Sistema Endócrino - Resolução
Lista de 08 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Sistema Endócrino - Resolução com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Sistema Endócrino - Resolução.
01. (Enem 2023) Muitas mulheres sofrem com desconfortos nos dias que antecedem a menstruação, a chamada tensão pré-menstrual. Entre outros sintomas, podem ocorrer alterações de humor. Atualmente, acredita-se que os sintomas são resultado da queda na concentração do neurotransmissor serotonina, que, por sua vez, está relacionado com a diminuição na produção dos hormônios ovarianos estrógeno e progesterona, observada nessa fase do ciclo feminino.
DIMOCK, P. W. et al. Efficacy of Selective Serotonin-Reuptake Inhibitors in Premenstrual Syndrome: a Systematic Review. The Lancet, n. 9, 238, 2000 (adaptado).
A redução da produção desses hormônios nessa fase está relacionada com a(o)
- regressão do corpo lúteo ovariano.
- diminuição na produção de ocitocina.
- liberação do gameta feminino na ovulação.
- aumento nos níveis dos hormônios LH e FSH.
- elevação nos níveis soro lógicos de adrenalina.
Resposta: A
Resolução:
02. (Enem 2022) Em 2002, foi publicado um artigo científico que relacionava alterações na produção de hormônios sexuais de sapos machos expostos à atrazina, um herbicida, com o desenvolvimento anômalo de seus caracteres sexuais primários e secundários. Entre os animais sujeitos à contaminação, observaram-se casos de hermafroditismo e desmasculinização da laringe. O estudo em questão comparou a concentração de um hormônio específico no sangue de machos expostos ao agrotóxico com a de outros machos e fêmeas que não o foram (controles).
Os resultados podem ser vistos na figura.

Com base nas informações do texto, qual é o hormônio cujas concentrações estão representadas na figura?
- Estrogênio.
- Feromônio.
- Testosterona.
- Somatotrofina.
- Hormônio folículo estimulante.
Resposta: C
Resolução:
03. (Enem PPL 2023) As anfetaminas são drogas sintéticas utilizadas como moderadores de apetite no tratamento de obesidade. Essas drogas atuam sobre receptores celulares estimulando a produção de adrenalina, um hormônio catabólico responsável por várias funções fisiológicas no organismo. Entretanto, a produção exagerada desse hormônio pode gerar mudanças fisiológicas indesejáveis e até perigosas para a saúde.
A alteração fisiológica observada pelo uso indevido dessas drogas é o(a)
- diminuição da pressão arterial.
- diminuição da frequência cardíaca.
- aumento da contração dos brônquios.
- aumento das secreções gastrointestinais.
- aumento da concentração de glicose sanguínea.
Resposta: E
Resolução:
04. (Enem PPL 2021) Um estudo demonstrou que o bisfenol A, composto usado na fabricação de materiais plásticos, associado a uma longa lista de doenças, impediu a ação das desiodases, enzimas que atuam na transformação do hormônio T4 em T3.
TOLEDO, K. Disponível em: http://agencia .fapesp.br. Acesso em: 13 jun. 2019 (adaptado).
Esses hormônios são produzidos na(s) glândula(s)
- paratireoides.
- pancreática.
- tireoide.
- hipófise.
- adrenal.
Resposta: C
Resolução:
05. (Enem 2019) A eritropoetina (EPO) é um hormônio endógeno secretado pelos rins que influencia a maturação dos eritrócitos. Suas formas recombinantes, sintetizadas em laboratório, têm sido usadas por alguns atletas em esportes de resistência na busca por melhores resultados. No entanto, a administração da EPO recombinante no esporte foi proibida pelo Comitê Olímpico Internacional e seu uso considerado doping.
MARTELLI, A. Eritropoetina: síntese e liberação fisiológica e o uso de sua forma recombinante no esporte. Perspectivas Online: biológicas & saúde, v. 10, n. 3, 2013 (adaptado).
Uma influência que esse doping poderá exercer na melhoria da capacidade física desses atletas está relacionada ao transporte de
- lipídios, para aumento do gasto calórico.
- ATP, para aumento da síntese hormonal.
- oxigênio, para aumento da produção de ATP.
- proteínas, para aumento da massa muscular.
- vitamina C, para aumento da integridade dos vasos sanguíneos
Resposta: C
Resolução:
06. (Enem 2017 PPL) Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluírem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio.
Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana? permanentes amplamente
- Hipófise.
- Tireoide.
- Pâncreas.
- Suprarrenal
- Paratireoide.
Resposta: B
Resolução:
07. (Enem 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
- Alta taxa de glicose no sangue.
- Aumento da pressão arterial.
- Ganho de massa corporal.
- Anemia crônica.
- Desidratação.
Resposta: E
Resolução:
08. (Enem 2013) A pı́lula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos de maior segurança, sendo constituı́da basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.
Qual gráfico representa a concentração sanguı́nea desses hormônios durante o perı́odo
Resposta: A
Resolução: