Verminoses - Resolução
Lista de 11 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Verminoses - Resolução com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Verminoses - Resolução.
01. (Enem 2020) O exame parasitológico de fezes é utilizado para detectar ovos de parasitos. Um dos métodos utilizados, denominado de centrifugo-flutuação, considera a densidade dos ovos em relação a uma solução de densidade 1,15 g mL-1. Assim, ovos que flutuam na superfície dessa solução são detectados. Os dados de densidade dos ovos de alguns parasitos estão apresentados na tabela.

Considerando-se a densidade dos ovos e da solução, ovos de quais parasitos podem ser detectados por esse método?
- A. lumbricoides, A. suum e S. mansoni.
- S. mansoni, T. saginata e Ancylostoma.
- Ancylostoma, A. lumbricoides e A. suum.
- T. saginata, S. mansoni e A. lumbricoides.
- A. lumbricoides, A. suum e T. saginata.
Resposta: C
Resolução:
02. (Enem 2019) A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença
Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).
Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá
- impedir a penetração do parasita pela pele.
- eliminar o caramujo para que não haja contágio.
- impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.
- eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.
- eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.
Resposta: E
Resolução:
03. (Enem 2018 PPL) Uma idosa residente em uma cidade do interior do país foi levada a um hospital por sua neta. Ao examiná-la, o médico verificou que a senhora apresentava um quadro crônico de edema linfático nos membros inferiores e nos seios, concluindo ser um caso de elefantíase ou filariose linfática. Preocupada com a possibilidade de adquirir a mesma doença, a neta perguntou ao médico como era possível se prevenir.
Qual foi a orientação dada à jovem pelo médico?
- Usar repelentes e telas em janelas, já que a doença é transmitida por mosquito.
- Evitar nadar em rios, lagos e lagoas da região, já que a doença é transmitida pela água contaminada.
- Evitar contato com animais de zoológicos, uma vez que se trata de uma zoonose veiculada por grandes mamíferos.
- Realizar exames médicos periódicos para detectar precocemente a doença, já que se trata de uma enfermidade hereditária.
- Manter uma dieta balanceada e prática regular de atividades físicas, uma vez que a doença está associada ao sedentarismo.
Resposta: A
Resolução:
04. (Enem 2017 PPL) Atualmente, o medicamento de escolha para o tratamento da esquistossomose causada por todas as espécies do verme Schistosoma é o praquizentel (PQZ). Apesar de ser eficaz e seguro, seu uso em larga escala e tratamentos repetitivos em áreas endêmicas têm provocado a seleção de linhagens resistentes.
Disponível em: www.repositorio.ufop.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).
Qual é o mecanismo de seleção dos vermes resistentes citados?
- Os vermes tornam-se resistentes ao entrarem em contato com o medicamento quando invadem muitos hospedeiros.
- Os vermes resistentes absorvem o medicamento, passando-o para seus descendentes, que também se do tornam resistentes.
- Os vermes resistentes transmitem resistência ao medicamento quando entram em contato com outros vermes dentro do hospedeiro.
- Os vermes resistentes tendem a sobreviver e produzir mais descendentes do que os vermes sobre os quais o medicamento faz efeito.
- Os vermes resistentes ao medicamento tendem a eliminar os vermes que não são resistentes, fazendo com que apenas os mais fortes sobrevivam.
Resposta: D
Resolução:
05. (Enem 2012) Euphorbia milii é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA, C. P. S.; ZANI, C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia, n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
- dengue.
- malária.
- elefantíase.
- ascaridíase.
- esquistossomose.
Resposta: E
Resolução:
06. (Enem 2012) Medidas de saneamento básico são fundamentais no processo de promoção de saúde e qualidade de vida da população. Muitas vezes, a falta de saneamento está relacionada com o aparecimento de várias doenças. Nesse contexto, um paciente dá entrada em um pronto atendimento relatando que há 30 dias teve contato com águas de enchente. Ainda informa que nesta localidade não há rede de esgoto e drenagem de águas pluviais e que a coleta de lixo é inadequada. Ele apresenta os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça e dores musculares.
Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado).
Relacionando os sintomas apresentados com as condições sanitárias da localidade, há indicações de que o paciente apresenta um caso de
- difteria.
- botulismo.
- tuberculose.
- leptospirose.
- meningite meningocócica.
Resposta: D
Resolução:
07. (Enem 2010) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.
Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a to- mar preventivamente ou como medida de tratamento
- antibiótico contra o vı́rus da febre amarela, soro antiofı́dico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
- vacina contra o vı́rus da febre amarela, soro antiofı́dico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
- soro contra o vı́rus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
- antibiótico ou soro, tanto contra o vı́rus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
- soro antiofı́dico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vı́rus causador da doença.
Resposta: B
Resolução:
08. (Enem 1999) CASOS DE LEPTOSPIROSE CRESCEM NA REGIÃO
M.P.S. tem 12 anos e está desde janeiro em tratamento de leptospirose. Ela perdeu a tranquilidade e encontrou nos ratos, (...), os vilões de sua infância. "Se eu não os matar, eles me matam", diz. Seu medo reflete um dos maiores problemas do bairro: a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo...
