Mercosul
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Mercosul com questões de Vestibulares.
01. MACK-SP) Ao contrário da União Europeia, o Mercosul não pode ser considerado um verdadeiro mercado comum, pois:
- após várias tentativas frustradas, desistiu de unificar as moedas.
- não pratica a livre circulação de serviços, capitais e pessoas.
- é integrado por países que apresentam notável similaridade econômica, histórica e cultural.
- não exige dos países-membros compromissos com a manutenção do regime democrático.
- está vinculado à União Europeia, para fazer frente à ALCA, que o impede de ser um bloco econômico autônomo.
02. (Mackenzie) Considere as afirmações sobre o Mercosul e suas relações com os EUA:
I – Entre os países membros não há nenhum pólo gerador de tecnologias. Brasil e Argentina são as economias mais industrializadas, mas muito dependentes de capitais e equipamentos estrangeiros; dessa forma não há como conseguir auto-suficiência industrial no interior do Mercosul.
II – O Brasil pretende transformar-se num “global trader” (país que comercializa com o mundo todo) e não pretende concentrar os negócios do Mercosul com poucos países, especialmente os EUA.
III – O interesse brasileiro é o de adiar a adesão à ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), para dar tempo aos setores produtivos de modernizaremse para enfrentar a concorrência dos EUA.
IV – Os EUA querem apressar a adesão à ALCA, pois visam ter um mercado cativo na América do Sul, ao mesmo tempo em que restringiriam os interesses da União Européia na região.
São verdadeiras:
- I, II, III e IV
- apenas II e III e IV
- apenas II e III
- apenas I e III e IV
- apenas III e IV
03. (UFRRJ) A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Sobre esse bloco econômico, é correto afirmar que:
- integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes.
- estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais.
- permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandegárias.
- restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.
04. (Fei) Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros do Brasil no MERCOSUL:
- Argentina, Uruguai e Chile
- Argentina, Bolívia e Paraguai
- Uruguai, Argentina e Peru
- Argentina, Paraguai e Uruguai
- Chile, Paraguai e Argentina
05. (IFMG) Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico criado dentro do contexto de abertura comercial internacional, estruturado em meio ao processo de globalização.
Fonte: Disponível em http://www.mercosul.gov.br/
Considerando as principais características do Mercosul, assinale o que for correto.
- Os acordos desse bloco promovem grande circulação de pessoas e mercadorias, estabelecendo uma moeda única para facilitar as importações e exportações entre eles.
- Formado por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, Chile e Venezuela, o Mercosul é um dos blocos econômicos mais importantes do mundo.
- Trata-se de uma Zona de Livre Comércio que se estabeleceu a partir do rápido crescimento econômico dos países do sul da Ásia.
- O objetivo primordial do bloco é a integração dos países por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, diminuindo as taxas e facilitando a comercialização.
06. (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que:
- A União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.
- Não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.
- A integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006.
- Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
- Enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento.
07.(UNIFOR – com adaptações)
Observe o gráfico:
A leitura do gráfico permite concluir que:
- a composição econômica dos membros do Mercosul é muito heterogênea.
- o ingresso da Bolívia no Mercosul não deve alterar as relações internas no bloco.
- dos atuais integrantes do Mercosul, o Brasil é que pode ser considerado industrializado.
- apesar das diferenças econômicas entre os membros, o Mercosul é um dos blocos mais atuantes do mundo.
- o aumento da participação do Mercosul na OMC (Organização Mundial do Comércio) deve alterar a atual disparidade interna no bloco.
08. (ADVISE) O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta:
- É um acordo que regula o livre-comércio entre os países membros e entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995.
- É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
- É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul.
- Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
- É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
09. (URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.
- O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006).
- Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
- No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.
- Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
- Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.
10. (UDESC) O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes.
Com relação ao MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta.
- O MERCOSUL não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias.
- Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.
- Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte.
- Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do MERCOSUL como Estados Associados, em 2013.
- Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o MERCOSUL possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.