União Europeia
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema União Europeia com questões de Vestibulares.
01. (UFRGS) Observe a imagem abaixo.
Disponível em: <https://br.sputniknews.com/charges/20160627/5310005/brexitdomino-europa.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
No dia 23 de junho de 2016, foi realizado um referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, cujo resultado foi favorável à saída da União.
Assinale a alternativa que indica uma das consequências dessa votação.
- A anulação do referendo pela Suprema Corte europeia, por causa de suas supostas irregularidades.
- A formação de um novo governo trabalhista em substituição ao anterior, liderado por Jeremy Corbyn.
- A renúncia do primeiro-ministro David Cameron e a composição de um novo gabinete conservador, encabeçado por Theresa May.
- A declaração de independência da Irlanda do Norte, favorável à permanência na União Europeia.
- A dissolução da União Europeia e do Mercado Comum Europeu, por causa da saída de um de seus sócios fundadores.
02. (ETEC) O Tratado da União Europeia estabelece que qualquer país europeu pode se candidatar à adesão ao bloco. Porém, um país só pode entrar na União Europeia se cumprir alguns critérios de adesão.
Um país que se candidate a membro desse bloco econômico deve necessariamente
- ser republicano e possuir economia de mercado, porém submetida a controles constantes por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI).
- permanecer fiel à legislação do bloco e delegar suas questões de segurança nacional à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
- possuir regime monarquista de governo, aceitar a política econômica do bloco e se comprometer a utilizar o Euro.
- estar situado na Europa Ocidental e substituir sua Câmara de Deputados e seu Senado pelo Parlamento Europeu.
- ter instituições estáveis que garantam a democracia, o Estado de direito e o respeito aos direitos humanos
03. (UEPB) Assinale com V as proposições Verdadeiras e com F as Falsas, em relação à União Europeia.
1. ( ) Este bloco econômico que passou a existir em 1992, e hoje conta com 25 países, teve sua origem com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte, inicialmente, 6 países.
2. ( ) Após a ratificação de uma constituição para a União Europeia, o Euro se tornou a moeda oficial de todo o bloco econômico.
3. ( ) A recusa da Turquia em ingressar na União Europeia frustra a pretensão deste bloco em se aproximar do Oriente Médio e ter uma maior representação de muçulmanos em sua população.
4. ( ) O veto do ingresso dos países do Leste Europeu à União Europeia deve-se ao fato de tais nações terem sido repúblicas socialistas.
A sequência correta das assertivas é:
- F V V V
- V V V V
- F F F F
- V F F F
- F F V V
04. (UEPB) A Turquia, um dos países candidatos a integrar a União Europeia, tem dividido opiniões quanto ao seu ingresso no bloco. Dentre as polêmicas que dificultam sua entrada, destacam-se:
I. A posição estratégica que o país ocupa enquanto nação cristã no combate ao terrorismo e ao fundamentalismo;
II. O tratamento diferenciado que o país ainda faz para com homens e mulheres;
III. A prática de violação dos direitos humanos ainda presente no país, sobretudo contra os curdos;
IV. A instabilidade econômica que o país ainda não conseguiu solucionar.
Estão corretas as assertivas:
- I e IV, apenas
- I, III e IV
- I, II e III
- II, III e IV
- II e III, apenas
05. (CESMAC) A União Europeia surgiu em 1992, mas tem suas origens no CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, - 1951). Constitui um dos maiores blocos econômicos do mundo, mas também enfrenta dificuldades. Com referência a essas dificuldades, analise as afirmativas abaixo.
1) Reino Unido, Suécia e Dinamarca não aderiram à moeda comum da União Europeia.
2) A União Europeia formou uma força conjunta de defesa própria, não dependendo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderado pelos Estados Unidos.
3) O Reino Unido sairá da União Europeia em 29/03/2019.
4) Os países menos industrializados da União Europeia passaram por fortes crises, a partir de 2009, atingindo elevadas taxas de desemprego.
Estão corretas:
- 1, 2, 3, apenas.
- 2, 3, 4, apenas.
- 1, 3, 4, apenas.
- 2, 4, apenas.
- 1, 2, 3, 4.
