Cartografia
Lista de 15 exercícios de Geografia com gabarito sobre o tema Cartografia com questões de Vestibulares.
01. (UFAM) Uma pessoa está numa cidade A, de longitude 30° leste, e faz um telefonema às 10 horas para seu amigo que mora na cidade B, situada a 30° oeste. A que horas a pessoa que mora na cidade B atendeu a ligação telefônica?
- 2 horas
- 6 horas
- 9 horas
- 16 horas
- 21 horas
02. (UEG) A escala se define como
- a representação gráfica cujo denominador indica uma relação de igualdade com o numerador.
- a relação entre as dimensões de um objeto ou lugar representado e sua medida real.
- o processo utilizado para a representação da curvatura da terra num plano.
- a distância entre os lugares, calculada em metros ou quilômetros.
- o conjunto de símbolos que permitem a leitura do mapa.
03. (UFPR) Sobre a projeção plana ou azimutal, assinale a alternativa correta.
- Na referida projeção, a partir da seleção de um ponto de interesse, próximo do qual haverá as maiores distorções no mapa, o cartógrafo representa os demais locais de interesse. Com o distanciamento do ponto central, que tangencia a superfície de referência terrestre, as distorções são cada vez menores.
- Essa projeção, comumente utilizada para navegação, guarda ângulos de azimutes e seus meridianos passam pelo centro da projeção, sendo representados como retas.
- É uma projeção classificada como plano-polar quando tangencia médias latitudes.
- É uma projeção adequada para representar zonas de baixas latitudes e com poucas variações altimétricas, sendo evitada em regiões com altas latitudes.
- É uma projeção classificada como plano-oblíqua quando tangente à linha do Equador.
04. (UCB) Na segunda-feira, Rafael voou de Brasília a Rio Branco, em um voo que dura 3h30, com decolagem às 21h e aterrissagem às 21h30, hora local.
Se o voo da volta está marcado para as 15h, hora local, e não houver atraso, qual será o horário da chegada a Brasília?
- 15h30.
- 21h30.
- 20h30.
- 18h30.
- 22h30.
05. (PUC-RS) Os relógios de uma cidade localizada na América do Norte, a 80º Oeste e a 33º Norte, marcam 13 horas no horário de verão. Que horas marcariam se fossem acertados pelo Sol, hora verdadeira, desconsiderando o horário de verão?
- 11 horas e 20 minutos.
- 11 horas e 40 minutos.
- 12 horas e 40 minutos.
- 13 horas e 29 minutos.
- 14 horas.
06. (PUC-PR) Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters.
(Adaptado de Oswald Freyer - Eimbeke, p. 40)
- Assinale a alternativa CORRETA:
- Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos pólos.
- A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI.
- Tanto a projeção de Mercator como a de Peters falseiam a superfície dos continentes, seja pela deformação latitudinal (Mercator) ou pela deformação longitudinal (Peters).
- Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes.
- Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.
07. (UFES) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.
- Analisadas as figuras acima, é CORRETO afirmar que
- ambas as projeções são cilíndricas, sendo que a de Mercator é equivalente e a de Peters é conforme.
- a projeção de Mercator conserva as áreas dos continentes e, por esse motivo, é chamada de eurocêntrica.
- a projeção de Mercator é conforme, ou seja, conserva as formas dos continentes e é a mais adequada para a navegação marítima.
- a projeção de Peters é a mais adequada para a representação dos países do Terceiro Mundo, pois mantém as formas em proporção correta.
- a projeção de Peters é equidistante, ou seja, mantém a proporcionalidade real nas medidas de distâncias e ângulos.
08. (UFRN) As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.
SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização". São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.
- Sobre esse tipo de projeção, podemos afirmar que
- representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais.
- mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.
- conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes.
- representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.
09. (UERJ)
BILL, watterson. Calvin e Haroldo: Yukon ho! São Paulo: Conrad, 2008
Na tirinha, Calvin e o tigre Haroldo usam um globo terrestre para orientar sua viagem da Califórnia, nos Estados Unidos, para o território do Yukon, no extremo norte do Canadá. Considerando as áreas de origem e destino da viagem pretendida, nota-se que o tigre comete um erro de interpretação no último quadrinho.
