Citoplasma: Ribossomos
Lista de 10 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Citoplasma: Ribossomos com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Citoplasma: Ribossomos.
01. (UFRGS) Recentemente, pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, identificaram a maior espécie de bactéria conhecida até o momento, denominada Thiomargarita magnifica. Diferentemente das bactérias comuns, além de poder ser visualizada a olho nu, essa bactéria tem material genético (DNA) e ribossomos estocados em organelas.
Com relação aos ribossomos, assinale a alternativa correta
- Estão localizados, em bactérias, no retículo endoplasmático rugoso.
- São formados por três subunidades.
- São responsáveis por armazenar a informação gênica em códons funcionais.
- São organelas formadas exclusivamente por cadeias de RNA ribossomal.
- São responsáveis pela síntese de proteínas, juntamente com os RNAs mensageiro e transportadores.
02. (UFV) O retículo endoplasmático é uma estrutura dotada de canalículos e bolsas. Há dois tipos de retículo endoplasmático, o rugoso e o liso. A diferença entre os dois é que o primeiro é dotado de ribossomos em sua superfície.
A função dos ribossomos é realizar a síntese de:
- lipídios.
- carboidratos.
- proteínas.
- vitaminas.
03. (UECE) Os ribossomos bacterianos são alvo de diversos antibióticos, que conseguem agir nas bactérias sem prejudicar o funcionamento das células eucarióticas. Sobre essa organela e a ação dos antibióticos, assinale a alternativa correta
- Um ribossomo é formado por duas subunidades de tamanhos iguais. Entre elas, há um sulco por onde passa RNA mensageiro, à medida que ocorre a síntese de proteínas.
- Ribossomos bacterianos são menores que os ribossomos eucarióticos citoplasmáticos, o que permite a ação seletiva de certos antibióticos.
- Os ribossomos procarióticos localizam-se tanto no citosol quanto aderidos ao retículo endoplasmático rugoso, onde sintetizam proteínas de exportação.
- A diferença entre ribossomos procarióticos e eucarióticos está no tipo de RNA ribossomal (RNA-r), sem variação no número e no tamanho das subunidades.
04. (UnB) As proteínas são essenciais para as células e desempenham inúmeras funções como, por exemplo, a de atuarem como enzimas e participarem de processos bioquímicos. Elas são produzidas durante o processo de tradução, que consiste na união de aminoácidos de acordo com a sequência de bases no RNA mensageiro.
A esse respeito, faça o que se pede no item a seguir, que é do tipo C.
- Os ribossomos são organelas responsáveis pela síntese de proteínas e sua atuação tem início no núcleo e término no citoplasma.
- A tradução se inicia com a associação de vários ribossomos ao filamento de RNA mensageiro e a um RNA transportador.
- O anticódon de inicialização presente no RNA mensageiro é AUG e seu códon no RNA transportador é UAC.
- Ao término da síntese de uma proteína, o ribossomo encontra um códon de terminação para o qual não há aminoácido correspondente.
05. (IFRR) Qual o papel do ribossomo na síntese proteica?
- Engloba a proteína
- Transcrição
- Replicação
- Sintetiza o RNAm
- Tradução
06. (FMJ) A síntese proteica é um mecanismo que ocorre em todas as células. Para isso, são necessários: um gene, alguns tipos de RNA e um ribossomo. Sobre essa síntese, é correto afirmar que
- o RNAt transcreve um ribossomo o qual atrai moléculas de RNAm, que se reúnem em uma só e esta é traduzida em uma proteína.
- um mesmo tipo de aminoácido é sempre transportado por um tipo de RNAt até o ribossomo, que traduz apenas uma molécula de RNAm por vez.
- as proteínas são atraídas por um RNAt e este as conduz até um ribossomo, que organiza e libera uma proteína por vez de acordo com o comando de um RNAm.
- vários tipos de aminoácidos são atraídos para um tipo de RNAt e este os distribui a um ribossomo, que pode traduzir várias moléculas de RNAm.
- cada RNAt conduz um tipo de proteína até o RNAm, que é responsável pela síntese de um ribossomo.
