Fermentação
Lista de 06 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Fermentação com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Fermentação.
01. (Universidade de Vassouras) A produção do vinho ocorre a partir da ação de leveduras que realizam a fermentação dos açúcares da uva, transformando-os em álcool etílico e gás carbônico. Entretanto, ao deixar uma garrafa de vinho aberta, o álcool é oxidado, conferindo à bebida um sabor de vinagre.
Nesse caso, a formação do vinagre é resultado de um processo aeróbio realizado por micro-organismos do gênero:
- Acetobacter sp.
- Lactobacillus sp.
- Pseudomonas sp.
- Saccharomyces sp
02. (Enem Libras 2017) Em razão da grande quantidade de carboidratos, a mandioca tem surgido, juntamente com a cana-de-açúcar, como alternativa para produção de bioetanol. A produção de álcool combustível utilizando a mandioca está diretamente relacionada com a atividade metabólica de microrganismos.
Disponível em: www.agencia.cnptia.embrapa.br. Acesso em: 28 out. 2015 (adaptado).
O processo metabólico envolvido na produção desse combustível é a
- respiração.
- degradação.
- fotossíntese.
- fermentação.
- quimiossíntese.
03. (UEMS) É um produto renovável e limpo que contribui para a redução do efeito estufa e diminui substancialmente a poluição do ar, minimizando os seus impactos na saúde pública. No Brasil, o uso intenso do álcool restringe a emissão de poluentes da crescente frota de veículos, principalmente de monóxido de carbono, óxidos de enxofre, compostos orgânicos tóxicos como o benzeno e compostos de chumbo.
www.unica.com.br (27/7/09)
No Brasil, o álcool combustível é obtido principalmente com a utilização da cana-de-açúcar através do processo de
- fermentação do açúcar por leveduras.
- respiração anaeróbia do amido por protozoários.
- respiração aeróbia do açúcar por bactérias.
- acidificação do amido de suas sementes.
- oxidação do amido de suas sementes.
04. (Universidade de Fortaleza) As leveduras são fungos microscópicos utilizados na preparação de alimentos e bebidas fermentados. O levedo Saccharomyces cerevisiae, empregado na fabricação de pão e de bebidas alcoólicas, fermenta a glicose para obter energia para manter o seu metabolismo. Durante a realização desta rota metabólica são liberados produtos de interesse para as produções de vinho e pão.
Fonte: José Mariano Amabis e Giberto Rodrigues Martho. Biologia dos organismos. 2ed. São Paulo: Moderna 2004 (com adaptações)
Os produtos relacionados mais diretamente com a produção do vinho e do pão secretados pelo Saccharomyces cerevisiae, são, respectivamente,
- Álcool etílico e gás carbônico.
- Álcool butílico e álcool etílico.
- Gás carbônico e piruvato.
- Ácido pirúvico e ácido láctico.
- Ácido cítrico e ácido láctico.
05. (UECE) Profundamente relacionado à história e à cultura de diferentes povos, o vinho é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Sobre sua fermentação, fase do processo produtivo em que o suco de uva se transforma em bebida alcóolica, é correto afirmar que
- é um processo que compreende um conjunto de reações enzimáticas, no qual ocorre a liberação de energia, por meio da participação do oxigênio.
- diferentemente do que acontece na respiração, a glicose é a molécula primordialmente utilizada como ponto de partida para a realização do processo de fermentação.
- o vinho é produzido por bactérias denominadas leveduras que, por meio da fermentação alcoólica, produzem o álcool dessa bebida.
- embora pequena quantidade da energia contida na molécula de glicose seja disponibilizada (apenas 2 ATP), a fermentação é fundamental para que os microrganismos realizem suas atividades vitais.
06. (Fuvest) A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas facultativas. Os pequenos produtores adicionam essas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados. Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que
- o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.
- o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação.
- a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação.
- a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça energia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas.
- o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se completar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.