culturais e de turismo da Europa, e um importante porto russo no Mar Báltico, para escoamento de produtos derivados do petróleo, de madeira e de metais.

( ) Amsterdã e São Petersburgo mantêm semelhanças geográficas e de planejamento urbano: ambas situam-se em áreas planas e utilizam os rios que as banham, Amstel e Neva, como sistema viário, de transporte e de turismo.

( ) O porto de São Petersburgo, via Mar Báltico, é uma importante conexão da Rússia com os países do Mar do Norte. Os portos russos no Mar de Barents, em altas latitudes, congelam durante o inverno no Hemisfério Norte.

A sequência correta é

  1. V – V – F.
  2. V – V – V.
  3. V – F – V.
  4. F – V – F.
  5. V – F – F.

06. (PUC-RS) O geógrafo brasileiro Jose William Vesentini, referindo-se à dissolução da União Soviética, escreveu “Novos países, problemas antigos” (2010). Esse título serve para explicar o início dos confrontos entre a Rússia e a Ucrânia, tendo como foco a disputa pela península

  1. de Kola.
  2. de Yamal.
  3. da Crimeia.
  4. da Geórgia.
  5. de Kamtchatka.

07. (ESPM) Em relação à crise político-territorial entre Ucrânia e Rússia, podemos afirmar que

  1. A Rússia é contrária a saída da Ucrânia da União Europeia.
  2. A porção ocidental da Ucrânia é majoritariamente russa e desejosa de ingressar na União Europeia.
  3. A Rússia pretende instalar ogivas nucleares na Crimeia e a Ucrânia é contra.
  4. A porção leste da Ucrânia é área de atuação de separatistas russos.
  5. As grandes jazidas de petróleo da parte ocidental da Ucrânia, onde reside a maioria da população russa, é o fator de tensão maior.

08. (Mackenzie) Com o colapso da União Soviética, as transformações na ordem mundial e, a partir da década de 1990, o fim da Guerra Fria, a Rússia passou a participar de uma nova agenda internacional tanto no campo político como no militar. Atualmente, o país busca maior participação no contexto internacional e afirma-se como potência. Apesar de enfrentar uma etapa difícil de transição da economia centralmente planejada para uma economia de mercado – capitalista – às voltas com crises econômico-financeiras, aumento da pobreza e da corrupção, concentração de renda e guerras separatistas, em finais da década de 1990, a Rússia passou a integrar o G8.

LUCCI, BRANCO e MENCONÇA. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 261.

Considere as seguintes afirmações a respeito da Rússia.

I. É uma grande potência nuclear e seu imenso território dispõe de grandes reservas minerais, entre elas petróleo e gás natural.

II. Apresenta invernos rigorosos, sobretudo em sua porção setentrional.

III. É um dos componentes dos chamados BRICS.

IV. É uma forte opositora do regime iraniano e tem evitado estreitar relações políticas com a China.

É correto o que se afirma em

  1. I e II, apenas.
  2. III e IV, apenas.
  3. I, II e III, apenas.
  4. II, III e IV, apenas.
  5. I, II, III e IV.

09. (UFU) Rússia: Crescimento do PIB (em %), no período de 2000 – 2015

O gráfico acima apresenta o crescimento do PIB (em %) no período de 2000 a 2015. Conforme se observa, o país tem apresentado grandes oscilações no seu crescimento econômico.

Considerando-se esse processo, analise as afirmativas.

I. O rápido crescimento econômico nos anos 2000 contribuiu para o aumento do fluxo de investimentos estrangeiros e transformou o país no mais importante do grupo dos BRICS.

II. Os capitais estrangeiros têm sido atraídos pelo crescimento do mercado interno e pela possibilidade de exploração dos recursos naturais, especialmente no setor energético.

III. Mesmo com a crise mundial de 2009, os investimentos externos continuaram crescendo, o que possibilitou a recuperação da economia russa, tornando-a uma das mais sólidas do mundo e a mais importante do grupo dos BRICS.

IV. Após 2009, o crescente boicote imposto pelos Estados Unidos e pela União Europeia, em resposta à anexação da Criméia e ao apoio aos separatistas ucranianos, promoveu a redução acentuada no fluxo de investimentos e a consequente queda do PIB.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

  1. Apenas II e IV.
  2. Apenas I e III.
  3. Apenas II e III.
  4. Apenas III e IV.

10. (ESPM) Rússia reivindica oficialmente à ONU mais de um milhão de km² do Ártico

A Rússia apresentou nesta terça-feira (4) ante as Nações Unidas um pedido oficial para reivindicar sua soberania sobre mais de um milhão de quilômetros quadrados do Ártico. O pedido formal, apresentado ante a Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU, estipula que, segundo as pesquisas científicas realizadas, a Rússia tem direito a 1,2 milhão de quilômetros quadrados adicionais da plataforma ártica.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ afp/2015/08/04/russia-reivindica-oficialmente-ante- -a-onu-mais-de-um-milhao-de-km2-do-artico.htm. Acesso: 04/08/2015.