(O Estado de S. Paulo, 31/07/1997)
OITO SUSPEITOS DE LEPTOSPIROSE
A cidade ficou sob as águas na madrugada de anteontem e, além de 120 desabrigados, as inundações estão fazendo outro tipo de vítimas: já há oito suspeitas de casos de leptospirose (...) transmitida pela urina de ratos contaminados.
(Folha de S. Paulo, 12/02/1999)
As notícias dos jornais sobre casos de leptospirose estão associadas aos fatos:
I. Quando ocorre uma enchente, as águas espalham, além do lixo acumulado, todos os desejos dos animais que ali vivem.
II. O acúmulo de lixo cria ambiente propício para a proliferação dos ratos.
III. O lixo acumulado nos terrenos baldios e nas margens de rios entope os bueiros e compromete o escoamento das águas em dias de chuva.
IV. As pessoas que vivem na região assolada pela enchente, entrando em contato com a água contaminada, têm grande chance de contrair a leptospirose.
A SEQUÊNCIA de fatos que relaciona corretamente a leptospirose, o lixo, as enchentes e os roedores, é:
- I, II, III e IV.
- I, III, IV e II.
- IV, III, II e I.
- II, IV, I e III.
- II, III, I e IV.
Resposta: E
Resolução: A sequência correta dos fatos começa com o acúmulo de lixo (II), que favorece os roedores (III); estes eliminam urina contaminada, e em caso de enchente (I), a água contaminada entra em contato com as pessoas (IV), resultando na transmissão da leptospirose. A sequência lógica e cronológica dos eventos é:
II (lixo) → III (entupimento) → I (enchente) → IV (contaminação humana)
09. (Enem) Considere o texto Lagoa Azul está doente da questão anterior. Para o combate da ascaridíase, a proposta que trará maior benefício social, se implementada pela prefeitura, será:
- 1.
- 3.
- 4
- 5.
- 6.
Resposta: B
Resolução: A ascaridíase (ou lombriga) é uma verminose causada pelo verme Ascaris lumbricoides, cuja transmissão ocorre principalmente pela ingestão de alimentos ou água contaminados com ovos do parasita, provenientes de fezes humanas.
Portanto, a medida mais eficaz no combate à ascaridíase, especialmente com impacto social duradouro, é a melhoria do saneamento básico.
10. (Enem 2010 PPL) Em 2009, o município maranhense de Bacabal foi fortemente atingido por enchentes, submetendo a população local a viver em precárias condições durante algum tempo. Em razão das enchentes, os agentes de saúde manifestaram, na ocasião, temor pelo aumento dos casos de doenças como, por exemplo, a malária, a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose.
“Cidades inundadas enfrentam aumento de doenças”. Folha Online. 22 abr. 2009.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.Acesso: em 28 abr. 2010 (adaptado).
Que medidas o responsável pela promoção da saúde da população afetada pela enchente deveria sugerir para evitar o aumento das doenças mencionadas no texto, respectivamente?
- Evitar o contato com a água contaminada por mosquitos, combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater o mosquito Anopheles.
- Combater o mosquito Anopheles, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, combater o mosquito flebótomo e eliminar caramujos do gênero Biomphalaria.
- Eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flebótomo, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes e combater o mosquito Aedes.
- Combater o mosquito Aedes, evitar o contato com a água suja acumulada pelas enchentes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria e combater os percevejos hematófagos conhecidos como barbeiros.
- Combater o mosquito Aedes, eliminar os caramujos do gênero Biomphalaria, combater o mosquito flebótomo e evitar o contato com a água contaminada por mosquitos.
Resposta: B
Resolução:
11. (Enem 1998) Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:
Lagoa Azul está doente
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da saúde no município. A situação era mais grave com relação a três doenças: doença de Chagas, esquistossomose e ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:
• Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação.
• Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água.
• Proposta 3: Construir rede de saneamento básico.
• Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó.
• Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas.
• Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas.
• Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município
Em relação à esquistossomose, a situação é complexa, pois o ciclo de vida do verme que causa a doença tem vários estágios, incluindo a existência de um hospedeiro intermediário, um caramujo aquático, que é contaminado pelas fezes das pessoas doentes. Analisando as medidas propostas, o combate à doença terá sucesso se forem implementadas:
- da doença e de seu hospedeiro.
- 1 e 4, pois, além de eliminarem o agente causador da doença, também previnem o contato do transmissor com as pessoas sãs.
- 4 e 6, pois envolvem o extermínio do transmissor da doença.
- 1, 4 e 6, pois atingirão todas as fases do ciclo de vida do agente causador da doença, incluindo o seu hospedeiro intermediário.
- 3 e 5, pois prevenirão a contaminação do hospedeiro intermediário pelas fezes das pessoas doentes e a contaminação de pessoas sãs por águas contaminadas.
Resposta: E
Resolução: A esquistossomose envolve o contato com água contaminada com larvas liberadas por caramujos infectados. A proposta 3 (rede de saneamento básico) evita a contaminação de rios e lagoas com fezes humanas infectadas, interrompendo o ciclo do verme. A proposta 5 (esclarecimento sobre os perigos dos banhos nas lagoas) reduz o contato com a água contaminada, prevenindo novas infecções.