Vespas: (Hymenoptera)
Lista de 06 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Vespas: (Hymenoptera) com questões de Vestibulares.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Vespas: (Hymenoptera).
01. (ENEM 2011) O controle biológico, técnica empregada no combate a espécies que causam danos e prejuízos aos seres humanos, é utilizado no combate à lagarta que se alimenta de folhas de algodoeiro. Algumas espécies de borboleta depositam seus ovos nessa cultura. A microvespa Trichogramma sp. introduz seus ovos nos ovos de outros insetos, incluindo os das borboletas em questão. Os embriões da vespa se alimentam do conteúdo desses ovos e impedem que as larvas de borboleta se desenvolvam. Assim, é possível reduzir a densidade populacional das borboletas até níveis que não prejudiquem a cultura.
A técnica de controle biológico realizado pela microvespa Trichogramma sp. consiste na
- introdução de um parasita no ambiente da espécie que se deseja combater.
- introdução de um gene letal nas borboletas, a fim de diminuir o número de indivíduos.
- competição entre a borboleta e a microvespa para a obtenção de recursos.
- modificação do ambiente para selecionar indivíduos melhor adaptados.
- aplicação de inseticidas a fim de diminuir o número de indivíduos que se deseja combater.
02. (C. U. Barão de Mauá) Em uma aula de ciências, o professor de biologia apresentou um vídeo de algumas lagartas de mariposas (Diatraea saccharalis) que atacam a cana de açúcar, provocando um dano conhecido como “broca-da-cana”, trazendo assim um grande prejuízo aos fazendeiros. Em oposição ao uso de agrotóxicos, o vídeo também mostrava um controle biológico eficaz para essas lagartas, com o uso de uma pequena vespa (Cotesia flavipes), cujas larvas nascem a partir de ovos colocados no interior dos corpos das lagartas de mariposa, onde se desenvolvem, protegidas e alimentadas, até se tornarem pupas e gerarem novas vespas. Esse controle se baseia em uma relação ecológica classificada como interespecífica e desarmônica.
A explicação correta sobre a relação estabelecida entre as vespas e as mariposas pode ser encontrada em:
- A vespa é um predador, pois são insetos carnívoros que atacam as lagartas, devorando seu interior.
- As vespas são parasitas comportamentais, que se utilizam do nicho ecológico da lagarta para a obtenção de alimento proveniente da cana de açúcar, a sacarose.
- A vespa é uma espécie parasitoide, utilizando os corpos de lagartas vivas para o desenvolvimento de suas larvas.
- As vespas são amensalistas, ou seja, seres que prejudicam o desenvolvimento de outro através de seu comportamento.
- As vespas se utilizam de foresia, ou seja, usam as lagartas como meios de transportes de suas proles, dispersando-as.
03. (UFU) A vespa, conhecida como cauda de rubi, escolhe vespas solitárias para criarem seus filhotes. Enquanto a ocupante do ninho está fora buscando comida, ela entra e encontra os ovos adequados e, dentro deles, deposita um de seus próprios ovos com o "ovopositor", deixando uma camada de sua essência como aviso para outras vespas de que aqueles ovos já estão ocupados. Se a vespa escolhida colocar ovos também, a larva da invasora atrasa seu desenvolvimento até as larvas da hospedeira terem comido todos os alimentos armazenados, e então come seus irmãos adotivos.
Disponível em: <http://www.ninha.bio.br/biologia/vespas.html>. Acesso em 18 de jan.2014.
Qual é o tipo de interação ecológica entre as vespas da espécie cauda de rubi e as solitárias?
- Comensalismo.
- Inquilinismo.
- Protocooperação.
- Parasitismo.
04. (UNESP) Ninhos de abelhas, vespas sociais e formigas possuem em comum a presença exclusiva de fêmeas durante quase todo seu ciclo de vida.
Nesses grupos, pode-se afirmar, sobre o modo de determinação do sexo dos indivíduos, que
- os machos são formados por fecundação de gametas e as fêmeas, partenogeneticamente.
- tanto machos quanto fêmeas são formados por fecundação de gametas e os sexos são determinados pelo tipo de alimento.
- tanto machos quanto fêmeas são formados partenogeneticamente e os sexos são determinados pelo tipo de alimento.
- as fêmeas são formadas partenogeneticamente e os machos, pelas condições ambientais.
- os machos são formados partenogeneticamente e as fêmeas, por fecundação de gametas.
05. (ACAFE) Veneno que cura.
Estudos brasileiros identificam moléculas da peçonha de vespas capazes de frear o avanço da doença de Parkinson e inibir convulsões da epilepsia. Substâncias mostraram resultados promissores em testes com camundongos sem gerar efeitos colaterais significativos.
Fonte:Ciência Hoje, 01/09/2014 Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I. Os peptídeos fazem parte da classe de moléculas que estão presentes nas peçonhas. Estes são componentes orgânicos que agem como antígenos.
II. As proteínas são compostos inorgânicos, possuindo função estrutural, hormonal, imunológica e enzimática.
III. A diferença principal entre vacina e soro, é que a vacina é um tipo de imunização passiva, en quanto o soro é imunização ativa.
IV. O mal de Parkinson é uma doença do sistema nervoso central que provoca tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Desenvolve-se mais frequentemente depois dos 50 anos de idade.
V. A epilepsia pode apresentar causas variadas, tais como: lesão no cérebro decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção, neurocisticercose e abuso de drogas. Acontecimentos antes ou durante o parto também podem ser causadores dessa alteração no funcionamento do cérebro. Porém, muitas vezes, não é possível conhecer as causas que deram origem à epilepsia.
Todas as afirmações corretas estão em:
- III - V
- IV - V
- II - III - IV
- I - IV - V
06. (ENEM PPL 2019) Algumas espécies de orquídeas apresentam flores que mimetizam vespas fêmeas, de forma que vespas machos são atraídas na tentativa de acasalamento. Ao chegarem às flores, os machos frequentemente entram em contato com o pólen da flor, sem prejuízo de suas atividades. Contudo, como não conseguem se acasalar, esses machos procuram novas fêmeas, podendo encontrar novas flores e polinizá-las.
Essa interação ecológica pode ser classificada como
- comensalismo.
- amensalismo.
- mutualismo.
- parasitismo.
- simbiose.