Eras Geológicas
Lista de 15 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Eras Geológicas com questões de Vestibulares.
01. (FAMECA) A ação de diferentes processos naturais configurou, ao longo do tempo geológico, grandes unidades geológicas no planeta.
Uma de suas unidades são os dobramentos modernos, estruturas que
- indicam a epirogênese das terras emersas no Éon Arqueano.
- derivam de grandes extrusões magmáticas no Período Cambriano.
- respondem pela fragmentação da crosta no Período Jurássico.
- resultam do choque de placas tectônicas no Período Terciário.
- refletem a estabilidade de dorsais meso-oceânicas do Éon Proterozoico.
02. (URCA) As grandes estruturas do relevo terrestre são: crátons (que compreendem os escudos antigos e as plataformas), bacias sedimentares e cadeias orogênicas. Sobre essas estruturas, marque “V” para verdadeiro e “F” para falso, depois assinale a alternativa com sequência correta:
( ) Os crátons são formados por rochas de idade Cenozóica e apresentam formas de relevo pouco desgastadas.
( ) As bacias sedimentares formaram-se ao longo do Éon Fanerozóico em razão de diferentes processos de sedimentação marinha, glacial ou continental.
( ) As cadeias orogênicas são resultantes da movimentação das placas tectônicas, estão em regiões muito instáveis geologicamente. Suas idades são recentes, tendo seu início ocorrido no final do Mesozóico e perdurando até o Cenozóico, nos dias atuais.
Assinale o item correto:
- V, V, V
- F, V, V
- F, F, V
- V, F, V
- F, F, F
03. (UNIMONTES)
As áreas em destaques na figura correspondem às principais reservas do mundo de um combustível fóssil que se formou na Era Paleozoica.
Tratam-se de reservas de:
- Petróleo, combustível líquido cuja descoberta desencadeou uma explosão tecnológica, com destaque para a indústria automobilística e aeronáutica.
- Carvão mineral, cujo uso permitiu criar uma série de máquinas novas proporcionando mais conforto e mais desenvolvimento no final do século XVIII, na Europa.
- Urânio, cujo emprego associado ao plutônio já feito na Coreia do Sul permitiu o desenvolvimento de bombas nucleares e ogivas de longo alcance.
- Xisto betuminoso extraído em rochas vulcânicas do pré-sal, cujo aproveitamento está sendo incentivado a países da América do Sul, África e Ásia.
04. (URCA) Para compreender a Estrutura Geológica de um determinado lugar é necessário observar vários fatores. Nesse sentido, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas e indique a alternativa correta:
( ) Podemos identificar três tipos de rochas: Metamórfica (formada pelo esfriamento e solidificação do magma pastoso); Ígneas (acúmulo de detritos de outras rochas) e Sedimentares (resultantes da transformação de outras rochas, seja em virtude da pressão ou temperatura).
( ) Na estrutura geológica da Terra podemos destacar, principalmente, os: Escudos Cristalinos (de idade geológica da era Pré cambriana); Bacias Sedimentares (podendo ser Mesozóica) e Dobramentos Modernos (áreas que no período Terciário sofreram grandes dobramentos originando grandes cadeias de montanha como os Andes).
( ) No Brasil não existem Dobramentos Modernos, tendo sua estrutura geológica constituída por Escudos Cristalinos (período Arqueozóico e Proterozóico) e Bacias Sedimentares (desde a era Paleozóica até a Cenozóica).
- V; F; F.
- F; V; F.
- F; V; V.
- V; F; V.
- V; V; V.
05. (FACERES) Último período da Era Paleozoica, o Permiano sucedeu o Período Carbonífero e se situa entre 290 milhões a 248 milhões de anos atrás. O Permiano Superior põe fim à Era Paleozoica. Quanto à fauna e à flora, esse período marca:
- Uma diminuição dos invertebrados marinhos e uma fase de transição da flora, com o declínio das plantas primitivas e posterior ascensão das gimnospermas.
- O apogeu dos dinossauros e a disseminação das pteridófitas no ambiente terrestre.
- O desaparecimento dos dinossauros e a ocupação do norte da Europa pelas angiospermas.
- O surgimento dos mamíferos e o apogeu das plantas primitivas.
- A explosão cambriana, o surgimento de diversas espécies e grande variedade de plantas marinhas macroscópicas.
06. (EsPCEx) A figura abaixo destaca alguns pontos do relevo do continente americano. As afirmações a seguir correspondem a algumas regiões assinaladas no mapa.
I - Área correspondente a dobramentos modernos que se originaram do encontro de uma placa continental com a placa de Nazca.
II – Áreas formadas pela provável aproximação e colisão dos continentes primordiais que originaram a Pangéia. O demorado trabalho das forças erosivas rebaixou e esculpiu os antigos dobramentos.
