Home > Banco de Questões > Geografia > Blocos Econômicos >

Mercosul

Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Mercosul com questões de Vestibulares.




01. MACK-SP) Ao contrário da União Europeia, o Mercosul não pode ser considerado um verdadeiro mercado comum, pois:

  1. após várias tentativas frustradas, desistiu de unificar as moedas.
  2. não pratica a livre circulação de serviços, capitais e pessoas.
  3. é integrado por países que apresentam notável similaridade econômica, histórica e cultural.
  4. não exige dos países-membros compromissos com a manutenção do regime democrático.
  5. está vinculado à União Europeia, para fazer frente à ALCA, que o impede de ser um bloco econômico autônomo.

02. (Mackenzie) Considere as afirmações sobre o Mercosul e suas relações com os EUA:

I – Entre os países membros não há nenhum pólo gerador de tecnologias. Brasil e Argentina são as economias mais industrializadas, mas muito dependentes de capitais e equipamentos estrangeiros; dessa forma não há como conseguir auto-suficiência industrial no interior do Mercosul.

II – O Brasil pretende transformar-se num “global trader” (país que comercializa com o mundo todo) e não pretende concentrar os negócios do Mercosul com poucos países, especialmente os EUA.

III – O interesse brasileiro é o de adiar a adesão à ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), para dar tempo aos setores produtivos de modernizaremse para enfrentar a concorrência dos EUA.

IV – Os EUA querem apressar a adesão à ALCA, pois visam ter um mercado cativo na América do Sul, ao mesmo tempo em que restringiriam os interesses da União Européia na região.

São verdadeiras:

  1. I, II, III e IV
  2. apenas II e III e IV
  3. apenas II e III
  4. apenas I e III e IV
  5. apenas III e IV

03. (UFRRJ) A Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai formam o Mercosul (Mercado Comum do Sul), o organismo que estabelece as regras e os procedimentos para a integração econômica entre os quatro países. Sobre esse bloco econômico, é correto afirmar que:

  1. integra países com povoamento, dinâmica econômica e nível de renda muito diferentes.
  2. estabelece “fronteiras abertas” para o livre deslocamento de pessoas, produtos e capitais.
  3. permite a livre circulação dos bens industriais sem restrições e barreiras alfandegárias.
  4. restringe os fluxos migratórios devido às rivalidades históricas existentes dentro do bloco.

04. (Fei) Um dos fatos que mais chamam a atenção no mundo contemporâneo é a formação dos chamados blocos econômicos. O Brasil vem aprofundando os entendimentos com os seus parceiros do MERCOSUL para melhor operacionalizar essa união. São parceiros do Brasil no MERCOSUL:

  1. Argentina, Uruguai e Chile
  2. Argentina, Bolívia e Paraguai
  3. Uruguai, Argentina e Peru
  4. Argentina, Paraguai e Uruguai
  5. Chile, Paraguai e Argentina

05. (IFMG) Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico criado dentro do contexto de abertura comercial internacional, estruturado em meio ao processo de globalização.

Fonte: Disponível em http://www.mercosul.gov.br/

Considerando as principais características do Mercosul, assinale o que for correto.

  1. Os acordos desse bloco promovem grande circulação de pessoas e mercadorias, estabelecendo uma moeda única para facilitar as importações e exportações entre eles.
  2. Formado por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, Chile e Venezuela, o Mercosul é um dos blocos econômicos mais importantes do mundo.
  3. Trata-se de uma Zona de Livre Comércio que se estabeleceu a partir do rápido crescimento econômico dos países do sul da Ásia.
  4. O objetivo primordial do bloco é a integração dos países por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, diminuindo as taxas e facilitando a comercialização.

06. (PUC-SP) Comparando-se o Mercosul e a União Europeia, é correto afirmar que:

  1. A União Europeia tem colhido fracassos em razão de ser composta por países que têm um histórico recente de conflitos armados, ao passo que os sucessos do Mercosul devem-se à harmonia natural de países vizinhos sem histórico de conflitos.
  2. Não são passíveis de comparação, pois a União Europeia resultou de um tratado amplo e antigo entre países desenvolvidos e o Mercosul é um acordo de Livre Comércio entre países subdesenvolvidos que nunca visou a qualquer tipo de integração regional.
  3. A integração regional da União Europeia atinge as esferas econômica, social, política e cultural do mesmo modo que o Mercosul, que projeta para o futuro a plena integração comercial em todos os setores da economia e uma moeda comum ainda para 2006.
  4. Nos dois casos verificou-se que, após as tentativas de integração regional, as relações comerciais entre os países-membros praticamente não foram afetadas, pondo em dúvida a eficácia dessas organizações supranacionais.
  5. Enquanto a União Europeia conheceu ampla integração territorial por meio das infraestruturas (ferrovias, rodovias, hidrovias) antes mesmo de sua institucionalização, o Mercosul passou a expandir tais infraestruturas somente após sua criação e ainda assim em ritmo bastante lento.

07.(UNIFOR – com adaptações)

Observe o gráfico:

A leitura do gráfico permite concluir que:

  1. a composição econômica dos membros do Mercosul é muito heterogênea.
  2. o ingresso da Bolívia no Mercosul não deve alterar as relações internas no bloco.
  3. dos atuais integrantes do Mercosul, o Brasil é que pode ser considerado industrializado.
  4. apesar das diferenças econômicas entre os membros, o Mercosul é um dos blocos mais atuantes do mundo.
  5. o aumento da participação do Mercosul na OMC (Organização Mundial do Comércio) deve alterar a atual disparidade interna no bloco.

08. (ADVISE) O Mercosul é um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul. Sobre o Mercosul, assinale a alternativa incorreta:

  1. É um acordo que regula o livre-comércio entre os países membros e entrou em vigor em 1º de janeiro de 1995.
  2. É um movimento de resistência ao processo de globalização econômica e cultural e tem como objetivo difundir a ideologia bolivariana apregoada por Hugo Chávez.
  3. É um processo de integração econômica regional que objetiva a construção de um mercado comum na América do Sul.
  4. Propõe a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros e a livre circulação de mão-de-obra e de capitais.
  5. É um bloco econômico fundado na década de 1990 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

09. (URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.

  1. O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006).
  2. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul.
  3. No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais.
  4. Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
  5. Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

10. (UDESC) O Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi assinado entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, em 26 de março de 1991. Os objetivos principais do Tratado de Assunção são: A integração dos Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes.

Com relação ao MERCOSUL, assinale a alternativa incorreta.

  1. O MERCOSUL não possui código aduaneiro comum, apesar de a tarifa externa comum ser um dos seus objetivos inicias.
  2. Todos os países da América do Sul participam do MERCOSUL, seja como Estado Parte, seja como Estado Associado.
  3. Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela como Estado Parte.
  4. Guiana e Suriname foram os últimos países a fazer parte do MERCOSUL como Estados Associados, em 2013.
  5. Com mais de 310 milhões de barris em reservas certificados pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o MERCOSUL possui a maior reserva de petróleo do mundo, apresentando-se como um dos principais potenciais energéticos do planeta.





.