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BioGeografia

Lista de 08 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema BioGeografia com questões do Enem.



1. (Enem 2018) Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de” Considerando as diferenças entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variação das curvas do gráfico foi influenciada pela tendência de

  1. conservação do bioma nativo.
  2. estagnação do setor primário.
  3. utilização de madeira de reflorestamento.
  4. redução da produção de móveis.
  5. retração da indústria alimentícia

2. (Enem 2017) Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais, que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas.

CONTI, J. B. A geografia. tisica e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. ln: CARLOS, A. F. A. (Org.). Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto, 1999 (adaptado).

O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente, que diz respeito ao processo de

  1. inversão térmica.
  2. poluição atmosférica.
  3. eutrofização da água.
  4. contaminação dos solos.
  5. desertificação de ecossistemas.

3. (Enem 2017) Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função.

HAESBAERT,R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I.E; GOMES,P.C.; CORRÊA,R.L.(Org.). Brasil:questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

O processo descrito ocorre em um área biogeográfica com predomínio de vegetação

  1. tropófila e clima tropical.
  2. xerófila e clima semiárido.
  3. hidrófila e clima equatorial.
  4. aciculifoliada e clima subtropical.
  5. semidecídua e clima tropical úmido.

4. (2014) A convecção na Região Amazônica é um importante mecanismo da atmosfera tropical e sua variação, em termos de intensidade e posição, tem um papel importante na determinação do tempo e do clima dessa região. A nebulosidade e o regime de precipitação determinam o clima amazônico.

FISCH, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta Amazônica, v. 28, n. 2, 1998 (adaptado).

O mecanismo climático regional descrito está associado à caracterı́stica do espaço fı́sico de

  1. resfriamento da umidade da superfı́cie.
  2. variação da amplitude de temperatura.
  3. dispersão dos ventos contraalı́sios.
  4. existência de barreiras de relevo.
  5. convergências de fluxos de ar.

5. (Enem 2013 ) Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante...

CUNHA, E. Os sertões. Disponı́vel em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.

Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na

  1. composição de vegetação xerófila.
  2. formação de florestas latifoliadas.
  3. transição para mata de grande porte.
  4. adaptação à elevada salinidade.
  5. homogeneização da cobertura perenifólia.

6. (Enem 2011) A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

  1. o avanço do extrativismo de minerais metálicos voltados para a exportação na região Sudeste.
  2. a contı́nua ocupação agrı́cola intensiva de grãos na região Centro-Oeste do Brasil.
  3. o processo de desmatamento motivado pela expansão da atividade canavieira no Nordeste brasileiro.
  4. o avanço da indústria de papel e celulose a partir da exploração da madeira, extraı́da principalmente no Sul do Brasil.
  5. o adensamento do processo de favelização sobre áreas da Serra do Mar na região Sudeste.

7. (Enem 2003) A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:

– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;

– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;

– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima para produzir mercadorias.

(Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)

De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,

  1. o principal desafio é conhecer todos os problemas dos ecossistemas para conseguir protegê-los da ação humana.
  2. os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.
  3. deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.
  4. o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.
  5. há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.

8. (Enem 2010) Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação. A seguir, são reproduzidos trechos aleatórios extraídos dos relatórios desses dois pesquisadores Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação.

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P1:

I. "Por causa da diminuição drástica das espécies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha azul também está em processo de extinção".

II. "As árvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema estão sendo utilizadas em carvoarias".

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P2:

III. "Das palmeiras que predominam nesta região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia regional",

IV. "Apesar da aridez desta região, em que encontramos muitas plantas espinhosas, não se pode desprezar a sua biodiversidade". Ecossistemas brasileiros: mapa de distribuição de ecossistemas.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm. Acesso em: 20 abr. 2010 (adaptado).

Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas:

  1. Caatinga, Cerrado, Zona dos Cocais e Floresta Amazônica.
  2. Mata de Araucárias, Cerrado, Zona dos Cocais e Caatinga.
  3. Manguezais, Zona dos Cocais, Cerrado e Mata Atlântica.
  4. Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas.
  5. Mata Atlântica, Cerrado, Zona dos Cocais e Pantanal.

Olá, você pode responder a uma pesquisa rápida? Ela vai ajudar no meu Projeto de Iniciação Científica da faculdade (IFNMG).

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