Eutrofização - Resolução
Lista de 06 exercícios de Biologia com gabarito sobre o tema Eutrofização - Resolução com questões do Enem.
Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema Eutrofização - Resolução.
01. (Enem PPL 2020) As leis brasileiras de regulamentação das atividades pesqueiras destacam a importância da preservação de vegetais hidróbios pertencentes ao fitoplâncton. Esses organismos raramente são citados quando o assunto é a preservação da biodiversidade, mas desempenham papel ecológico fundamental.
ICMBIO. Disponível em: www.icmbio.gov.br. Acesso em: 19 out. 2015 (adaptado).
Esses organismos devem ser preservados porque
- transferem O2 do ar para a água.
- mantêm a temperatura da água estável.
- competem com algas que são tóxicas para os peixes.
- aceleram a decomposição de matéria orgânica na água.
- estabelecem a base da cadeia alimentar de ambientes aquáticos.
Resposta: E
Resolução:
02. (Enem PPL 2023) Observam-se, na figura, peixes nadando na superfície de um lago em estágio muito avançado de eutrofização. Esse fenômeno pode ser causado pelo aporte externo de nutrientes na água, principalmente em razão da ação antrópica. Os corpos-d’água adquirem uma coloração turva, o que bloqueia a penetração de luz e impede a fotossíntese. O problema se agrava quando as algas começam a morrer e uma grande quantidade de nutrientes provenientes delas ficam disponíveis aos decompositores, que proliferam.
Disponível em: www.pea.org.br. Acesso em: 15 out. 2015 (adaptado).
O comportamento do animal no ambiente mencionado se deve ao(à)
- proliferação de microrganismos patogênicos, o que promove sua fuga para a superfície.
- aumento da quantidade de nutrientes, o que facilita a sua alimentação.
- elevação da densidade da água, o que dificulta o deslocamento vertical.
- restrição de oxigênio, o que os obriga a buscar o gás na interface.
- redução da luminosidade, o que os impede de enxergar.
Resposta: D
Resolução:
03. (Enem PPL 2021) Alunos de um curso de ciências biológicas, em uma aula de campo, avaliaram as características dos ecossistemas aquáticos. Dentre as anotações realizadas pelo grupo de alunos estavam as seguintes afirmações sobre um lago:
I. Grande quantidade de peixes mortos, com intensa decomposição da matéria orgânica.
II. Número elevado de algas impedindo a chegada da luz às camadas inferiores da coluna-d'água.
III. Esgoto doméstico sendo lançado no lago.
IV. Bolhas emergindo do fundo do lago.
V. O lago é isolado do oceano por um extenso cordão arenoso.
Com base nas afirmações dos alunos, conclui-se que esse lago está passando por um processo de
- autodepuração.
- potabilização.
- eutrofização.
- oxigenação.
- salinização.
Resposta: C
Resolução:
04. (Enem 2020) Pesquisadores coletaram amostras de água de um no em pontos diferentes, distantes alguns quilômetros um do outro. Ao longo do rio, há locais de águas limpas, como também locais que recebem descarga de esgoto de área urbana, e locais onde há decomposição ativa com ausência de peixes. Os pesquisadores analisaram dois parâmetros: oxigênio dissolvido (OD) e demanda bioquímica de oxigênio (DBO) em cada ponto de coleta de água, obtendo o gráfico:
O OD é proveniente da atmosfera e da fotossíntese que ocorre no curso-d'água e sua concentração é função das variáveis físicas, químicas e bioquímicas locais. A DBO é a quantidade de oxigênio consumido por microrganismos em condições aeróbicas para degradar uma determinada quantidade de matéria orgânica, durante um período de tempo, numa temperatura de incubação específica.
Disponivel em www programaaguaazu! m gov br Acesso em 16 ago 2014 (adaptado)
Qual ponto de amostragem da água do rio está mais próximo ao local em que o rio recebe despejo de esgoto?
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
Resposta: A
Resolução:
05. (Enem 2010) O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio. Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:
- Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
- Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
- Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem o oxigênio.
- Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
- Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessı́veis às bactérias.
Resposta: B
Resolução:
06. (Enem 2009) O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partı́culas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais.
CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentes de uma fazenda de cultivo de camarão marinho. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006 (adaptado).
Suponha que tenha sido construı́da uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que
- a atividade microbiana se torne responsável pela reciclagem do fósforo orgânico excedente no ambiente marinho.
- a relativa instabilidade das condições marinhas torne as alterações de fatores fı́sico-quı́micos pouco crı́ticas à vida no mar.
- a amônia excedente seja convertida em nitrito, por meio do processo de nitrificação, e em nitrato, formado como produto intermediário desse processo.
- os efluentes promovam o crescimento excessivo de plantas aquáticas devido à alta diversidade de espécies vegetais permanentes no manguezal.
- o impedimento da penetração da luz pelas partı́culas em suspensão venha a comprometer a produtividade primária do ambiente marinho, que resulta da atividade metabólica do fitoplâncton.
Resposta: E
Resolução: