NAFTA
Lista de 10 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema NAFTA com questões de Vestibulares.
01. (UFAL) "Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor."
O NAFTA tornou-se um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas
- EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.
- EUA, Canadá e Inglaterra.
- EUA, Canadá, Brasil e Argentina.
- EUA, Canadá e México.
- EUA, Canadá, México e Brasil.
02. (Unespar) O surgimento dos blocos econômicos coincide com a mudança exercida pelo Estado. Em um primeiro momento, a ideia dos blocos econômicos era de diminuir a influência do Estado na economia e comércio mundiais. Mas, a formação destas organizações supranacionais fez com que o estado passasse a garantir a paz e o crescimento em períodos de grave crise econômica. Assim, a iniciativa de maior sucesso até hoje foi a experiência vivida pelos europeus.
Disponível em: < http://educacao.globo.com/artigo/globalizacao-comercio-mundial-formacao-de-blocos-economicos.html> Acesso em: 22 out. 2015.
Sobre o tema central em destaque, é correto afirmar:
- Os BRICs figuram como o mais novo bloco econômico mundial, formado por países emergentes, direcionando-se para uma unificação monetária;
- A evolução e prosperidade do Mercosul pode ser vista pelo desenvolvimento socioeconômico dos países emergentes que formam o bloco, assim como pela ampliação do número de países membros;
- A União Europeia é o mais antigo dos blocos econômicos mundiais, atualmente vem sofrendo vários impactos relacionados a crises que assolam alguns países membros;
- Por ser o mais consolidado dos blocos econômicos, a União Europeia efetivou a unificação monetária em todos os países membros, e se direciona para criar um cidadão único, tanto na Europa ocidental como na oriental;
- O Nafta, Associação de Livre Comércio da América do Norte, é formada por três países com alto poder de produção, consumo e grande população absoluta dentro do mundo.
03. (UNEAL) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:
1) EUA
2) Venezuela
3) México
4) Canadá
5) Reino Unido
6) Costa Rica.
Estão corretas apenas:
- 1, 2, 3 e 5
- 2, 3, 4 e 6
- 2, 3 e 6
- 1, 3 e 4
- 1, 2, 4 e 5
04. (PUC-SP) “Se algum acordo de comércio tinha tudo para dar certo foi aquele firmado entre México, Estados Unidos e Canadá. Sancionado em 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) criou o que era, na época, a maior área de livre-comércio do mundo, com 376 milhões de pessoas e um PIB de quase 9 trilhões de dólares.”
(Joseph E. Stiglitz. Globalização: como dar certo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 137)
Tendo em vista essa informação e considerando as questões comerciais da chamada globalização, pode ser dito que
- esse acordo comercial, mesmo considerando as desigualdades entre México e EUA, foi bem sucedido e trouxe novas possibilidades à nação mexicana, algo que no contexto da globalização é praticamente o único caso de sucesso.
- esse pacto abriu o país mais rico do mundo ao México e assim esses países continuaram a sua história compartilhada, agora de forma institucionalizada, mostrando que países pobres se beneficiam com o livre-comércio.
- na era da globalização ocorrem vários pactos comerciais – regionais ou não, que nem sempre foram (e são) bem sucedidos, e vários são vistos como contrários à lógica do livre-comércio, já que privilegiam os países membros dos acordos.
- acordos comerciais regionais, como o citado, fracassaram em razão da condição desigual dos membros, e por isso só se insiste, no mundo globalizado, em acordos e uniões com membros mais homogêneos, como a União Europeia.
- tal como o Nafta, o Mercosul é bem sucedido pelas associação com os EUA formando a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), pois o sucesso está em combinar países de economias de pesos e formas diferentes.
05. (Fatec) O Nafta (North American Free Trade Agreement) corresponde a um acordo que, entre outras atribuições,
- prevê a abolição progressiva das tarifas alfandegárias e a criação de um mercado comum entre Estados Unidos, Canadá e México.
- consolida a integração do bloco comercial do Atlântico Norte, ao reunir Canadá e EUA, parceiros muito semelhantes em termos políticos, econômicos e demográficos.
- torna legal a livre circulação de mercadorias e cidadãos mexicanos para os EUA, solucionando questões imigratórias das últimas décadas entre esses países.