O pedido russo pode ser considerado:

  1. Procedente, pois as atuais leis internacionais dizem que um país tem privilégios econômicos exclusivos sobre a placa situada em um raio de 200 milhas náuticas ao redor de sua costa.
  2. Improcedente, pois os limites territoriais e oceânicos já estão determinados há muitos anos pela ONU e essas regras são irreversíveis.
  3. Procedente, pois apesar de ser o maior país do mundo a Rússia não tem saída ao mar.
  4. Improcedente, pois nenhum país tem direito ao uso do Ártico e da Antártida.
  5. Improcedente, pois a parte reivindicada situa-se na Europa e a Rússia é um país asiático.

11. (ENEM PPL 2020) TEXTO

A intervenção da Rússia na crise no Leste da Ucrânia reacendeu a tensão entre os aliados da Otan e Moscou. Os EUA informaram que pretendem instalar armamento pesado no Leste da Europa, plano criticado pelo governo russo. Em resposta, a Rússia anunciou o reforço de seu arsenal nuclear, novos mísseis balísticos intercontinentais, descritos como “capazes de superar sistemas de defesa mais avançados”.

STEWART, P. Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO

Os Estados Unidos e seus aliados não vão deixar a Rússia “nos arrastar de volta ao passado”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos em um discurso em Berlim, dia 22 de junho de 2015, quando acusou o governo russo de tentar recriar uma esfera de influência da era soviética.

Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).

Que tema da geopolítica da segunda metade do século XX é o fundamento histórico da referência feita ao passado?

  1. Livre comércio.
  2. Luta antiditatorial.
  3. Corrida armamentista.
  4. Conservação ambiental.
  5. Terrorismo internacional.

12. (FGV-SP) Os impasses sobre a Ucrânia elevaram tensões entre a Rússia e o Ocidente a níveis sem precedentes desde a Guerra Fria. As autoridades americanas e europeias alertaram para a possibilidade de a Rússia enfrentar sanções de amplo alcance em áreas como energia, finanças, manufaturas e agronegócios.

O papel mais importante da Rússia, na economia global, refere-se à produção e exportação de

  1. bauxita e urânio.
  2. cana-de-açúcar e soja.
  3. produtos da agropecuária (trigo e carne).
  4. petróleo e gás natural.
  5. armamentos e produtos microeletrônicos.

13. (UNIVESP) A Rússia é a sede da Copa do Mundo FIFA 2018, tendo investido cerca de 40 bilhões de dólares nesse intuito.

Entre os objetivos do governo russo em realizar esse evento esportivo, está

  1. a defesa da supremacia esportiva herdada da antiga União Soviética.
  2. a coordenação dos planos quinquenais como instrumentos de planificação estatal.
  3. a continuidade do processo de modernização econômica da Rússia.
  4. a atração de população com maior pluralidade étnica para residir no país.
  5. o boicote aos países pertencentes ao bloco de influência dos Estados Unidos.

14. (ESPM) O Kremlin anunciou que faria parte do projeto e, segundo diplomatas, não se exclui a possibilidade de esse envolvimento abrir espaço para uma presença militar mais forte de russos na América Latina.

Fonte: O Estado de São Paulo. Disponível em: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,china-e- -russia-se-unem-em-plano-imp ,1559870.

O texto faz referência a projeto de uma obra estratégica de grande envergadura tocada pelo consórcio China-Rússia. Trata-se do(da):

  1. Terminal de Mariel, em Cuba.
  2. Transporte energético América-Ásia.
  3. Canal da Nicarágua.
  4. Modernização do Canal do Panamá.
  5. Integração energética sul-americana.

15. (FEMA) A Forbes, revista americana de economia e negócios, divulgou em 04.12.2015 a edição anual de seu ranking das pessoas mais poderosas no mundo – no topo dele, pelo terceiro ano consecutivo, estava o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Entre as ações do governo russo que contribuíram para o título recebido por Vladimir Putin, destaca-se

  1. a incorporação da Península da Crimeia à Rússia, reforçando a presença militar do país na região do Mar Negro.
  2. a desinstalação do arsenal nuclear do país, atendendo às resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
  3. o asilo concedido a dissidentes políticos chineses, ampliando o acesso a informações confidenciais sobre o programa espacial da China.
  4. o reestabelecimento de medidas de caráter comunista, influenciado pelo recrudescimento dos regimes conservadores no Leste Europeu.
  5. a retirada das tropas russas das repúblicas islâmicas do Cáucaso, estratégia relacionada com o combate ao terrorismo.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp