Home > Banco de Questões > Biologia > Bioquímica >Vitamina D (Calciferol)

Vitamina D (Calciferol)

Lista de 12 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Vitamina D (Calciferol) com questões de Vestibulares.


Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Vitamina D (Calciferol).




01. (UERR) A vitamina D é um pró-hormônio que associado ao paratormônio atua como importante regulador do metabolismo ósseo.

A principal fonte de produção da vitamina D provém

  1. da exposição aos raios ultravioletas do tipo B (UVB).
  2. da dieta à base de carne de frango.
  3. da dieta à base de carne de porco.
  4. do metabolismo dos rins.
  5. da microbiota intestinal.

02. (Faculdade Baiana de Direito) A adoção de uma alimentação equilibrada associada à prática de hábitos saudáveis pode prevenir ou amenizar o surgimento de diversas doenças.

Uma pessoa que deseja evitar a osteoporose deve

  1. reduzir a prática de exercícios físicos para diminuir o risco de fraturas.
  2. consumir alimentos ricos em vitamina D, como o queijo e o leite.
  3. evitar a exposição ao sol, especialmente à radiação ultravioleta.
  4. aumentar o consumo de café e outras bebidas à base de cafeína, que estimulam a absorção de cálcio pelo organismo.
  5. evitar o consumo de proteínas de origem animal, pois o consumo desse tipo de alimento está diretamente relacionado com a ocorrência de arteriosclerose.

03. (ENCCEJA) Pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D em 178 mulheres islâmicas e constataram que apenas duas tinham níveis normais dessa vitamina. Os pesquisadores concluíram que a burca, véu islâmico que cobre todo o corpo, deixando aparecer apenas os olhos e as mãos, provoca uma deficiência de vitamina D, que irá interferir diretamente na absorção de cálcio.

Disponível em: http://noticias.terra.com.br. Acesso em: 18 set. 2014 (adaptado).

A burca pode ser a causa direta de baixo nível de vitamina D nessas mulheres porque

  1. atrapalha a prática de atividades físicas.
  2. faz muito calor dentro das vestes
  3. impede que tomem sol.
  4. dificulta a respiração.

04. (ETEC) A pele bronzeada tornou-se um símbolo de beleza e de aparência saudável. No entanto, para os dermatologistas é preciso muito cuidado, pois o bronzeado não tem, necessariamente, relação com saúde.

Os dermatologistas recomendam baixa exposição ao sol das 10 às 16 horas, aproximadamente, quando a radiação ultravioleta é mais intensa e o uso de filtros solares se faz, portanto, essencial. Os raios ultravioleta UVA e UVB, em doses excessivas, causam vermelhidão, queimaduras, envelhecimento precoce e até podem acarretar a formação de tumores benignos e malignos nos epitélios.

Por outro lado, nosso organismo precisa das radiações solares para ativar algumas reações como, por exemplo, a produção de vitamina D, que evita o raquitismo.

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

  1. Os filtros solares são classificados de acordo com um número chamado Fator de Proteção Solar (FPS), que varia de acordo com o tipo de pele. Assim, quanto mais sensível for a pele, menor será o fator de proteção necessário.
  2. Os raios ultravioleta inibem a produção de vitamina D ao incidirem sobre a melanina, pigmento responsável pela cor da pele, e provocam hemorragias.
  3. A exposição ao sol deve ocorrer no período entre 10 e 16 horas, pois nesse horário as radiações ultravioleta são menos intensas e, portanto, menos prejudiciais à pele.
  4. A deficiência de vitamina D prejudica a fixação de cálcio nos ossos, provocando alterações ou deformidades no esqueleto humano.
  5. O bronzeamento da pele ocorre quando os raios solares danificam as fibras colágenas e elásticas situadas na derme.

05. (Unichristus) A equipe do King's College realiza agora uma série de testes clínicos para ver se a administração de vitamina D pode realmente ajudar os pacientes de asma a lidarem melhor com os sintomas da doença. O foco do estudo deve ser os pacientes que não respondem bem aos esteroides e produzem sete vezes mais interleucina-17 do que os outros. “Nós acreditamos que tratar as pessoas com vitamina D pode fazer com que os pacientes resistentes aos esteroides passem a responder a eles ou permitam que aqueles que já conseguem controlar sua asma tomem menos esteroides“, disse Hawrylowicz.

Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-esaude/noticia/2013/05/vitamina-d-a-vitamina-dosol-pode-ajudar-no-tratamento-de-asma.html. Acesso em: 2 de agosto de 2017.

O texto informa a respeito de estudos realizados para o tratamento da asma a partir da administração de determinada vitamina.

Uma doença que pode ser prevenida com uso dessa mesma vitamina é o(a)

  1. raquitismo.
  2. beribéri.
  3. cegueira noturna.
  4. pelagra
  5. anemia perniciosa.

06. (UNIMONTES) A regulação do metabolismo do cálcio envolve a calcitonina, o paratormônio e a vitamina D. Considerando unicamente as ações da calcitonina para garantir que as concentrações sanguíneas de cálcio sejam mantidas dentro da faixa de normalidade, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

  1. Inibe a absorção intestinal de cálcio.
  2. Aumenta a excreção urinária de cálcio.
  3. Em nível ósseo, inibe a atividade osteoblástica.
  4. Inibe a reabsorção renal de cálcio.

07. (ACAFE) Vitamina D3 influi no controle da pressão arterial

A suplementação com vitamina D3 na dieta reduz a pressão arterial sistólica de ratos hipertensos e atua na expressão de genes relacionados com o controle da pressão arterial, sem induzir danos ao DNA ou estimular a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs) prejudiciais ao organismo. O resultado é demonstrado em pesquisa realizada com animais na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP pela bióloga Carla da Silva Machado, pósgraduanda em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. Novos testes serão necessários para comprovar a eficiência da suplementação em seres humanos.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação - Estado do Paraná, 10/02/2016

Disponível: http://www.biologia.seed.pr.gov.br

Acerca das informações contidas no texto e dos conhecimentos relacionados ao tema é correto afirmar, exceto:

  1. As vitaminas são classificadas em dois grupos de acordo com a sua solubilidade: vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e vitamina C, e as vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas D, E, K e A.
  2. Normalmente, o sangue bombeado pelo coração para irrigar os órgãos ou movimentar-se exerce uma força contra a parede das artérias. Quando a força que esse sangue precisa fazer está aumentada, isto é, as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, dizemos que há hipertensão arterial, ou popularmente pressão alta.
  3. A contração do coração chama-se diástole, e corresponde à fase de ejeção ou esvaziamento. A fase de relaxamento e enchimento de suas câmaras é a sístole. Cada sístole dos átrios corresponde a uma diástole dos ventrículos.
  4. A vitamina D, também conhecida como Calciferol, é obtida através da ingestão de alguns alimentos e através da biossíntese, estimulada pelas radiações solares. Como funções dessa vitamina no corpo humano, podemos citar a manutenção das concentrações de fósforo e cálcio no sangue, a regulação do metabolismo dos ossos, além da fixação de cálcio nos ossos e dentes.

08. (UNICAMP) A osteoporose, principal causa de quedas entre idosos, é resultado da perda gradual da densidade da matriz óssea, que é remodelada por osteoblastos e osteoclastos. Segundo os especialistas, a prevenção contra a osteoporose deve começar na infância, com alimentação rica em cálcio e em vitamina D, exposição diária ao sol e exercícios físicos. Sobre os vários fatores envolvidos na formação do osso, é correto afirmar que:

  1. A fixação do cálcio no tecido ósseo depende da presença de vitamina D, cuja síntese é diminuída em indivíduos que têm o hábito de tomar sol.
  2. O excesso de vitamina C pode levar à diminuição da densidade óssea, pois essa vitamina causa degradação das moléculas de colágeno.
  3. Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela captura de cálcio e pela absorção de vitamina D.
  4. Os osteoblastos e os osteoclastos são células responsáveis, respectivamente, pela produção e pela degradação de componentes da matriz óssea

09. (Universidade de Fortaleza) Diferentes estudos já sugeriram que a vitamina D pode proteger o coração, e agora uma nova pesquisa ajuda a explicar como isso acontece. De acordo com o trabalho, feito na Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, suplementos diários do nutriente reduzem os níveis de LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade) na corrente sanguínea e, consequentemente, contribuem com a prevenção de doenças cardíacas.

Para chegar a essa conclusão, os autores do estudo selecionaram 576 mulheres que já haviam passado pela menopausa. O risco de doenças cardíacas é maior nessa fase da vida da mulher porque a produção de estrogênio, hormônio que protege o coração, diminui. As participantes passaram a tomar suplementos que combinavam vitamina D e cálcio ou então doses de placebo diariamente e ao longo de dois anos. Além disso, os pesquisadores coletaram, no início e no final do estudo, amostras de sangue das participantes para analisar seus níveis de colesterol.

Segundo Peter Schantz, o efeito da vitamina D pode ser significativo na prevenção contra doenças cardíacas, mas não é possível dizer que o nutriente, sozinho, seja capaz de evitar a condição nas pessoas. Para isso, é preciso que as pessoas continuem tomando outros cuidados, como não fumar, praticar exercícios e se alimentar de forma correta.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/vitamina-d-pode-ajudar-a-reduzir-o-colesterol-em-mulheres Acesso em 27 out. 2014. (com adaptações)

Sobre vitaminas e considerando o contexto acima, analise as afirmações a seguir.

I. Suplemento de vitamina D mostrou-se eficiente na redução dos nives de LDL na corrente sanguinea independente da exposição a fotores de risco.

II. As vitaminas são micro-nutrientes importantes para a atividade catalítica das enzimas e não devem ser ingeridas em grandes quantidades.

III. O trabalho realizado na Universidade de Thomas Jefferson, conforme descrição acima, evidencia claramente o mecanismo de ação da vitamina D na redução dos niveis de LDL no sangue.

IV. O efeito da vitamina D sobre a prevenção de doenças cardíacas pode ser potenciado ao praticar hábitos saudáveis.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. II e IV.
  2. I e IV.
  3. II e III.
  4. I, II e III.
  5. I, II e IV.

10. (PUC-GO) TEXTO

de repente

me lembro do verde

da cor verde

a mais verde que existe

a cor mais alegre

a cor mais triste

o verde que vestes

o verde que vestiste

o dia em que eu te vi

o dia em que me viste

de repente

vendi meus filhos

a uma família americana

eles têm carro

eles têm grana

eles têm casa

a grama é bacana

só assim eles podem voltar

e pegar um sol em copacabana

(LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. 12. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 100.)

Considere o último verso do Texto – “e pegar um sol em copacabana” –, que destaca um bairro nobre, situado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Um dos bairros mais famosos e prestigiados do Brasil, Copacabana, permite nos deliciarmos com o que a natureza consegue reunir em um cenário único: o sol e a beleza da cidade. Agora, analise os itens a seguir:

I - O banho de sol estimula a pele a produzir vitamina D, fundamental na absorção do magnésio ósseo.

II - A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel que pode ser obtido após exposição solar ou por meio da alimentação.

III - A vitamina D não apresenta qualquer relação com o sistema imunológico, nem tampouco no processo de diferenciação celular.

IV - A falta de vitamina D na infância leva ao raquitismo, doença responsável pelo aparecimento de deformidades ósseas.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

  1. I e II.
  2. I e IV.
  3. II e III.
  4. II e IV.

11. (FACISA) O hormônio esteroide lipossolúvel, também conhecido por vitamina D, é uma substância essencial ao funcionamento de diversas funções no organismo humano, afinal ela controla 270 genes, incluindo os do sistema cardiovascular. Com o aumento dos casos de Coronavírus no Brasil e no mundo, a vitamina D tem sido um assunto muito discutido entre as pessoas. Alguns alimentos são ricas fontes desse hormônio, mas é o sol o responsável por 80 a 90% que o corpo recebe da referida vitamina.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17540-vitamina-d

Acerca desta temática, é possível afirmar corretamente que

  1. na pele humana existe uma substância derivada do colesterol que, na presença de raios ultravioleta B, converte-se em vitamina D através de uma reação fotossintética, passando a ser absorvida pela pele.
  2. na impossibilidade de tomar banho de sol diariamente, recomenda-se aumentar o consumo de peixes gordos, como o badejo e o cação, ricos em ômega 3.
  3. o calciferol age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis, como a síndrome metabólica, cujo componente principal é o diabetes tipo 1.
  4. além de ingerir alimentos ricos em gordura saturada como ovos, sardinha em latas e atum, excelentes fontes de vitamina D, é bom consumir folhas verdes também, pois são alimentos com abundância na supracitada vitamina.
  5. a porção do hormônio lipossolúvel, D3, pode ser coadjuvante no fortalecimento do sistema imunológico, pois produz substâncias anti-inflamatórias.

12. (EMESCAM) O raquitismo, considerado raro, tem sido identificado com mais frequência. “Tem voltado por razões verdadeiramente deprimentes. A quantidade de Sol que temos obtido caiu dramaticamente nos últimos 20 anos”, afirma Jones, referindo-se à situação vivida particularmente no Reino Unido. “Caiu mais rapidamente nos últimos dois ou três anos.” Além do raquitismo, a deficiência dessa vitamina pode facilitar a ocorrência de tuberculose. Essa avitaminose pode ser minimizada obtendo a vitamina na forma de suplementos alimentares administrados em forma de cápsulas, comprimidos ou óleos.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ geral-60440529. Acesso em: 8 mar. 2022 (adaptado).

O texto se refere a uma vitamina

  1. hidrossolúvel, encontrada em alimentos de origem vegetal.
  2. hidrossolúvel, encontrada em alimentos de origem animal.
  3. lipossolúvel, encontrada em alimentos de origem vegetal.
  4. lipossolúvel, encontrada em alimentos de origem animal.

Clique Para Compartilhar Esta Página Nas Redes Sociais



Você acredita que o gabarito esteja incorreto? Avisa aí 😰| Email ou WhatsApp