Esse erro mostra que Haroldo não sabe que o globo terrestre é elaborado com base no seguinte elemento da linguagem cartográfica:
- escala pequena
- projeção azimutal
- técnica de anamorfose
- convenção equidistante
- projeção cônica
10. (PUC-PR) Observe com atenção o mapa abaixo
O planisfério foi elaborado cartograficamente por meio da Projeção de Gall-Peters, concebida inicialmente por James Gall no final do século XIX e retomada por Arno Peters a partir da metade do século seguinte, cujo contexto político-econômico fortemente o influenciou para o desenvolvimento desse mapa.
Assinale a alternativa cuja característica corresponde ao mapa de Gall-Peters:
- Trata-se de uma projeção equivalente que objetiva representar um retrato mais ou menos fiel do tamanho das áreas, o que faz a África e a América do Sul ganharem mais destaque do que quando representadas na Projeção de Mercator.
- Corresponde a uma projeção do tipo cônica, que distorce as áreas situadas nas baixas latitudes e torna mais fiel a representação das regiões de média e elevada latitudes.
- É uma projeção cuja principal qualidade está no respeito às formas dos continentes, procurando representá-las com fidelidade, ao contrário das áreas que são mostradas de maneira desigual, sendo maiores próximas aos polos e reduzidas na faixa intertropical.
- A disposição perpendicular da rede de paralelos e meridianos nesse mapa revela que a projeção de Gall-Peters é do tipo azimutal ou polar.
- Peters, que retomou a elaboração dessa projeção durante o período da “Guerra Fria”, procurou ressaltar no mapa, a partir da representação das dimensões das áreas, a superioridade dos Estados Unidos sobre as demais porções do globo.
11. (UEL PR) Com o objetivo de representar, o mais próximo possível do real, o espaço geográfico, os cientistas usaram as projeções cartográficas. As mais utilizadas são as de Mercator e Peters. Com base nos conhecimentos sobre projeções cartográficas, assinale a alternativa correta.
- Na projeção de Peters, o plano da superfície de projeção é tangente à esfera terrestre (projeção azimutal); já, na projeção de Mercator, o plano da superfície de projeção é um cone (projeção cônica) envolvendo a esfera terrestre.
- Na projeção de Mercator, o espaçamento entre os paralelos diminui da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos aumenta a partir do meridiano central.
- Na elaboração de uma projeção cartográfica, o planisfério de Peters mantém as distâncias proporcionais entre os elementos do mapa, aumentando o comprimento do meridiano central.
- A projeção de Mercator é desenvolvida em um cilindro, sendo mantida a propriedade forma; essa projeção mostra uma visão de mundo eurocêntrica.
- Na projeção de Peters, o espaçamento entre os paralelos aumenta da linha do equador para os polos, enquanto o espaçamento entre os meridianos diminui a partir do meridiano central.
12. (UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem
- a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
- a apresentação da superfície esférica no plano.
- os diferentes fusos horários no globo.
- a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
- o nível de detalhe das informações representadas.
13. (Unesp) Sobre um mapa, na escala de 1:500 000, tenciona-se demarcar uma reserva florestal de forma quadrada apresentando 7cm de lado. A área da reserva medirá no terreno:
- 12,25 km2
- 1 225 km2
- 12 250 km2
- 122,5 km2
- 12 255 km2
14. (UFRGS) Para cada tipo de representação existe uma escala numérica apropriada. Assim, os mapas podem ser divididos em três categorias básicas: escala grande, média e pequena.
Associe as escalas numéricas mais apropriadas para as fnalidades dos mapas.
1 – Mapas topográfcos
2 – Plantas urbanas
3 – Planisférios
4 – Plantas arquitetônicas
( ) 1:50 a 1:100
( ) 1:25 000 a 1:250 000
( ) 1:500 a 1:20 000
A sequência numérica correta, das preenchidas com os números referentes às mesmas é:
- 4 – 3 – 1
- 4 – 1 – 2
- 2 – 3 – 4
- 4 – 2 – 1
- 3 – 1 – 4
15. (UFPB) Cartografia:
Considerando a ideia de que os mapas são concebidos como instrumentos utilizados para representar o planeta Terra, é correto afirmar que:
- os mapas do século XII, feitos pelos europeus, já representavam a Cordilheira dos Andes.
- o primeiro mapa a considerar a Terra redonda foi feito por Ptolomeu.
- o mapa-múndi feito por Mercador privilegia a representação do continente europeu por aumentar a sua extensão territorial e centralizar a sua localização.
- a última porção do território africano a ser representada pelos cartógrafos europeus foi a da África Setentrional.
- os mapas temáticos trabalham com diversos temas ao mesmo tempo.