07. (PUC-SP) Quais dos processos abaixo ocorrem tanto em células de animais como em células de plantas?
- Fotólise da água e síntese de glicose a partir de gás carbônico e pentoses.
- Fotólise da água e liberação de gás carbônico em reações mitocondriais.
- Liberação de gás carbônico em reações mitocondriais e síntese de glicose a partir de gás carbônico e pentoses.
- Síntese de ATP dependente de energia luminosa e síntese de proteínas nos ribossomos.
- Síntese de ATP não dependente de energia luminosa e síntese de proteínas nos ribossomos.
08. (U. do Vale do Rio dos Sinos) Nas células eucarióticas, os ribossomos são organelas cuja função é sintetizar proteínas e enzimas usadas pela célula. As proteínas produzidas pelos polirribossomos geralmente permanecem dentro da célula para uso interno. Entretanto, as enzimas produzidas pelos ribossomos aderidos à parede do retículo endoplasmático são armazenadas em vesículas.
Para qual das organelas abaixo essas vesículas são transportadas?
- Retículo Endoplasmático Liso
- Vacúolo
- Complexo de Golgi
- Núcleo Celular
- Mitocôndrias
09. (UFTM) O conhecimento que agora se acumula rapidamente sobre os ribossomos está alimentando a esperança de que sejam encontrados antibióticos mais eficientes que os atuais. Muitos antibióticos agem sobre ribossomos, paralisando a produção de proteínas vitais, mas as bactérias têm oferecido uma crescente resistência à ação desses medicamentos.
O organismo humano é formado por aproximadamente 1014, o número 1 seguido de 14 zeros, células. Cada célula – as do fígado, por exemplo – pode conter 6 milhões de ribossomos, que produzem proteínas de modo contínuo e preciso.
Uma bactéria pode conter cerca de 100 mil ribossomos em incessante funcionamento. Os antibióticos se infiltram nos ribossomos das bactérias e não nos do organismo humano por causa de sutis diferenças nas estruturas desses componentes celulares. As moléculas dos antibióticos são bem menores que os ribossomos, mas podem entupir os túneis dos ribossomos e impedir a produção de proteínas, essenciais à manutenção dos seres vivos.
(Pesquisa Fapesp, 21.01.11. Adaptado.)
De acordo com o texto e os conhecimentos sobre o assunto, pode-se afirmar que
- os antibióticos trazem benefícios somente aos seres humanos, pois são os únicos animais que possuem ribossomos.
- os ribossomos das bactérias, assim como os dos vírus, realizam a transcrição de moléculas de RNA mensageiro para produzir proteínas.
- o número de ribossomos é o mesmo entre diferentes células do mesmo organismo, e isso pode ser um dado importante para a classificação dos seres vivos.
- os antibióticos induzem a formação de ribossomos resistentes, deixando as bactérias resistentes, dificultando a cura de doenças bacterianas.
- se os ribossomos humanos fossem iguais aos das bactérias, os antibióticos não poderiam utilizar como “alvo” essas organelas.
10. (UERN) No final do ano de 2009, o Nobel de Química foi dado a Venkatraman Ramakrishnan, Thomas Steitz e Ada Yonath, cientistas que determinaram a estrutura dos ribossomos em nível molecular e revelaram como esses complexos celulares funcionam. Os ribossomos produzem as macromoléculas que controlam a bioquímica de todos os organismos vivos, as proteínas.
(POLIKARAPOV, p. 24-25)
Com relação à síntese proteica, é correto afirmar:
- Ocorre a partir da união dos ribossomos a moléculas de RNA transportador que apresentam a mensagem necessária à produção de proteínas.
- É possibilitada pela ligação de RNAs mensageiros aos ribossomos, de acordo com a trinca de aminoácidos correspondente.
- Ocorre a partir da ligação dos ribossomos ao DNA nuclear e consequente leitura da mensagem codificada nessa molécula.
- Torna-se possível pela ligação de ribossomos ao RNA mensageiro e união transitória do RNA transportador ligado a aminoácidos específicos.