- realiza investimentos industriais em diferentes áreas do México, contribuindo para a redução dos profundos contrastes regionais desse país, cuja única riqueza é a disponibilidade de mão de obra.
- tem como meta restabelecer o fluxo comercial dos EUA com a América Latina, interrompido pelas exigências e taxações feitas aos produtos alimentícios.
06. (FAMECA) O bloco econômico NAFTA foi formado a partir de um acordo assinado entre Canadá, Estados Unidos e México, no dia 17 de dezembro de 1992, e entrou em vigor no dia primeiro de janeiro de 1994. Sobre o NAFTA, é correto afirmar que
- adotou modelo de desenvolvimento industrial pautado na geração de energia limpa.
- formou uma área de livre comércio por meio da eliminação das tarifas alfandegárias.
- priorizou economias fundamentadas na exportação de commodities.
- suprimiu as barreiras comerciais a partir da unificação das moedas
- flexibilizou as regras para a transferência de mão de obra não qualificada.
07. (IFSudMinas) Sobre os aspectos econômicos da Globalização, marque a alternativa INCORRETA.
- Com a crise de 2008, o BRICS se transformou em um dos principais blocos econômicos mundiais, criando uma imensa área de livre comércio entre a América e a Ásia.
- O Nafta, bloco econômico da América do Norte, foi criado com o intuito de fortalecer a economia regional, em especial a mexicana, e diminuir, assim, a migração ilegal para os Estados Unidos.
- O Mercosul, criado em 1991, proporcionou uma integração econômica e aduaneira, sendo que, em 1995, instalou-se uma zona de livre comércio.
- A ALCA, criada em 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os países americanos (exceto Cuba), tinha o prazo de 7 anos para a sua formação, quando iria transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.
- CEI é uma organização criada em 1991 que integra 12 das 15 Repúblicas que formavam a URSS. Sediada em Minsk, capital da Belarus, organiza-se em uma confederação de Estados, preservando a soberania de cada um.
08. (FDF)
Entre os possíveis efeitos da Parceria Transpacífica, é possível incluir
- o predomínio japonês no comércio asiático, com a eliminação de interferências ocidentais em países como Vietnã e Malásia.
- a ascensão econômica dos países da Oceania e a superação do atual quadro de subdesenvolvimento na Austrália e na Nova Zelândia.
- a ampliação da presença comercial e estratégica norteamericana na Ásia e a redução da influência chinesa na região.
- a associação entre o Nafta e a Unasul, com o objetivo de ampliar sua influência militar e industrial no Sudeste da Ásia.
09. (URCA)
Leia o trecho da reportagem e analise as proposições a seguir.
USMCA, o novo Nafta, estará sujeito a renegociação a cada 6 anos
O novo tratado receberá o nome Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), de acordo com uma declaração conjunta. A nova versão do Nafta, em vigor desde 1994 entre Estados Unidos, Canadá e México, começou a ser renegociada em 2017 por exigência do presidente americano, Donald Trump, que considerava o acordo um “desastre” para seu país.
Disponível: https://exame.abril.com.br/economia/usmca-o-novonafta-estara-sujeito-a-renegociacao-a-cada-6-anos/. Acesso: 30 out. 2018.
I. O USMCA, novo Nafta, torna mais acessível o mercado de laticínios canadense pelos produtores estadunidense.
II. A proposta do USMCA prevê a implantação de moeda única para o bloco nos próximos anos.
III. Proposta de votação para inserção da Coreia do Norte como país-membro do USMCA.
IV. O novo acordo prevê a livre circulação de pessoas e a redução nas fiscalizações nas fronteiras dos países-membros.
V. O novo acordo visa o retorno de indústrias estadunidenses situadas no México com o objetivo de criar novos posto de trabalho nos EUA.
É correto o que se afirma em
- I, II e V
- II e III
- III, apenas
- IV e V
- I e V
10. (UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.
- ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a concorrência com a economia asiática.
- MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo de pessoas entre os seus membros.
- CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém a hegemonia econômica desta parte de continente.
- União Europeia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente, de pessoas e mercadorias.
- NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus membros.