III - Área de extenso derramamento vulcânico, ocorrido durante a época Mesozóica e associado às intensas perturbações tectônicas oriundas da fragmentação da Gondwana, que recobre cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. As afirmações I, II e III correspondem, respectivamente, às regiões
- C, A e E
- C, D e A
- D, E e B
- A, E e B
- B, C e E
07. (Fuvest) A figura mostra corte transversal A-B em área serrana embasada por rochas metamórficas entre os municípios de Apiaí e Iporanga, no Vale do Ribeira, sul do estado de São Paulo.
As rochas representadas são de idade pré-cambriana e formam estruturas em um sistema de
- soleiras e diques.
- dobras anticlinais e sinclinais.
- plataformas e bacias sedimentares.
- intrusões e extrusões.
- falhas verticais e horizontais.
08. (URCA)
Através da teoria da deriva continental criada pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, foi descoberto ou desvendado que no passado os continentes não se encontravam com a mesma configuração que apresentam atualmente. O ponto de partida para essa afirmação é o contorno praticamente perfeito que há entre os continentes da América do Sul e o africano. A Bacia Sedimentar do Araripe teve sua origem nesse processo, que ficou denominado de Teoria da Deriva Continental.
Analise abaixo a(s) assertiva(s) sobre a origem da Bacia Sedimentar do Araripe, e a Teoria de Wegener.
1) A Bacia Sedimentar do Araripe está situada na província estrutural Borborema, recobrindo rocha da Era PréCambriana, e se situava no grande continente denominado de Laurasia.
2) A origem da Bacia do Araripe está diretamente ligada ao evento da abertura do Oceano Atlântico Sul, que envolveu toda a porção leste da Plataforma SulAmericana, responsável pela fragmentação do Paleocontinente Gondwana e pela formação dos riftes mesozóicos do Nordeste.
3) A Bacia Sedimentar do Araripe é uma seqüência predominantemente mesozóica, daí as grandes reservas de bauxita encontradas na mesma.
4) A Chapada do Araripe, esta localizada em uma área de aproximadamente 10 mil km² que compreende os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, tem um dos acervos paleontológicos mais importantes do mundo.
As assertivas corretas são:
- 2 e 4
- 1, 2 e 4
- 2, 3 e 4
- 1, 2, 3 e 4
- 3 e 4
09. (UFN) Ocorrem três tipos de estrutura geológica na crosta terrestre: escudos cristalinos, bacias sedimentares e faixas orogênicas. Portanto, conclui-se:
- Os escudos cristalinos são formados por terrenos desgastados e com baixas altitudes, devido à intensa exposição a processos erosivos.
- A cadeia do Himalaia e a plataforma do rio São Francisco constituem exemplos de escudos cristalinos.
- As bacias sedimentares foram formadas ao longo da era pré-cambriana.
- As faixas orogênicas ou dobramentos antigos e modernos podem diferenciar-se apenas pela altitude.
- Os Alpes Escandinavos representam exemplos de dobramentos modernos.
10. (UNIPAM) Os solos brasileiros são formados a partir de três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma dessas estruturas permite a formação de determinados minerais e solos. São identificados quatro tipos de solos no território brasileiro: terra roxa, massapé, salmourão e aluvial.
Acerca das estruturas geológicas e dos tipos de solos presentes no território brasileiro, faça a associação.
I. Aluvial
II. Massapé
III. Salmourão
IV. Terra roxa
_____ É um tipo de solo que se originou de rochas de origem vulcânica, os basaltos. Solo extremamente fértil, possui uma aparência mais avermelhada. É encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, o que significa que, em um passado remoto, parte dessas áreas abrigou vulcões.
_____ É um tipo de solo que se caracteriza por ser mais escuro, quase preto, argiloso escuro, em razão de sua formação proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. É muito fértil, localizado ao longo do litoral nordestino. Nos meses chuvosos, ele fica úmido e viscoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.
_____ É um tipo de solo que se originou da decomposição, sobretudo de graníticas e gnaisses claros. Encontra-se distribuído principalmente na região Centro-sul do país. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de ter certo nível de acidez. Entretanto, com as técnicas adequadas, também pode ser utilizado na agricultura.
_____ É um tipo de solo que pode ser identificado em todos os pontos do Brasil. Sua formação se dá partir de sedimentos carregados pela ação das águas e dos ventos, em regiões de várzeas e próximos a rios e cursos d‘água.
Apesar de não serem tão férteis, apresentam um elevado potencial agrícola.
A sequência CORRETA é a seguinte:
- I, III, II e IV
- III, I, IV e II
- IV, II, III e I
- II, I, IV e III