Climatologia
Lista de 12 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Climatologia com questões de Vestibulares.
01. (Cesgranrio) O clima mediterrâneo no sul da Europa apresenta chuvas:
- de verão e vegetação estépica.
- escassas, bem distribuídas durante o ano, e vegetação de savanas.
- escassas, com máximas nos equinócios e florestas temperadas.
- de inverno; temperaturas elevadas o ano todo e vegetação de savanas.
- de inverno, escassas, e vegetação de bosques, inclusive espinhentos.
02. (UFMG) O sul da Europa sofre os efeitos do clima temperado mediterrâneo, que tem como principal característica a estiagem no verão. Entretanto, a maior parte dos tipos climáticos apresenta os maiores índices de precipitação justamente no verão, a partir de uma maior evaporação.
Assinale a opção que explica corretamente o regime de chuvas dessa região da Europa, no verão.
- A expansão do centro de alta pressão do Saara atinge o sul da Europa e impede a entrada dos ventos de oeste carregados de vapor d’água.
- A corrente marítima do Mediterrâneo é fria, logo libera apenas uma pequena quantidade de vapor d’água.
- A baixa pressão atmosférica da região cria uma zona dispersora de massas de ar, o que impede o recebimento de umidade.
- As grandes elevações existentes na parte mais meridional desse continente impossibilitam a passagem das massas de ar provenientes da região central.
- O relevo plano do continente facilita a dispersão das massas de ar que são formadas nessa porção meridional, provocando chuvas regulares na porção centro-norte.
03. (Cesgranrio) Nos desertos localizados em latitudes subtropicais, como é o caso do Saara, na África, registra-se uma tendência à ocorrência de uma notável amplitude térmica diária que pode, inclusive, superar os 40°C. A explicação que se pode dar a esse fenômeno está na(o):
- baixa concentração dos gases responsáveis pela conservação do calor na atmosfera, como o metano e o gás carbônico.
- circulação de ventos ciclônicos característicos de grandes extensões desérticas.
- ocorrência de rápido processo de inversão térmica pela passagem de frentes frias.
- acúmulo, nos solos excessivamente argilosos, de toda a energia térmica irradiada pela luz solar.
- registro de altas pressões atmosféricas, associadas a massas de ar ascendentes.
04. (Unesp) Confirmadas as tendências que apontam para o aquecimento global do planeta Terra, duas consequências importantes ocorrerão. Assinale a alternativa que contém tais consequências.
- Diminuição das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
- Diminuição da camada de ozônio e diminuição das águas oceânicas.
- Diminuição do efeito estufa e aumento do índice de salinização das águas oceânicas.
- Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
- Aumento das camadas de gelo eterno e aumento do nível geral das águas oceânicas.
05. (Unirio) Apesar de o vapor d’água representar apenas cerca de 2% da massa atmosférica, sua importância para o clima e, também, para o tempo é muito grande.
Sobre a importância do vapor d’água só NÃO podemos afrmar corretamente que:
- quando associado à grande presença de partículas poluentes, contribui para o aumento das precipitações.
- interfere no conforto do homem (ar muito seco, ar muito úmido etc.).
- ao absorver as radiações do Sol e da Terra, desempenha o papel de regulador térmico.
- sua quantidade na atmosfera determina a possibilidade de ocorrerem ou não precipitações.
- sua presença determina o tipo de chuva de uma região, que pode ser frontal, orográfca ou convectiva.
06. (UFRN) No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.
- efeito estufa.
- ilhas de calor.
- inversão térmica.
- chuva ácida.
07. (UPE) A evaporação da água absorve energia térmica, de forma que. quando a água evapora ou se transforma em vapor d'agua, as moléculas de água aprisionam uma certa quantidade dessa energia térmica. Nos ambientes cliinaticainente secos, como, por exemplo, o Sertão nordestino, esse fenômeno é mais intenso.
Assinale a alternativa que denomina corretamente essa energia aprisionada.
- Evapotranspiração potencial.
- Calor latente.
- Ciclone latente.
- Frente oclusa.
- Calor específico do ar.
08. (FGV) A Lei do Clima, uma lei ambiental municipal de São Paulo recentemente aprovada, previa, entre outras ações, que, a cada ano, 10% da frota de ônibus passasse a utilizar biocombustíveis (etanol ou biodiesel) em substituição aos movidos a combustíveis fósseis. No entanto, os novos ônibus adquiridos pela Prefeitura, desde então, continuam sendo movidos a diesel, (Folha de S. Paulo, 16/06/2010, p.C1), o que afeta o meio ambiente e a sociedade de diferentes formas.
Assinale a alternativa que não descreve uma consequência da queima de combustíveis fósseis.
- Chuva ácida
- Efeito estufa
- Poluição atmosférica
- Doenças respiratórias
- Inversão térmica
09. (UFPA) O clima das cidades tem recebido atenção nos fóruns de discussão sobre meio ambiente. Quanto ao clima urbano, que apresenta característica peculiar decorrente das atividades da sociedade moderna, é correto afirmar:
I. A inversão térmica é um fenômeno que ocorre quando a camada de ar mais fria se situa sob o ar mais quente, ou seja, é mais próxima do solo. Nas grandes cidades, essa situação favorece a concentração de poluentes porque o ar frio funciona como um tampão que impede a dissipação da poluição atmosférica.
II. O fenômeno da ilha de calor, que é muito comum em cidades com elevado grau de urbanização e substituição de áreas verdes pelas construções, promove elevação da temperatura.
III. A concentração de poluentes nas grandes cidades adensa a massa de micropartículas em suspensão e esta estimula o processo de condensação, proporcionando um ressecamento da atmosfera. Dessa maneira, as precipitações nas áreas urbanas costumam registrar índices menores que os do seu entorno.
Está(ão) correta(s) a(s) seguinte(s) afirmativa(s)
- I, II e III
- I e II
- I e III
- II e III
- apenas I
10. (IFPA) A respeito dos principais fenômenos climáticos recorrentes nas cidades, é correto afirmar:
- Friagem é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos de penetração de massas de ar frio, acontecendo em escala local por apenas algumas horas.
- Efeito Estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida, que consiste na retenção de calor irradiado pela superfície terrestre, contribuindo para o equilíbrio térmico do planeta.
- Inversão Térmica é um fenômeno climático ocasionado por elevadas temperaturas, principalmente nas áreas centrais das cidades, onde existem poucas áreas verdes.
- El niño é o fenômeno climático resultante de alteração antropogênica, tais como verticalização, redução de áreas verdes, impermeabilização do solo, ocasionando a elevação da temperatura.
- La niña é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos de penetração de massas de ar quente, acontecendo em escala local por apenas algumas semanas.
11. (UNIFEI) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.
- A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.
- As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.
- As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.
- Em maiores altitudes, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor.
12. (UNIVALE) “Nos espaços altamente urbanizados, é significativa a diferença de temperatura entre a região central, mais quente, e a periferia, com menor temperatura. Em alguns casos, a diferença pode chegar a 9ºC. Isso ocorre porque nas áreas centrais os automóveis e indústrias lançam poluentes, que provocam o aumento da temperatura. O concreto e o asfalto absorvem rapidamente o calor, cuja dispersão é dificultada pela poluição”.
Fonte: www.brasilescola.com
Qual dos impactos abaixo representados está diretamente associado aos grandes centros urbanos conforme citado no texto acima? Assinale-o:
- Aquecimento Global.
- Ilhas de Calor.
- Efeito Estufa.
- Anticiclones Tropicais.
- Destruição da Camada de Ozônio.