06. (UNIFENAS 2012) A acentuada crise que atinge a chamada zona do euro abrange um cenário complexo e pode ser analisada sobre várias perspectivas. A estrutura supranacional criada no pós-guerra, que reuniu a gênese da Comunidade Europeia para ampliar o espaço geoeconômico do mercado comum, parece arruinada, apesar de a União Europeia (UE) constituir hoje um bloco comunitário de relevância no cenário internacional. Considerando seus conhecimentos sobre a gênese da Comunidade Europeia que se transformou na atual União Europeia (UE), associados ao atual processo de crise que atinge a zona do euro, são feitas as seguintes observações:
I) A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com a criação da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.
II) Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).
III) Posteriormente, em 1967, CECA, CEE e Euratom fundem-se, constituindo a Comunidade Europeia e iniciando a trajetória que eliminaria as restrições relacionadas à circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços como prioridades à oficialização do mercado comum supranacional.
IV) O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, oficializou a criação da União Europeia (UE), sucessora da Comunidade Econômica Europeia e determinou a restrição à entrada de novos países-membros, iniciando o processo de retração do bloco quanto a futuras adesões.
V) A crise europeia envolve, entre outras razões, a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro na estrutura do bloco, associadas ao descontrole das contas públicas de algumas nações da zona do euro.
VI) Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são países que se encontram em posição delicada dentro da zona do euro, pois atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e endividaram-se excessivamente. Das afirmações acima, estão corretas:
- Todas.
- I, II e III, apenas.
- II, III, IV e V, apenas.
- I, II, III, V e VI, apenas.
- I, III, IV e VI, apenas.
07. (Unit-SE) A saída do Reino Unido da União Europeia é conhecida pela palavra Brexit, e tem sido um objetivo político perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos.
Sobre os fatores que determinaram a decisão do Brexit, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) A desvalorização da libra esterlina em relação ao euro, em razão de o Reino Unido não ter adotado a moeda única europeia.
( ) A imigração, inclusive de europeus, para o Reino Unido, combatida com alegações xenofóbicas, relacionadas aos custos da imigração.
( ) O fechamento do Espaço Schengen britânico, contrariando um dos princípios básicos da União Europeia, que é a livre circulação de pessoas.
( ) A burocracia e a lentidão das decisões da União Europeia, que interferem na autonomia do Reino Unido para negociar com outros blocos e países.
( ) A contribuição anual e não voluntária para o fundo da União Europeia, o qual, por ser baseado no PIB de cada país, torna o Reino Unido o grande contribuidor.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- F F V F V
- F V V V F
- F V F V V
- V F V V F
- V V V F F
08. (UDESC) A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.
I - Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II - Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III - Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV - Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V - Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI - Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
- Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
- Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
- Somente a afirmativa VI é verdadeira.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.
09. (PUC-SP) Leia cada uma das afirmativas abaixo, sobre a saída do Reino Unido da União Europeia – denominada de BREXIT – e assinale alternativa que contém a SEQUÊNCIA CORRETA, quanto a veracidade ou não das alternativas.
I - O partido nacionalista Ukip, da Inglaterra, apresentou-se como uma das vozes mais fortes a defender a saída do Reino Unido da União Europeia.
II - A diferença entre o total de votos a favor e contra a saída do Reino Unido da União Europeia foi pequena, de apenas 4 %. A maior parte dos votos a favor da saída estava concentrada na área das grandes cidades.
III - A xenofobia tem sido claramente apontada por analistas como um dos fortes elementos que levou a população britânica a votar a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.
IV - O Reino Unido contribuía com aportes volumosos para o orçamento da União Europeia, o que não mais acontecerá com a sua saída.
- I-F, II-V, III-F, IV-F.
- I-V, II-V, III-V, IV-F.
- I-V, II-F, III-F, IV-V
- I-V, II-F, III-V, IV-V
10. (UDESC) A União Europeia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.
I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário e aos impostos sobre importação e exportação;
II – Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países-membros;
III – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
IV – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
Assinale a alternativa correta.
- Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
- Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
- Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
- Somente a afirmativa III é verdadeira.
- Todas as afirmativas são verdadeiras.